• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Portões de Durin

O portão oeste de Moria / Khazad-dum. O exato momento em que as portas foram construídas é difícil dizer, mas o Anão Narvi as fez e Celebrimbor filho de Curufin fez a escrita em Ithilidin nelas, na cidade de Ost-in-edhil, em Eregion. O máximo que pode-se dizer é que foram feitas entre 750 [Segunda Era] quando Eregion foi fundada pelos Noldor e 1697 [Segunda Era] quando Celebrimbor foi morto e os Portões de Moria fechados. Os símbolos nos Portões mostram o emblema de Durin [um martelo e uma bigorna, com uma coroa e sete estrelas], as duas árvores dos Alto Elfos com folhas como luas crescentes e a Estrela da Casa de Fëanor ao centro, e no otpo um arco com texto, entre dois pilares.
<P class=CorpoTexto>
spacer.gif
Nos Portões Celebrimbor escreveu: "Ennyn Durin Aran Moria. Pedo Mellon a Minno. Im Narvi hain echant. Celebrimbor o Eregion teithant. I thiw hin." [tradução: Os Portões de Durin, Senhor de Moria. Fale, amigo, e entre. Eu, Narvi, as fiz. Celebrimbor de Hollin desenhou estes símbolos]. </P>
<P class=CorpoTexto>
spacer.gif
O texto dos Portões foi escrito em Tengwar, não no original de Rúmil, mas no Tengwar de Fëanor. </P>
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo