• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Preconceito no RPG: GURPS

Além de ser absurdo, não é o melhor combo. Vale muito mais a pena colocar DX e IQ 18 (ou o mais próximo possível disso) e comprar as skills a custo 0, já que o capenga do GURPS baseia quase todas as skills nesses 2 atributos.

Só que os dois atributos no 18 TAMBÉM é absurdo, para se ter uma idéia para se ter 18 em um atributo são necessários 125 pontos, ou seja, para se ter os DOIS atributos no 18 são necessários 250 pontos (sem falar nas eventuais vantagens outros atributos e perícias) só isso é mais que o dobro de que o GURPS recomenda...

Da onde vocês tiraram essa idéia? Num jogo com adversários balanceados, um combate pode terminar tranquilamente em um round, com sorte. O guerreirão pode ter vários HPs, mas o vilão tem uma arma que tira vários HPs também...

O que eu quis dizer é que mesmo que ele tenha NH 26 QUALQUER um é capaz de matá-lo na situação certa, é um jogo que é necessário inteligência para sobreviver, não é como o D20 que você pode se misturar no meio do exército inimigo sem sofrer um arranhão...mesmo que ele tenha NH 26, um cara pode pegar ele por trás e derrubar ele, heróis são heróis mas continuam sendo humanos( ou elfos e etc)...

É claro. São dinâmicas e mecânicas que só o d20 proporciona. :obiggraz:

Agora quem discorda TOTALMENTE sou eu, no GURPS você é capaz de fazer QUALQUER regra que se possa imaginar, esse é um dos objetivos do jogo..MUITO MAIS versátil e flexível que D20, você é capaz de criar qualquer coisa, isso digo com EXPERIÊNCIA de causa...



Enfim, o GURPS é um jogo que tem que usar inteligência e criatividade para jogar, e olha coloca criatividade nisso, no GURPS é possível fazer qualquer coisa com criatividade...personagens inteligentes se divertem muito jogando...e o D20 é mais focado naquele velho esquema de Dungeon e matar monstros..digo e repito...depende do estilo de aventura o sistema que vai servir melhor...agora vai de cada jogador...
 
Além de ser absurdo, não é o melhor combo. Vale muito mais a pena colocar DX e IQ 18 (ou o mais próximo possível disso) e comprar as skills a custo 0, já que o capenga do GURPS baseia quase todas as skills nesses 2 atributos.

Felizmente não existe mais essa brecha de min/max através de DX e IQ.

Primeiro pq agora as skills se baseiam um pouco mais em outros atributos.

Segundo pq, agora um personagem mundano típico (entre 100 e 150 pts) não consegue maximizar atributo algum - IQ e DX custam, cada, 20 pts p/ nivel, começando em 10. Além disso, cada skill que você quiser ter, precisa gastar no mínimo 1 ponto (nada de listar qts skills você quer, sem pagar ponto algum. )

Ou seja, com um persona de 100 pts, se você botar 15 em IQ vai gastar 100 pts ! Só com esse atributo! botar 18 então custaria 160 pts! Isso sem aumentar mais nada - algo completamente inviável. GURPS ainda dá margem a combos, mas de forma mais sutil do que antes.


É claro. São dinâmicas e mecânicas que só o d20 proporciona.

Agora quem discorda TOTALMENTE sou eu, no GURPS você é capaz de fazer QUALQUER regra que se possa imaginar, esse é um dos objetivos do jogo..MUITO MAIS versátil e flexível que D20, você é capaz de criar qualquer coisa, isso digo com EXPERIÊNCIA de causa...

Acho que Sky quis dizer que o sistema D20 proporciona mecânicas dinâmicas, algo que falta a GURPS. Nesse caso Oroatan, tenho que concordar com Sky - o sistema de GURPS não é exatamente excitante por si só, diferentemente de D20.

no GURPS você é capaz de fazer QUALQUER regra que se possa imaginar, esse é um dos objetivos do jogo..MUITO MAIS versátil e flexível que D20, você é capaz de criar qualquer coisa...

Aí eu concordo contigo Oroatan. Esse é o brilho de GURPS - criar qualquer coisa que você quiser - e nisso, ele é imbatível. (Na verdade a opinião geral é que HERO fica melhor para gêneros de "Super-heróis" , enquanto GURPS é melhor para gêneros mais realistas.)
 
Última edição:
No d20 também se pode criar qualquer regra... pra qualquer coisa e pra qualquer situação... e o bom é que é sempre da mesma forma: 1d20 + bônus = dificuldade.
 
Para mim o preconceito do GURPS provem dos caras que jogam rpg primeiro no video game e ai se acostumam com batalhas onde o cara tem que leva quinhentos ataques atá morrer...:lol:
 
bom na minha opiniau tamto quanto RPG quanto GURPS sao jogos bem distintos mais com a mesma finalidade...
 
Acho que Sky quis dizer que o sistema D20 proporciona mecânicas dinâmicas, algo que falta a GURPS. Nesse caso Oroatan, tenho que concordar com Sky - o sistema de GURPS não é exatamente excitante por si só, diferentemente de D20.

Continuo discordando, faço incríveis batalhas no Gurps...você pode acertar membros, utilizar a inteligência, foi o que eu falei, se realmente SOUBER usar o Gurps ele fica muito dinâmico, outro dia tive uma batalha eu era um "monk" na verdade eu era um artista marcial, que não usava equipamentos...o Armitage pode confimar que não usar nenhum equipamento em Gurps é realmente PEDIR para morrer, mas eu enfrentei um mini-dragão, pulei na suas costas voei com ele até lá o alto, fiz ele ficar tonto lá em cima ai ele começou a cair usei a Acrobacia para evitar uma queda muito pesada, ele tentava voar de novo e eu me segurava em suas patas, ou seja fiz o inferno em cima do bicho, e não tomei dano simplesmente porque fui esperto o suficiente para que ele não me pegasse e óbvio contei um pouco com a sorte, realmente foi uma luta muito boa de se fazer usando Gurps, ele te dá essa liberdade....basta saber usá-lo

Aí eu concordo contigo Oroatan. Esse é o brilho de GURPS - criar qualquer coisa que você quiser - e nisso, ele é imbatível. (Na verdade a opinião geral é que HERO fica melhor para gêneros de "Super-heróis" , enquanto GURPS é melhor para gêneros mais realistas.)

Isso mas eu acho legal o verdadeiro herói que não é aquele que toma váaaarias porradas e continua em pé e sim aquele que mesmo sendo "fácil" de ser derrotado continua seu caminho.....enfrentando e derrotando os inimigos....

No d20 também se pode criar qualquer regra... pra qualquer coisa e pra qualquer situação... e o bom é que é sempre da mesma forma: 1d20 + bônus = dificuldade.

Quanto dinamismo.....o Gurps também é assim, no lugar do bônus coloque o redutor no NH (por exemplo: Você está correndo de um monstro e quer usar a parede bem na sua frente como apoio para uma acrobacia e pular atrás do inimigo, use o NH em acrobacia -5, porque você vai estar correndo e não é uma das coisas mais fáceis, juntos dão um o redutor de 5...também acrescente um teste de força para o impulso se falhar você vai cair em cima do monstro...é simples e mais dinâmico...e o próprio Gurps te incentiva a fazer essas coisas, já o D20 não....não é algo encorojado pelo livro....

bom na minha opiniau tamto quanto RPG quanto GURPS sao jogos bem distintos mais com a mesma finalidade...


Hmmmm não entendi o que você quis dizer :lol:
 
Continuo discordando, faço incríveis batalhas no Gurps...você pode acertar membros, utilizar a inteligência, foi o que eu falei, se realmente SOUBER usar o Gurps ele fica muito dinâmico, outro dia tive uma batalha eu era um "monk" na verdade eu era um artista marcial, que não usava equipamentos...o Armitage pode confimar que não usar nenhum equipamento em Gurps é realmente PEDIR para morrer, mas eu enfrentei um mini-dragão, pulei na suas costas voei com ele até lá o alto, fiz ele ficar tonto lá em cima ai ele começou a cair usei a Acrobacia para evitar uma queda muito pesada, ele tentava voar de novo e eu me segurava em suas patas, ou seja fiz o inferno em cima do bicho, e não tomei dano simplesmente porque fui esperto o suficiente para que ele não me pegasse e óbvio contei um pouco com a sorte, realmente foi uma luta muito boa de se fazer usando Gurps, ele te dá essa liberdade....basta saber usá-lo

Isso tudo o que tu fez com o dragão dá pra fazer no d20 system... usando as regras do Dragonlance então, isso sai que é uma loucura!

Ah, e sobre não usar equipamento.. procure conhecer o jogo Iron Heroes, do d20 system. O herói é feito daquilo que ele sabe, não daquilo que ele tem.



Isso mas eu acho legal o verdadeiro herói que não é aquele que toma váaaarias porradas e continua em pé e sim aquele que mesmo sendo "fácil" de ser derrotado continua seu caminho.....enfrentando e derrotando os inimigos....

Cara, essa idéia que vocês têm do herói de D&D que toma milhares de porrada é totalmente infundada... o cara ganha HP conforme avança sim, mas não se esqueçam que os desafios e inimigos vão se tornando cada vez mais poderosos também...



e o próprio Gurps te incentiva a fazer essas coisas, já o D20 não....não é algo encorojado pelo livro....

Bah, o Livro do Mestre tem vários capítulos sobre improvisação e coisas assim. Por exemplo o Adjucating, na página 9. Conheça o livro antes de falar mal dele.
 
Isso tudo o que tu fez com o dragão dá pra fazer no d20 system... usando as regras do Dragonlance então, isso sai que é uma loucura!

Isso eu fiz usando apenas o Módulo Básico...

Ah, e sobre não usar equipamento.. procure conhecer o jogo Iron Heroes, do d20 system. O herói é feito daquilo que ele sabe, não daquilo que ele tem.

Acabei de mostrar que no Gurps também o herói também é feito daquilo que sabe, ou preciso repetir a história do dragão?



Cara, essa idéia que vocês têm do herói de D&D que toma milhares de porrada é totalmente infundada... o cara ganha HP conforme avança sim, mas não se esqueçam que os desafios e inimigos vão se tornando cada vez mais poderosos também...

Realmente não estou falando de inimigos a altura e sim de inimigos bem mais fracos, que nunca acertaram o guerreirão e muito menos o afetarão...

Bah, o Livro do Mestre tem vários capítulos sobre improvisação e coisas assim. Por exemplo o Adjucating, na página 9. Conheça o livro antes de falar mal dele.
[/quote]

Falha minha....
 
Isso eu fiz usando apenas o Módulo Básico...

Sim, dá pra fazer isso usando só as regras de combate aéreo do Livro do Mester...



Acabei de mostrar que no Gurps também o herói também é feito daquilo que sabe, ou preciso repetir a história do dragão?

Tu mesmo falou que era pedir pra morrer, etc.





Realmente não estou falando de inimigos a altura e sim de inimigos bem mais fracos, que nunca acertaram o guerreirão e muito menos o afetarão...

Sempre há a possibilidade de acertar. E no D&D muitas vezes a estratégia suplanta a diferença de habilidades.
 
Tu mesmo falou que era pedir pra morrer, etc.

E é.....mas com inteligência se pode tudo....



Sempre há a possibilidade de acertar. E no D&D muitas vezes a estratégia suplanta a diferença de habilidades.


Pelo que eu SAIBA um guerreiro lvl 20 é capaz de derrotar váaaarios lvl 1 ou 2 ao mesmo tempo com facilidade...é isso que me incomoda....



Mas agora chega....você já me mostrou que o D20 tem várias outras coisas das quais tenho que descobrir....mas espero que tenha mostrado que você tem muiiiiiiito o que descobrir do Gurps, por mais que você diga que conheça dá para ver que não....talvez tenha sido o mestre ou não....mas se mesmo assim você não admitir....bom acho que já tentei o suficiente....
 
Enfim, o GURPS é um jogo que tem que usar inteligência e criatividade para jogar, e olha coloca criatividade nisso, no GURPS é possível fazer qualquer coisa com criatividade...personagens inteligentes se divertem muito jogando...e o D20 é mais focado naquele velho esquema de Dungeon e matar monstros..digo e repito...depende do estilo de aventura o sistema que vai servir melhor...agora vai de cada jogador...

Cara, nunca na minha vida eu joguei uma campanha ou sequer duas aventuras seguidas que se baseasse em entrar em uma masmorra, matar os montros, pegar os tesouros e partir pra próxima.

A história que vai ser contada é independente do sistema. Dá pra fazer uma aventura só com dungeouns e monstros no D&D e no GURPS e dá pra fazer uma aventura com história, interpretação e desafios que não são vencidos na ponta da espada tanto no D&D quanto no GURPS>
 
Verdade, mas por exemplo o quero dizer....o D&D você ganha XP pelos monstros (ou estou errado?) tem uma tabela do que o monstro pode dropar (ou estou errado de novo?) é isso que quero dizer, o que o Sistema te encoraja a fazer, o Gurps não, a base da pontuação é mais baseada na interpretação do que nos monstros mortos, podendo até não receber nenhum ponto pela interpretação errada, mesmo que tenha matado um dragão.....

Não digo que no D&D não se possa fazer isso, mas não é o foco dele, pelo menos no meu ponto de vista, enquanto no Gurps o foco é outro....



Eu seria o último a dizer "ahhhh, o D&D é um lixo...." de maneira alguma, mas acho que há Sistema que encorajam a fazer algo e outros Sistema que encorajam a fazer outro....de novo, D&D épico ao extremo e Gurps realismo, que não quer dizer necessariamente que não se possa fazer uma aventura épica com ele...gosto de D&D, mas na minha opinião o Gurps (por enquanto) é insuperável...
 
Na tangente do papo:

Oroatan, meu grupo estava com uma dúvida na ultima sessão (e como estavamos jogando sem o livro em mãos, só de cabeça... ):

Sobre a 4º Edicao:

- Rapid strike (ataque rápido): permite substituir cada ataque padrão por 2 ataques com redutor -6 pra cada um.

A dúvida é a seguinte:

Nas regras há algumas maneiras de se aliviar esse redutor pela metade ( -3 ), entre elas está usando pericia de ESGRIMA;

Só que é preciso
a) a perícia Esgrima em si?
ou
b) basta usar o conceito de Esgrima, mesmo sem ter a pericia, ou seja, golpes frontais usando o flexionamento do ante-braço?

Eu votei pela letra b), já que se você usar uma arma leve (como uma adaga) ou nem usar arma alguma mas golper frontalmente usando o flexionamento do braço (como os Jabs do Boxe por ex.), então você estará usando o mesmo principio da Esgrima, e estará apto a golpear mais rapidamente, diminuindo assim o redutor de Rapid Strikes, de -6, pra -3.

O que você diria sobre isso? :think:
 
Última edição:
Eu votei pela letra b), já que se você usar uma arma leve (como uma adaga) ou nem usar arma alguma mas golper frontalmente usando o flexionamento do braço (como os Jabs do Boxe por ex.), então você estará usando o mesmo principio da Esgrima, e estará apto a golpear mais rapidamente, diminuindo assim o redutor de Rapid Strikes, de -6, pra -3.


Então, eu ainda não vi o 4ª edição...mas pelo que entendi o Rapid Strike funciona como golpes rápidos...no Artes Marciais (3ª Edição) você pode trocar 2 jabs do boxe por um ataque "normal", como por exemplo por um soco de caratê, concordo com você que é o princípio que vale e se o personagem está usando uma arma rápida, acho que ai vai o bom senso do mestre....mas concordo contigo sim

:lol:

Qualquer coisa pode me passar uma MP ou perguntar por aqui mesmo...

PS: Não esqueça que provavelmente vai ocorrer um redutor no dano também já que o golpe é para ser rápido e não poderoso, se você não fizer assim os jogadores podem usar e abusar dessa regra...
 
Última edição:
Quote:
Post Original de Oroatan
Enfim, o GURPS é um jogo que tem que usar inteligência e criatividade para jogar, e olha coloca criatividade nisso, no GURPS é possível fazer qualquer coisa com criatividade...personagens inteligentes se divertem muito jogando...e o D20 é mais focado naquele velho esquema de Dungeon e matar monstros..digo e repito...depende do estilo de aventura o sistema que vai servir melhor...agora vai de cada jogador...


A história que vai ser contada é independente do sistema. Dá pra fazer uma aventura só com dungeouns e monstros no D&D e no GURPS e dá pra fazer uma aventura com história, interpretação e desafios que não são vencidos na ponta da espada tanto no D&D quanto no GURPS>

Não é bem assim... O sistema sempre tende para algo. Não existe sistema totalmente genérico. O D&D permite ótimas cenas de interpretação. Mas é uma interpretação épica. Em D&D seu personagem é um super soldado ou super mago. Não dá para colocar todo o sentimento humano ali, porque ele não é feito para isso. Seu personagem é um heroi destemido. Esse mal acompanha o D20, pois não dá para ser 'humano' no sistema. sou de 5 nivel tenho 45 PVs por exemplo. Um tiro de pistola causa 1D10. Como acha que me reagiria frente a um cara armado? Agora no GURPS, uma pistola causa 3D ou 4D e um personagem tem em média 12 PVs, a coisa muda totalmente.
 
Um dos grandes pontos do Gurps é o realismo. Se um cara tá armado, ele é um perigo (a não ser q vc esteja jogando uma campanha de supers). Mesmo tendo HT (e PV) 20, um tiro tem muitas chances de te matar sim!!

Já no D&D, depois de certo nível, vc leva 10 flechadas e diz "oq foi isso? um mosquito?", pois não tirou quase nada de seu PV.

Não que um seja melhor que outro, depende da proposta de jogo. Jogar algo realista em D&D é dificil.... no entanto ele é perfeito para campanhas épicas (não no sentído de nível de poder, mas de estilo de jogo, assim como gênero litarário "épico"), enquanto o Gurps é excelente para campanhas realistas (como já falei trocentas vezes).

Dependendo da proposta de jogo, vc escolhe sistema X, ou Y, Z, embora seja normal que vc tenha uma preferência de sistema... não gosto de rotular um sistema de ruim, nem mesmo o 3D&T (que apesar dos pesares, ele é um sistema, mesmo que não seja grande coisas), que para o que ele foi proposto, ele diverte sim, ele é divertido para jogos de animes, com humor e coisas sem-noção, embora concordo, um jogo sério no 3D&T, para mim, não dá (até "dá", mas não vai ficar lá muito bom...)
 
Um dos grandes pontos do Gurps é o realismo. Se um cara tá armado, ele é um perigo (a não ser q vc esteja jogando uma campanha de supers). Mesmo tendo HT (e PV) 20, um tiro tem muitas chances de te matar sim!!

Já no D&D, depois de certo nível, vc leva 10 flechadas e diz "oq foi isso? um mosquito?", pois não tirou quase nada de seu PV.

Não que um seja melhor que outro, depende da proposta de jogo. Jogar algo realista em D&D é dificil.... no entanto ele é perfeito para campanhas épicas (não no sentído de nível de poder, mas de estilo de jogo, assim como gênero litarário "épico"), enquanto o Gurps é excelente para campanhas realistas (como já falei trocentas vezes).

Dependendo da proposta de jogo, vc escolhe sistema X, ou Y, Z, embora seja normal que vc tenha uma preferência de sistema... não gosto de rotular um sistema de ruim, nem mesmo o 3D&T (que apesar dos pesares, ele é um sistema, mesmo que não seja grande coisas), que para o que ele foi proposto, ele diverte sim, ele é divertido para jogos de animes, com humor e coisas sem-noção, embora concordo, um jogo sério no 3D&T, para mim, não dá (até "dá", mas não vai ficar lá muito bom...)

Concordo com o que você diz.

O GURPS realmente é bom pra campanhas mais realistas, mas pra mim o Storyteller é muito melhor, exatamente por ser mais simples, principalmente pra criar personagens (não tem nada mais instintivo que colorir bolinhas).

Mas como diz o ditado, a vida imita GURPS. Se algum dia você quiser saber se é possível derrubar um muro com um caminhão a uma velocidade X, é só procurar em algum livro de GURPS a regra...:mrgreen: Isso sim é realismo.
 
Mas como diz o ditado, a vida imita GURPS. Se algum dia você quiser saber se é possível derrubar um muro com um caminhão a uma velocidade X, é só procurar em algum livro de GURPS a regra...:mrgreen: Isso sim é realismo.

Ô Loko!

Mas uma regra importante aquele manual não traz (ou eu nunca achei), como calcular o dano por emagamento ou constrição?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo