1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Preconceitos Literários

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Palazo, 15 Set 2009.

  1. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Recentemente em um encontro entre Meg Cabot e Thalita Rebouças na Bienal do Livro, as duas comentaram sobre o preconceito literário que sofrem de outros autores, e por que não leitores, por escrevem livros para adolescentes...

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Então repasso a pergunta...

    Vocês possuem algum preconceito literário? Seja quanto ao estilo, tema, gênero, escritor, etc, etc, etc...
     
  2. lukazmenezes

    lukazmenezes Usuário

    Não que eu tenha preconceito, mas certos gêneros nunca me chamam a atenção, acho que a questão não esteja só virada para os autores, mas também para alguns leitores de gêneros como fantasia, romance, e os livro teens. É realmente uma coisa estúpida, nem todo mundo quer compreender que a literatura em si é o que mais importa, sempre há quem queira provar superioridade
     
  3. rocca

    rocca Usuário

    Concordo com o Lukaz. Não tenho preconceitos literários. Não leio o que não gosto, mas é questão de opinião. Mas, dedo na ferida: quem nunca brincou com alguém que lê Paulo Coelho? Brincadeira...

    Engraçado o tema dos livros da Meg Cabot: Milton Hatoum, fantástico em minha opinião, fala exatamente dos mesmos temas, em especial o da família. Enxergo exatamente o que Meg quis dizer: livros para adolescentes e livros para adultos, a linguagem é diferente. O resto é pretensão e arrogancia.
     
  4. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Eu tenho um baita preconceito: Auto-ajuda. Mas nunca vou criticar uma pessoa por lê-los...é só não me pedir pra ler também.

    Os demais, talvez eu não procure, mas se cair na mão eu leio...
     
  5. nataliarg

    nataliarg Usuário

    Eu tenho preconceito: livros capixabas. Os dois que eu li foram o suficiente para nunca mais querer testar minha capacidade de me manter sã após perder tempo lendo algo tão absurdamente ridículo e pseudo-intelectual.
     
  6. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Quem sabe daqui uns 50 anos não surge um que te agrade...rss
    Aposto que tem algum escritor capixaba, desconhecido para você, e que seja bom... quando descobrir eu te conto, rss
     
  7. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Auto-ajuda, como disse a Kika, é um dos meus preconceitos, mesmo assim leio um ou outro de vez em quando, por indicação ou orientação de algum professor. Mas o preconceito começa já pelos títulos.

    Mas eu acredito que todos temos preconceitos literários, principalmente das obras que desconhecemos ou que tivemos a curiosidade de ler uma ou outra obra do gênero e rotulamos como literatura de péssima qualidade.
     
  8. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Palazo, já temos um tópico abordando o assunto.

    olha: http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=1365
     
  9. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Eu imaginei... procurei, procurei e procurei mas nao encontrei então abri este.
    Vou pedir pra Anica juntas os dois tópicos, ou fechar este aqui...

    Valeu!!:sim:
     
  10. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Preconceito não. Mas não gosto mesmo de livros espirítas! :tedio:
     
  11. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Isso é tão subjetivo quanto escolher os livros favoritos. Não digo que não tenha preconceito, eu o tenho com relação a livros de auto-ajuda e livros espíritas. Digo PRÉconceito porque, por ter lido tão pouca coisa sobre esses livros, me considero pouquíssimo conhecedor, mas, pelo pouco que li, não me agradaram nem um pouquinho.
    Porém, é necessário expôr uma coisa que me vem na cabeça sempre que penso sobre essas taxações que dizem que tal livro é "bom" e que outro é "ruim": é necessário ficar atento para quais as possíveis pretensões do autor ao escrever um livro. Por exemplo: não se pode cobrar de um livro infantil a abordagem complexa de uma grande questão filosófica, bem como não cobrar de um livro sobre Física Quântica uma discussão sobre História. Conhecer as intenções do autor é necessário para que não se façam julgamentos precipitados.[/align]
     
  12. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Eu tenho preconceito com livros espíritas e auto-ajuda, já li e detestei, ficou o preconceito com toda e qualquer obra destes gêneros.
     
  13. Chantili

    Chantili Usuário

    Ah eu tenho preconceito contra livros de auto-ajuda também, são leituras que definitivamente são inúteis pra mim, não porque eu acho que eu não preciso de qualquer tipo de ajuda ou conselho, mas porque nesse tipo de livro tudo o que tem são coisas óbvias, eles não trazem nada para reflexão além da pura obviedade.
     
  14. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Tentei ler um único livro espírita na minha vida, "Violetas na janela". Abandonei e nunca mais tentei ler nada espírita. Pode parecer intolerância religiosa, mas é que achei inverossímel e piegas. Foi mal, galera.
     
  15. kirah

    kirah Usuário

    admitindo os meus: auto-ajuda, Paulo Coelho, S.Meyer, e alguns livros dito "espirituais"....
    nada contra quem os lê, mas não me ofereça nenhum desses pra mim ler...
     
  16. Cói

    Cói Usuário

    Espero que não me taquem pedras, mais nunca nem cogitei a possibilidade de ler (ou ver os filmes) da Série Crepusculo e compania, nada contra, porem pra mim num vai nem com cachaça...
     
  17. Excluído044

    Excluído044 Banned

    [align=justify]Lembrei de uma coisa... Não gosto de ler Jorge Amado... Já tentei ler "Capitães de Areia" e "Gabriela Cravo e Canela" e desisti. Tudo que aparece sobre ele na tv, cinema e livros não me interessam nem um pouco. Mesmo sabendo que ele foi um grande amigo de um dos meus escritores preferidos: Érico Veríssimo. Criei uma resistência tão grande à JA que nunca mais tentei lê-lo. Não desce.[/align]
     
  18. Izze.

    Izze. What? o.O

    Também não sou de Jorge Amado. Um dia comecei a ler Tenda dos Milagres, que era pra uma aula... Assim que troquei de turma larguei o livro. Não estava gostando, lia apenas por obrigação mesmo. =/
     
  19. lugibautista

    lugibautista Usuário

    Não consigo ler livros espíritas, dito psicografados. Não consigo acreditar que são psicografados. Pra mim são romances estilo coleção Sabrina, mas para vender falam que é pelo espírito tal, e aí vendem como água.
     
  20. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Não esqueço numa aula de literatura no cursinho, a professora que dizendo que ODIAVA Jorge Amado. Fiquei feliz...:rofl::rofl::rofl:
     

Compartilhar