• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porta da noite

É uma consideração estremamente filosófica, eu não consegui chegar a uma conclusao, porque até onde eu sei, atravessando as portas eles saem do universo conhecido e entram no nada, o vazio. Portanto se ele foi pro vazio o vazio deixou de ser vazio...
 
Eu parei de pensar nesse lance sobre o vazio não ser mais vazio com Morgoth lá. Em minhas reflexões não cheguei a nenhuma boa conclusão:mrgreen:
 
Uma possibilidade, bem surreal:

Ele, ao entrar no Vazio, passou a fazer parte do lugar. Se tornou parte do Vazio, e não algo que ocupe um lugar ali. Isso talvez aconteça com qualquer um que vai parar ali.

Morgoth + Vazio = Vazio. Pode-se alterar a primeira variável mas o resultado é uma constante. :mrgreen:
 
Eu li em algum lugar que Melkor fora sacrificado em Mandos, e apenas seu espírito fora trancafiado no Vazio. Mas não sei se isso é verdade ou sei lá. Mesmo porque acho tosco ele num corpo, imóvel, no Vazio (uma vez que no Vazio não há espaço para mover-se).

Sempre imaginei que os espíritos não constituem, de fato, uma existência. A existência só começa a existir com Eä. O estado de Eru e de espíritos seria um estado de caráter metafísico, como as idéias de Platão (embora segundo este as idéias existissem). Assim não há problema num espírito integrar o Vazio. O Vazio é a inexistência, enquanto Eä é a existência. Os salões externos de Eru e os espíritos seriam inclassificáveis, um misto de existência e inexistência além da Lógica.
 
Pra ressuscitar o tópico, mas ele com espirito ele não poderia atravessar a porta ou ele foi preso lá por imobilidade????
 
Não entendi sua pergunta...

Intrometendo-me
Se entendi direito, acho que a questão é se o epírito de Morgoth ficou imóvel no Vazio, estando assim impossibilitado de sair.

Pra ressuscitar o tópico, mas ele com espirito ele não poderia atravessar a porta ou ele foi preso lá por imobilidade????

Se minha interpretação estiver correta...
Creio que, independentemente de estar "paradão" ou não, ele era incapaz de sair. Só Eru poderia determinar tal coisa.

Mas aí me surge outra questão. Eru determinou a saída de Melkor do Vazio para a Dagor Dagorath? Acho que sim. Como tudo que tem começo tem que ter um fim. Levando a um recomeço de Arda, um Eä cíclico.

Viajei
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo