1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Preconceito racial

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por NightRaven, 1 Dez 2003.

  1. NightRaven

    NightRaven Banned

    Já houve uma discursão sobre porque não tem negros na obra....
    mas não falaram se Tolkien é ou não preconceituoso!

    Em alguma carta ele comentou isso? ele tem preconceito racial?
     
  2. hAlf

    hAlf Usuário

    eu já houvi falar que ele era sim.... bem capaz, ele era sul-africano....
    se ñ me engano, acho que no silma ele falava sobre homens negros do sul.....alguma coisa assim...mas ñ deu detalhes...ih, acho q viajei legal agora.... :roll:
     
  3. Fera

    Fera Sóbrio habitual

    Nem sei direito......vo chutar alguma coisa, se tiver errado paciência.

    Tolkien queria criar uma Mitologia Pré-Européia certo?
    Então teria que se ambientar em algum canto onde hoje seria a Europa certo?
    Na Europa antes das invasões dos Mouros existiam negros? ...turistas nao valem.
    Ele tentou ser um pouquinho fiel, mesmo elfos, orcs, ents, etc, que ele criou sao parte de um conjunto de lentas de diversas culturas européias.
    Acho q por nao haverem negros nativos da Europa na época em que o SDA é ambientado, eles não aparecem, exceto como alguns homens do oriente.
     
  4. Loky

    Loky Usuário

    meio viajada essa explicacao, mas acho que talvez valha. ou pode soh ter sido vontade dele de fazer psg's brancos. agora eu acho que o pessoal dizer que ele eh racista por causa disso nem tem muito sentidfo, afinal, ele nao eh obrigado a colocar negros na historia pra nao dizerem que ele eh racista.
     
  5. Maedrhos

    Maedrhos Usuário

    Pelo que sei a mitologia de tolkien é baseada em mitolofgias celticas nordicas e afins e nassas mitologias também não há negros, e dizer que ele é racista apenas por naum inclui-los em sua historia e ignorancia talvez outros fatos de sua vida possam afirmar isso com mais clareza mas naum suas obras.
     
  6. Essa história de que deve-se incluir um negro, um asiático, um índio etc. Em todos os filmes, peças, livros deve ter limites.

    Se vc trata de uma mitologia européia pré revolução-industrial, pré grandes navegações e pré invasão árabe é lógico que só teremos humanos europeus brancos. Não dá pra forçar a barra nesse ponto...
     
  7. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Tolkien enaltace a quem esteve do lado (desculpem o termo) do bem e traz de forma caricata todos os corrompidos por Melkor e Sauron. Por acaso todos os negros que são citados em sua obra se incluem no segundo grupo. Resta a dúvida: foi mesmo por acaso?

    Não, não foi por acaso. Do ponto de vista que ele assume para narrar a mitologia a única oportunidade que negros (ou qualquer outro ao leste ou ao sul de Mordor) têm a oportunidade de aparecer é como servo corrompido das "forças do mal" (desculpem o termo novamente). Resta a dúvida: ele assume este ponto de vista por racismo?

    Não, não é por racismo. É por puro bairrismo (o que não é vantagem nenhuma).
     
  8. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    Tolkien não era racista, suas obras como Maedrhos disse são baseadas na mitologia nórdica e céltica que não possuia negros. Além disso O Harad possuia homens bem morenos, talvez também existiam negros. Há textos do Tolkien sobre sexo, religião e racismo, através deles tiramos a conclusão de que Tolkien não era racista nem um escritor preconceituoso.
     
  9. Fingon

    Fingon Usuário

    Maehdros está certíssimo.

    Nas mitologias nórdicas, na qual a obra é baseada, não há personagens negros, e portanto a sua obra não deveria haver.

    Não podemos tirar daí o mínimo indício de que Tolkien era racista. Digo "daí" por que ele poderia muito bem ser racista, por outras razões, não explícitas no livro.
     
  10. nithzael

    nithzael Usuário

    Uma vez, num sei onde, li um artigo afirmando q Tolkien era racista por dizer q a ecridão, o negro, a sombra eram maléficos e q o branco, a luz e talz eram bons, ou seja, afrmava q q tudo o q era de cor escura era ruim e tudo de cor clara era bom e q isso era uma afirmação da inferioridade dos negros. Axei isso um descalabro, então a bíblia é racista? Pois trata tb a escuridão como ruim e a luz como boa.
    Não, não axo q o Mestre tenha sido racista. Ainda mais dps do q foi dito aki, sua mitologia foi baseada em mitologias nórdicas portanto não haveria negros.
     
  11. Kakashi Sensei

    Kakashi Sensei Por que é de mim que elas gost

    a escuridão não seguinifica negro ,e sim a ausencia da luz, eu acho que os negros muitas vezes confundem tudo com racismo (não que eu seja racista , os brancos as vezes se convunde tambem) e ficam na devensiva .
     
  12. Hellboy_theOld

    Hellboy_theOld Usuário


    :wall:
    Putz.... viagem total :lol:
     
  13. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    A discussão de racismo é bem complicada porém de uma coisa eu tenho certeza, Tolkien não era Racista, nem preconceituoso. Ele sempre defendia todos, tem até uma carta dele para o Hitler se não me engano, se recusando a obedecer as objeções dele para o livro ser lançado na Alemanha pois era completamente contra ao que Hitler fazia. Eu nunca ouvi falar que Tolkien discriminou alguém, seja negro, branco, judeu etc.
     

Compartilhar