• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pq Bilbo na comitiva de anões?

Eu gostaria muuuito de saber porque Gandalf escolheu Bilbo para partir com os anões em O Hobbit.
Eu ouvi falar aqui na Valinor que a explicação está no Contos Inacabados, mas com eu nunca li o livro, e nem tenho como comprá-lo, ainda 8O .... Será que alguem que já leu o Contos Inacabados pode me ajudar com esta dúvida?
 
Sim, está nos Contos Inacabados. Não houve nemhum motivo lógico para Gandalf levar Bilbo - ele só o levou pq seu coração o impelia a isso. Gandalf tinha um presentimento que Bilbo teria um grande e importante papel em toda essa aventura, um papel maior do que o própio Gandalf podia imaginar.

Mas só. Foi um belo tiro no escuro do Gandalf, que acertou em cheio. :P
 
Bom, num resumo super-ultra-curto do capítulo do do Contos Inacabados: Foi porquê o Gandalf 'sentiu' que Bilbo TINHA que ir com os Anões, senão a expedição à Erebor fracassaria. Vou citar um trecho do livro onde Gandalf diz isso:

"Mas isso não me bastava. Eu sabia do fundo do coração que Bilbo tinha que ir com ele(Thorin), pois do contrário toda a busca seria um fracasso - ou, como eu diria agora, os acontecimentos muito mais importantes durante o caminho não iriam ocorrer."
 
Foi como em relação a Gollum, Gandalf sabia q ele ia ter uma grande importancia nos fatos q viriam a acontecer... E talvez tb pq ele não queria deixar 12 anões malucos sairem sozinhos :lol: :lol: :lol:
 
É, esta no contos mas uma olhada bem de perto no Hobbit revela que Gandalf não tinha motivos para "aceitar" Bilbo, mas sentindo que o Hobbit era diferente teve um pressentimento e acabou acertando como sempre.
 
Havia vários assuntos ocupando Gandalf nesta época (dê uma olhada no SdA, apêndices, O conto dos anos, 2939-41 TE) e no que diz respeito a empreitada dos anões ele não podia participar diretamente (como é contado no Hobbit), mas o fundo o que o leva a indicar Bilbo a Thorin é uma grande seqüência de "coincidências" combinada à sua grande intuição.

Falando assim parece pouco, mas o que mais agrada neste capítulo é como todos os assuntos estão interligados. Leitura obrigatória. :D
 
Puxa, Gandalf é mesmo dos melhores, com toda essa intuiçao, e claro, a sua sabedoria...com certeza ele mereceu o "título" ( nao encontrei uma forma melhor de dizer :) ) de Mago Branco. E é mesmo, ele tb sentiu isso em relação a Gollum...Muito legal.
Obrigada a todos q responderam, esclareceu minha dúvida e matou a minha curiosidade, realmente.... :dance:

PS: Cada vez eu gosto mais desse velhinho.... :mrpurple:
 
Gandalf sabia que precisava de alguém tão silencioso como um Hobbit para entrar no covil de Smaug e ele lembrava de Bilbo como o mais aventureiro dos Hobbits, como seu parente Urratouro... Enquanto os hobbits queriam distancia de tudo oq afetava sua rotina ele acreditava que Bilbo aceitaria... só que dezenas de anos tinham se passado e Bilbo era apenas um hobbit naquela época...

Detalhe legal é q Gandalf chega na casa de Bilbo um dia e Bilbo o convida para um café no dia seguinte... depois Bilbo "esquece" de Gandalf e de q ele voltaria no dia seguinte rsrs. mas isso tá no Hobbit mesmo.
 
Vou ser um pouco mais específico que os amigos.
Já foi dito aqui que Gandalf via em Bilbo um papel mais importante do que ele próprio podia imaginar. Não obstante, também foi dito que era necessário um ladino para auxiliar os anões na empreitada rumo a Erebor e ao dragão. Mas não é só isso.

Há anos, Gandalf desejava inserir os hobbits no rumo dos grandes acontecimentos da Terra Média, e isso é dito se não me engano nessa própria passagem dos Contos. E Bilbo, que já manifestava uma inquietude atípica para os acomodados hobbits, e uma curiosidade ante o mundo de fora, reunia características ideais para ser convocado. Não obstante, reunia características dos Tûk e Baggins, o que o tornava sagaz, matreiro e até certo ponto abusado e com iniciativa no tom certo para participar de uma "aventura". :wink:
 
Fingolfin *§* disse:
Detalhe legal é q Gandalf chega na casa de Bilbo um dia e Bilbo o convida para um café no dia seguinte... depois Bilbo "esquece" de Gandalf e de q ele voltaria no dia seguinte rsrs. mas isso tá no Hobbit mesmo.

É que o Bilbo tem uma mémória ruim... :lol: e ele tinha convidado o Galdalf para o chá (não café) para se livrar do Gandalf e do convite (quase uma imposição) para ele para ir em uma avantura, tanto que ele se arrepende de te-lo chamado para o chá logo depois do Gandalf sair!!! Imagina a surpresa dele quando, ao invés do mago, foram aparecendo anões!!! :lol: :mrgreen: :lol:
 
Isso é só uma suposição minha sobre a intuição que Gandalf teve em relação a Bilbo, mas talvez alguma memória vaga da Música tivesse o impelido, afinal ele não deixa de ser um ainur, mesmo que não seja tão poderoso como os Valar, ainda é um Maiar.

E são 13 anões. E esse é um dos motivos pelo qual Thorin estava procurando mais um para sua comitiva, não queria que fosse uma demanda azarada. Com isso Gandalf aproveitou de sua intuição e intenção de incluir os hobbits nos grandes feitos(foi isso que eu li em algum lugar aí.)
 
E aquela hora no Hobbit em que Gandalf fala para Thorin algo sobre voltar as minas de carvão se não quisesse Bilbo na comitiva ou algo assim?

Só tem uma coisa que eu não entendo. Me parece lógico que eles fossem para o reino de Dáin(não tenho ceretza se são as MA ou não), mas pelo que eu entendi eles(os anões da comitiva de Thorin) tiveram que ir trabalhar escavando em busca de carvão ou algo assim, quase como escravos. Não é realmente um trabalho adequado para um "principe" como Thorin.
 
gente, Gandalf achou q tinha q ser o Bilbo pelo mesmo motivo q o sol é amarelo... ele achou e pronto.... por isso ele é o mago q é.......... e quem mais conseguiria entrar na montanha de Smaug e escapar ileso da batalha dos 5 exércitos alguém q não fosse tão astuto e silencioso como um hobbit.......
 
Eldarwen disse:
E aquela hora no Hobbit em que Gandalf fala para Thorin algo sobre voltar as minas de carvão se não quisesse Bilbo na comitiva ou algo assim?

Só tem uma coisa que eu não entendo. Me parece lógico que eles fossem para o reino de Dáin(não tenho ceretza se são as MA ou não), mas pelo que eu entendi eles(os anões da comitiva de Thorin) tiveram que ir trabalhar escavando em busca de carvão ou algo assim, quase como escravos. Não é realmente um trabalho adequado para um "principe" como Thorin.

dain pe-de-ferro, eh rei sob a montanha dps da batalha dos 5 exercitos, mas antes ele era lider dos anões nas colinas de ferro, q fica perto da montanha solitaria, ja as montanhas azuis ficam perto do q era lindon(o reino de gil-galad).
 
Bem, no livro "O Hobbit", Bilbo é levado porque os hobits eram menores que os anões e isso facilitaria na entrada da montanha solitária, já que o dragão estava vigiando o tesouro. Tanto é assim que Bilbo é chamado de "Ladrão" pelos anões, pois suas características sorrateiras lembravam a de um "mão leve".

Não li "Contos Inacabados" e não tenho tanta certeza de que o mesmo foi realmente escrito por Tolkien...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo