1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Preço fixo no livro

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Ecthelion, 28 Jun 2017.

1. Ecthelion

Ecthelion Mad

O preço do livro caminha para ser fixo
    POR LAURO JARDIM

27/06/2017 09:25

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Marcos Alves | Agência O Globo

A ideia de se adotar um preço fixo para livros no Brasil está caminhando no Congresso.

Lindbergh Faria, relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado do projeto que institui o "preço livro do livro em todos os formatos", deu parecer favorável ao texto.

Por ele, livrarias (online e físicas) só poderão dar até 10% de desconto num livro nos doze primeiros meses após seu lançamento — depois desse período, estão liberados abatimentos maiores.

A prática é corrente na Europa.

Aqui, as editoras sempre foram contra a ação. Mas mudaram de posição. O motivo tem nome e sobrenome: Amazon.

A gigante do comércio eletrônico tem ganhado mercado no Brasil. Sua capacidade de dar descontos, segundo o temor do restante do mercado, pode sufocar os concorrentes, sobretudo as livrarias físicas.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

O projeto no senado

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 49, de 2015
    Autoria:

Relator atual:
    Lindbergh Farias
    --- Mensagem Dupla Unificada, 28 Jun 2017, Data da Mensagem Original: 28 Jun 2017 ---
    ...............................
    Sinceramente, achei mais um projeto ruim vindo do PT.

2. G.

G. Ai, que preguiça!

Não queria mais comprar livros mesmo :wall:

• LOL LOL x 1
  3. Jacques Austerlitz

Jacques Austerlitz (Rodrigo)

Acho que seria importante fomentar a abertura e facilitar a manutenção das livrarias de bairro. Mas não acho que esse seja o projeto adequado. As redes menores e as livrarias independentes vão acabar vendendo muito mais best-sellers recém lançados, que vão conseguir oferecer a preços mais competitivos, empobrecendo os catálogos. As grandes redes - a Saraiva já sinalizou com a alteração do Saraiva plus - vão recorrer a planos de fidelização, oferecendo descontos diretamente nas contas dos usuários, e não nos livros.

• Ótimo Ótimo x 2
  4. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Bom e ruim para o consumidor, ambos sob o ponto de vista da livre concorrência. Contraditório? Não: regulação sobre práticas do mercado acaba aumentando os preços, mas ao mesmo tempo, em alguns casos, pode ser necessária para garantir a existência de concorrência contra o estabelecimento de alguma hegemonia, que invariavelmente resultará em prejuízo ao consumidor. Também acho que o ideal é fomentar de todas as formas possíveis a iniciativa privada, mas todos os países do mundo acabam tendo que fazer esse controle - inclusive um dos que mais fazem é o Estados Unidos, expoente liberal.

Última edição: 29 Jun 2017
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Uma das promessas é de que, assim, o valor de capa que comumente é aumentado para que eles consigam ter uma margem de manobra maior na hora dos descontos seria reduzido e assim os livros todos ficariam de um modo geral mais baratos. Ou seja: quando se lança um livro, mesmo que ele custe, sei lá, 20 reais, você precisa colocar o preço na faixa dos 50 pelo menos pra que possa ter essa margem de manobra na base dos descontos, fazendo eventualmente uma queima de estoque com o livro a 30 -- o que não será prejuízo pois o livro ainda assim tá em conta.

Como todo bom pão-duro, refestelo-me no meu kkkkkkkk diante de uma promessa destas. Mas acho que é como o camarada @Jacques Austerlitz disse: as grandes redes vão continuar tecendo estratégias pra permanecer no mercado predatório. Não acho que isto mudará alguma coisa pras editoras pequenas e independentes... Livro é um negócio muito complicado. Não é porque o livro da minha micro-mini-editora custa 50 reais que ele por conseguinte perderá espaço para o da mega-macro-editora que consegue ter um preço de capa também a 50 mas um desconto de 50% a cada Aleatório-Santo-Friday. Então fico meio sem entender até que ponto isso vai mudar tanto.

De todo modo, as livrarias físicas não estão sufocadas só pelos descontos. Não vou mentir que em parte é isso mesmo -- eu quase nunca compro numa livraria física pois PRA QUÊ, NÉ MORES, eu vou jogar uma onça em cima da brochura se na INTERNETZ eu compro com um mico e ainda ganho um livro da Kéfera. Mas há que se considerar que o modelo delas tem se tornado meio megalomaníaco. Vide o caso da FNAC. Chamar aquilo ali de livraria chega a ser um ultraje. É como se eles tivessem perdido a capacidade de se comunicar com o leitor, sei lá. Eles focam num público que (é a minha impressão pelo menos) não fideliza. O leitor de raiz mesmo quer é um outro modelo de livraria, onde o fato dos caras venderem sanduicheiras com Minecraft não é um atrativo de jeito nenhum.

• LOL LOL x 1
  6. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

O problema desse tipo de análise é que ele desconsidera o elemento político e seu funcionamento, e toma como dado que, se almejamos determinado fim social, então uma escolha política que tenha como intenção tal fim irá inevitavelmente atingi-lo, e sem custos colaterais. Não funciona assim, por diversos motivos. Primeiro, pelo fato de que a sociedade e os mercados não são máquinas determinísticas, onde puxar alguma alavanca vai fazer com que as engrenagens funcionem como queremos. Segundo, e mais importante, pelo fato de que a opção pela intervenção política sempre traz consigo colateralidades, uma vez que os próprios mecanismos e estruturas necessárias para a consecução da intervenção almejada são eles mesmos vetores de disputas particularistas, que se escondem por trás do verniz das intenções benevolentes. E é assim que chegamos ao oxímoro dessa intervenção: propõe-se intervenções para garantir a concorrência, mas as próprias intervenções deixam as portas abertas para que o interesse particular asfixie a concorrência através da intervenção política [1].

Senão, basta questionarmos: foi algum interesse dos consumidores que gerou essa demanda por preço fixo? Os consumidores foram lesados, e resolveram reclamar de quem dá desconto? Ou será que alguns burocratas se julgam iluminados o suficiente para saberem o que é melhor para os consumidores de livros, e decidir por eles (tudo com as melhores intenções, lógico)? Ou então talvez alguns grupos bem específicos estejam interessados nessa intervenção?

Lei básica da economia política: quando existem benefícios dispersos e custos concentrados, aqueles que que carregam os custos irão agir coordenadamente para reverter a situação pela via política, obtendo benefícios concentrados à custa de custos difusos - e quem agora arcará com estes custos não tem articulação suficiente para resitir a isso, justamente pelo fato de seus interesses estarem dispersos.

---
    [1] Por exemplo, existem vários estudos empíricos que procuram estudar as origens das demandas por medidas anti-truste e seus impactos sobre a concorrência e o bem-estar do consumidor. O que eles tendem a encontrar é que as políticas anti-truste: 1)
    ; e 2)
    , pois, entre outros motivos, 3)
    .

7. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Só acharia bom se o preço fixo fosse somente pra definir tetos máximos que impeça preços abusivos ao consumidor e por consequência torne o acesso aos livros maior e mais justo.
    Já por outro lado, se houver teto mínimo e atrapalhar que as mesmas tenham a liberdade de praticar descontos e promoções quando bem entender, com certeza será ruim.

Compartilhar