• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Preconceito no RPG: GURPS

Algo que eu queria saber é em que suplemento tem os "lendário" (nem tanto :D) 2 milhões de dados de dano da bomba atomica. "Gurps Bombs"?????? (com tanto suplemento não duvido que tenha um livro assim)
 
Ô Loko!

Mas uma regra importante aquele manual não traz (ou eu nunca achei), como calcular o dano por emagamento ou constrição?

Peraí, tu tá dizendo que num livro que tem regras irrelevantes como cavar buraco não fala nada sobre esmagamento? Mas que bosta de sistema!:lol: E se houver uma avalanche?
 
[Checando o livro...]
Bom, segundo o meu parco conhecimento das regras e o índice remissivo; numa avalanche, todo mundo morre ou quase morre (a cargo do mestre). No caso de constrição (como uma cobra) você vai usar a regra de estrangulamento (p. 112)
[checando...]
Bom, nada muito complicado. Testes resistidos de ST contra HT; pelo que eu estou vendo aqui, vc sofre dando de sufocação (da p. 122).

Mas afinal, quem sobrevive numa avalanche de pedras? As chances são muito baixas. No d20 (que eu mestro) rola um teste de reflexos e quem salvar não se ferra muito, quem não salva, bem...
 
Não é que eu desgoste, mas eu particularmente prefiro a linha D&D. É melhor para os iniciantes, dá mais gosto de jogar (acho eu). Mas o GURPS, pra certas coisas, dá de 10000 a zero no d20.
 
Tipo:

No GURPS o combate é uma simulação de um combate real. Onde você sente o medo de morrer. Onde espadadas realmente ferem. Tiros matam. O D&D precisa ser alterado profundamente para conseguir isso.

Se existe um sistema generico esse sistema é o GURPS. O D20 não é generico. E o GURPS consegue o nivel épico do D&D facilmente, usando a regra de pontos de atordoamento do GUPRS Supers.

No GURPS você começa com um personagem legal já. No D20 só com os nivéis é que o personagem fica bom. No D20 há muita discrepancia entre os nivéis, algo que no GURPS não acontece, mas mantem a evolução é claro.

O Combate do GURPS com o artes marciais é mais estratégico que qualquer combate de D20.

O D20 esta voltado para o combate, já o GURPS não. E no GURPS vc tem mais liberdade para criar seu personagem. Bem e muito mais coisa.

Bem podem perguntar e porque joga D&D? Porque não gosto da mecanica do GURPS. Daquilo de quanto menor nos dados melhor. Isso meio que dá um limite para as habilidades. No GURPS, sobretudo, falta marketing. As regras são apresentadas de forma estranha. Mas se tiver grana eu compro a quarta edição. Sky tem todo o direito de não gostar, mas reconheça suas afirmações foram infelizes.
 
E o GURPS consegue o nivel épico do D&D facilmente, usando a regra de pontos de atordoamento do GUPRS Supers

Já nesse ponto não acho que fique a mesma coisa. Embora o Gurps possa ser bom pra muita coisa, acho que o D&D é bem melhor para jogos de climas épicos, onde o realismo é deixado de lado. Sei lá, para genero épico prefiro muito mais D&D, mas é questão de gosto pessoal.
 
O d20 nunca teve pretensão de ser genérico. É só olhar os jogos que foram lançados sob esse selo. O d20 nunca teve a pretensão de ser realista no combate, ele usa um sistema abstrato, que é muito mais simples, ágil e, por que não?, divertido.

O guerreiro da campanha de Greyhawk que eu mestro tira, num round, 175 hp. Isso é ferimento o suficiente pra ti? Se não, o ladrão do mesmo grupo tira 210 com um round de flechadas.

Se tu ainda joga o combate do D&D no rola dado/alcança AC/rola dano, te aconselho os seguintes livros: Book of Iron Might (Malhavoc Press) e Book of Nine Swords (Wizards of the Coast), sobre movimentação e posicionamento em combate.

Feliz o suficiente?
 
No GURPS você começa com um personagem legal já. No D20 só com os nivéis é que o personagem fica bom. No D20 há muita discrepancia entre os nivéis, algo que no GURPS não acontece, mas mantem a evolução é claro.

O que seria um personagem legal? Um personagens com uma história interessante, com uma motivação que pode criar diversos plots e com maneirismos e jeitos de falar? Porque isso dá pra criar com qualquer sistema em qualquer nível (ou pontuação, ou seja lá o que os sistema use).

Agora, se personagem legal for aquele que pode encarar qualquer problema sem medo, que tem possibilidade de vencer qualquer desafio (com mais ou menos possibilidade), bem isso não vai acontecer nunca no D&D. Sempre tem alguém mais forte e às vezes é muito divertido jogar RPG com um personagem muito mais fraco, de 1º nível.
 
O d20 nunca teve pretensão de ser genérico.

Ahn... Tem certeza? E aquela historia de um sistema unico para qualquer cenario. De não precisar aprender outro sistema...

O guerreiro da campanha de Greyhawk que eu mestro tira, num round, 175 hp. Isso é ferimento o suficiente pra ti? Se não, o ladrão do mesmo grupo tira 210 com um round de flechadas.

Cita o nivel. Isso é um personagem de 15-20 nivel. Uma lenda. E até lá? Isso mostra a discrepancia entre um personagem de niveis baixos e os de niveis altos que falei, no GURPS há evolução, mas ela é equilibrada. O que a guarda de um 30 homens do nobre (vamos colocar guerreiros de 3 nivel como guardas) pode fazer com esse HUMANO de 200 PVS + ou -. Nada.

O d20 nunca teve a pretensão de ser realista no combate, ele usa um sistema abstrato, que é muito mais simples, ágil e, por que não?, divertido.

Por isso disse que o GURPS é melhor nesse aspecto, alem de conseguir simular um combate epico. Todo sistema é abstrato. Mais simples e mais agil, concordo. Mais divetido? Questão de gosto.
 
soh pra esclarecer... D20 tenta ser generico sim, querendo ou nao. Basta ver os cenarios e os livros que lancam pra ele (D20 Modern, Sci fi, etc. ). Ou entao basta olhar na Wikipedia sobre os RPGs genericos - D20 estah logo la, ao lado de GURPS.

Alias eu ateh acho que D20 cobre bem a proposta de alta fantasia cinematica, seja pra medieval, sci-fi, contemporaneo, kung fu opera, etc.

E GURPS eh o melhor RPG generico que ha no mercado - da pra se fazer de tudo eh verdade, POREM, quando a coisa eh supers (personagens acima de 500 pts), a coisa comeca a feder um pouco - nada que impossibilite a empreitada, mas que ha um fedorzinho ha, Zayffiros.
 
Ahn... Tem certeza? E aquela historia de um sistema unico para qualquer cenario. De não precisar aprender outro sistema...

Pra fantasia realmente não precisa aprender outro sistema não...

Cita o nivel. Isso é um personagem de 15-20 nivel. Uma lenda. E até lá? Isso mostra a discrepancia entre um personagem de niveis baixos e os de niveis altos que falei, no GURPS há evolução, mas ela é equilibrada. O que a guarda de um 30 homens do nobre (vamos colocar guerreiros de 3 nivel como guardas) pode fazer com esse HUMANO de 200 PVS + ou -. Nada.

Nível 16. Cara, vou te ensinar duas palavrinhas que vão mudar a tua visão sobre o RPG em geral: Challenge Rating.

Por isso disse que o GURPS é melhor nesse aspecto, alem de conseguir simular um combate epico. Todo sistema é abstrato. Mais simples e mais agil, concordo. Mais divetido? Questão de gosto.

Por que um combate realista é melhor que um abstrato? São dois estilos diferentes.... tanto é verdade que o próprio diretor da ARMA recomenda o estilo abstrato como melhor.
 
soh pra esclarecer... D20 tenta ser generico sim, querendo ou nao. Basta ver os cenarios e os livros que lancam pra ele (D20 Modern, Sci fi, etc. ). Ou entao basta olhar na Wikipedia sobre os RPGs genericos - D20 estah logo la, ao lado de GURPS.

Alias eu ateh acho que D20 cobre bem a proposta de alta fantasia cinematica, seja pra medieval, sci-fi, contemporaneo, kung fu opera, etc.

E GURPS eh o melhor RPG generico que ha no mercado - da pra se fazer de tudo eh verdade, POREM, quando a coisa eh supers (personagens acima de 500 pts), a coisa comeca a feder um pouco - nada que impossibilite a empreitada, mas que ha um fedorzinho ha, Zayffiros.

Até aí, até o 3D&T é um sistema genérico...

D&D é até genérico no que diz respeito a cenários, mas você não vê um jogo de D20 que não seja de ação. É que nem cinema, existem filmes de ação de todos os tipos, com cavaleiros medievais, com piratas, com policiais, com pilotos de caças estelares, mas todos são filmes de ação.

Pode até ser que o D&D seja o melhor sistema genérico, mas como eu não gosto de sistemas genéricos, isso pra mim não é grande coisa.
 
E GURPS eh o melhor RPG generico que ha no mercado - da pra se fazer de tudo eh verdade, POREM, quando a coisa eh supers (personagens acima de 500 pts), a coisa comeca a feder um pouco - nada que impossibilite a empreitada, mas que ha um fedorzinho ha, Zayffiros.

Eu diria que dar um numero em pontos não é bom, mas acima de Liga da Justiça por exemplo, fica feio. O Superman ja da trabalho para fazer. Dragon Ball não dá... Mas nem D20 comporta bem esses caras eu acho.
 
Eu diria que dar um numero em pontos não é bom, mas acima de Liga da Justiça por exemplo, fica feio. O Superman ja da trabalho para fazer. Dragon Ball não dá... Mas nem D20 comporta bem esses caras eu acho.

De fato, porque o D&D não é genérico. Apesar de que dizem que o BESM, que tem regras derivadas do D20, é muito bom...
 
Eu diria que dar um numero em pontos não é bom, mas acima de Liga da Justiça por exemplo, fica feio. O Superman ja da trabalho para fazer. Dragon Ball não dá... Mas nem D20 comporta bem esses caras eu acho.

Comporta sim, fácil. Mutants & Masterminds, que vai ser lançado no Brasil pela Jambô é um premiadíssimo RPG pra Super Heróis. E pra Dragon Ball tem o BESM, que o Barlach já citou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo