Auberon
Ao sonhar numa noite de verão
E ainda assim o D&D é o jogo mais begginer friendly do mercado. Jogos como esse Unknown Enemies podem ser muito bons, mas são complicados demais para um jogador novato. Pra um cara qualquer começar a jogar D&D, basta uma explicação rápida do que é RPG e de que ele tem que criar uma história para o personagem. As regras ele vai pegando aos poucos.
Agora, tentar fazer um cara que nunca jogou RPG gostar de Ars Magica ou outros RPG mais complexos pode ser extremamente complicado. Nisso, volta àquela discussão do outro tópico, devido aos jogos de PC, um novato já sabe um pouco o que esperar do jogo de D&D, você só precisa ensinar a parte de interpretação mesmo. E sempre que tem menos coisa pra explicar, facilita.
Posso falar pelo que conheço: Falkenstein é um milhar de vezes mais simples que D&D nas regras: todas elas, não consomem mais de 100 páginas (incluindo magias, invenções tecnológicas, habilidades, duelos e dicas de narração)! A bem da verdade, o D&D com seus 2 enormes tomos só com mecanica (Livro do Mestre e Jogador) me parece bem mais assustador que qualquer outro RPG a que eu recorde...
Tah foda de comprar os 3 livros basicos e mais um de Cenario? Rpg de mesa nao se joga sozinho... c seu grupo for em 4 pessoas... pronto, tudo jah se resolve! Cada um compra 1, olha q maravilha! Hehe
Depois de um tempo... combinam dinovo e cada um compra um suplemento!
Eu sei q nao eh tao simples assim... tem uns kra tipow eu q prefere gastar em cerveja! Fazer oq, neh?! uahuahau
Pessoalmente sou contra comprar livros em conjunto (quem fica com os livros, quem leva ele se o grupo acaba, que fazer quando um dos donos não é tão cuidadoso com a conservação quanto os outros, pode-se emprestar o livro a alguém de fora do grupo, e se um dos membros do grupo não pode ajudar com a grana?), mas mesmo que isso seja feito não muda o fato que ainda sai mais barato comprar um livro só que tenha mais a oferecer. A questão não é preço, mas sim que tem o D20 a oferecer que valha gastarr nele 5 vezes o que eu gastaria num Shadowrun, Cyperpunk, Falkenstein, GURPS, Ars Mágica ou o quer que seja?! Em minha opnião pessoal: NADA! Pilhas de regras de combate e de como faezer personagens overpowers entupindo eles com feets e classes de prestigio, coisas que não preciso em minha mesa...
Acho que cada um joga RPG como quer, né? Acho que não cabe a mim e muito menos a ti querer estabelecer como se deve jogar RPG, como é a maneira certa. Se o cara quer jogar só pra matar monstro, comprar itens, fazer combo, deixa ele! Cada um na sua!
E digo mais: matar monstro se mata em qualquer sistema. Não vem com esse papinho de número de páginas pra isso, número de páginas pra aquilo que isso não convence ninguém. O módulo básico do GURPS é tão (ou mais) sem clima que os core books do D&D.
Sabias palavras! Cada um joga como quer... Bem, mas matar monstro em todo jogo é questão delicada: como se mata um zumbi em D&D? Clérigo usa uma habilidade e rola dado ou guerreiro desce a peia no defunto rolando dado. Acabou! É isso que o livro nos dá! Mas e em Call of Cthulhu (o verdadeiro, não D20) ou In Nomine? Encontre a cópia esquecida dum ritual blasfemo (o que já é uma aventura) e seus horriveis ingredientes (outra aventura)! E um Ogro em D&D?! Guerreiro desce a peia nele! Em Kalkenstein?! Encontre uma criança com coragem o bastante para cantar uma canção de ninar ao monstrengo...