• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Positivo Alfa

Finwë

Alto Oficial de Erebor
A Positivo, fabricante de computadores brasileira, está prestes a lançar seu e-reader, batizado de Alfa. Seguindo a tendência mundial lançada pelo Kindle, da Amazon, o produto segue a filosofia desse, e será específico para a leitura de livros e periódicos, nada mais.

Muitos detalhes do Positivo Alfa ainda são desconhecidos, mas já se sabe que ele terá tela de 6″ sensível a toque, 2 GB de espaço, slot para cartão MicroSD e nada de conectividade sem fio. Esse ponto, incômodo para procura mobilidade, é bastante negativo, já que, dessa forma, a única maneira de alimentar o Alfa com conteúdo novo passa a ser via USB, algo aceitável em se tratando de livros, mas um tormento para jornais — já se imaginou ligando o Alfa todo santo dia na porta USB para baixar o jornal? Seria mais ou menos como ir na banca todo dia, ao invés de recebê-lo em casa. Fontes ligadas à Positivo dizem que futuras versões do aparelho terão conectividade WiFi.

alfa2_300.jpg


Já quanto ao formato dos arquivos, o Alfa suporta os adotados por livrarias (como a Saraiva e a Cultura), ao contrário do Kindle que não lê arquivos bloqueados com o chamado DRM (sigla em inglês para Digital Rights Management ) da Adobe. Com 8,9 milímetros de espessura, pesando 240g, em duas cores (preto e prata) e contendo o Dicionário Aurélio pré-carregado, o Alfa rodará Linux (kernel 2.6.21), e será capaz de ler os formatos *.txt, *.pdf e ePub. Mesmo tendo um formato mais "confortável" acho que vai difícil conseguir um bom número de vendas e suplantar o Kindle no mercado nacional, sem Wi-Fi e com um preço (previamente sugerido) entre R$ 650 e R$ 750 (contra cerca de R$ 550 do Kindle).

alfa1_620.jpg


[nomedia="http://www.youtube.com/watch?v=vWaWyajtp3s"]YouTube- ‪Demonstração do Leitor Eletrônico Positivo Alfa‬‎[/nomedia]

Fonte:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/alfa-1-e-reader-projetado-no-brasil-bate-kindle-nos-livros-em-portugues.html
http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/positivo-lancara-leitor-de-e-books-em-junho-31052010-39.shl
 
Sem dúvida, se não tiver a comodidade e praticidade da tecnologia sem fio, acaba sendo um tiro no pé a venda em escala comercial.
 
Eu reservei um Kindle 3 na Amazon este dias atrás - estou esperando chegar. Acho que por R$200 a menos que um Alfa ou um Gato Sabido, mesmo com imposto, é um bom negócio.

Seré meu primeiro eReader e estou bastante ansioso. Quero ver mesmo a qualidade da tela de eInk, pois as telinhas LCD do computador e smatphones me cansam e incomodam, depois de algum tempo.

Também estou esperando pela bateria interminável que ele alega ter (quase um mês!). Laptop é um saco: dura três a quatro horas. Mesmo meu Nokia eu tenho que carregar toda noite, pra não ser pego de calça curta no final do dia seguinte.

Quando chegar meu Kindle, eu faço uma análise detalhada =]
 
Eu utilizo ainda o iPod Touch, a tela não me incomoda mas come bateria como louco. Gosto muito de salvar artigos e textos da net (inclusive sobre Tolkien na Valinor e outros sites :D ) para ler depois.

Acho que o preço dessa tecnologia ainda não justifica o custo x benefício, mas o mercado já começa a ficar concorrido e quem sabe o preço (no Brasil) despenque...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo