• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porto Alegre instala placas nos lugares onde houve tortura

Por não fazer parte da doutrina comunista, o Stalinismo foi um erro, como já disseram: uma revolução dentro da revolução, Stalin traiu o socialismo, a morte de milhões não fazia parte da doutrina, mas sim da mente doentia dele, mas o nazismo pregava a extinção dos inferiores ou estou enganado?
Mas o nazismo, ou nacional-socialismo, não era ele mesmo uma vertente do comunismo? Uma dissidência, sei lá? A única 'novidade' é a doutrina racial.

Enfim, eu entendo que o stalinismo seja uma deturpação do marxismo, mas acho que esse limite, essa diferença, é mais tênue, na prática, do que se diz por aí.
 
Só no nome, pois eu não vejo (não que não haja, apenas é minha limitação) nenhuma semelhança.
Na verdade há muita semelhança. E não só no nome.

http://www.abacaxiatomico.com.br/?p=453

http://rodrigoconstantino.blogspot.com.br/2006/10/socialismo-e-nazismo.html

http://mises.org.br/Article.aspx?id=98

http://livre-pensamento.blogspot.com.br/2005/01/nazismo-e-socialismo-irmos-gmeos.html

http://www.mises.org.br/EbookChapter.aspx?id=239

http://direitasja.wordpress.com/2012/02/22/nazismo-e-suas-raizes-marxistas/

http://direitasja.files.wordpress.com/2012/02/o-caminho-da-servidc3a3o.pdf


E posso caçar mais artigos e mesmo livros falando desse assunto.

O tipo de controle e poder do Estado sobre a política, economia, sociedade e até o militarismo era muito semelhante. A diferença é que no stalinismo essa idolatria do Estado era menos emblemática que no nazismo, porque a última doutrina identificava a obediência ao Estado com aspectos raciais e messiânicos, essenciais em sua doutrina. Já no primeiro o controle estatal aparece como acidental, por causa da utopia da ditadura do proletariado que 'prepara' o comunismo dos sonhos de Marx.

Claro que as diferenças filosóficas existem, só não são tão auto-evidentes quanto dizem.
 
Última edição:
Não tem nenhum problema em ser comunista, tem em ser fascista, onde se prega superioridade étnica/racial etc sobre um ou os outros grupos, essas atrocidades foram cometidas por pessoas, não pelo comunismo, não em nome do comunismo, isso não faz parte da teoria comunista.

As atrocidades foram cometidas em nome do comunismo soviético sim, meu caro. Era a vingança dos comunistas em cima dos nazistas, e os líderes comunistas só não foram julgados porque os Aliados eram tão incompetentes que precisaram implorar ajuda dos soviéticos pra conseguirem acabar com a guerra.
Se não fosse a burrada mór do Hitler, que não sabia o mínimo de história pra cometer o mesmo erro do Napoleão, os comunistas iam esperar os ocidentais se matarem e depois avançaria rumo ao Atlântico. Como os comunistas venceram a guerra pros Aliados, não precisaram pagar por nenhum crime de guerra e puderam continuar fazendo o que bem entendiam atrás da Cortina de Ferro.

O nacional-socialismo foi inspirado no comunismo soviético, afinal, é uma forma de socialismo (e se não fosse a imbecilidade racial, seria a melhor forma de governo, falo mesmo).
Nos primórdios do nacional-socialismo os nazistas comparavam Stalin e Hitler, colocando Stalin como o único homem parecido com Hitler na capacidade de revolucionar um país. Os cartazes nazistas eram inspirados nos cartazes comunistas, assim como toda a propaganda inicial.
Como isso não dava o resultado esperado, já que da forma como tava o povo tava preferindo os comunistas, os nazistas mudaram o discurso. O comunismo se tornou o demônio a ser combatido, assim como as raças inferiores. Com a crise a propaganda nazista viu seu "boom", já que prometia acabar com os problemas alemães, coisa que em grande parte acabou.

Trocando em miúdos pra não me estender: comunismo era um socialismo internacionalista, o nazismo era nacionalista como o próprio nome da ideologia diz.
 
.

Os "pai" do nazismo foi o nacionalismo militarista alemão, o "socialismo" da sigla pouca coisa era além de uma isca para a classe trabalhadora, Hitler nunca foi um socialista autêntico (mesmo que em sua vertente nacionalista).

Aliás, sem o apoio do alto empresariado alemão (particularmente da indústria química), Hitler nunca teria chegado lá.

.
 
Última edição:
.

Os "pai" do nazismo foi o nacionalismo militarista alemão, o "socialismo" da sigla pouca coisa era além de uma isca para a classe trabalhadora, Hitler nunca um socialista autêntico (mesmo que em sua vertente nacionalista).

Aliás,sem o apoio do alto empresariado alemão (particularmente da indústria química), Hitler nunca teria chegado lá.

.
Pelo contrário, o nazismo compartilhava com o socialismo o grande poder do Estado e diversas semelhanças estruturais por conta disso. E o que Hitler foi pouca importa, se limarmos a doutrina racial, toda a política protecionista, o capitalismo de Estado, nunca foi muito diferente do que Stalin realizou na Rússia.

E claro que o alto empresariado alemão o apoiou, tinham um cagaço enorme de terem suas propriedades confiscadas por uma revolução socialista que prometeria resgatar a Alemanha do buraco econômico e social em que se encontrava. Apoiaram o socialismo nacionalista exatamente por isso, pelo nacionalismo, pela promessa de fortalecimento do mercado interno.
 
Última edição:
.

Não poupo o alto escalão do empresariado alemão, mesmo! Afinal, seduzidos que foram pelos grandes programas de obras públicas e de reequipamento das forças armadas, foram essenciais para que o cabo austríaco chegasse ao poder.

E o nacionalismo tornou-se o filho enjeitado da direita e acabou "adotado" pela esquerda que, em seus primórdios, o abominava. Que deliciosa ironia...

Hitler foi uma cria do alto comando do exército e do big business alemães, o problema foi que a criatura acabou por devorar quem a criou e arrastou todo o resto consigo para o abismo.

.
 
Última edição:
:rofl:
Agora você se entregou, champz!

Me entreguei por quê?
Só analiso os fatos: a Alemanha tava no fundo do poço e cavando cada vez mais fundo, Hitler (não ele, mas quem leva os créditos sempre são os líderes) reestruturou o país, construiu hotéis para que os trabalhadores pudessem passar férias nas ilhas do Báltico, implantou o plano "carro para todos" onde o vivente pagava um pouco todo mês e no final pegava um Fusca (que na época era a coqueluche dos automóveis), a tecnologia alemã estava dez anos na frente da tecnologia aliada em muitos campos quando a Segunda Guerra se iniciou, só pra citar algumas das coisas bosas. As coisas podres todos já sabem, e de forma deturpada, já que muitos sobreviventes são uns mentirosos e merecem um bom óleo de peroba pra passar na cara-de-pau.

Resumindo, a Alemanha era o "futuro no hoje", mas sempre tem um cavalo que solta a bosta no caminho pra emporcalhar tudo, que no caso do nacional-socialismo era o racismo, que estava comendo solto no mundo todo, mas lá encontrou um altar pra ser idolatrado.

A maioria das pessoas é incapaz de separar os crimes do regime dos bons atos do regime.
 
Última edição:
.

Veda,

os Fuscas foram todos requisitados pelo esforço de guerra. Seus legítimos proprietários ficaram a ver navios.

Fonte: Meu pai, afinal ele migrou, do Rio Grande do Sul para São Paulo, para trabalhar na Volkswagen.

.
 
Última edição:
Eu sei. A maioria dos projetos foi abandonada quando a Segunda Guerra estourou.

Mas o renascimento da Alemanha é algo invejável, fruto não só dos nazistas, mas do povo alemão.
 
.

Na verdade, a intervenção estatal era a única forma de arrancar aquela economia da estagflação (estagnação + inflação), Roosevelt fez coisa bem parecida nos EUA.

Aliás, desde a grande crise de 2008, vivemos um neo-keynesianismo semelhante.

.
 
Mas não basta apenas o Estado intervir. Tem que ser um Estado formado por grandes "cabeças". Se não me engano o economista que tirou a Alemanha da lama no governo nazista era suíço (agora não lembro, mas to em dúvida se era suíço, dinamarquês ou sueco).

O Hitler mesmo não fazia muita coisa além de sonhar e discursar (a coisa em que ele era melhor).

Mais um crime feito em nome do comunismo que me lembrei agora: o assassinato do Czar e sua família. Mataram a família, incluindo as crianças, num porão só porque a família tinha governado a Rússia. Comunistas são muito bonzinhos...

Bom, mas voltando tópico, ainda quero ver placas desse tipo nos lugares que os comunistas usaram pra torturar os militares, mesmo sabendo que é só um sonho meu.
 
Mais um crime feito em nome do comunismo que me lembrei agora: o assassinato do Czar e sua família. Mataram a família, incluindo as crianças, num porão só porque a família tinha governado a Rússia. Comunistas são muito bonzinhos...

São mártires da Igreja ortodoxa russa. Tenho vários amigos devotos.

[h=3]Santos Mártires Imperiais da Rússia: o Imperador Nicolau II, Imperatriz Alexandra, o príncipe Alexis, e as princesas Olga, Tatiana, Maria e Anastásia, e todos aqueles martirizados com eles (1918)[/h]
55983--6465838-m750x740+%281%29.jpg

Santos Nicolau II, Alexandra, Alexis, Olga, Tatiana, Maria e Anastásia, roguem por nós!
 
Foram uns pobres coitados que se deixaram enganar pelo Rasputin.

Os únicos com a mente sã na família foram uns primos que envenenaram, fuzilaram, caparam e precisaram jogar o Rasputin no rio pra, se não morrer afogado, morrer congelado. O cara era tão ruim que nem o capeta queria abraçar e não morria de jeito nenhum.

E parece maldição, mas os comunistas levaram a família imperial primeiramente pra cidade natal do Rasputin, só foram transferidos pra morrerem em outro lugar.
 
Não é impossível, existe muita especulação sobre a 'agenda' da família imperial, até por haver pouca informação sobre seus membros.
 
.

Impossível, não era, mas era altamente improvável, afinal o casal imperial nutria muito amor um pelo outro. Se bem me lembro, foi em meados da década de 90, que o governo russo autorizou a publicação da correspondência íntima dos dois. Nas cartas, isto fica muito claro.

.
 
Última edição:
É improvável por um motivo simples: diziam que o cara era um dos maiores porcos da história e fedia feito gambá.

Brincadeiras à parte, os boatos devem ter se originado graças à intimidade dele com a família (coisa que arruinou o já cambaleante Império Russo). Dizem que ele salvou o guri da hemofilia. Duvido que a czarina tenha feito algo além de agradecer e escutar as lorotas dele, seria ter muito mau gosto.
 
mas pera aí, quem tá dizendo que os comunistas são "bonzinhos"? os da revolução russa, por exemplo, liderados por trotsky, tinham clara a idéia de que nenhuma mudança seria alcançada sem combate armado e sem cabeças rolando (palavras do trotsky). e estavam certos, né? a social-democracia é uma das coisas mais idiotas que já aconteceram na história da política (a própria ditadura do brasil é prova disto, onde nosso amiguinho goulart ganhou as eleições e achou que tava no poder pra mudar as coisas - até o exército lembrá-lo de que as coisas não funcionam bem assim).

e outra confusão está sendo feita neste tópico: o comunismo pregado por marx diz que uma estrutura social verdadeiramente comunista somente será alcançada através da destruição sistemática do órgão estado, e portanto fica até levemente parecido com a anarquia de bakunin. o stalinismo utilizou um mecanismo autárquico (totalitarista), assim como a própria alemanha nazista - por isso as semelhanças. mas, como todo mundo sabe, a URSS de stálin não era lá muito comunista, apesar de ter atingido a destruição do paradigma de propriedade individual privada.

a questão da ditadura no brasil é muito simples: a esquerda foi covardemente massacrada (sim, eles tentaram reagir, e mataram gente também, mas vamos comparar as proporções?), e isso obviamente cria mártires (e mártires criam esse bla bla bla que estamos vivenciando hoje). só é curioso como a mesma fórmula ocorreu em quase todos os países com alguma expressividade política na américa latina. pinochet, etc. não parece uma guerra do paraguai 2.0? é muito triste viver num setor político onde é só chegar uma ordem superior que começamos a nos matar que nem doidos ao invés de pensarmos no nosso progresso e união. enfim, a ditadura foi sim um momento triste da nossa história, e não digo isso para favorecer goulart, lula, marx ou seus seguidores...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo