• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Preconceito...

Hoje, voltando da festa junina do colégio de ônibus, eu reparei numa coisa...
Eu raramente pego ônibus à noite, então é inevitável que eu ficasse numa certa paranóia em relação a isso e talz... Mas percebi que ta ficando praticamente inevitável que a gente olhe pras pessoas que tão no ônibus com uma certa desconfiança... Isso eh realmente um absurdo, ms infelizmente , as pessoas costumam evitar sentar-se do lado de negros, ou pessoas com cara de serem mais pobres... Eu mesmo, ao entrar no ônibus, reparei num cara sentado numa janela. Era negro, usava umas roupas bem simples, etc... Olhei pra ele com uma inevitável desconfiança, e pensei: meu deus, como eh q eu posso tah fznd isso!? ele olhou pra mim tbm, e reparou q eu tava com uma cara de "ohhhh, um cara perigoso!"... Logo em seguida, o cara fez uma cara que me deu raiva do mundo em q vivemos... na boa, eu consegui ler na testa dele: "por que será que as pessoas sempre olham assim pra mim?"... É realmente um absurdo q isso aconteça, ms eu acho q o preconceito ta virando uma coisa praticamente inevitável hj em dia... todos ficamos com akela paranóia por causa desse negócio de violência e talz, e acabamos julgando as pessoas meio que involuntariamente... Não to dizendo q o preconceito esteja certo, ms infelizmente hj em dia, mesmo qm o critica acaba fugindo bastante do próprio discurso, e agindo de maneira TOTALMENTE errada...

o preconceito eh algo quase inevitável na maioria das vezes... tpw se tivesse 2 bancos vazios no onibus um com um negro com roupas d mala com cara d mal sentado ao seu lado, e um com um branco bem vestido lendo um livro do lado do banco, vc vai sentar ond?

Dois casos:

- Um eu já contei várias vezes, eu estava morto voltando do Playcenter, e o ônibus estava cheio. Um monte de gente de pé, e só um lugar vazio: Do lado de um cara com cabelo moicano e cheio de correntes. Nesse dia dei gracas a Eru pelo preconceito. :lol:

- Esse foi hoje, o metrô tava meio vazio, e eu tava de pé como sempre (odeio viajar de metrô sentado. Ele pode estar vazio que eu vou de pé), e entrou um cara todo de preto, com o cabelo pintado, uns brincos e camisa de uma banda de rock. Todo mundo olhou pra ele com cara de medo, achando que ele ia assaltar alguém ou algo assim. Mas nem, o cara sentou em um lugar lá, na moral. Depois veio um daqueles meninos que vende bala nos vagões, e todo mundo desprezou o coitado. Uns fingiam que não viam, outros viravam a cara e talz. Deu até dó, porque ele era muito educado. Mas quem foi a única pessoa que tratou ele bem, ao ponto de até fazer uma brincadeira com ele e comprar dois pacotes do chiclete que ele tava vendendo? Yes, o cara de preto.

Isso é realmente chato na nossa sociedade...
A grande maioria dos assaltantes é negro ou moreno, o q acaba dando essa má fama para as pessoas da mesma cor.
É claro q todo mundo sabe q qualquer negro pode ser uma ótima pessoa (exemplo incontestável: Pelé), mas nessas situaçoes perigosas, é quase invonluntario sentir uma certa desconfiança.
É algo q eu tento evitar, mas uma pessoa com uma aparencia mais "suspeita", independente da cor, assusta mais do que o fato de ser negro ou nao.

o preconceito eh algo quase inevitável na maioria das vezes... tpw se tivesse 2 bancos vazios no onibus um com um negro com roupas d mala com cara d mal sentado ao seu lado, e um com um branco bem vestido lendo um livro do lado do banco, vc vai sentar ond?
A questao de peso é: Quando tem um negro bem vestido e um branco com roupas beeem humildes, do lado de quem vc senta?

A questao é q ensinam a gente desde q a gente nasce, e qndo vc aprende desde cedo, vc nao esquece nunca mais.

Não adianta falar, todos nós temos preconceito... alguns mais, outros menos...

Se formos pegar "preconceito" por definição (conceito antes de conhecer) todos temos e as vezes nem nos damos conta.

Se vc vê um carro parado na faixa de pedestres e vc pensa "nossa que cara idiota!" vc está sendo preconceituoso. Vc conhece o cara? Então como vc pode saber se ele é um cara idiota? O unico jeito de nào ser preconceituoso nessa situação é falar "isso que ele fez foi bem idiota!"

Daí chamar o Saddam Houssein de idiota também é preconceituoso, pois vc não o conhece pessoalmente. Chamar George W. Bush de idiota segue a mesma regra.

Então devemos nos tocar que ter preconceito não é algo errado, e sim algo inevitável que todos tem e não conseguiremos nunca não ter. Não existe alguém que não tenha preconceito. Até Deus é preconceituoso de achar que pessoas que não acreditam Nele devem ir para o inferno.

Meu ponto é: ser preconceituoso não é errado, e não devemos lamentar o fato de tê-lo, pois tê-lo nos transforma em humanos.

Tírion Gallagher disse:
Se formos pegar "preconceito" por definição (conceito antes de conhecer) todos temos e as vezes nem nos damos conta.

Se vc vê um carro parado na faixa de pedestres e vc pensa "nossa que cara idiota!" vc está sendo preconceituoso. Vc conhece o cara? Então como vc pode saber se ele é um cara idiota? O unico jeito de nào ser preconceituoso nessa situação é falar "isso que ele fez foi bem idiota!"

Daí chamar o Saddam Houssein de idiota também é preconceituoso, pois vc não o conhece pessoalmente. Chamar George W. Bush de idiota segue a mesma regra.

Então devemos nos tocar que ter preconceito não é algo errado, e sim algo inevitável que todos tem e não conseguiremos nunca não ter. Não existe alguém que não tenha preconceito. Até Deus é preconceituoso de achar que pessoas que não acreditam Nele devem ir para o inferno.

Meu ponto é: ser preconceituoso não é errado, e não devemos lamentar o fato de tê-lo, pois tê-lo nos transforma em humanos.

tudo bem,mas os preconceitos q vc citou têm uma "base de sustentaçao",até os preconceitos de classe social têm,mas os de cor naum têm.como vc pode prejugar uma pessoa simplesmente pela cor da sua pele?é como dizer q uma pessoa é pior,ou é um ladrão pq ele tem um pé grande(noooooosa....vcs entenderam hehehe)

o preconceito é a pior coisa que tem no Brasil...tirando a violência, a fome, as péssimas condições sanitárias... 8O 8O

Tírion Gallagher disse:
Chamar George W. Bush de idiota segue a mesma regra.
essa comparação foi INFELIZ mesmo.

todos nós sabemos q Bush eh um idiota, que ja quase morreu por um Pretzel ( :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ), e que agora se machucou tentando andar de patinete ( :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: )

logo, por analogia dos fatos, BUSH EH IDIOTA :mrgreen:

The Man disse:
Isso é realmente chato na nossa sociedade...
A grande maioria dos assaltantes é negro ou moreno, o q acaba dando essa má fama para as pessoas da mesma cor.
É claro q todo mundo sabe q qualquer negro pode ser uma ótima pessoa (exemplo incontestável: Pelé), mas nessas situaçoes perigosas, é quase invonluntario sentir uma certa desconfiança.
É algo q eu tento evitar, mas uma pessoa com uma aparencia mais "suspeita", independente da cor, assusta mais do que o fato de ser negro ou nao.

A questao de peso é: Quando tem um negro bem vestido e um branco com roupas beeem humildes, do lado de quem vc senta?
kra dpnd tb do jeito do negro, se for um negro lendo um livro tipo sda vc vai ter preconceito contra ele? eu nao...

Finarfin disse:
kra dpnd tb do jeito do negro, se for um negro lendo um livro tipo sda vc vai ter preconceito contra ele? eu nao...

Eu diria que depende mais da aparência geral (incluindo jeito de se vestir) do que da cor... Um negro bem vestido passa uma impressão muito mais confiável do que um branco esfarrapado, com aparência de sujo, cabelos desgrenhados... E, pelas minhas experiências, esses assaltantes de rua são sempre desse jeito --- mas não necessariamente negros.

Até Deus é preconceituoso de achar que pessoas que não acreditam Nele devem ir para o inferno.

Se vc quer mostrar, com essa frase, que você acredita nisso que disse por ser preconceituoso com relação à religião, e apoiar o argumento de que todos temos preconceitos inatos, bem, vc foi bem-sucedido.

Mas... esse tópico me levou a pensar em outra coisa:

vcs estão falando sobre preconceitos com relação a pessoas pobres e negros.

Mas vcs já pararam para pensar sobre o preconceito aqui, dentro do fórum ?

Esse fórum tem sub-fóruns diferentes. Eu, por exemplo, escrevo de um jeito radicalmente diferente em cada um deles. É como se eu fosse uma pessoa diferente em cada sub-fórum, para me adaptar ao tema - mas sem deixar de ser eu mesmo.

Aí, penso que todos podem ser assim também. Lemos o que um sujeito escreve em um sub-fórum.
Aí, quando encontramos um post dele em outro lugar radicalmente diferente, num assunto completamente diferente, julgamos essa pessoa pelo que já lemos em outro lugar. E muitas vezes, a popularidade inversa que conhecemos do nick dessa pessoa tira completamente a credibilidade, mesmo que a pessoa esteja escrevendo imensas verdades.

Preconceito com pessoas do fórum... todos temos. Existem algumas pessoas - confesso - que quando encontro um post, me lembro de umas 50 ou 60 mensagens repletas de asneiras, e passo a - involuntariamente - considerá-lo como irrelevante na conversa. Acho isso errado, mas não tem como evitar. Ok, essas pessoas realmente pedem pra isso, mas ainda assim acho errado.

Vocês todos, muito provavelmente, cometem o mesmo preconceito. Conseguem perceber ?

É exatamente daí que vem o preconceito....vc olha pra duas pessoas que cada uma tem um "defeito", uma coisa que, pra vc, ela é suspeita, aí vc tem que decidir qual é menos ameaçador: uma pessoa pobre ou uma pessoa negra. Mas pq elas te deixam com medo?
Pq todo mundo a sua volta é branco, pq vc saí na rua e vê pessoas brancas em sua maioria...
Na África nao são os negros que sao "despresados" mas sim os brancos, pq lá a maioria das pessoas sao negros....

Coiote disse:
Tírion Gallagher disse:

tudo bem,mas os preconceitos q vc citou têm uma "base de sustentaçao",até os preconceitos de classe social têm,mas os de cor naum têm.como vc pode prejugar uma pessoa simplesmente pela cor da sua pele?é como dizer q uma pessoa é pior,ou é um ladrão pq ele tem um pé grande(noooooosa....vcs entenderam hehehe)

verdade... infelizmente, a gente sempre acaba vendo algum motivo pro cara ser um assaltante... simplesmente por ele ser mais pobre, isto pode acabar gerando + preconceito, mas tbm tem uma base de sustentação.. eh uma base totalmente furada, ms a maior parte dos assaltantes eh dessa origem, então a gente tem q ficar esperto... concordo com oq vc disse, pq uma coisa eh achar q o cara eh um assaltante por ver certas atitudes dele, e outra coisa eh achar q ele eh assaltante simplesmente pq ele nasceu negro ou branco... por isso q a gente acaba cometendo uma p.uta injustiça com essas pessoas pq deve ser horrível vc andar na rua e as pessoas irem desviando de vc... :disgusti:

garix disse:

É exatamente daí que vem o preconceito....vc olha pra duas pessoas que cada uma tem um "defeito", uma coisa que, pra vc, ela é suspeita, aí vc tem que decidir qual é menos ameaçador: uma pessoa pobre ou uma pessoa negra. Mas pq elas te deixam com medo?
Pq todo mundo a sua volta é branco, pq vc saí na rua e vê pessoas brancas em sua maioria...
Na África nao são os negros que sao "despresados" mas sim os brancos, pq lá a maioria das pessoas sao negros....
:eek:

Eu acho que oque você escreveu não tem nada a ver. :nope?
Por exemplo, nos daqui do Brasil nunca vemos
dançarinas Havaianas. Não é por isso que a gente vai ter medo delas.
Se o seu pai tem um amigo negro vocÊ vai ficar com medo dele só
porque não vê negros ? :eek:

Eu não tenho preconceito pela cor. E mas pela roupa e tal.
Por exemplo, as vezes eu to na rua e vem um branco com
uma roupa toda rasgada e fedido chegando perto de mim.
Claro que vou ficar com medo. Agora se for um negro, com
pelo menos uma calça jeans e uma camisa, porque eu irei
temer ? O preconceito nesse caso seria com a classe social.
Porque as pessoas pobres que se vestem mal. :wink: E geralmente
são elas que cometem crimes do tipo assaltos :wink:

Deus nem é preconceituoso :nope:
Tanto que as igrejas estão sempre
procurando pessoas que estão nas
drogas, crimes, e tudo mais para a
recuperação.
Deus perdoa tudo :wink:

*Me senti um pastor agora* :lol:

tipo...

infelizmente isso acontece sem percebermos sim, é o medo que temos do mundo, de coisas desconhecidas e q naum seguem os NOSSOS padrões.

Não só no Brasil, mas entre culturas diferentes também.

Eu to participando de um programa de intercâmbio através de uma ONG chamada AFS (dia 30 de julho saio pra Noruega).
Ontem teve uma orientação pra intercambistas, e nessa orientação eles me passaram um texto q achei muito interessante.

Falam de "Bandeiras Vermelhas", q são sinais que vc recebe do seu interior quanto há falha de comunicação, o que muitas vezes pode gerar conflito.

Elas são divididas entre Bandeiras Vermelhas Negativas, Bandeiras Vermelhas Positivas e Bandeiras Vermelhas Recíprocas.

As Bandeiras Vermelhas Negativas são aquelas baseadas no preconceito, no susto de se deparar com uma cultura diferente.
No caso seriam do tipo:
"Eles são rudes"
ou
"Eles são sujos", "Eles são burros"...

são diversas as situações de Bandeiras Vermelhas Negativas.
Pra evitar isso, o importante é perceber q as pessoas, sendo de outro país ou não, têm lógicas diferentes. Sabendo disso e procurando entendê-las, é bem mais fácil respeitar.
Se mesmo depois de procurar entendê-las e quebrar as falhas de comunicação vc não respeitar, ou não gostar mesmo, então já não é mais preconceito.

Todo dia eu acabo pegando Onibus lá pelas 11:30 da noite e acho que esse preconseito pode até ajudar, caso vc se lembre que não é só de um grupo aparente que vc deve ter cuidado. Outro dia quase fui assaltado por uma cara que não aparentava ser um delinqueste, só escapei pq estava atento....
A questão de achar negros assaltantes está muito ligada com a história, os escravos depois da aboliçao estavam marginalizados e mesmo depois de tanto tempo, ainda temos restingios desse preconceito... ta bom eu disse uma coisa bem óbvia, quero chegar no seguinte:
Se o cara tem o exteriótipo de ser uma assaltante ou dando sinais disso vc tem que prestar atençao... pode ser preconceito, oque é amentável, mas se vc tiver uma desconfiaça, vc naum pode justificar ela só no em uma possibilidade de interpretaçao sua, senaum vc se ferra.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back