1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Porto Maravilha, Rio de Janeiro

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Bel, 14 Mar 2014.

1. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Querendo ou não, eu leio muta coisa sobre esta reforma, pq ela me afeta diretamente: preciso passar pelo Porto pra chegar no trabalho. Então vou resumir mais ou menos o que sei:

- o projeto original, de 40 anos atrás, era fazer um mergulhão, não uma perimetral, e incentivar o uso de carros
    - pra construir a perimetral, prédios históricos foram derrubados
    - o motivo pra derrubar a perimetral agora é deixar o porto mais bonito visualmente pros turistas que chegam nos cruzeiros
    - ok, tbm é pra revitalizar a área e fazer empresas construírem lá e bla bla bla

Dae eles falaram "vamos construir um condomínio residencial com 1300 apartamentos que vai ficar pronto pra ser usado pelos jornalistas durante as Olimpíadas". 4 anos depois, o Paes mudou de ideia:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Ideia é excluir a Zona Portuária do roteiro de instalações olímpicas
    Enfim, a reforma ta ficando bonita sim, mas até terminar vai ser só caos :ahhh:

2. Nihal

Nihal Ventinha xD

O mergulhão existirá, na praça Mauá. O problema, que é o mesmo que ocorreu aqui com uma obra menor é: Não se preocuparam com a estrutura do resto da cidade pra suportar todo o trânsito que será gerado por toda essa gente que começará a circular por lá. Uma reforma urbana é restrita a uma poligonal, mas afeta todo o resto da cidade. A impressão que eu tive ao ver o projeto é que ele foi feito às pressas e não deu tempo de pensar em tudo. E parece que foi isso mesmo.
    A ideia é atrair empresários, pra isso serão levadas pra lá sedes de algumas grandes empresas (Banco Central, Docas, etc) e condomínios de luxo. As zonas com coeficientes de aproveitamento gigantesco ficam no perímetro "de dentro" voltado para a cidade, formando uma espécie de cinturão de arranha-céus, ou seja, se construírem realmente todo o potencial que foi dado pelo projeto, quem está na cidade não verá o porto.
    Existe a previsão de obras de habitação social, só que esses apartamentos serão suficientes apenas para repor a moradia das pessoas que foram retiradas durante as obras, ou seja, não se cria habitação popular de fato. Não se cumpre um dos pontos principais do Estatuto das Cidades, que eles dizem seguir.
    Além de que é quase certo que ocorrerá uma gentrificação das pessoas que moravam ali originalmente, devido à chegada das grandes empresas e turistas, valorizando a região e aumentando o custo de vida. (Como aconteceu em Salvador, na região do pelourinho)

Então resumindo, os principais problemas são a mobilidade urbana, que praticamente não foi pensada, a falta de planejamento do que garantirá movimento noturno, a segurança (que aparece apenas em forma de UPP em um das favelas) e a gentrificação que foi maquiada pela construção de pseudo habitação social.

Vai ficar bonito? Provavelmente sim, mas quando se fala em projetos urbanos existe muito mais coisa a se pensar.

• Ótimo Ótimo x 1
  3. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

• LOL LOL x 1

Compartilhar