• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Power Metal X Metal Melódico

Nem ligo muito pra esse negócio de estilo pré-definido, simplesmente utilizo as classificações que me sejam mais úteis, normalmente os rótulos mais gerais (heavy, thrash, power, doom, ghotic, prog, death, black, no caso do metal), só em alguns casos quando não consigo achar uma classificação que se encaixe que me utilizo de sub-gêneros (não consigo chamar Childrem of Bodon de outra coisa, então utilizo o termo Melodic Death Metal, por exemplo.)
Enfim, acho que gêneros musicais servem para facilitar o entendimento do ouvinte, e não para criar rótulos imutáveis, e taxar bandas como sendo isso ou aquilo.
 
A chave está em "bem mais cheio de". Eu não disse "metal melódico oo vocal é agudo" e sim "no melódico o vocalista é bem mais cheio de agudinhos", o que não deixa de ser uma verdade sim.

É, eu continuo não concordando com isso. De novo com exemplos, o Kai Hansen é bem mais cheio de agudinhos do que a maioria dos vocalistas de metal.

O Rob Halford é bem mais cheio de agudinhos que a maioria dos vocalistas de metal.

O Mike Vescera (Malmsteen, MVP, etc) é bem mais cheio de agudinhos que a maioria dos vocalistas de metal.

O Mike Howe (Metal Church) é bem mais cheio de agudinhos que a maioria dos vocalistas de metal.

E nenhum desses nunca foi relacionado com o metal melódico.

A questão, imo, é que o estilo do vocalista nunca pode ser um fator determinante quando você vai rotular uma banda. É aquela coisa do exemplo que eu dei do Nightwish, se o vocal fosse determinante, Nightwish seria gothic metal. Usando exemplo dado no post de cima sobre o Children of Bodom, eu não gosto de chamá-los de Melodic Death Metal. Pra mim aquilo é tão power metal quanto um Stratovarius (embora eles flertem bastante com sons mais 'pesados', como o speed metal), a única diferença é que o vocal do Laiho é muito mais agressivo. Mas, como eu disse, não acho o vocal suficiente pra rotular uma banda.
 
Quanto à opinião de se rotular é bom ou ruim, acho que para a maioria dos casos, a rotulação no Metal funciona relativamente bem. Sério mesmo, ainda que haja bastante exceções e casos muito peculiares dentro da gigantesca "taxonomia" metálica.

Não que, se alguém me indicar uma banda num estilo de metal que eu seja menos inclinado a gostar (black, doom, etc - e ainda há coisas que eu gosto aí dentro) eu não vá ouvir. Mas funciona quando você está procurando coisas novas para ouvir e tem que definir prioridades.

O termo "metal melódico" possivelmente surgiu bem com a intenção de diferenciar o Power Metal, mais virtuoso, limpo e influenciado pela música clássica dos outros estilos, particularmente aqueles pertencentes ao lado extremo do Metal. Talvez tenha sido cunhado pelos próprios metaleiros, numa intenção de "desmarginalizar" o gênero e fazer com que mais pessoas ouçam, muito embora eles neguem de pés juntos e dizem que prefiram que o gênero seja totalmente "undeground" (se fosse assim, eles não conversariam como se todo mundo gostasse de metal).

Bem, alguém sabe a história real do termo, se é que existe?
 
Há quem diga que, por exemplo, o Stratovarius é puramente "metal melódico", mas eu já ouvi música deles que soa bem mais Power Metal, por assim dizer. A tal música (não sei o nome, me desculpem) é mais pesada que o normal deles. Enfim, acho que o termo metal melódico veio pra caracterizar aquele metal "mais levinho" sem tanto peso e com mais melodia que o Power Metal, sendo que este já tem bastante melodia.
 
sem duvidas power metal sem comparaçao

Boa, agora leia o tópico :joinha:


Em outras notícias, eu concordo com o Knigth quando ele diz que o vocal não é fator determinante para encaixar uma banda num determinado rótulo. Acho que nem deveriam ter cogitado esse fator, pois são muitas bandas com vocais variados que não estão encaixadas num padrão.

Mudando um pouco de assunto, eu gosto de bons rótulos, mas depende muito de quem coloca esse rótulo, pq hj em dia muitas pessoas perdem a noção do bom senso e rotulam totalmente errado. Já chamaram Nigthwish de gótico, Sepultura de black metal e Nirvana de rock progressivo. Então, muita calma nessa hora.

Eu gosto de usar o menor número de rótulos possíveis, e abomino coisas como "Hollywood Metal" ou "Symphonic Atmospheric Black Metal". Isso só serve para atrapalhar.

Simplificando o que eu penso:

Neutro:

- Metal tradicional: Judas, Maiden, Accept, Manowar, Bruce Dickinson, Halford, Hammerfall e coisas que se parecem com isso tudo

- Hard Rock Americano: Whitesnake, Starbreaker, Guns and Roses, Skid Row...

- Hard Rock Europeu: House of Lords, Pink Cream 69, Gotthard, Place Vendome...

- AOR: Toto, Journey, Europe, Khymera, Blanc Faces, Work of Art...

- Thrash metal: Metallica, Sepultura, Voivod, Anvil, Antrax, Testament, etc

--------------------------------------------------------

O Lado Feliz do metal:

- Power metal: Gamma Ray, Halloween (no Walls of Jericho), Rage, Savatage...
- Melódico: Stratovarius, Sonata Artica, Rhapsody, Edguy, Angra (até o Fireworks), Blind Guardian, Nightwish
- Prog Metal: Pain of Salvation, Dream Theater, Evergrey, Sun Caged, Ayreon...
- White Metal: todas as bandas que falam de cristo/ religiões "boazinhas"

--------------------------------------------------------

O lado obscuro:

- Death Metal: Death, Slayer, Morbid Angel...
- Black Metal: Venon, Dimmu Borgir, Possessed, Marduk, Burzum...
- Viking Metal: Thyrfing, Tyr, Turisas, Ragnarok...
- Dark Metal: After Forever, Epica, Theatre of Tragedy, Tristania, etc
- Doom: Candlemass, Katatonia, The 3rd and the Mortal...
- Gothic Metal: To/Die/For, Therion, Lacrimosa...


Existem (obviamente, e aos montes) bandas que unem dois ou mais estilos desses acima e tem bandas que apesar de não se encaixar em nenhum desses, mesmo assim eu encaixo, para facilitar a minha vida.


Enfim, não levem rótulos a sério demais. Eles só servem para se organizar e saber se você tem um maior percentual de gostar de tal banda. Eu, por exemplo, odeio black metal, mas acho Dimmu a coisa mais linda desse mundo. E não tenho mais saco para melódico, mas ainda consigo ouvir Nigtwish numa boa.
 
Última edição:
Eu acho que o Avantasia e o Edguy estão bem mais Power Metal, embora ainda haja um pouco de melódico. E perdeu bastante daquele lado meloso deles.
E realmente ficou BEM melhor:yep:
 
Eu acho que não é o agudo que determina o que é power e o que é melodic, mas sim a forma como o agudo é feito. Um agudo mais suave e com um falsete é melodic, um agudo levemente rouco e que termine com yeah! é power.
 
O Edguy virou hard rock, com certeza.

O Avantasia tá indo pra esse caminho tb, o que é ótimo, já que melódico é um saco
 
Alguém ouviu Lost In Space ou The Scarecrow?


Agora ficaria encaixado em que gênero na opinião de vocês? Mais pro melódico? Saiu do power/melódico?
Eu já vi o clipe de Lost in Space... acho que ainda pesa pro lado melódico da coisa... mas tá beeem diferente do que se esperaria do Avantasia em relação aos “Metal Opera”. Não está ruim, veja bem, mas diferente.
 
Quande a gente acha que já ouviu de tudo e que não pode piorar. Agora já surgiu e EMOlódic-screaming-shit-metal!

Se alguém duvida, basta clicar pela Banda Alesana e ouvir Ambrosia. É o EMO se espraiando pelas outras vertentes do metal.

PS: Isso é um alerta e não propaganda. Fujam para as colinas!
 
Voltando ao lance de classificação entre "power" e "melódico": a gente até poderia fazer alguma distinção (bem efêmera) pelos timbres das guitarras (guitarrista no "melódico" optam mais por passagens na região aguda, usam harmonizações geralmente em terças, riff fritantes, enquanto os de "power" são mais ligados aos riffs tradicionais, geralmente com notas em cordas soltas, e a música, num aspecto geral, ressalta mais bateria), mas são tantas as excessões, que não dá para saber até onde vai o quê. Já ouvi Cd's que acabam sendo metade "melódicos" metade "power".
Mas essa mistura acaba acontecendo quase em todas as vertentes do metal. Por que Dream Theater é metal progressivo se em um monte de músicas os "odds" nem ficam em evidência? Metallica tem algumas características parecidas e é thrash...

Ou seja, qualquer tentativa de classificar fica muito pessoal. Eu uso as minhas classificações com os meus conhecidos, até porque ficou mais ou menos marcados o que é o que. Mas entrar nessa discussão por causa de classificaçõez pessoais não leva a nada
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo