• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Possível erro em "O Silmarrillion"

Aproveitando sua fala, me parece que ainda existem outros trechos ou rascunhos que nunca foram publicados por nenhuma editora no mundo. Será realmente que o filho do Tolkien publicou tudo? Tudinho, tudinho? Eu acho que não! Existem segredos da literatura tolkieniana que ficam somente com os Tolkien´s offsprings kkkkkkkkkkk :lol::lol::lol:

Ah, com certeza, deve ter mesmo. Acho que no prefácio d'O Silmarillion o Cristopher diz algo do tipo "deixei de lado os escritos filosóficos de meu pai" pra selecionar o material pr'O Silmarillion...


Eu acho que foi a junção de todos esses fatores.
Uma espada poderosa, nas mãos de um dos mais poderosos filhos de Eru e ainda assim, acredito, só feriu o tal Vala, pq ele estava em decadência.

E esse poder citado não se refere só à força, coragem, mas tbm ao poder do espírito, à "magia" que os elfos tinham.

Fingolfin pôde ferir Melkor dessa forma, assim como Fëanor pôde aprisionar parte da fusão da luz das árvores em 2 gemas.
Assim, como Celebrimbor fez anéis que têm por exemplo a capacidade de curar a terra dos males, ou instigar a coragem no coração dos seres.
Como Lúthien de assumir uma forma animal, cantar pra provocar as sensações que quisesse...
Ou como tantos de se ocultarem em meio às árvores, de falar com animais... e por aí vai...

Pois é, outro dia tava rolando um tópico onde houve uma certa concordância de que os elfos não eram criaturas mágicas, mas na minha opinião, eram sim, só que de uma forma bem mais sutil. O post do Elson Luiz conseguiu expor muito bem isso.
 
se não me falha a memória, no prefácio do livro, o christopher tolkien comenta sobre os possíveis "erros" ou "bolas trocadas", visto que são um ajuntamento de rascunhos, textos e coisas do gênero do professor.
vale ressaltar, mais uma vez, pq vc é conhecedor do assunto e é bem familizarizado com o universo tolkien, que o silma foi uma organização do christopher.
mas creio que estas confusões não aparecem só e somente no silma... o próprio tolkien admitiu isso, visto que nem ele estava "preparado" para tanto material que se mostrou presente ao longo dos anos... a obra é vasta, com muitos nomes não só de pessoas, criaturas, mas geográficos e históricos tbém...
tolkien teria de ser um imortal (no sentido élfico da palavra) para organizar tudo...
Sim, erros existem, justamente pelos motivos que você apontou. Mas esse levantado nesse post, especificamente, não se trata de um erro, visto que Finglofin só fez um corte em Morgoth, enquanto na Guerra da Ira os pés são decepados. Houve um erro de interpretação, somente.

Existe, no entanto, um tópico onde se discute os erros de Tolkien, ou se Tolkien errou, algo assim. Muitos (até eu, acho) dissemos que Tolkien não podia ter errado, mas enfim... acho que ele já acertou demais nessas criações todas... um errinho qualquer não ia fazer muito mal não, afinal, ele era um ser humano, como qualquer um de nós. Uma capacidade intelectual e criativa um pouco mais apurada, é verdade, mas ainda assim, humano.
 
Ahhhh.... essa coisa da forma dos Valar. No Silmarillin fala que eles tiveram que assumir forma ( ou coisa assim ) oq teoricamente os deixaria sucetíveis a danos físicos ( essa é a explicaçao que eu vejo ). Porém eles deveriam ter um poder regenaritivo ou coisa assim.

Por exemplo quando Morgoth alimentou Carcharoth com sua mão, é evidente que ele não ficou maneta. Então além da superioridade física, eles devia ter um "Q" de Vala :mrgreen:

Essa questão sempre me intrigou porém até agora pra mim é isso : ao entrarem em Arda se tornam feríveis.

Para vcs eles se tornavam assassináveis [os Valar] assim como os Elfos ????
 
Por exemplo quando Morgoth alimentou Carcharoth com sua mão, é evidente que ele não ficou maneta.
Desculpa, mas disso daqui eu tenho que rir!
:rofl:
:rofl:
:rofl:

Desculpa mesmo, sério! Mas é que rachei o bico quando li isso!!!

É o seguinte, Morgoth não deu sua própria mão pro lobão comer.
Quando é dito que Morgoth o alimentou com suas próprias mãos, quer dizer que Carcharoth comeu NAS mãos de Morgoth. Da mesma maneira que você coloca ração na palma da sua mão e leva até a boca do seu cachorrinho pra ele comer NA sua mãe! Entendeu?!

Mas tudo bem! Isso acontece!
Vamos à questão importante:



Ahhhh.... essa coisa da forma dos Valar. No Silmarillin fala que eles tiveram que assumir forma ( ou coisa assim ) oq teoricamente os deixaria sucetíveis a danos físicos ( essa é a explicaçao que eu vejo ). Porém eles deveriam ter um poder regenaritivo ou coisa assim.
[...]
Para vcs eles se tornavam assassináveis [os Valar] assim como os Elfos ????
Bom... o corpo que os Valar assumiam não era como o corpo dos elfos ou dos homens. Era como uma roupa. Se fosse necessário, eles vistiam um corpo para que pudessem se comunicar com elfos e homens, já que forma de espírito, os Valar eram invisíveis.

No entanto, um "corpo" ferido não era nada para eles. Eles poderiam criar e abandonar seus "corpos" quando bem quisessem. Ferir o "corpo", pra eles, é como se nós rasgássemos nossas camisetas.

Mas no caso de Morgoth é bem diferente.
Melkor assumiu um corpo para se impôr sobre os seres da TM. Por isso se fez grande e terrível!
Porém, Melkor usou tanto, mas tanto seus poderes subcriativos (criando e deturpando, o que resultou em dragões, Balrogs, orcs, lobos, vampiros, lobsomens, trolls etc) que acabou sem poderes para si próprio. Dessa forma, após ter espalhado sua "centelha subcriativa" mundo afora, ele ficou sem poderes para criar um novo corpo, ou mesmo recompor aquele que já possuia. Por isso Fingolfin, ao ferí-lo, tornou-o manco para o resto da vida.

No entanto, mesmo assim, limitado a um corpo e com seu poder espalhado por aí, Melkor ainda se mantinha como mais poderos dos Ainur.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo