• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Preconceito Cinematográfico

Buky

Usuário
Existe um tópico deste para a parte de literatura, e por que não deveria ter aqui também? Aliás, o preconceito é muito presente no cinema.

Modificando o outro tópico para encaixar aqui:

Existe preconceito em quase todas as áreas do mundo, inclusive no cinema. Há pessoas que não assistem determinados filmes por fazerem parte de um determinado gênero. Então estou criando o tópico para saber o que vocês acham sobre o preconceito no cinema.



Sintam-se livres para comentar! :blabla:
 
Maior parte dos filmes de ação. Acho que se trata mais de eu não me sentir atraída por este gênero quando ele parece predominar em um filme. No geral, curto quase todos os gêneros de filmes, tendo predileção por horror/terror e drama.

Quando se trata de preconceitos no cinema, costumo ser mais radical com relação a diretores. Por exemplo, tenho uma birra com Peter Jackson, George Lucas, James Cameron, Steven Spielberg, Lars Von Trier e Fernando Meirelles.
 
Não assisto filme em que os "bichos de estimação" são os principais, ou é o foco da história. ODEIO filme assim meeeesmo, não me leve para o cinema para assistir um desses que é capaz de eu assistir outro filme sozinha. Não gosto, não tenho paciência e realmente não sei qual a finalidade de filmes desse gênero. Mostrar como seu animal é importante pra você? Ou como foi a vida um cachorro/gato e afins na vida de uma família?

Talvez seja porque eu nunca tenha tido um animal de estimação além de um peixe, mas eu realmente não acho graça nesse tipo de filme.

Também tenho um certo preconceito com filmes baseado em livros, por isso na maioria das vezes leio o livro antes de assistir o filme pra eu não desistir de tentar ler o livro pela má impressão que o filme passou.
 
Petra disse:
Não assisto filme em que os "bichos de estimação" são os principais, ou é o foco da história. ODEIO filme assim meeeesmo, não me leve para o cinema para assistir um desses que é capaz de eu assistir outro filme sozinha. Não gosto, não tenho paciência e realmente não sei qual a finalidade de filmes desse gênero. Mostrar como seu animal é importante pra você? Ou como foi a vida um cachorro/gato e afins na vida de uma família?

Eu também tenho, Petra. Mas, tipo, dois filmes recentes cujo foco são bichinhos e que eu gostei foram Sempre ao Seu Lado e Marley & Eu. :sim: Fiquei surpresa comigo mesma.
 
Tenho preconceitos com atores.
Não assisto filmes que têm no elenco Michael Douglas, Jennifer Aniston, Ben Affleck e Robin Williams.
Eu os acho péssimos.
 
LonelyPirate disse:
E quanto ao cinema nacional, como um cara no FILMOW disse: "qualquer coisa que fuja as formulas de filme nacional (filme tragedia comum, prolongamento de serie da globo, neo-pornochanchada, filmes didi/xuxa) já é uma puta ousadia.", que eu concordo plenamente.

Tem muita coisa boa nos últimos anos no cinema nacional. Só que a maioria não tem a devida divulgação. Como você, detesto filmes que são produções exclusivamente da Globo.

Contudo, já deixei de lado essa ideia de que filme brasileiro tem muita cena de sexo apenas pra ser sensacionalista(sim, muitos são assim, mas nem todos). E deixar de ver um por causa disso. Dois ótimos filmes nacionais, pra mim, são Cidade Baixa e A Concepção. Ambos têm muitas cenas de sexo e nudez. Isso não tira nenhum mérito deles. Só agrega.
 
Não gosto de filme com animais também, acho um saco sem tamanho...
Também não assisto filme de terror porque tenho medo XD
 
Acho que eu tenho bem mais preconceitos com livros do que com filmes. Assisto de tudo (tipo de tudo MESMO). No momento não consigo pensar em algo que eu tenha evitado ver...Mas não tenho muita paciência para documentários...
 
o mesmo que o tilion, não suporto refilmagem. um tipo em especial é de filme de terror estrangeiro (japonês, tailandês, espanhol, etc.) que faz sucesso e logo no ano seguinte ganha uma versão "americana", tipo The Grudge, Shutter e REC.
 
Filmes de guerra, acho extremamente chatos! (a não ser que seja guerra contra alienígenas... mas daí já não é mais filme de guerra mas de sci fi :think: ...) e filmes de ação (tirando os filmes do Jason Statham e da trilogia Bourne). Drama também não gosto muito, e sinceramente, não gosto da maioria dos filmes indicados ao Oscar.
 
LonelyPirate disse:
Bem, esqueci de comentar que meu tipo preferido é aquele em que se passa antigamente, fico observando costumes, roupas, e tudo que der pra visualizar.

Também aodro filmes de "época", me fascina saber um pouco mais de outras épocas.. Além da fotografia do filme que pra mim é uma das coisas mais importante, nos filmes de época (pelo menos na maioria) a fotografia é impecável.

Ah, esqueci de comentar... Não gosto de comédias idiotas, tipo "Debi&Loide" ou sei lá o nome do filme. Não suporto mesmo, até me estresso hahahah Prefiro comédias inteligentes, que me façam rir pela sacada inteligente e não pela idiotice que não vai me fazer rir, vai me fazer xingar.

Fora disso, eu assisto todos... Drama são os que eu mais gosto, Romance se for sem ser clichê, Comédia se for inteligente e Terror se não for de espíritos.
 
[align=justify]Eu assisto de tudo, bom, quase tudo. Com exceção, como dito acima, de filmes com bichos (principalmente se estes "pensam" e "falam"). Odeio. Mas eu curto o cinema de modo geral. Nos últimos dois anos, principalmente, tenho assistido filmes de gêneros, diretores e países variados. Não fico apenas no circuito "hollywodiano". Agora, tenho que confessar que não tenho dado muita bola para o cinema nacional. O que me incomoda é como certos assuntos 'sociais" têm sido abordados. Nossos diretores e produtores, na maioria das vezes, vêm de uma elite cultural e os filmes "sociais" passam uma visão muito "classe média" e conservadora. Não sei se me expressei bem, mas acho que tem um modo muito viciado de abordar os temas sociais, de um modo muito "classe média" e conservador.[/align]
 
Tauil disse:
Detesto filme cult. Acho um saco sem fim. Não tenho paciência.

Olá Tauil, realmente alguns filmes cult são verdadeiramente um saco. Isso porque alguns querem dizer muita coisa e no final não dizem nada!!!!

Mas cult não é sinônimo de filme parado, sem música, sem diálogo, sem final, etc. Existem filmes cult de todos os tipos, abraçando todos os gêneros. Por exemplo, poderia citar Eclipse Total (com Vin Diesel!!!!), Donnie Darko, a própria trilogia Guerra nas Estrelas, os filmes do Zé do Caixão (que por sinal são muito mais valorizados no exterior do que no Brasil, onde ele é quase motivo de chacota), Fervura Máxima (de John Woo)... Nossa, a lista é infinita.

Mudando um pouco de assunto, particularmente eu parei de indicar filmes para os meus amigos... como já assisti filmes demais, hoje em dia busco coisas novas, diferentes... esse é o problema. A maioria dos filmes inovadores que gosto são execrados pelos meus amigos. hehehehe. Dois exemplos básicos: O olho que tudo vê e Irreversível (simplesmente inigualável!!!!!)

Um abraço!
 
Não gosto de filmes com animais de estimação no meio, como já disseram aí pra cima...

Não curto nem um pouco filmes de alienígenas.Alguns adultos me FUZILAM quando eu digo que achei E.T. um grande saco...

Não gosto de ''fantasias clichês'': Pegue o item mágico e leve até tal lugar pra derrotar as trevas!

E outras coisas mais..
 
Até concordo que muitos filmes cults são chatos de se ver. A trilogia da morte de Gus Van Sant é chatíssima. Principalmente Gerry. Contudo, dizer que filmes cults não querem dizer nada é superestimar nossa própria capacidade de entendimento de novas linguagens assim como nossa bagagem cultural. Eu sempre procuro encarar essas coisas com muita humildade. Há filmes que assisto e me dou conta de que não tenho referências pra entendê-lo. Aliás, não só filmes, mas livros e outros tipos de conteúdo. Quando isso acontece, eu o deixo de lado por um tempo e procuro vê-lo dali a um ano, dois ou três. Com certeza, estarei mais aberta do que quando vi da primeira vez.
 
Até o momento não tenho nenhum tipo de preconceito a um determinado gênero de filmes, provavelmente porque sou um semi-analfabeto cinematográfico, mas isso não vem bem ao caso...:gira:

Acho que dentro de cada gênero tem um ou outro que eu não curto, simplesmente por não haver identificação ou, como a própria Diva falou, por não conter referências suficientes para compreendê-lo.

(notei algumas críticas ferrenhas a filmes de animais, pô eu me emociono pacas vendo esses filmes, é só ter um cachorro morrendo, seus donos em profunda comoção e uma música emotiva ao fundo que já bate o maior nó na garganta, coisa que não acontece com praticamente nenhum filme de drama... vai entender...)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo