• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Power Metal X Metal Melódico

Acho que o Till não tá louco não, na minha vida toda sempre vi essa coisa de melódico e power metal exatamente do jeito que ele falou. Pra mim, o que existe é power metal, que é uma subdivisão do heavy metal onde falamos de bandas como Rhapsody, Gamma Ray, Nightwish, Blind Guardian etc. Claro que essas bandas são bem diferentes entre si, mas pra mim isso não faz com que seja necessário criar uma categorização adicional, comumente chamada de heavy metal melódico. Na verdade acontece isso com todo estilo de música. Destruction e Testament são completamente diferentes e ambos são consideradas bandas de thrash metal.
Isso é mais uma questão de opinião pessoal do que de certo ou errado, tem mó galera que diz que Rhapsody é melódico e tem mó galera que diz que é power...

EDIT:
Esqueci de dizer, não concordo com o Knight quando ele diz que o Metal Archives coloca os termos mais corretos dos gêneros de metal. Eu acho que não tem nada ver falar que "tá certo" falar que a banda X é de W metal e "tá errado" falar que a banda Y é de Z metal.
 
Última edição:
Essas separações musicais só atrapalham. Quem garante que separando desse jeito você não perde algumas boas bandas no processo? Eu prefiro ir por outros tipos de indicações do que acreditar em rótulos musicais.
 
Esse rótulos são uma puta viadagem.

São classificações subjetivas mas úteis. Te ajudam, com uma única palavra, a identificar o estilo de música. Tratemos de rótulos mais amplos - que são mais úteis:

Se eu disser que a Banda Yurghst é de axé, você sabe quase exatamente o estilo de som que eles fazem. Se eu disser que é metal, você também entende de primeira. E isso é útil, muito útil - nem sempre vc está eclético ou quer experimentar. Às vezes o rótulo pode ser algo meio cruel, como "As Nova Amy" - Duffy, Adele e Gabriella Cilmi. Você pode não conhecê-las, mas o rótulo já te dá uma idéia geral do produto.

Esses sub-rótulos são mais subjetivos ainda, mas se alguém me fala "power metal" e fala em "metal melódico", minha experiência (nacional, claro :g:) me permite ter uma noção da diferença das bandas. Se eles são a emsma coisa é discutível - e é isso que estamos fazendo, discutindo. Não me interessa se é com o Zé, com o papa ou com o Till. Estamos discutindo.

(fórum Música sempre foi problemático com o conceito de discussão)

Rótulos são um tanto injustos, por serem altamente subjetivos, mas são úteis e relevantes sim, com forma de classificação e rápido acesso. O que você escuta é problema seu - mas não culpe os rótulos... eu não como qualquer comida só por ser comida - eu gosto de tipos específicos de comida, oras bolas. O mesmo com a música =]
 
Última edição:
São classificações subjetivas mas úteis. Te ajudam, com uma única palavra, a identificar o estilo de música. Tratemos de rótulos mais amplos - que são mais úteis:

Se eu disser que a Banda Yurghst é de axé, você sabe quase exatamente o estilo de som que eles fazem. Se eu disser que é metal, você também entende de primeira. E isso é útil, muito útil - nem sempre vc está eclético ou quer experimentar. Às vezes o rótulo pode ser algo meio cruel, como "As Nova Amy" - Duffy, Adele e Gabriella Cilmi. Você pode não conhecê-las, mas o rótulo já te dá uma idéia geral do produto.

Esses sub-rótulos são mais subjetivos ainda, mas se alguém me fala "power metal" e fala em "metal melódico", minha experiência (nacional, claro :g:) me permite ter uma noção da diferença das bandas. Se eles são a emsma coisa é discutível - e é isso que estamos fazendo, discutindo. Não me interessa se é com o Zé, com o papa ou com o Till. Estamos discutindo.

(fórum Música sempre foi problemático com o conceito de discussão)

Rótulos são um tanto injustos, por serem altamente subjetivos, mas são úteis e relevantes sim, com forma de classificação e rápido acesso. O que você escuta é problema seu - mas não culpe os rótulos... eu não como qualquer comida só por ser comida - eu gosto de tipos específicos de comida, oras bolas. O mesmo com a música =]

Os rótulos ficam ruins quando se tornam específicos demais, por que passam a representar o gosto pessoal de quem colocou. As formas mais genéricas, que são impostas por uma grande quantidade de pessoas e definem mais o estilo de música que a banda faz, são mais práticas e funcionais.

É nessa categoria de "pessoais demais" que eu enquadro o power metal / metal melódico. Qual a diferença entre uma cosia e outra? Se você começar a fazer essa pergunta, vai receber um monte de respostas confusas, que acabam sendo a mesma coisa no final e variam de pessoa pra pessoa.
 
Eu tenho uma resposta simples: no melódico o vocalista é bem mais cheio de agudinhos - vide Edguy e Angra.

Melódico é o emo do metal :g:
 
É Derica, mas nem sempre o sub-rótulo condiz com aquilo que é tocado. Esse sub-rótulo é mais para você fazer sua organização pessoal do que realmente identificar a banda.

Concordo que são usados e quando alguém diz Metal melódico eu entendo...

Mas não concordo.
 
É Derica, mas nem sempre o sub-rótulo condiz com aquilo que é tocado. Esse sub-rótulo é mais para você fazer sua organização pessoal do que realmente identificar a banda.

Concordo que são usados e quando alguém diz Metal melódico eu entendo...

Mas não concordo.

Mas entende - ou seja, te é útil

Abaixo o ecletismo! :joy:
 
Eu tenho uma resposta simples: no melódico o vocalista é bem mais cheio de agudinhos - vide Edguy e Angra.

Melódico é o emo do metal :g:

Mas uma música como Spread Your FIre, do Angra, não é do mesmo tipo de uma música como Mirror Mirror, do Blind Guardian^?
 
Eu tenho uma resposta simples: no melódico o vocalista é bem mais cheio de agudinhos - vide Edguy e Angra.

Melódico é o emo do metal :g:

É a sua opinião pessoal. Se não condiz com mais gente, só ajuda a ficar mais confuso.

Você confirmou o que eu disse ali em cima, obrigado. :abraco:

Mas uma música como Spread Your FIre, do Angra, não é do mesmo tipo de uma música como Mirror Mirror, do Blind Guardian^?

Então Zeca Baleiro é metaleiro por que fez Heavy Metal do Senhor.

Enquadrar uma banda por causa de 1 música só não dá certo, fato.
 
Mas entende - ou seja, te é útil

Abaixo o ecletismo! :joy:
Entendo porque só assim conviverei em paz com quem usa esses sub-rótulos... :lol:

Eclético é uma palavra que está na moda. É difícil de falar..por isso as pessoas falam "Sou eclético".
Sou eclético mas não ouça axe. Então não é eclético....coisa de miss...
 
Então Zeca Baleiro é metaleiro por que fez Heavy Metal do Senhor.

Enquadrar uma banda por causa de 1 música só não dá certo, fato.

Não, nada a ver com o que eu falei.
O que eu queria dizer é que músicas parecidas deveriam ser consideradas de um mesmo estilo. A minha intenção não era falar de trocentas músicas. Mas o Angra tem muito mais músicas que possam ser consideradas power metal: Speed, Carry On, Temple of Hate, Nothing to Say, Z.I.T.O. Não é só uma.
E essa é uma banda que eu nem conheço profundamente. Por isso eu acho que não dá pra classificá-la como outra coisa a não ser power metal (ainda que eu concorde com o Deriel quanto ao fato de que essa banda é uma das mais chatas dentro do estilo).

E sobre a discussão entre o Deriel e o Menegroth, acho que o ponto é que diferentes pessoas podem chamar de heavy metal melódico diferentes coisas, entendem?
 
Última edição:
Pois é, e ainda edita, achando que não fica histórico :P

Independente da nomenclatura que usam lá fora, aqui dentro costuma-se dividir sim. Se na China eles tem ainda outra divisão, problema deles. Não há um ISO que controle as "divisões musicais do metal" (nem de qualquer outro estilo de música). Alguns inclusive insistem em dizer que o emo não existe.

E pra mim a divisão é bem patente, quando você pega um Blind ali pelo começo de carreira e um Edguy ou um Angra.

Agora, dizer que é igual só pq na wikipedia eles não usam ou ficar ofendidinho pela discussão é coisa de emo mesmo :lol:

Padre Quevedo sobre o emo, "Non ecxiste!" ^^

Par mim não é power metal nem melódico nem nada disso, é metal e acabou!
 
Esqueci de dizer, não concordo com o Knight quando ele diz que o Metal Archives coloca os termos mais corretos dos gêneros de metal. Eu acho que não tem nada ver falar que "tá certo" falar que a banda X é de W metal e "tá errado" falar que a banda Y é de Z metal.

Po, não quis dizer que o Metal Archives é o correto e que todo o resto está errado, desculpe se não me fiz entender direito. Foi apenas um exemplo de como um grande site de metal do exterior não usa o termo melódico. Podia ter citado o RYM também, ou qualquer outro, mesmo que eles difiram no rótulo utilizado. O meu ponto era apenas que não existe o termo melódico. (Até existe, mas é raaaro...)

Essas separações musicais só atrapalham. Quem garante que separando desse jeito você não perde algumas boas bandas no processo? Eu prefiro ir por outros tipos de indicações do que acreditar em rótulos musicais.

É bem por aí mesmo.

Eu tenho uma resposta simples: no melódico o vocalista é bem mais cheio de agudinhos - vide Edguy e Angra.

É, porque o Kai Hansen canta muito grosso mesmo. Todo mundo aqui tá dizendo que Gamma Ray é power metal, e você não vai achar vocal mais agudo que ele por aí. Mesmo o Hansi atualmente praticamente só canta no agudo. Sério, existem vários exemplos que poderiam acabar com esse 'argumento'.

Agora me diz: o Bruce Dickinson não canta agudo? Então o Maiden é metal melódico! Legal.

Eu vejo essa parada do vocal da mesma forma do que acontece com o Nightwish. Existem milhares de pessoas que até hoje dizem que o Nightwish é gothic metal. Puramente pelo vocal lírico, pois bota um homem ali e vai ficar um power metal como qualquer outro.

Eu vejo como o Lukaz falou mesmo, é uma coisa meio subjetiva. Já ouvi dizerem que é por causa do peso, que o power é mais pesado. De novo, Edguy e Helloween (por exemplo) tem umas músicas tão pesadas quanto um Rage e tal. Até o Angra tem. Então é o que? O uso do teclado? Isso é muito mais uma característica regional que uma argumento pra modificar um rótulo, pois as bandas de metal alemãs não usam muito o teclado (usam, não muito). Teclado é uma característica marcante do metal finlandês, diga-se Sonata, Stratovarius, Nightwish, Children of Bodom e milhares de outros clones. Se você não curte os teclados na música é mais fácil dizer que não gosta do power metal finlandês como um todo (embora de novo seja uma visão limitada).

"Atacarem" o Till é ótima

Não quero ficar tomando dores aqui não, mas enfim, vc sabe que todos ficaram ironizando o Till sendo que ele falou uma coisa absolutamente correta.

Pois é, e ainda edita, achando que não fica histórico

Wtf? Eu só editei uma frase, no caso, esta: "(o que não foi o seu caso, diga-se de passagem)". Achei que o 'Editar' estivesse aí pra isso, pra adicionar informações que me parecessem pertinentes e que eu tivesse esquecido de colocar na hora do post, se me enganei, desculpe.

Independente da nomenclatura que usam lá fora, aqui dentro costuma-se dividir sim. Se na China eles tem ainda outra divisão, problema deles. Não há um ISO que controle as "divisões musicais do metal" (nem de qualquer outro estilo de música). Alguns inclusive insistem em dizer que o emo não existe.

Sim, claro. Não tem ninguém aqui dizendo que aqui no Brasil não há essa divisão. Só há pessoas dizendo que não concordam com essa divisão.
 
É, porque o Kai Hansen canta muito grosso mesmo. Todo mundo aqui tá dizendo que Gamma Ray é power metal, e você não vai achar vocal mais agudo que ele por aí. Mesmo o Hansi atualmente praticamente só canta no agudo. Sério, existem vários exemplos que poderiam acabar com esse 'argumento'.

Só que você não respondeu nada, porque não foi o que eu disse. Eu disse:

Eu tenho uma resposta simples: no melódico o vocalista é bem mais cheio de agudinhos - vide Edguy e Angra.

A chave está em "bem mais cheio de". Eu não disse "metal melódico oo vocal é agudo" e sim "no melódico o vocalista é bem mais cheio de agudinhos", o que não deixa de ser uma verdade sim.

Não quero ficar tomando dores aqui não, mas enfim, vc sabe que todos ficaram ironizando o Till sendo que ele falou uma coisa absolutamente correta.

Bobagem tua, ninguém ficou ironizando. Discuta por si, não tome dores imaginárias. Se achou que alguém faltou com o respeito, use o Reportar, a ferramenta tá aí pra isso


Wtf? Eu só editei uma frase, no caso, esta: "(o que não foi o seu caso, diga-se de passagem)". Achei que o 'Editar' estivesse aí pra isso, pra adicionar informações que me parecessem pertinentes e que eu tivesse esquecido de colocar na hora do post, se me enganei, desculpe.

Você foi editar uma coisa depois de ter sido respondido, levando a discussão pra um lado pessoal o que é uma tremenda besteira. Não importa se é o Till, o Avô, ou o Sobrinho (foi uma piada, antes que se ofendam :g:), estamos discutindo o assunto do tópico. De novo, se se sentiu ofendido, Reportar.

Sim, claro. Não tem ninguém aqui dizendo que aqui no Brasil não há essa divisão. Só há pessoas dizendo que não concordam com essa divisão.

E ninguém até agora disse o contrário :obiggraz:
 
Do jeito que você colocou, parecia que só Spread Your Wings tinha aquela característica. :lol:

Enfim, talvez eu tenha me expressado de maneira incompleta, mas vc já entendeu...

Lendo os últimos posts fico mais convencido ainda de que divisões de um estilo mais atrapalham do que ajudam mesmo. Metalium é banda do quê?? E Children of Bodom?
Por isso acho mais fácil a pessoa falar como é que a banda soa, com que outras bandas se parece, blablablá....
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo