1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Porto Alegre instala placas nos lugares onde houve tortura

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 23 Mai 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Até o fim do ano, pedestres que passarem em frente ao palácio da Polícia Civil, em Porto Alegre, poderão se deparar com uma placa da prefeitura com inscrições como "Aqui houve tortura".

    O município e a ONG Movimento Justiça e Direitos Humanos assinaram ontem convênio para sinalizar locais da cidade que abrigaram crimes cometidos por agentes do regime militar (1964-1985).

    Um presídio desativado e uma praça que sediou uma unidade militar também deverão receber sinalização. No atual palácio da polícia, funcionou o Dops (Departamento de Ordem Política e Social), um dos órgãos da repressão.

    O movimento também quer colocar placas em frente a dois quartéis do Exército ainda em funcionamento. O convênio prevê que o município bancará os custos dos memoriais, enquanto a entidade, liderada pelo ativista Jair Krischke, ficará responsável pela pesquisa histórica.

    O prefeito José Fortunati (PDT) afirmou que a iniciativa permitirá que o povo "conheça o que aconteceu nos anos de chumbo" em um momento em que a Comissão da Verdade acaba de ser instaurada pelo governo federal.

    Para Krischke, o projeto, batizado de "Marcas da Memória", se contrapõe à iniciativa dos militares de dar o nome de presidentes do regime a equipamentos públicos.

    O projeto de identificação foi inspirado em ações realizadas no Uruguai e na Argentina. Ativistas produziram até catálogos com centros de repressão militar em Buenos Aires e em Montevidéu.

    Há duas semanas, militantes de esquerda encenaram torturas em frente a uma casa usada pelo Dops em Porto Alegre e colaram adesivos com inscrições como "Aqui nessa rua pessoas foram torturadas e mortas". O local também está na lista dos que deverão ser sinalizados.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
    • Gostei! Gostei! x 5
  2. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    No centro da minha cidade tem algo parecido.
    Onde era o antigo pelourinho, tem uma mão algemada de pedra, e uma placa dizendo o que acontecia no local.

    Acho importante não deixar o tempo apagar esse tipo de coisa.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  3. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Tudo bem colocarem essas placas desde que façam o mesmo onde aconteceram sequestros, torturas e outros crimes cometidos pelos "subversivos".

    Essa mania do governo de só esculachar um lado enquanto engrandece o outro é tão imparcial... :roll:
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Fail Fail x 1
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Brasília, em especial a quadra do edificio do Congresso deveria ser recheada de placas, já que lá é local onde se mais cometem crimes contra o dinheiro público.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  5. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Faltaria espaço pra tanta placa, além de superfaturarem a confecção e instalação.
     
    • LOL LOL x 6
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Ia falar isso. Os arautos da verdade da esquerda estão doidos pra ideologizar toda a questão, e ignorar os crimes cometidos pela esquerda no período.

    Mas enfim, acho uma excelente iniciativa.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    O combate ao terror de esquerda foi travado de forma tão idiota que os terroristas foram transformados em heróis. Nossas antas fardadas certamente nunca leram "1984".

    .
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Ainda vão fazer a tal comissão da verdade, que de verdadeira não vai ter nada mostrando só os podres militares. Queria ver nos livros escolares a história que corre nos quartéis de oficial tendo que engolir o próprio pênis após ser capado.

    Apontar os maus feitos alheios é fácil, mas quando a sujeira é nossa sempre varremos pra debaixo do tapete.
     
  9. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    O problema da tortura é que, por mais certo que você esteja, se você faz uso dela, você se torna o errado; e, por mais errado que você esteja, se você é vítima dela, você se torna o certo. Coisas da cultura ocidental.

    Nasci, e cresci, na Vila Mariana e residia bem próximo da Rua Tutoia, onde estava localizado o principal centro de tortura do estado de São Paulo, segundo meus pais, os imóveis na citada rua eram bastante desvalorizados por conta da presença desta casa dos horrores.

    .
     
    Última edição: 24 Mai 2012
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    E a chamada comissão da verdade só vai servir pra encobrir os crimes dos "revolucionários", porque os dos militares todo mundo tá cansado de saber.
    Foi o jeitinho que o governo arranjou pra ficar como bom moço depois daquela história de trancafiar os arquivos pelos próximos sei lá quantos anos. Assim aqueles "revolucionários" que estão no governo hoje vão ficar com a cara limpa enquanto os velhos que na época eram oficiais da ativa vão ter o nome enlameado de novo.
     
  11. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Nem tão preto, nem tão branco... NINGUÉM foi punido como devia!!! Os 2 lados tiveram anistia e esse eu acho o grande erro!!! Dos que estão vivos, tá todo mundo solto até hoje...

    Quem cometeu - comprovadamente - crime de ambos os lados deveria ser punido e severamente!!!
    Mas no Brasil tudo vira pizza com cerveja e samba tocando ao fundo.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  12. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Os militares podem ter recebido anistia, mas até hoje são criminalizados. Ninguém viu o protesto de uma cambada de desocupado quando os velhos resolveram comemorar o dia do golpe militar? Só faltou apedrejar os militares.
    Enquanto isso, ex-revolucionários estão no governo, santificados e intocáveis graças às histórias das masmorras militares. Fulano pode ter arquitetado roubo a bancos, sequestro de diplomata estrangeiro, mas é santo se lutou contra a ditadura. Se fulano se tornou oficial naquela época, até hoje sofre preconceito por ser "torturador".

    Como tu bem disse, todos, de ambos os lados, deveriam ter sido punidos. Mas a "ordem" da bandeira fica só na bandeira mesmo. Assim, talvez, fosse possível hoje em dia falar das coisas que os militares fizeram de bom para o Brasil sem ser taxado de apoiador da ditadura.
     
  13. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro


    Verdade.
    Mas dá pra colocar os crimes cometidos por guerrilhas e os realizados pelo ESTADO no mesmo patamar?

    Acho que não.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  14. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Não mesmo.

    Questão de proporção.
     
  15. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    Bem mais que só prorpoção, né? A política do estado era superestimar o perigo dos movimentos comunistas e partir para uma tática deliberada de extermínio para fins de auto-afirmação (deu certa, pelo menos a parte da liquidação).
    A dos movimentos de guerrilha era tomar o poder pela força, admitindo os danos colaterais, em uma ordem que sequer admitia a possibilidade de pensamentos divergentes, quanto mais eles adentrarem no cenário político por outros meios.
    Só pra esclarecer que eu não sou daqueles que sataniza a ditadura militar (o que tem lá seus fins políticos também).
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Comunistas eram tão perigosos quanto nazistas. As duas ideologias exterminaram milhares de pessoas, ou ninguém nunca leu sobre o holodomor? Ucranianos carregavam corpos das centenas que morriam de fome em troca de um pão, isso quando não levavam os moribundos ainda vivos e jogavam em carroças pra serem enterrados ainda vivos.
    Ainda temos os estupros em massa cometidos pelo Exército Vermelho quando avançaram rumo a Europa central. Nenhuma mulher entre 8 e 80 anos escapava, e o governo comunista ainda distribuía panfletos incentivando o estupro.

    O governo comunista que inspirou os demais movimentos comunistas pelo mundo foi o sistema mais criminoso já implantado, e ainda tem bocós que compram uma camiseta com martelo e foice e ainda se orgulham de serem comunistazinhos.
    Os militares tinham toda a razão de temerem os comunistas, mas fizeram tudo errado pra combatê-los e os transformaram em heróis.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  17. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Não tem nenhum problema em ser comunista, tem em ser fascista, onde se prega superioridade étnica/racial etc sobre um ou os outros grupos, essas atrocidades foram cometidas por pessoas, não pelo comunismo, não em nome do comunismo, isso não faz parte da teoria comunista.
     
  18. Excluído045

    Excluído045 Banned

    "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis" Mateus 7.15-20

    Jesus é um sábio.

    Não acho que dê pra comparar comunismo com nazismo, mas pra mim as atrocidades cometidas pelos regimes ditatoriais de esquerda serviram pra emporcalhar a própria doutrina, quiçá o marxismo como um todo. Diferente de marxismos outros, como a escola de Frankfurt, Lukács, Gramsci etc.

    Impressiona como o nazismo, matando menos, é demonizado e o marxismo, matando mais, é mais que tolerado, é até louvado, mesmo em sua faceta mais radical, por muito ideólogo e partido político.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  19. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Por não fazer parte da doutrina comunista, o Stalinismo foi um erro, como já disseram: uma revolução dentro da revolução, Stalin traiu o socialismo, a morte de milhões não fazia parte da doutrina, mas sim da mente doentia dele, mas o nazismo pregava a extinção dos inferiores ou estou enganado?
     
  20. Pearl

    Pearl Usuário

    Bom, pelo que eu vejo dos defensores do comunismo, eles não são a favor dos sistemas implementados e sim do verdadeiro comunismo escrito por Karl Max que nunca foi implementado. Ou eu estou errada? :/
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar