• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Povoado mexicano declara guerra ao homem mais rico do mundo

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Um povoado rural do centro do México declarou guerra ao homem mais rico do mundo, o magnata mexicano Carlos Slim. A causa é impedir que Slim explore, através de sua mineradora, algumas jazidas de ouro e prata na região, o que pode levar a riscos ambientais.

As jazidas estão localizadas na montanha La Espejera, em Tetela de Ocampo, no Estado de Puebla, onde a mineradora Frisco, de propriedade de Slim, obteve uma concessão para explorar jazidas minerais por 50 anos.

"Estamos declarando guerra, mas se Slim quiser nos escutar, tentaremos convencê-lo a não destruir a montanha e nem matar nossa comunidade",
disse o presidente da organização civil Tetela Para o Futuro, Germán Romero.

12211109.jpeg

Tetela de Ocampo, em Puebla (México), protesta contra a mineradora de Slim, a Frisco, que explorará a região​

O projeto ainda se encontra em etapa de prospecção, e a exploração só deverá começar a partir de dezembro, quando obtiver a total liberação por parte do governo federal e das autoridades municipais.

Romero advertiu que a exploração de ouro e prata nos 10 mil hectares da montanha que a Frisco tem concessão causará a poluição dos rios superficiais que abastecem cerca de 40 mil habitantes da região.

"Não temos medo de enfrentar um senhor que é tão pobre, já que a única coisa que ele tem é dinheiro. Ele vai cometer um 'ecocídio' e um genocídio porque contaminará nossos rios com mercúrio. E onde beberemos água?",
indagou Romero.

O representante da organização Puebla Verde, Sergio Mastretta, também alertou que se a Frisco obtiver permissões para explorar a montanha La Espejera colocará em risco a vida dos habitantes de cinco povoados, além de ameaçar a floresta.

O prefeito de Tetela, Marco Antonio Uribe, disse que não negociará a liberação das permissões com a Frisco para uma possível mudança de uso de solo e uma licença para instalar a mineradora na região.

12211106.jpeg

Carlos Slim, dono da mineradora Frisco e um dos maiores empresários do mundo, ganhou inimigos em Tetela​

"Para nós não há preço que possa pagar uma medida que poderá trazer uma desgraça para nosso povo",
disse o prefeito de Tetela, onde 25 mil habitantes vivem do cultivo de maçã, pêssego e tomate em estufas hidropônicas.

Para Héctor Lázaro, um antigo morador da região, a Frisco
"é uma empresa que se equivocou de lugar".
"Não queremos seu dinheiro e nem seus empregos",
acrescentou o homem de 60 anos.

O Congresso de Puebla prepara um acordo para solicitar às autoridades federais uma ampla avaliação na região. A ideia é verificar se a mineradora Frisco realiza trabalhos de prospecção nas montanhas de Puebla de maneira vantajosa, como acusam as autoridades locais, cidadãos e organizações cidadãs.

Um deputado da região, Lauro Sánchez López, declarou que tentará frear essa exploração por considerar que o impacto ambiental na região seria "inviável".

"Um projeto dessa natureza nesta região seria terrível e inviável, já que o local é uma das poucas zonas que ainda possui uma biodiversidade íntegra",
afirmou o legislador do Partido Revolucionário Institucional (PRI) em declarações ao jornal "El Universal".

A mineradora chegou à região há três anos, mas esta etapa de prospecção não exige uma avaliação do impacto ambiental. Segundo fontes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, essa medida só seria necessária no início da exploração dos recursos.

"Não nos importamos com o ouro, queremos apenas água e viver em paz",
declarou Héctor Lázaro.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo