• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

portoes de mordor!!!!

ouvi disser que os portoes de mordor sao feitos de adamantium, porem achei estranho ja que esse metal nao eh citado pelo bom velhinho em nenhuma outra hora nos livros, alguem pode me ajudar!!!!!
 
Eu tenho certeza de que Adamantium ñ e o metal dos portoes de Mordor. Eu tenho 95% de certeza de que os portoes sao feitos de Aço (lembrando que o aço e uma mistura de ferro e + outros tipos de metal)... :think:
 
Trecho retirado de "O Portão Negro se abre", Capítulo X, Livro VI, de "O Senhor dos Anéis":

"As duas enormes portas de ferro do Portão Negro sob seu arco sinistro estavam muito bem fechadas."

Aí está. O Morannon era feito de ferro. =]
 
Com certeza não era Adamantium!
Pois esse metal foi inventado pelos roteiristas da marvel!
Tolkien não tem nada a ver com isso!
 
Lamento discordar, mas essa não é invenção da marvel :)

Essa palavra é uma forma bem antiga para "diamante" (do Latim adamante < do grego adámas, antos, indomável, pela sua dureza -- dicionário de português online).

Tanto que é retomada depois por Camões, que cria o gigante Adamastor, usando o mesmo radical. Esse gigante representava o Cabo das Tormentas, que inspirava uma imagem de intransponibilidade e medo aos navegadores, até se transformar em Cabo da Boa Esperança (quando Vasco da Gama o atravessa, salvo engano).
 
Erulasto disse:
Lamento discordar, mas essa não é invenção da marvel :)

Essa palavra é uma forma bem antiga para "diamante" (do Latim adamante < do grego adámas, antos, indomável, pela sua dureza -- dicionário de português online).

Tanto que é retomada depois por Camões, que cria o gigante Adamastor, usando o mesmo radical. Esse gigante representava o Cabo das Tormentas, que inspirava uma imagem de intransponibilidade e medo aos navegadores, até se transformar em Cabo da Boa Esperança (quando Vasco da Gama o atravessa, salvo engano).

Sempre achei que não existisse essa forma na linguagem!
Valinor também é cultura, além de Tolkien!!!
Valeu Erulasto!!!
 
Erulasto disse:
Lamento discordar, mas essa não é invenção da marvel :)

Essa palavra é uma forma bem antiga para "diamante" (do Latim adamante < do grego adámas, antos, indomável, pela sua dureza -- dicionário de português online).

Tanto que é retomada depois por Camões, que cria o gigante Adamastor, usando o mesmo radical. Esse gigante representava o Cabo das Tormentas, que inspirava uma imagem de intransponibilidade e medo aos navegadores, até se transformar em Cabo da Boa Esperança (quando Vasco da Gama o atravessa, salvo engano).

Bm a ideia ate pode ser essa, mas o pessoal da marvel quis inventar um novo tipo de metal de nome ADAMANTIUM que, dizem eles, e um metal indestrutivel por isso foi ele o escolhido p/ a experiencia c/ o Logan e depois c/ a Lady Lethal...e sendo assim da p/ perceber que o autor ñ colocaria esse tipo de metal na historia, pois ñ tm nada a ver c/ a cara do Tolkien usar ideias de HQ (e mesmo pq quando ele escreveu as historias do SDA ñ existia X-MAN ainda, somente as historias d'A CAVEIRA VERMELHA e outras das quais ñ me lembro)...:tsc:
 
Não podemos misturar Marvel com Tolkien, ou qualquer outra obra. Ok, criaram um metal novo, usando uma raiz arcaica pouco conhecida pela maioria dos mortais. Mas isso não lhes dá o mérito sobre o nome criado. Escolheram adamantium exatamente pelo sentido de indestrutibilidade, já que o diamante é a pedra de maior dureza que existe na Terra.

Tolkien citou a palavra por várias vezes, na versão em português, lembro-me de pelo menos 3:

SdA disse:
valente espada de aço fino, e adamantino elmo o respalda;
pena de águia traz por enfeite, e sobre o peito linda esmeralda.

SdA disse:
Este é Nenya, o Anel de Adamante, do qual sou guardiã.

RdR disse:
Teve uma visão rápida de nuvens rodopiando, e no meio delas torres e ameias, altas como colinas, fundadas sobre um poderoso trono de montanha acima de abismos incomensuráveis; grandes pátios e calabouços, prisões sem olhos, ingremes como penhascos, e portões escancarados feitos de ferro e pedra adamantina: e então tudo acabou.

Isso mostra que o prof. Tolkien tinha conhecimento da raiz da palavra, ligando-o ao anel de diamante, ou fazendo uma possível referência à resistência dos objetos (mas tenho minhas dúvidas se o elmo adamantino não seria também uma metáfora para um elmo brilhante, fulgurante como um diamante). Ele não colocou o metal da Marvel na história, mas usou a palavra em seu sentido original :)
 
Na minha edição, sobre o anel Nenya, Galadriel diz "diamante" e não "adamante"...Agora, quanto ao restante, concordo com você. Sobre o Prof. Tolkien e sobre o uso da metáfora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo