• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pra esclarecer de uma vez por todas: Gurthang seria uma espécie de Excalibur?

Na verdade, tal comparação é uma surpresa para mim.

Me lembro de ter visto a espada de Aragorn - Andúril - ser comparada à Excalibur em "O Mundo de Tolkien - Fontes Mitológicas de O Senhor dos Anéis", que já citei algumas vezes aqui no fórum.
Na página 170 fala sobre "Dinastias e Espadas Ancestrais". Amanhã, com calma, posto o texto aqui, pois encontrei trechos que me recordaram outros pontos interessantes sobre espadas lendárias que podem acrescentar à discussão.

Se eu me empolgar demais me perdoem, é porque espadas e dragões me fascinam. :yep: :mrgreen:
 
Acho que, por acaso, nessa de pesquisar a origem arturiana da espada do Túrin, eu descobri a resposta pra pergunta da doutora Kristine Larsen no ensaio dela:

Swords and Sky Stones: Meteoritic Iron in The Silmarillion

Given Tolkien’s familiarity with meteors, and the perhaps natural connection between Gurthang’s black color and flaming edges and the appearance of a falling meteorite, it is not surprising that he would have been motivated to openly define the sword as of meteoritic origin. But what motivated Tolkien to make this change as an addition to "The Quenta", and why circa 1930?

The King of Elfland's Daughter (A Filha do Rei da Terra dos Elfos, huuumm, lembra algo né? :P)do Lord Dunsany, era um romance de 1924 e nele, entre muitas outras coisas de interesse, tinha a tal espada de " thunderbolt iron" ( e eu que vivo adiando imprimir esse livro, isso tem que acabar):

TV Tropes-Thunderbolt Iron

Pratchett here is most likely referencing Lord Dunsany's "King of Elfland's Daughter", where a witch forges a sword of thunderbolt iron to be used as a weapon by the prince to invade Elfland.

Bem que eu já tinha falado dele aqui no fórum

Realmente, foi Lord Dunsany que popularizou o "trope" do ferro thunderbolt e foi ele que, com certeza, inspirou o Tolkien a fazer a lâmina mágica de ferro meteórico a partir das versões anos 30 do Legendarium. A Espada ,inclusive, é preta também. Já vamos somar uma quinta espada mágica na lista das inspiradoras da Gurthang.

http://en.wikipedia.org/wiki/The_King_of_Elfland's_Daughter

Olhem aí o trecho do King of Elfland's Daughter com a forja da espada negra de ferro meteórico!

And by the time the sword was black it was all enchanted with magic.

Nobody can tell you about that sword all that there is to be told of it; for those that know of those paths of Space on which its metals once floated, till Earth caught them one by one as she sailed past on her orbit, have little time to waste on such things as magic, and so cannot tell you how the sword was made, and those who know whence poetry is, and the need that man has for song, or know any one of the fifty branches of magic, have little time to waste on such things as science, and so cannot tell you whence its ingredients came. Enough that it was once beyond our Earth and was now here amongst our mundane stones; that it was once but as those stones, and now had something in it such as soft music has; let those that can define it.

And now the witch drew the black blade forth by the hilt, which was thick and on one side rounded, for she had cut a small groove in the soil below the hilt for this purpose, and began to sharpen both sides of the sword by rubbing them with a curious greenish stone, still singing over the sword an eerie song.

(...)

Then like the noise of some city heard amongst birds in woods, like a sob heard amongst children that are all met to rejoice, like laughter amongst a company that weep, like a shrill wind in orchards amongst the early blossom, like a wolf coming over the downs where the sheep are asleep, there came a feeling into the Elf King's mood that one was coming towards them across the fields of Earth. It was Alveric with his sword of thunderbolt-iron, which somehow the old King sensed by its flavour of magic
.

Quem quiser pegar os livros completos do cara em castelhano, já de domínio público, pode conferir aí. Inclui a tradução do King of Elfland's daughter.

http://www.elultimolibro.net/2007/09/lord-dunsany.html

Então vamos contar os ingredientes descobertos da Gurthang/Anglachel :

a)Tyrfing ( amaldiçoada,traz má sorte ao portador),

b)Clarent(espada "gêmea" de Excalibur que parece ser de ferro meteórico, usada por Mordred, antiherói malsinado como Túrin),

c)Gram (espada de Sigurd, usada pra matar o Dragão Fafner com golpe dado com artifício na barriga, passada adiante como herança e com um "teste" embutido pra avaliar a capacidade do herdeiro, assim como o elmo do Dragão de Dor Lómin),

d)espada sem nome de Kullervo ( falante e usada no suicídio do herói incestuoso)

e) e a espada rúnica "preta" do Alveric, forjada com ferro meteórico e de coloração negra usada pelo herói que se torna o pretendente ou amado por uma "filha de um rei da Terra dos Elfos", assim como Túrin foi amado por Finduilas, filha de Orodreth, similar a outras duas "filhas", Lúthien Tinúviel e Idril Celebrindal, também amadas por homens mortais "heróis".É bem capaz que a "Espada de Welleran", outra espada mágica de conto de Dunsany, também entra no mix..

É por essas e outras que falam que é dificílimo rastrear as referências de Tolkien. Ele não só combinava várias fontes entre si, como redistribuía o conteúdo das fontes entre personagens e histórias diferentes.Ele, realmente, lidava com o assunto do empréstimo de motivos e idéias como se fosse uma questão de culinária.

Nota, o nome do Alveric é uma variante de Aelfric,Alberich, Rei dos Elfos, que acaba gerando Elfric e Elric além de e , eventualmente, Oberon. Fica o subtexto de que o herói, casando com a filha do rei, se torna o sucessor do rei de uma maneira mística e simbólica. Um elemento tb presente em Beren e Lúthien.
 
Última edição:
"Excalibur foi forjada com material feérico nos reinos subaquáticos da Inglaterra, e por ser uma arma justa, uma vez ela se partiu quando Arthur deferiu um golpe em um oponente armado.
Após esse episódio, Arthur lança Excalibur de volta ao lago, e cinco anos depois, passa por ali, e a recebe de volta da Dama do lago, que por sinal, diziam ser sua mãe..."

Essa definição tá num livro velho que tenho aqui em casa, só que o bixim é sem capa, e sem nenhuma alusão ao seu título no meio dele, então não sei qual livro é...
Eu tenho ele desde que tinha 6 anos ;D.
 
Sim eu sei, ambos são realmente parecidos nesse ponto sim, parecendo ser canalizações de energia espiritual num receptáculo inanimado externo que adquire certo grau de senciência (similaridade clara com as Horcruxes de Harry Potter pq, tb, Tolkien e Rowling usaram a mesma referência, histórias de bruxos e gigantes imortais por manterem a alma fora do corpo). Na verdade, há controvérsia a respeito do fato de que o Anel teria ou não falado no fim do Senhor dos Anéis, por conta própria, ou se o teria feito por intermédio do Frodo ( ou usado uma forma de telepatia o que pode ter acontecido com a espada tb.). As estátuas enfeitiçadas de Cirith Ungol eram capazes de soltar um grito de alarme como o fizeram mesmo depois de destruídas e soterradas pela queda do arco de portal sob o qual elas estavam;




O lance é que Mordred, na maioria das versões mais recentes, foi criado como sobrinho de Arthur pra disfarçar as aparências, sendo meio irmão de criação de Gawain , de Gareth e outros cavaleiros. Isso pq a irmã de Morgana , Morgause, ou a própria Morgana, dependendo da versão, teria se casado com o pai de Gawain. Nas Brumas de Avalon , Morgause cria o filho de Morgana e é,tb, mãe do herdeiro adotivo do trono, Gawain .Então, Gawain seria sobrinho de Arthur por afinidade e Mordred seu irmão de criação.

As versões que não falam da ligação de parentesco incestuoso costumam ser reelaborações posteriores sanitizadas da história ou, então, são, justamente, as mais antigas, galesas, do Mabinogion onde há outro personagem que é filho de Arthur,Amr.

Não podemos dizer que são "erradas", apenas menos ligadas ao Corpus principal da Lenda, tal como definida nas versões mais modernas, que "colaram" na imaginação popular.

Bem bem, a gente pode levar em conta quanto a história de Arthur várias coisas. Pelo que vi, baseia-se nas Brumas de Avalon. Contudo, gosto muito mais do trabalho de Bernard Cornwell, não como literatura fantástica, mas como literatura histórica (fica a dica para cariocas: ele vai estar na bienal do livro, compensa ir ver!).

Agora voltando ao tema principal... Creio que a existência de espadas forjadas por objetos astrais é um tanto quanto fantástica. É claro, não podemos descartar nada, mas, na maior parte dos casos, as pedras espaciais tem seu calor específico (quando sai do estado sólido para líquido) MUITO mais alto que o do ferro. Será, então, que realmente poderiam ter forjado espadas através de ferro meteórico, falando de Excalibur?

Excalibur esta que creio não ter nada a ver com Gurthang. Gurthang carregava Ëol nela, sendo, assim, maligna, enquanto Excalibur era nada mais nada menos do que uma espada comum: bela, fantástica, talvez até mágica, mas não tinha eu interior.
 
Boa comparação, mas o que de fato vocês gostariam de saber?

"Gurthang seria uma espécie de Excalibur?"

Gurthang possui vontade própria, por assim dizer e a Excalibur não demonstra essa vontade diretamente, mas é uma arma justa. Um fato interessante é que no final dos tempos, Melkor vai sucumbir perante ela na Dagor Dagorath. ^^
 
Excalibur esta que creio não ter nada a ver com Gurthang. Gurthang carregava Ëol nela, sendo, assim, maligna, enquanto Excalibur era nada mais nada menos do que uma espada comum: bela, fantástica, talvez até mágica, mas não tinha eu interior.

Bom, alguma coisa ela tem a ver sim, já que, como acontecia com Anglachel e Anguirel, ela tb integrava um par de espadas, talvez, forjado de ferro meteórico que, é historicamente comprovado, era, sim, usado pra fazer armas que, por conterem irídio em pequenas quantidades, e ligas naturais de níquel-ferro e ferro-níquel eram mais resistentes do que o ferro "natural" que era muito mais difícil de se obter em estado puro pra se fazer armas.

Havia sociedades antigas que não tinham acesso aos metais ferrosos extraídos do solo e, entretanto, usavam o ferro meteórico pra fazer artefatos que subsistem até os nossos dias.

Pode conferir nos links postados.
 
Última edição:
Axo q o Ilmarinen definiu bem o assunto: Tolkien não copiava nada, mas ele pegava idéias de vários lugares e distribuia pela obra.
 
Na página 170 fala sobre "Dinastias e Espadas Ancestrais". Amanhã, com calma, posto o texto aqui, pois encontrei trechos que me recordaram outros pontos interessantes sobre espadas lendárias que podem acrescentar à discussão.

Como o prometido, aqui vai:

O Mundo de Tolkien disse:
Dinastias e Espadas Ancestrais

O significado da espada ancestral do rei guerreiro é naturalmente crucial para todos os três heróis [Aragorn, Arthur e Sigurd]. O rei Arthur é famoso pela disputa de Excalibur, ou a Espada na Pedra. Esse é um ato que duplica a disputa em Volsunga Saga, quando o pai de Sigurd, Sigmund pode puxar a espada Balmung sozinho, a qual Odin havia fincado em Branstock, a "árvore-teto" viva que é o pilar central do Grande Salão dos Volsungs (simbolicamente a Árvore do Mundo no Mundo Nórdico e literalmente a Árvore Genealógica dos Volsungs).

Contudo, nem mesmo Sigurd ou Aragorn de Dúnedain são submetidos a essas disputas: ambas as espadas lhes são dadas como herança. Em vez disso, seu problema é que ambas as espadas estão quebradas e nenhum deles pode usá-las para reclamar seus reinos até que sejam forjadas novamente. No caso de Sigurd, a espada foi quebrada por Odin na última batalha de seu pai Sigmund, ao passo que a espada de Aragorn foi quebrada por seu ancestral Elendil em sua última batalha contra Sauron. Como as espadas de Sigurd e Aragorn, a espada de Arthur é supostamente inquebrável; contudo, em circunstâncias especiais, todas as três espadas são quebradas. As espadas de Sigmund e Aragorn se quebram em batalhas contra oponentes sobrenaturais, enquanto a espada do Rei Arthur se quebra quando ele faz um ataque injusto contra Sir Pellinore. É como se a espada do rei cristão fosse dotada de uma consciência moral. Apesar de a arma de Arthur se quebrar, ele não é morto, como aconteceu a Sigmund quando sua espada se despedaçou. Em vez disso, quando Sir Pellinore está a ponto de matá-lo, Merlin o coloca em profundo desmaio. Arthur é salvo pelo mago Merlin e passa por uma ressurreição espiritual. Renasce um Arthur penitente e reformado. Seguindo a mesma linha, Sigmund é ressucitado em seu filho Sigurd, assim como Elendil é ressucitado em seu descendente Aragorn.

Uma vez que Sigurd forjou sua espada Gram novamente, ele parte para reclamar sua herança. Ele faz isso para vingar a morte de seu pai e reclamar seu reino pela conquista, matando o dragão Fafnir e tomando o tesouro e o anel do monstro. Sigurd, então, segue para ganhar sua amada princesa Valquíria Brynhild. Até certo ponto, embora a demanda pelo anel seja o oposto, a vida de Aragorn se reflete na de Sigurd. Uma vez que a espada de Aragorn, Andúril, é forjada novamente, ele parte para reclamar sua herança. Ele vinga a morte de seu pai, reclama seu reino por conquista e, após a destruição do Um Anel, ganha sua amada princesa Arwen Estrela Vespertina.

A natureza da espada de Aragorn deve algo a ambas as tradições de Arthur e Volsung. A espada de Aragorn foi originalmente chamada "Narsil", que significa "chama vermelha e branca". Foi forjada por Telchar, o maior de todos os anões ferreiros da Primeira Era. Narsil é quebrada por Elendil em batalha com Sauron, o Senhor do Anel, e é forjada novamente em Valfenda pelos elfos de Celebrimbor, os maiores de todos os elfos ferreiros da Segunda Era. Rebatizada de "Andúril", que significa "chama do oeste", sua lâmina brilha com chama de um vermelho vivo sob a luz do Sol e uma chama branca sob a luz da Lua.

Na tradição de Volsung, a espada que Odin finca em Branstock e é, então, reinvindicada por Sigmund é forjada em Alfheim pelo herói conhecido dos saxões como "Wayland, o Ferreiro". A espada não tem um nome formal até ser forjada novamente para Sigurd, por Regin o Ferreiro, um ser semelhante a um anão. A espada recebe, então, o nome de "Gram" e sua lâmina é distinta não apenas pela natureza inquebrável, mas também pelas luzes vivas de suas chamas azuis que brincam pelo fio da navalha.

O conto de Arthur difere de Sigurd e Aragorn pelo fato de que sua espada despedaçada não é forjada novamente. Em vez disso, é dada a Arthur uma nova espada, Excalibur, pela feiticeira Viviane, também conhecida como Senhora do Lago. Como outra dádiva, Excalibur tem uma bainha adornada de jóias que não permitirá que Arthur seja ferido. A lâmina da Excalibur de Arthur também brilha com uma chama viva e, assim como Gram e Andúril, pode cortar através do aço e pedra e ainda manter seu fio amolado. Enquanto isso, na rainha élfica Galadriel da Floresta Dourada de Lothlórien, temos uma figura comparável à benfeitora e Arthur, Viviane. Galadriel dá a Aragorn uma bainha adornada com jóias que torna a lâmina da espada Andúril imaculada e inquebrável.

A discussão mais esse texto me lembraram de outras três 'espadas' ou semelhantes com características peculiares na fantasia.

* O sabre de luz de Anakin Skywalker não tem nada de especial em relação a outros sabres da história [que também cortam praticamente qualquer material], mas também é passado a seu filho Luke através da herança e legado passado através de um mestre / tutor, que é Obi-Wan.

* A Faca Sutil [2º livro de Fronteiras do Universo]. Assim como as espadas citadas no texto acima ela corta qualquer coisa e sua navalha também possui um brilho estranho e também só pode ser passada ao "portador de direito" que tem uma marca física especial. Trecho em que Will a recebe [pág 169 e 170]:

Ainda sem poder acreditar no que estava acontecendo Will alcançou a faca e a puxou em sua direção. Era uma adaga de aparência comum: lâmina de dois gumes, de metal fosco, com uns 20 centímetros de pau-rosa. Ao examiná-la com mais atenção, o garoto percebeu que na madeira do cabo estavam embutidos fios dourados, formando um desenho que ele não reconheceu até virar a faca e ver do outro lado um anjo de asas dobradas; no lado oposto havia um anjo diferente, com asas abertas. Os fios ressaltavam um pouco da madeira, permitindo uma pegada firme, e ao segurar a faca na mão Will sentiu que ela era leve, forte, tinha um equilíbrio perfeito e que a lâmina afinal não era fosca - aliás, parecia que sob a superfície do metal havia um redemoinho de cores nubladas: os roxos de um hematoma, os azuis do mar, os marrons da terra, os cinzentos das nuvens e os verde-escuros que se encontram sob uma árvore de copa densa, as sombras que se agrupam na boca de uma sepultura quando a tarde cai sobre um cemitério deserto. Se existe algo como sombras coloridas, era o que refletia a lâmina da faca sutil.

Mas os gumes eram diferentes - aliás, os dois gumes eram diferentes entre si. Um era de aço claro e brilhante, que logo se fundia àquelas sutis sombras coloridas, mas um aço de agudeza incomparável; Will não conseguiu manter o olho nele, tão afiado ele parecia. O outro gume era igualmente afiado, mas de cor prateada e Lyra, que olhava por cima do ombro de Will, exclamou:

- Já vi esta cor! É a mesma da lâmina que iam usar para me separar de Pam, a mesma!

- Este gume corta qualquer material do mundo - disse Giacomo Paradisi, tocando o aço com o cabo de uma colher - Vejam.

O ancião apertou a colher de prata contra a lâmina. Will, que segurava a faca, sentiu uma resistência mínima enquanto a ponta do cabo era cortada e caía sobre a mesa. Ele continuou:

- O outro gume é ainda mais sutil. Com ele você consegue cortar uma abertura para fora deste mundo.

* E a espada de Grodric Gryffindor, em Harry Potter que já foi citada. Mas não só porque ela 'guarda' alguma essência [segundo Hermione: "lâminas fabricadas por duendes só absorvem o que as fortalece: Harry, aquela espada está impregnada de veneno de basilisco!"; e é capaz de destruir qualquer coisa], mas também pela maneira como Harry a encontra em Relíquias da Morte [7º e último livro], semelhante à descrita em O Mundo de Tolkien:

O Mundo de Tolkien disse:
Em vez disso, é dada a Arthur uma nova espada, Excalibur, pela feiticeira Viviane, também conhecida como Senhora do Lago. Como outra dádiva, Excalibur tem uma bainha adornada de jóias que não permitirá que Arthur seja ferido.

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte no Capítulo 19 - A Corça Prateada, Harry é guiado por um patrono em forma de corça até um poço onde a espada verdadeira está escondida e é retirada de lá por Rony Weasley. Com ela eles destroem uma das Horcrux, um medalhão que tem uma das partes de Voldemort e causa um efeito parecido com o que o Anel de Senhor dos Anéis causava em quem o portava. Mas ao contrário dos outros objetos mágicos e/ou mitológicos que possuiam a essência boa ou má de alguém, esse medalhão falava e parecia ter poderes próprios e perigosos.
 
Última edição:
Bem... eu preciso estudar um bocado pra poder acompanhar tópicos deste nível. As discussões estão excelentes e o pessoal demonstra grande conhecimento de causa.

Vi em um dos links brilhantemente postados pelo Ilmarinen, que aquilo que eu pensava ser "licença poética" dos autores (forjar armas a partir de meteoritos) pode ser real.

Entretanto fiquei com uma dúvida. Uma espada como Gurthang deve ter o que? Uns 1,5 ou até 2kg de metal (hipótese). Considerando que no processo de forja da espada se perca de uns 2% a 5% (outra hipótese que não me parece nada absurda), deveriam ter retirado do meteorito cerca de 2,1 kg de ferro. Sei lá, mas me parece muita coisa, não????
 
A resposta não depende do tamanho do aerolito e do nível de pureza de metal ferroso encontrada no meteorito não?

Impossível não é, tanto é que já foi feito antes.
 
Axo q o Ilmarinen definiu bem o assunto: Tolkien não copiava nada, mas ele pegava idéias de vários lugares e distribuia pela obra.

É fato que Tolkien não copiava nada, mas também é explicito que o Professor fazia alusões a objetos e nomes existentes (ou que existiram), e a lendas e mitos nórdicos, celtas, etc...



Também vou ler acerca de excalibur (embora já tenha lido As Brumas de Avalon, o que dá uma pequena noção) para poder acompanhar (melhor) os posts.
 
Falando em espadas e em Sigurd , dêem uma olhada nesse trailer animado para o comic franco/belga, Crepúsculo dos Deuses e babem com a beleza da coisa embalada pela música de Richard Wagner para o Ouro do Reno.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=tw-OcWrcank&feature=related"]YouTube - Siegfried trailer (Alex Alice)[/ame]

Aí vcs verão Sigurd ou Siegfried reforjando a espada quebrada transmitida como herança.

Um detalhezinho que vale a pena destacar a título de crítica construtiva no quote feito do livro em português. Tanto na Volsunga Saga quanto na versão de Wagner para o Anel dos Nibelungos é o próprio Siegfried que reforja sua espada, cena que foi inspiração pro reforjamento da faca sútil no livro da Luneta Âmbar do Phillip Pullman. Essa menção a Wayland Smith, de qualquer forma não está presente na versão standard da Lenda e , portanto, está incorreta. O autor misturou pedaços de vários sumários das histórias aparentadas entre si e isso pode levar a erro.
 
Última edição:
Sim concordo com a Arwen e acrescento que os fazia com um toque de gênio, o que de fato foi!
 
As espadas de Sigmund e Aragorn se quebram em batalhas contra oponentes sobrenaturais, enquanto a espada do Rei Arthur se quebra quando ele faz um ataque injusto contra Sir Pellinore. É como se a espada do rei cristão fosse dotada de uma consciência moral.

De fato nesse ponto lembra a espada de Túrin que tb se quebrou depois que ele se suicidou com ela.e depois que ele a usou pra matar Brandir. No caso dela sabemos por ela própria que ela havia desenvolvido uma consciência moral.
 
Até onde eu sei ,essa história da Excalibur ser forjada com ferro meteórico é algo, exclusivamente, do filme Excalibur e pode, perfeitamente, ter sido influenciada pela espada do Túrin Turambar e não o contrário, já que o roteirista e o diretor de Excalibur , originalmente, queriam fazer um live action do Senhor dos Anéis e eram,portanto, familiarizados com o Legendarium de Tolkien.

A espada de ferro meteórico mais famosa é a outra espada de Arthur,( daí a confusão), a Clarent, que era a "espada gêmea" de Excalibur em algumas versões ( daí as espadas gêmeas, Anguirel e Anglachel) e tb a verdadeira espada que ele teria arrancado da pedra. Essa sim era uma espada thunderbolt na versão original.

http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main.ThunderboltIron

O análogo mais próximo da Espada de Túrin Turambar na mitologia é a espada amaldiçoada Tyrfing da Hervarar saga ou saga do King Heidrek , the wise, que o filho dele,Christopher Tolkien traduziu!Foi forjada por dois anões: Durin e Dwalin.

http://en.wikipedia.org/wiki/Tyrfing

http://en.wikipedia.org/wiki/Saga_of_King_Heidrek_the_Wise

O funcionamento da maldição da Tyrfing, de que ela mataria sempre que fosse desembainhada, e o fato de trazer má-sorte a seu possuidor , parecem, por exemplo , ter influenciado, também, o Elder Wand do Relíquias da Morte, a Vara Mágica amaldiçoada do último livro de Harry Potter.

Ao fazer o Kalevala, Elias Lonrot implantou elementos dessa história na trama de Kullervo (a principal fonte do conto de Túrin) e é daí que vem a noção da espada do Túrin ser falante e ser usada pelo protagonista amaldiçoado para se suicidar depois de cometer incesto com a irmã sem o saber.

Daí vemos que Tolkien combinou elementos de pelo menos quatro espadas: a amaldiçoada Tyrfing, a espada falante de Kullervo, a espada de Sigurd, que era chamada Bram, Balmung ou Nothung e que era quebrada e reforjada pelo herói que a recebia como herança pra matar um dragão e a Clarent, gêmea de Excalibur , usada em tempos de paz, que, em algumas versões, no poema aliterativo de Arthur, foi usada por Mordred para matar seu pai, sendo ele mesmo o produto de um incesto entre dois irmãos.
Excelente post.

Fato é que toda "ESPADA" especial nos leva a pensar em excalibur. Claro que o professor conhecia a lenda e sim...vejo muitas lendas de espadas em Gurthang.
 
Mais Turim se arrependeu de ter matado Brandir, e um dos motivos de ele ter se suicidado foi esse.
 
Pra mim Gurthang pode ser tratada como o oposto de excalibur, essa que se basicamente se iguala a Narsil-Andúril, nota que Gurthang não obedecia ninguem fielmente a não ser seu forjador, hora ou outra traía quem a empunhasse, uma espada negra que pra mim sempre inspirou traição. Sem falar da "conversa" que Túrin teve com a espada antes de se matar.

Uma espada que aceita o sangue de um "herói" e dono, não pode ser comparada a Excalibur, talvez até certo ponto em poder mas nunca em honra.
 
Pra mim Gurthang pode ser tratada como o oposto de excalibur, essa que se basicamente se iguala a Narsil-Andúril, nota que Gurthang não obedecia ninguem fielmente a não ser seu forjador, hora ou outra traía quem a empunhasse, uma espada negra que pra mim sempre inspirou traição. Sem falar da "conversa" que Túrin teve com a espada antes de se matar.
.

E parece que é realmente algo assim mesmo em muitos pontos. Uma das inspirações pra Gurthang, como já foi falado, parece ter sido a Clarent, a espada que foi usada por Mordred pra ferir de morte o rei Arthur, uma espada que era uma gêmea de Excalibur assim como Gurthang era gêmea de Anguirel e que parece ter sido forjada com ferro meteórico.

E Mordred tem muitos pontos de contato com Túrin Turambar: ambos são parentes por adoção de reis nobres (Thingol e Arthur), ambos são filhos de Mulheres/"Fadas" com "beleza élfica", Morwen e Morgana ou Morgause, ambos matam ou causam a morte de um ente querido que os ajudou a criar, Gawain e Beleg, e ambos são como que "amaldiçoados" pagando pelos "pecados dos pais", Arthur, em algumas versões, e Húrin Thalion que foi amaldiçoado por Morgoth.

Sem dúvida, Medraut ou Mordred é mais um componente da mistura alquímica que resultou em Túrin Turambar. Outro componente é o cavaleiro Balin e sua espada amaldiçoada( mais uma espada, número seis) que estava destinada a fazê-lo tirar a vida do próprio irmão ( e ser morto por ele tb).

medraut%2Ble%2Btraitre.jpg


El Silmarillion y sus antecedentes literarios

También aparece el relato sobre Túrin Turambar, en el que se encuentran rastros del ciclo artúrico y del ya mencionado “Kalevala”; con más precisión, de las historias de Balin, el caballero de las dos espadas, y de Kullervo. Los tres personajes son perseguidos por el sino inexorable. El caballero de Arturo terminará matando a su hermano y es muerto por él, en un mutuo desconocimiento.
 

Anexos

  • medraut le traitre.jpg
    medraut le traitre.jpg
    77,5 KB · Visualizações: 25
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo