• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pq os homens foram abandonados pelos Valar ?

Lady Lilith

Usuário
Acabei de ler o Simarillion ,e não entendi bem a relação dos Valar com os homens...

Por que a raça dos homens não foi protegida contra Melkor ?
Os Noldor foram amaldiçoados e não receberiam ajuda ,mas o que os homens (e todos os outros povos que viviam na Terra Media) tinham com isso ?
Por qual motivo os Valar permitiram que os homens sofressem por tanto tempo sem interferir ?
 
pq os valar são uns bunda moles desgraçados e só o ulmo q presta!! ~.~
eu tbm li e fiquei mto indignado, com os homens tendo q pedir perdão e se humilhar prakele maldito do manwë %$#@%$%$!!!!
eles "ajudavam" mas ao invés de reconstruir a terra média, preferiram fugir e ficarem presos na ilha de valinor
e mesmo os noldor! ....bom, deixa eu parar por aqui...
mas enfim é por isso mesmo q eles não ajudaram, eles estavam bem demais em valinor pra se importarem com o resto do mundo.
e como eru disse, os homens seriam responsáveis pela música e eles teriam o mesmo poderes dos ainur , só q os valar nao sabem disso ^_^ (apesar de terem visto a terra já arredondara qdo ainda eram ainur)
 
Hmmm... vamos ver.

Os primeiros a despertar foram os elfos. Aí os Valar muito afoitos foram lá e numa compreensível ansia de ensinar e amar as crianças de Arda, queriam tê-las por perto. Tipo papais e mamães. (afinal eles também tiveram parte na criação dos filhos de Eru)

Só que as crianças crescem e querem andar com suas próprias pernas, num sabe? Era natural que sentissem que qualquer coisa que fizessem por lá seria vigiado, não seria algo realmente seu. Tipo quando a gente mora ainda na casa dos pais.

Tipo, o Deus cristão no começo aparecia demais. Queria ensinar. Ficava bravo. Era natural, sabe? Ele também não tinha muita experiência em criar filhos.

É natural que os pais cometam erros no começo. Mas com o tempo, e amadurecimento e confiança, os pais dão espaço para os filhos crescerem, e quem sabe um dia voar pra longe do ninho...?

Eu vejo os Valar mais ou menos da mesma forma. Erraram em trazer muito para perto de si os primeiro filhos de Eru. Sim, houve benesses, mas o amadurecimento dos elfos foi muito retardado por causa da proximidade com as divindades.

Por isso que na aproximação com os homens eles ficaram mais longe, deixando-os em Numenor. Mas novamente, como Freud disse à uma preocupada mãe que não queria fazer cagada com seus filhos "não se preocupe, minha senhora, não importa o que faça a senhora errará".

Acho que é a sina dos pais... :think:

Se ele é um bom pai, compreensivo, etc., o filho pode crescer inseguro, os pais sempre serão inatingíveis e ele nunca vai conseguir ser melhor. Ou como dizem "como posso crescer sem ter contra quem me rebelar?"

Se ele é um pai bravo, as crianças ficam revoltadas, traumatizadas, etc..

Se é omisso a criança não tem noção de pode não pode...

E por aí vai...

Eles importam-se sim com o mundo, senão não teriam entrado aqui, presos dentros dos círculos do mundo. Apenas deixaram de querer fazer demais, só isso. No começo, até amarrar o cadarço seu pai faz para você. Mais velho, você vai ter vergonha de seu pai te levando até a escola. Um pai sensato sabe que as coisas mudam e que as crianças não precisam mais tanto dele quanto precisavam quando jovens.

No começo, era impossível para os filhos de Eru fazerem frente a Melkor, e por isso os Valar intervieram. Mas como quem escolhe o mal torna-se patético, aos poucos, os filhos de Eru foram sendo capazes de fazer frente a Melkor! Tanto que quando os homens tiveram de enfrentar o senhor do Escuro, foi através de um hobbit, ora essa... :mrgreen:

E o que dizer de quatro bravos hobbits contra um Istar decaído?

As crianças crescem. E um pai maduro sabe confiar em seus filhos nas épocas certas. E também sabe que tem de crescer, assim como seus filhos... Um Manwe que acabara de entrar em Arda com certeza seria diferente de um Manwe já na Terceira Era. Daí o porque deles permitirem a volta dos exilados...não para dizer "eu não disse que vocês estavam errados?", mas para receber com carinho e amor aqueles que eles amaram e foram fazer suas vidas e grandes feitos.

E sinceramente, se os Valar/Deus tivessem se metendo até hoje, eu não ia querer ver a zona que ia ser...
 
Eles vieram para orientar os homens.
Seguindo o raciocínio da Primula, eles como pais, querendo o melhor para seus filhos, providenciaram que recebessem ajuda atraves de conselhos, mas deixando que a decisão final coubessem a seus filhos. Caso eles interferissem diretamente, daria a impressão de que eles não podiam fazer nada a não ser ter que se sujeitar incondicionalmente a seus pas, e isso acabaria gerando revolta por parte dos filhos, semelhante a de Noldor e Numenorianos.
 
Guilbor disse:
Eles vieram para orientar os homens.
Seguindo o raciocínio da Primula, eles como pais, querendo o melhor para seus filhos, providenciaram que recebessem ajuda atraves de conselhos, mas deixando que a decisão final coubessem a seus filhos. Caso eles interferissem diretamente, daria a impressão de que eles não podiam fazer nada a não ser ter que se sujeitar incondicionalmente a seus pas, e isso acabaria gerando revolta por parte dos filhos, semelhante a de Noldor e Numenorianos.
Então eles num foram abandonados completamente..... Eles ate que receberam uma ajuada.....
 
Sim, indiretamente... os valar jamais abandonaram completamente os homens, sempre estiveram ao lado deles (seja pelos istari ou intuições), mas como a Primula já disse, preferiram vê-los resolver seus próprios problemas...
Ulmo sempre foi contra a vinda dos elfos à Aman, sabia que era melhor deixá-los amadurecer e aprender a se defenderem na Terra Média...

Além disso, os homens eram mais frágeis que os elfos fisicamente, e os valar temiam uma intervenção direta, seria um poder muito grande, devastador, e talvez os homens e a terra não resistisse.
 
O discurso da Primula foi muito bonito e faz todo sentido no que diz respeito aos elfos mas ñ aos homens...
No início dos tempos os homens Ñ receberam nenhuma ajuda ñ, quando eles estavam engatinhando quem estendeu a mão foi Melkor, e foi ele quem ensinou os homens de Arda a andar, exatamente por isso é que quando os primeiros homens chegaram na TM (noroeste de Arda) eles ñ queriam nem falar dos tempos anteriores... pensando assim os Valar foram omissos sim, mas quando os elfos despertaram ficar um bom tempo sozinhos no escuro à merce de Melkor, só que tiveram mais sorte, então os Valar trataram os dois +- igual.
E pensando bem os homens ñ ficaram completamente abandonados, afinal os elfos estavam lá, bem ou mal iriam ensinar alguma coisa aos "irmãozinhos", na minha opinião o comportamento dos Valar se baseou nisso, os elfos já haviam estado entre os poderes e se sentiram fortes o suficiente p/ desafia-los aí os Valar fizeram um "já que vcs são tão grandes e tão sábios p/ desafiar oq agente fala agora faz vcs então", p/ eles aprenderem que a coisa ñ é tão fácil, enquanto isso os Valar vigiavam tudo de longe, e depois quando o mais novo chora eles aparecem, quem tem irmão mais novo sabe do que eu estou falando :lol:
Aí sim vem a parte de Númenor e depois que os homens tbm meteram os pés pelas mãos e perderam a ilha eles mandaram os istari p/ dar uma ajuda
No final das contas os homens ñ ficaram tão abandonados como parece a primeira vista, é só pensar direito :grinlove:
 
do jeito q a andira flw ficou meio q parecendo q os homens serviram pra ensinar os elfos como era complicado cuidar do desenvolvimento d uma raça hehehehe
mas isso soh ateh parte da msg, quando fica claro q os valars ainda colocavam o dedinho deles nos assuntos da terra media.

Se os valars nao se interessassem pelo bem das outras raças entao os istaris nao teriam vindo nao eh???

Agora pensem nos pobres hobbits q nem eram conhecidos pelas outras raças hehehehe
Gandalf de inicio fica estudando eles pq nao os conhecia tb...
coitado dos hobbits, sao aquele irmao do meio q ninguem se lembra
 
Os Valar ajudaram sim os Homens. Com os Istari (que é uma excelente ajuda!), Ulmo aconselhou Tuor, enviaram os exércitos da Guerra da Ira, etc.

Os Valar ajudaram igualmente os elfos e homens com a única diferença dos Elfos poderem ir para Valinor.
 
Existe mais uma coisa.
A terra dos elfos sempre fora Aman, e isso é indiscutivel, e a dos homens sempre foi Endor (Terra-Média). Mais um motivo para os Valar não intervirem com os homens, pois aquela era a terra deles.
Além do mais, eles não iriam mandar mais Maiar eles proprios lutarem, pois a batalha provavelmente desfiguraria Arda e não era isso que queriam. Isso seria muito precipitado
 
Os Valar ajudaram sim os homens.... só porque naum levaram eles para Aman naum quer dizer que eles os abandonaram... os homens naum podem habitar Aman, isso seria prejudicial a eles e ao continente.... vejam o porque nesse texto:

"Mas vamos supor que a "benção de Aman" também fosse garantida aos Homens*. Então o que? Teria um grande bem sido feito a eles? Seus corpos continuariam a atingir a maturidade rapidamente. Na sétima parte de um ano um homem nasceria e se tornaria adulto, tão rápido quanto um pássaro nasceria e voaria do ninho em Aman. Mas então ele não iria enfraquecer ou envelhecer mas permaneceria vigoroso e em felicidade de uma criatura corpórea. Mas e sobre o fea desse Homem? Sua natureza ou "destino" não poderia ser mudada, nem pela saúde de Aman nem pela vontade do próprio Manwë. Mesmo assim (como os Eldar sustentam) é sua natureza e destino sob a vontade de Eru que ele não permaneça em Arda por muito tempo, mas parta para algum outro lugar, talvez retornando diretamente a Eru para outro destino ou propósito que está além do conhecimento ou suposição dos Eldar.
Muito rapidamente então o fea e hroa de um Homem em Aman não mais estariam unidos em paz, mas se oporiam, para grande dor de ambos. Sendo o hroa pleno de vigor e felicidade da vida oprimiria o fea, uma vez que sua partida traria a morte; e contra a morte ele se revoltaria como se revoltaria uma grande besta cheia de vida contra o caçador ou partiria selvagemente sobre ele. Mas a fea estaria como em uma prisão, tornando-se mais e mais cansada de todos os prazeres do hroa, até desgostar deles, desejando mais e mais ter partido, até que mesmo aqueles assuntos de seu pensamento recebidos através do hroa e seus sentidos se tornassem sem sentido. O Homem então não seria abençoado, mas amaldiçoado; e ele amaldiçoaria os Valar e Aman e todas as coisas de Arda. E ele não deixaria Aman de livre vontade, pois significaria morte rápida, e com violência tentaria permancer. Mas se ele permanecesse em Aman[8], o que ele se tornaria, até que Arda finalmente se completasse e ele encontrasse alívio?
Ou o fea seria completamente dominado pelo hroa e ele se tornaria mais como uma besta, embora uma atormentada por dentro, ou, se seu fea fosse forte, ele poderia deixar o hroa. Então uma de duas coisas ocorreria: ou isto seria conseguido em ódio, através de violência, e o hroa, em plena vida, seria rendido e morreria em súbita agonia; ou o fea desertaria o hroa rapidamente e sem piedade, que continuaria a viver, um corpo sem mente, nem mesmo uma besta e sim um monstro, um trabalho próprio de Melkor no meio de Aman, que os os próprios Valar iriam destruir."
 
Tudo estava pre definido quando Iluvatar determinou que haveria os homens....Aman era dos elfos...TM dos homens....ja imaginou se toda vez que os homens precisassem, eles convocassem os Valar? Nao haveria mais TM...quando Melkor foi destruido, na viagem de Earendil para Valinor, os Valar ajudaram tb os homens. Apos isso, foi concedida Numenor aos homens, e antes que Sauron envenenasse a mente deles, os homens ja queriam ser imortais tb, invejando os primogenitos...enfim, Eru ja criou os homens assim...e como foi dito, se tudo o que acontecesse os Valar descecem a TM, os homens nunca amadureceriam.

ate mais...
 
Quando os Quendi surgiram, Melkor governava Utunmo e procurava ter controle total sobre a Terra-Média e seus habitantes. Logo os Valar recrutaram os Elfos para se dirigirem à Aman e destuíram a fortaleza de Morgoth no Norte.
Os Elfos tinham o direito de morar em Valinor(se assim o desejassem), pois eram imortais,como aquela terra. Essa era a ajuda prestada à essa Raça.Mas não se esqueça dos Avari na Terra- Média que também sempre foram ajudados por Eles.
Mas como os Valar nunca se preocuparam com os Homens?E a guerra da Ira, sem a qual não existiria paz por muito tempo em Endor, onde viveram boas raças, como os Druadan? E á ilha de Númenor na 2ª Era, presente Deles aos Edain? E a longividade concebida a eles? Era essa a única maneira de ajudar os Homens, já que definhariam mais cedo caso fossem à Aman.
A ajuda não veio quando surgiram pois muitos já haviam caído na influência de Melkor. Mas os Hildor que mereceram, receberam ajuda dos Valar, que pregam a palavra de Eru, o qual ama seus Filhos.
Além disso, os Valar temiam que, por serem mais fracos, os Hildor pudessem cair em cobiça e tentação por tudo que perdura ( o que não é a Sina deles) caso morassem em Aman.
 
Quando os homens surgem em Beleriand muitas tragédias decorrentes da má compreensão dos Valar para com os elfos já tinham se passado (ex: guerra de Fëanor contra Manwë e contra Melkor e cataclismas do conflito contra as forças do escuro) e eles reduzem ainda mais o contato com os homens. Mas eles também demonstram ser tolerantes com os filhos jovens pois o Sol é tido como um presente aos homens com o despertar deles no mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo