• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Preconceito literário

Tenho preconceito com Paulo Coelho e chick-lits em geral. Já li os dois, até gostei, mas preconceito é preconceito né.
 
Tenho preconceito com auto-ajuda e esses sucessos instantâneos com qualidade duvidosa.

Complicado falar de preconceito, você nunca sabe quando está sendo preconceituoso ou crítico. Bom, até que sabe, no fundo...
 
Tenho preconceito com auto-ajuda e esses sucessos instantâneos com qualidade duvidosa.

também tenho preconceito com auto ajuda, mas os sucessos instantâneos eu às vezes leio... ¬¬
mas só na falta de algo melhor - leia-se quando estava de licença maternidade e já tinha lido mais de uma vez todo o meu estoque de livros... :lol:
 
Paulo Coelho e qualquer coisa que alguém diga que eu TENHO que ler.

Mas em relação ao PC nem sei se é mesmo preconceito, eu já li livros dele e formei minha opnião: começou escrevendo bobeirinha e foi piorando e eu não quero ler o que veio depois.
 
Me divirto muito com Rick Riordan (criador do Percy Jackson) :yep:

Desventuras em Série são mais infantis, mas tem MUITAS referências que só os adultos entendem, super me diverti com a história e recomendo pra todo mundo :D
Eu coloquei desventuras em seria na minha lista de futuras leituras desde... 2004, acho :P Uma amiga minha inglesa comentou sobre os livros antes até deles aparecerem por aqui, acho... Mas acabei não lendo ainda :P

E percy jackson também esta na lista :)

Quanto a pessoa dizer que não tem mais idade pra ler isso ou aquilo, gosto de citar o mestre C.S. Lewis:
"Os críticos para quem a palavra “adulto” é um termo de aplauso, e não um simples adjetivo descritivo, não são nem podem ser adultos. Preocupar-se em ser adulto ou não, admirar o adulto por ser adulto, corar de vergonha diante da insinuação de que se é infantil: esses são sinais característicos da infância e da adolescência. E, na infância e na adolescência, quando moderados, são sintomas saudáveis. É natural que as coisas novas queiram crescer. Porém, quando se mantém na meia-idade ou mesmo na juventude, essa preocupação em “ser adulto” é um sinal inequívoco de retardamento mental. Quando eu tinha dez anos, eu lia contos de fadas escondido e ficava envergonhado quando me pilhavam. Hoje em dia, com cinqüenta anos, leio-os abertamente. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino, inclusive o medo de ser infantil e o desejo de ser muito adulto."

Nunca sofri esse tipo de coisa... E nem sei como agiria. Sou um pouco lacônico em relação a isso. Soltaria um "Nossa, é mesmo?..." e daria a conversa por encerrada.
Perfeito :D Acho que, se for alguém que tenho pouca intimidade, faço igual, mas quando é alguem proximo, ai me irrita mais :P

eu sofro bullying só pq li crepúsculo e gostei. :tsc:
Eu ia dizer toca aqui, mas ja fizeram isso, então...

Essas são as piores, IMO. Vc fala mal de um livro e a pessoa reage como se vc tivesse xingado a mãe o_O
Isso eu até consigo explicar, bel... Todo gosto deriva de parte da personalidade da pessoa... Quando não só gostamos, mas nos identificamos com algo de forma muito grande, criticar é criticar aquela parte de nós que se identifica com aquilo... Então, é como se voce, ao criticar, estivesse criticando a existencia da pessoa ^^

Eu me sentia(ou sinto ainda) assim... Mas aprendi a ignorar essa noção estupida que leva a gente a brigar porque alguém critica algo que gostamos, mas creio que a maioria que é assim não conseguiu atingir esse estagio...

eu não sei qual é o problema em ser juvenil - como se fosse demérito. já vi gente ficando puta da vida qdo disse que o pequeno príncipe é juvenil (e é), ou quando contei que lá fora a menina que roubava livros é considerado juvenil tb. isso não quer dizer que seja raso, ruim ou whatever.

e sem querer desvirtuar o tópico, mas jacob sux big time. odeio lobos. em qualquer tipo de história.
Creio que o problema dessas pessoas(ja vi gente brigar pra provar que harry potter não é juvenil) é o que coloquei em cima que o C. S. Lewis disse. A pessoa tem pavor de ser considerada criança, ou ser associada com algo infatil ou juvenil... Isso só prova que ela, de fato, não amadureceu...

E eu também não gosto muito do jacob, não por ser lobo, mas pelas coisas imbecis que ele faz na historia mesmo...
 
Eu não registrei nenhum preconceito contra minhas leituras (e olha que são das mais variadas). O máximo que faço é atrair velhinhas do restaurante onde almoço, que ficam fazendo bolão de quantos livros eu li no ano (pq é tudo o que me perguntam). Talvez um e outro me julgue quando carrego quadrinhos por aí, mas só

Mas eu tenho preconceito com Paulo Coelho.

P.S.: #TeamCarlyle e tenho dito
 
Tenho preconceito com Paulo Coelho, Auto Ajuda e modinhas tipo Cinquenta Tons...

Apesar que Cinquenta Tons desaflorou(uia) a leitora que existia em cada uma das brasileiras, pq algumas amigas que não pegavam um livro desde o nascimento leram a trilogia em pouquissimas semanas, então já valeu!
 
já li também (O alquimista e Na margem do rio pietra eu chorei), mas quando li eu ainda nem raspava o bigode...
 
Eu não posso dizer que tenho preconceito, porque, às vezes, nem estou ligado em outras coisas além do meu, ahn, escopo? Claro que sei dos sucessos instantâneos, mas tenho mais vontade de lê-los do que rejeitá-los e falar mal. Aliás, o que sempre vai me afastar de qualquer best-seller, mais vendido, juvenil (ou evitar uma discussão sobre) é quando fãs furiosos começam a se debruçar e a convencer que é o melhor livro do mundo, que o filme é idiota, que o crítico não sabe ler, não tem sentimento ou não desliga a mente para se divertir (e o que diabos quer dizer essa expressão?).

Em resumo (para quem está com preguiça): tenho mais preconceito com fãs/entusiasta de determinado tipo de leitura do que com a leitura em si.
 
De uns anos para cá eu criei um certo preconceito com tudo que sai na lista dos Best Sellers do NYT.

tb tenho um probleminha com best sellers.
mas geralmente isso não me impede de, em algum momento, lê-los e, eventualmente, pagar a língua hehehe
 
Em resumo (para quem está com preguiça): tenho mais preconceito com fãs/entusiasta de determinado tipo de leitura do que com a leitura em si.

Falou tudo, acho que o preconceito maior, geralmente é sobre o "estardalhaço" que é feito sobre alguma obra, do que ela em sí.

Mas acredito que quanto as obras, essa história de preconceito é muito individual.....até porque cada um tem gostos distintos e cada obra tem um público alvo (oferta e demanda).

Um tipo de obra que eu não sou fã é qualquer tipo de auto-ajuda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo