• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pra que serve a filosofia?

Kiwi

mi perna está jodida.
Muita gente odeia a matéria no colégio e acha ridículo ter de 'aprender filosofia'. Mas o que é aprender filosofia? Para que serve?
 
Todos na minha turma reclamam do mesmo, falam que a aula é chata e etc. Talvez seja, porque filosofia é algo mais pessoal, algo que você tem que fazer mais sozinho ou com um numero de pessoas minimas, ou entao com pessoas que tambem estejam realmente afim de "filosofar".

Kiwi, filosofia não é nada mais que o questionamento das coisas. Por isso ela serve pra você poder pensar e rever, varios conceitos criados pelo homem, todas as coisas que você aprende desde a infancia. Quando você começa a curtir a filosofia, e se perguntar sobre diversas coisas, automaticamente você passa a ter um pouco mais de 'saber'. Pode perguntar, pras pessoas que fazem bons posts aqui no forum, se elas nunca se questionariam sobre as coisas, é obvio que nao tem como.. porque apartir do momento que você nao 'posta' mais coisas que sao 'dadas' a você, e sim o que apenas e unicamente VOCÊ pensa, é porque antes você se questionou sobre aquilo. E isso é filosofia.
 
É uma das minhas matérias preferidas. A filosofia faz vc compreender melhor o mundo e as coisas ao seu redor e como interagir com elas. Além de aumentar muito o senso crítico.


A Litz tb descreveu bem.
 
Jedan disse:
A filosofia faz vc compreender melhor o mundo e as coisas ao seu redor e como interagir com elas. Além de aumentar muito o senso crítico.quote]

Concordo. Tive Filosofia ano passado na Universidade e confesso que foi até meio difícil compreender tudo aquilo que Sócrates, etc, pensavam. Mas, quando compreendia, era prazeroso :obiggraz: Filosofia te ensina a pensar, a descobrir vc mesmo a verdade e questionar se essa é realmente a verdade. Aprender como kras geniais como Sócrates viam a Ética, por exemplo, é realmente interessante. Nem preciso dizer que quem aprende Filosofia torna-se mais culto.
Nunca tive Filosofia no colégio, talvez se tivesse tido, entraria mais preparada p/ a universidade... :wink:
 
Não posso dar uma definição porque infelizmente separaram a física da filosofia faz anos... mas boa parte do que Litz descreveu explica porque as duas ciências andaram juntas por um bom tempo.

Vou dar algumas pinceladas que a gente acaba desconsiderando quando pensamos em filosofia.

Como disse, filosofia é uma ciência. Isso porque parte do princípio básico que é o questionamento do mundo, do funcionamento do mesmo, das pessoas, do que move as pessoas.

Enquanto as outras ciências tendem a estudar um assunto em específico, a filosofia abrange muitas facetas de todas as ciências. Isso porque o questionamento também não conhece limites.

(motivo pelo qual considero uma pena não termos melhor aprendizado de filosofia no estudo de física, matemática, química...)

Sendo a base o questionamento, como consequência temos uma procura por respostas. Muitas vezes não conseguimos todas as respostas que gostaríamos, mas felizmente os filósofos deixaram registrados suas "impressões e achados" para nós.

E o engraçado é porque os questionamentos são universais, pode ser que uma dessas "respostas" pode ser a que você procura/precisa.

Por isso dizem que quando o corpo está doente você procura um médico, mas quando sua mente está doente, você lê os grandes filósofos. :wink:
 
Nao sei bem como definir a filosofia..... mas gostei das respostas que já deeram...
Primula disse:
Enquanto as outras ciências tendem a estudar um assunto em específico, a filosofia abrange muitas facetas de todas as ciências. Isso porque o questionamento também não conhece limites.

(motivo pelo qual considero uma pena não termos melhor aprendizado de filosofia no estudo de física, matemática, química...)

também acho uma pena... aprender a questionar é melhor do que decorar uma matéria....
tantoque os grandes pensadores gregos eram filósofos, pintores, arquitetos, matemáticos... etc... etc....
 
Hmmmm.... aproveitando a deixa filosófica... e o que vc pensa sobre este assunto, Kiwi? :wink:

(Mila? Mila??? Quiéisso? Mudou de nome quando?!?!?)
 
Eu só tive filosofia no 1° ano. Foi uma p0ena eu ter saído dakele colégio e não ter tido mais aula...u.u mas também o povo zuava mto! NBem prestava atenção, no final do ano a única que prestava atenção era eu...e eu tinha umas conversas só com o professor, foi bem legal!^^
Eu acho que filosofia é isso msmo q já falaram. É questionar as coisas, sem se contentar com uma únuca explicação e tentar ir sempre mais a fundo.
 
Filosofia é, na minha opinião, a busca pela resposta da pergunta mais básica que existe, mas que ninguem respondeu ainda: Qual é o sentido da vida? Essas seis palavras definem filosofia. O resto são só meios pra chegar nessa resposta.
 
A filosofia serve pra vc aprender a ampliar as suas visões do mundo e a compreender as varias formas de pensamento...
 
Eu adoro filosofia... acho que devia ser obrigatório, assim como matematica e portugues... é NECESSÁRIO formar seres pensantes( :lol:)

Uma pena é que meu professor de filosofia é péssimo. Um cara que simplismente não sabe dar aula.
 
Eu nunca estudei filosofia, mas adoro filosofar. É pensar a vida, não é restrita como as outras ciências. Eu busco com ânsia compreender o mundo, uma coisa meio 'decifra-me ou te devoro'. O legal é que tudo pode mudar de acordo com a vivência, uma visão pode te levar a repensar tudo que você achava que sabia. Acho que todos filosofam um pouco ao menos, mas é engraçado que parece que as pessoas que menos pensam sobre a vida são os que mais entendem ela, e os que mais a aceitam.
 
Thrain... disse:
Eu adoro filosofia... acho que devia ser obrigatório, assim como matematica e portugues... é NECESSÁRIO formar seres pensantes( :lol:)

Uma pena é que meu professor de filosofia é péssimo. Um cara que simplismente não sabe dar aula.

Tb acho...so q meu professoar de filosofia tb era um idiota...e ao inves de formar seres pensantes, formava seres revoltados...
 
Primula disse:
Hmmmm.... aproveitando a deixa filosófica... e o que vc pensa sobre este assunto, Kiwi? :wink:

(Mila? Mila??? Quiéisso? Mudou de nome quando?!?!?)

Primula...... não entendi........ heheehehehe..... (tirei o "ca" tem um tempo... gostou?)

os "grandes filósofos" dos nossos professores não sabem ensinar filosofia de acordo com a idade das crianças... dão aula como se estivessem dando aula para alunos de faculdade, esse é o grande erro....

um outro erro, é que a filosofia ensina a pensar.. não é isso? então não deveria ser uma matéria isolada, e sim ensinada pelos professsores de física, quimica, matemática, etc....

não adianta um professor, numa aula de 50 minutos por semana, ensinar a pensar, a criticar e tudo o mais.... e na aula seguinte entra um professor de matemática... e "é assim, copiem, decorem."
Não dá....
 
A Filosofia é mãe de tudo.

Foi com ela que surgiu tudo mas a filosofia é um tipo de "treino" para o pensamento. A matéria serve mais como história para vocês conhecerem os grandes filósofos, estudar suas idéias, mas praticar a filosofia, o ato de analisar as coisas não com respostas, mas com perguntas, eu acho que deve ser mais dificil. :aham:
 
Acho que filosofia não se aprende na escola...as aulas de filosofia (pelo menos as minhas) são mais aulas de história mesmo.Acho que filosofia é qualquer tipo de reflexão em busca de uma resposta que não está escrita em livros e tal.
 
a filosofia como ja disseram, é a base de tudo, mas tb é o topo. quando uma pessoa tem o titulo de Ph.D, significa q ele é um Doutor em Filosofia (em ingles).

para tudo que vc faz, vc gera um questionamento. Por que isso?.
a parte da filosofia que eu mais gosto, é a existencialista, mais na area que Heidger (axo q eh assim) fala, sobre uma vida inautentica, as coisas q fazem com que uma pessoa seja mais um na massa, e naum ela por ela mesma.
eh mtu bom vc ver que questionar tudo, naum é ser uma pessoa duvidosa, mas sim, ávida por saber, buscando cada vez mais superar os seus próprios limites, e o dos outros.

Filosofia deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas, e em todas as séries.
o mundo ta o q ta, pq as pessoas aprendem a aceitar tudo calado, e naum se importam em ser + 1 na massa (Heidger).
 
Apesar dos posts da Litz e da Primula já terem dito praticamente tudo, eu vou arriscar uma resposta...
Pra que serve a filosofia? A filosofia, como já disseram, ensina a pensar, a questionar o mundo e tudo o que está inserido dentro, e até mesmo fora dele. Aprender filosofia é, usando uma analogia bem simples, aprender a andar com os próprios pés.

Ela é extremamente necessária para o próprio desenvolvimento da mente humana.
Só que muita gente trata ela com preconceito, e até um tantinho de desprezo. Muita gente pensa: oras, pensar é muito fácil, pra que perder tempo aprendendo a pensar se eu tenho tantas fórmulas físicas a aprender, tantos teoremas matemáticos, tantas regras gramaticais?
Ledo engano. Aprender a pensar é bem mais difícil que decorar todas as possíveis utilizações do teorema de Pitágoras e das funções horárias de movimentos uniformes. Pensar de maneiras diferentes, questionar o sistema vigente, as grandes certezas da humanidade, cutucar os maiores tabus, isso tudo é complicado. Assim como é complicado aprender a andar, a falar, a escrever.

A filosofia tem muito mais importância que a física quântica, a química inorgânica e a trigonometria. Porque todas essas ciencias e matérias tão mais valorizadas que a filosofia surgiram justamente do pensamento, do questionamento. Por que, entao, a escola, a sociedade, o governo, dão tão pouca importância à filosofia?

Talvez o motivo seja porque é muito mais simples manipular pessoas que não sabem pensar. Pessoas acostumadas a receber respostas prontas, sem nunca se questionar de onde elas vieram, ou mesmo se estão corretas são pessoas que são muito mais facilmente alienadas da realidade, induzidas a ver a realidade de forma distorcida.

Sem saber pensar um homem não passa de um animal indefeso. Se você não sabe pensar, questionar, como você vai poder se voltar contra quaisquer injustiças cometidas contra você? Como você vai poder ver onde as coisas estão erradas, como você vai poder lutar por seus direitos, como você vai poder se rebelar, se libertar? Como?

Apesar de tudo isso, porém, muita gente despreza e detesta filosofia. Porque é uma matéria "desnecessária" e "chata". Desnecessária? Creio que não. Chata? Pode ser. Mas física é uma matéria chata, matemática é uma matéria chata, português e literatura são matérias chatas, e ninguém questiona o fato de que tem que aprender essas disciplinas, que afinal, tem até menos importância que a filosofia. :wink:

Bem, esta aí em cima foi a minha resposta. Se eu não me engano muito, tem um livro aqui em casa (da Marilena Chaui, se minha memória não estiver falhando) que responde exatamente às suas perguntas, Kiwi....
Se eu achar ele (e se tiver paciencia de digitar o troço) eu coloco ele aqui pra vocês verem... é bem interessante (ou pelo menos, eu achei :P ).
 
um outro erro, é que a filosofia ensina a pensar.. não é isso? então não deveria ser uma matéria isolada, e sim ensinada pelos professsores de física, quimica, matemática, etc....

Mas enquanto a física, a matemática e a química trabalham com números, dados e informações, que são utilizados pelo homem, a filosofia tenta compreender o homem em si. Na escola nos ensinam coisas que serão necessárias no futuro para nossa sobrevivência, como saber escrever, saber contar, entender o mundo a nossa volta, entender o porquê da situação do mundo atual olhando para trás jo tempo. Mas a filosofia é diferente. A matemática dá uma fórmula e nos ensina o medo pelo qual a iremos resolver. A filosofia pode dar a fórmula, mas quem a resolve é cada um, sem ninguém ter ensinado isso. A fórmula, o problema, a questão de filosofia, é resolvida dependendo do ponto de vista de cada um (ou não, já que se formos a considerar uma ciência, será uma ciência bem inexata). Ela está sim ligada com outras matérias, mas a filosofia ensina não só a "pensar" em qualquer coisa, e sim pensar sobre a sociedade, sobre o ser humano, sobre suas ações. Ninguém nos ensina como filosofar. Filosofar não é senão pensar sobre uma questão relacionada ao homem e sua influência sobre as coisas que o cercam. O professor de filosofia apenas nos mostra os pensamentos de pessoas que dedicaram grande parte de sua vida à essa atividade. O porquê desse pensamento é discutido, e existirão diferentes pontos e vistas sobre esse pensamento. As idéias divergirão, esse é o objetivo da filosofia: não, como na matemática ou na física, ou mesmo no português, achar uma resposta única, exata e inconstestável, mas sim diferentes respostas dependendo da capacidade intelectual de cada um. Sei lá, é assim que eu penso... Pra que serve a filosofia? Talvez para você olhar para o mundo com uma visão mais aguçada e tomar decisões não "corretas", mas decisões que tragam benefícios para você e para as pessoas à sua volta, dependendo do seu conceito do que é bom e do que é ruim.
 
Aviso: não li os replays, só o post principal
então se eu repetir alguem, me ignorem ^^

Geralmente a filosofia é odiada nas escolas, pq ela ensina o aluno a pensar, ao contrario das outras matérias que simplesmentem ensinam conceitos basicos, a filosofia tende a buscar a inmterpretaçao de cada um sobre uma variedade de coisas, a mãe de todas as ciencias, mais primitiva q as formas atuais (fisica, matematica, antropologia, sociologia etc), mas ainda tem muito a oferecer para qualquer pessoa
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo