• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Posição dos narradores da Obra

Sr. Cachopardo disse:
E Tolkien diz "elefante", no caso ele esta citando que existe elefantes na obra, ao invés de (não seria) olifantes ?

Relendo O Hobbit e demais coisas por aí, eu respondo a minha própria pergunta: sim, existiam elefantes, embora em não tenha lido a respeito, mas eu vi numa outra vez n'O Hobbit que é citado elefantes de novo como comparação, portanto Tolkien não iria exagerar colocando duas vezes o mesmo exemplo, então eu pelo menos gosto de pensar que existam.

vinaloe6 disse:
Mas no caso de "Princesa", não é dito que quem conta a história é a princesa, e sim alguém contando a história dela; fato esse que diferencia o "O Hobbit" de "Princesa".

Exato, há diferença, pois alguem que conta a história, esta contando do jeito dela, por isso essa pessoa pode usar expressões de seu lugar para explicar os fatos, que no caso fica mais fácil para entendimento de quem esta ouvindo, que são pessoas do mesmo tipo da narradora.

Já O Hobbit, Tolkien diz que apenas traduziu, não narrou, do Livro Vermelho, portanto ele não poderia usar expresões suas... porém não precisamos julgar de uma foram tão purista assim.


Mas o que me veio ao caso agora escrevendo esse post, é que Tolkien diz que criou a história para divertir seus filhos tal qual como esta escrito, ou seja narrado, n'O Hobbit, portanto ele entra em contradição falando que narrou. :think: estranho não ?
 
Sr. Cachopardo disse:
Muito bem, vamos encarar e analizar os fatos e discutir na foram purista a narração:

- Tolkien diz que foi apenas um tradutor e nada mais da 'obra' de Bilbo;

sendo assim, porque será que Bilbo narraria de uma forma de quem esta narrando é na verdade uma pessoa (Tolkien) ?

Tolkien pode ter dito que foi tradutor, mas aí ele não me engana :mrgreen: , pois a narração entra por parte dele, portanto, assim ele estaria interrompendo a narração de Bilbo, ao inves de apenas traduzir.

Bem, na verdade O Hobbit geralmente é tratado como um caso à parte no Legendarium. Ali, temos coisas a respeito de relógios, bolsos que falam e invenção do jogo de golfe.

Tolkien poderia até ter colocado essas explicações que foram citadas, apenas para facilitar a compreensão dos povos atuais. Mas não acredito que ele fosse colocar sentimentos e pensamentos na narrativa, uma vez que não iria explicar tanto e ele não poderia garantir que fosse aquilo o que o personagem estava sentindo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo