• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pra que serve a filosofia?

É...
A filosofia é uma porta para novos pensamentos, novas formas de pensar e olhar a realidade.
Faz pensar através do que outros viram como novo e desconhecido, e transferiri para nossa realidade e colocando em novos pontos e perspectivas. Através do que os "antigos pensadores" encontraram, isto nos estimula (ou não) à buscar novos caminhos e formas de conhecimento, visão e uma ralidade, aplicados ao atual, às coisas que nos cercam.
 
Arandelis disse:
Aprender filosofia é, usando uma analogia bem simples, aprender a andar com os próprios pés.
A meu ver isso resume a questão mas o post inteiro está perfeito!!! Não há oq por ou tirar! Vc conseguiu explicar com maestria todos os pontos de vista q eu imagino e ia por!
:clap: :clap: :clap: :clap:
 
O texto da Marilena Chaui a que eu me referi no meu ultimo post é esse aí. Pra quem quizer mais informações sobre ele, ou quizer ler a íntegra, lá embaixo estão os dados do livro (ou pelo menos uma parte deles). O texto tá meio grande, mas é muito interessante, creio que vocês vão gostar dele.... ou não! hehe...
Ah, destaque para o parágrafo em negrito. Ele diz tudo. :D
Sem mais delongas, segue o dito cujo:

"(...)Afinal, para que Filosofia? É uma pergunta interessante. Não vemos nem ouvimos ninguém perguntar, por exemplo, para que matemática ou física? Para qe geografia ou geologia? Para que história ou sociologia? Para que biologia ou psicologia? Para que astronomia ou química? Para que pintura, literatura, música ou dança? Mas todo mundo acha muito natural perguntar: para que Filosofia?
Em geral, essa pergunta costuma receber uma resposta irônica, conhecida dos estudantes de Filosofia: "A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal equal". Ou seja, a filosofia não serve para nada. Por isso, se costuma chamar de "filósofo" alguém sempre distraído, com a cabeça no mundo da lua, pensando e dizendo coisas que ninguém entende e que são perfeitamente inúteis.
Essa pergunta, "Para que Filosofia?", tem a sua razão de ser.
Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata.
Por isso, ninguém pergunta para que as ciências, pois todo mundo imagina ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na sua aplicação científica à realidade.
Todo mundo também imagina ver a utilidade das artes, tanto por causa da compra e venda das obras de arte, quanto porque nossa cultura vê os artistas como gênios que merecem ser valorizados para o elogio da humanidade. Ninguém, todavia, consegue ver para que serviria a Filosofia, donde dizer-se: não serve para coisa alguma.
Parece, porém, que o senso comum não enxerga algo que os cientistas sabem muito bem. As ciências pretendem ser conhecimentos verdadeiros, obtidos graças a procedimentos rigorosos de pensamento, pretendem agir sobre a realidade, atrevés de instrumentos e objetos técnicos; pretendem fazer progressos nos conhecimentos, corrigindo-os e aumentando-os.
Ora, todas essas pretenções das ciências pressupões que elas acreditam na existência da verdade, de procedimentos corretos para bem usar o pensamento, na tecnologia como aplicação prática de teorias, na racionalidade dos conhecimentos, porque podem ser corrigidos e aperfeiçoados.
Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas. O cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas.
Assim, o trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho da Filosofia, mesmo que o cientista não seja filósofo. Nop entanto, como apenas os cientistas e os filósofos sabem disso, o senso comum continua afirmando que a Filosofia não serve para nada.

(...)

O primeiro ensinamento filosófico é perguntar: O que é o útil? Para que e para quem algo é útil? O que é o inútil? Por que e para quem algo é inútil?
O senso comum de nossa sociedade considera útil o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Julgao útil pelos resultados visíveis das coisas e das ações, identificando utilidade e a famosa expressão "levar vantagem em tudo". Desse ponto de vista, a Filosofa é inteiramente inútil e defende o direito de ser inútil.

(...)

Qual seria, então, a utilidade da Filosofia?
Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do bom senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil. se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes que os seres humanos são capazes.
"


(Marilena Chaui, Convite à Filosofia, páginas 12, 13 e 18)



------------------------------------------------------------------------------------

Obs final:Avenger, você me deixou realmente encabulada :oops:
Brigada pelos elogios =)
 
Eu lembro q qndo eu estava na escola, uma das materia q os alunos menos gostavam era filosofia...naum entendo o pq dessa revolta pela materia, ta certo q o professor como disse era um droga mas tb naum é so o fato dos professores mas se parar pra olhar na maioria dos colegios, os alunos(ou pelo menos a maioria) naum gosta de filosofia.
 
Lestat... o fato é que a maioria dos alunos hoje em dia quer as respostas prontas. Dá muito trabalho pensar, sabe, ainda mais quando você pode pegar o cartão de crédito do papai e ir pro shopping todo dia de tarde pra desfilar sua roupa da ultima moda e torrar rios e rios de dinheiro.
Isso é bom pra aqueles que querem uma juventude solícita e burra, e infelizmente é o que acontece hoje... :roll:
E pra que vai servir a filosofia se você não quer pensar?
 
Verdade..isso hoje em dia esta se tornando algo serio, de q q forma cada um na sua, eles alimentando o ego futil deles e nós a nossa capacidade de pensar. :wink:
 
Gente, não é porque se usa a roupa da última moda ou torra dinheiro me shopping que se é burro ou fútil, e também não se é por não gostar de filosofia. Muitos que reclamam do preconceito o cultivam. Estão falando de pensar e filosofia, mas taxar as pessoas preconceituosamente é mostrar compreensão simplória. Grande coisa saber Platão de cabo a rabo se não se tem visão aguçada para ver o mundo como ele é, filosofar é tentar compreender o que é visto. Também é errado discriminar alguém por ser burra, inteligência não faz ninguém melhor. Caráter tem muito mais importância.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo