• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque Tolkien não nos conta mais sobre Legolas?

  • Criador do tópico Não Registrado
  • Data de Criação
N

Não Registrado

Visitante
Legolas Verdefolha, elfo Sindar filho de Thranduil, rei da Floresta das Trevas. Em 3019 da Terceira Era, Legolas foi a Rivendell como mensageiro dos elfos de sua terra. Lá participou do Conselho de Elrond, onde se juntou à Sociedade do Anel representando toda a raça élfica.(todos nós sabemos).
Mas algo que sempre me deixou pensativa, e o fato de Tolkien não ter citado algo à mais sobre Legolas, sua idade e aparência física é práticamente um mistério (Apesar de que em alguns momentos nos livros Tolkien cita que menos de 500 anos para um elfo como ele seriam pouco, também cita que ele era um elfo muito belo, mas em momento algum cita que ele tinha cabelos loiros, mas cita que teu pai tinha cabelos dourados, mesmo porque de modo geral os Sindar tem cabelos claros). Alguns dizem que Tolkien citou o nome LEGOLAS, em outros contos, mas Legolas aparece somente no livro O SENHOR DOS ANÉIS.

"Ele era alto como uma árvore jovem, ágil, muito forte, capaz de rapidamente desenhar uma grande guerra, arco e abater um Nazgûl, dotado com a enorme vitalidade dos órgãos élfico, tão duro e resistente a mágoa que ele foi somente à luz sapatas sobre rocha ou na neve, o incansável, acima de tudo o Clube. "
- JRR Tolkien sobre Legolas (Book of Lost Tales 2, p. 333)

Tolkien não especificamente dar Legolas idade ", mas muitos têm usado o detalhes Tolkien dá para arriscar um palpite. É seguro dizer que, muito provavelmente, Legolas nasceu depois Orophor, seu avô, mudou-se com pessoas de todo o Misty Mountains, uma vez que no livro, ele se refere ao elfos Noldor como uma raça "estranha". Isso significa que ele é inferior a 6.400 anos de idade, seu aniversário na última parte da Segunda Era, no mínimo. Mas Legolas nunca é mencionado em qualquer conta da Guerra da Última Aliança de Elfos e Homens, a maioria assim assumir que ele foi nasceu na Terceira Idade, depois de Isildur pegou o anel do poder. Legolas nunca foi para Lorien lá antes que ele viaja com o clube. Portanto, podemos supor que ele não estava com pessoas de seu avô quando deixou Lorien do Norte Trevas. Antes da sombra de Dol Guldur na Floresta das Trevas caiu no TA 1000, as pessoas Legolas 'passou um tempo entre seus vizinhos Lorien. Mas quando a sombra cair, eles "recuaram antes que ele se espalhou como sempre para o norte, até a última Thranduil estabelecido o seu reino no norte-leste da floresta e mergulhou e há uma grande fortaleza salões subterrâneos. Assim, nós podemos seguramente assumir que Legolas "data de nascimento foi após TA 1000, quando o Reino do Norte Trevas foi criado. Isso tornaria o mais jovem do que qualquer outro elfo na Terra-Média, incluindo Arwen. Em O Senhor dos Anéis, Legolas refere-se a seus companheiros de viagem, muitas vezes como" crianças ". No entanto, quando ele chega em Fangorn, ele afirma que os jovens se sentem em relação à floresta. Legolas diz:" É velho, muito velho. Tão velha que quase me sinto jovem novamente, como eu não sentia desde que viajaram com vocês, crianças. "

Minha duvida persiste, porque Tolkien não nós dá mais informações sobre ele, ou será que Legolas forá criado por necessidade de representar um grande elfo na sociedade do anel??
 
Última edição por um moderador:
Re: Porque Tolkien, não nós conta mais sobre Legolas?

Olha, eu pensei que Legolas fosse um elfo jovem com pelo menos 500 anos. Pois existe um trecho quando ele, Aragorn e Gimli estão em Rohan e diz uma expressão tipo essa: " Não vejo.........por uns 500 verões...."

Ou seja, imaginei ele com essa idade pelo menos, não mais que uns 600 anos. Mas pelas caracteristicas do Legolas, pelo seu comportamento e a forma como desenrola a história, parece que ele é bem jovem se coparado com outros elfos.
 
Cpm, quando for colocar um texto traduzido na internet, põe o original e o traduzido.
É meio chato ler um texto sem coesão.

Na minha opinião Tolkien dá pouca informação sobre Legolas porque realmente não faz muita diferença. Os personagens estão em segundo plano nos livros que contam a Guerra do Anel. O importante é a história e o destino da TM, que por hora é atrelado ao dos heróis do livro.

Acho que só O Hobbit tem uma preocupação maior em detalhar as características e evolução da personagem.
 
Não é só sobre Legolas que Tolkien não nos presenteou com mais informações; Há uma série de personagens fascinantes que não possuem um descrição que poderia agradar aos fans. São milhares de lugares, personagens e objetos, e Tolkien já realizou o impossível criando uma mitologia completa e rica na maioria dos detalhes. Aliás, esse mistério acerca de certo componente da obra só a enriquece, pois em toda mitologia não é tudo que é definido ou contado, deixando mais espaço para imaginação do leitor.

Eu concordo com Anwel; acho que dentre Aragorn, Gimli e Boromir, Legolas aparenta ser o menos poderoso e, talvez, o mais imaturo. Sobre o nome, há uma outra aparição do nome Legolas Verdefolha em A Queda de Gondolin, onde o tal elfo, com os seus poderosos olhos élficos, teria guiado Tuor e os sobreviventes do massacre; mas, é bem óbvio que se trata de outro elfo.

But the others, led by one Legolas Greenleaf of the house of the Tree, who knew all that plain by day or by dark, and was night-sighted, made much speed over the vale for all their weariness, and halted only after a great march. The Book of Lost Tales II, "The Fall of Gondolin"
 
Última edição:
Porque Tolkien não nos conta mais sobre Legolas?
Porque ele é um inútil!

O próprio Tolkien já disse em uma das cartas que Legolas era o personagem menos importante da comitiva.

E, Ray, manera aí na pontuação, porque foi complicar ler esse texto!
 
Porque ele é um inútil!

O próprio Tolkien já disse em uma das cartas que Legolas era o personagem menos importante da comitiva.

E, Ray, manera aí na pontuação, porque foi complicar ler esse texto!


Snaga, meu anjo (Manera aí na pontuação?) Isso foi um chamado de burrice?
Meu Eru, bom estamos aqui para discutir um determinado assunto não para observar a ortografia do outro.Isso não é avaliado em faculdade, exceto se você cursar letras, ou algo do gênero. Nunca fui reprimida pela minha pontuação e olha que minhas provas são bem elaboradas. Tá certo posso as vezes escrever de modo incorreto mas aulas de monografia é a partir do 11° período de medicina.


Voltando ao assunto princínpal do tópico, legolas foi um personagem menos importante da comitiva? acho que todos os 9 membros da comitiva foram importantes, alias pense bem, o que seria da sociedade com apenas 8 membros e sem a ajuda de um elfo? onde Tolkien cita isso, Snaga por favor dê a citação de onde isto está escrito, realmente isso me causou duvidas.
 
Snaga, meu anjo (Manera aí na pontuação?) Isso foi um chamado de burrice?
Meu Eru, bom estamos aqui para discutir um determinado assunto não para observar a ortografia do outro.Isso não é avaliado em faculdade, exceto se você cursar letras, ou algo do gênero. Nunca fui reprimida pela minha pontuação e olha que minhas provas são bem elaboradas. Tá certo posso as vezes escrever de modo incorreto mas aulas de monografia é a partir do 11° período de medicina.
Não foi um chamado de burrice. Apenas para prestar atenção. Não custa nada reler o texto antes de postar.


Voltando ao assunto princínpal do tópico, legolas foi um personagem menos importante da comitiva? acho que todos os 9 membros da comitiva foram importantes, alias pense bem, o que seria da sociedade com apenas 8 membros e sem a ajuda de um elfo? onde Tolkien cita isso, Snaga por favor dê a citação de onde isto está escrito, realmente isso me causou duvidas.
Como eu bem disse, não são palavras minhas, são do próprio Tolkien. E se prestar atenção, Legolas é o que menos tem falas em todo o livro

E a informação está em uma das cartas. Não as tenho aqui comigo no momento. Vou procurar na net e ver se encontro algo.
 
Os Nove Caminhantes eram representantes das raças livres naquela época escura: Elfos, Homens, Anões, Hobbits.

As façanhas dos Anões já foram contadas, cantadas, escritas, re-escritas; a dos Homens, o mesmo caso: tradições passadas por menestéis ao povo, contos escritos; quanto aos Hobbits, sabemos que na Guerra do Anel, era a vez deles de mostrar-se. Em relação aos Elfos...bem, são os Primogênitos, coadjuvantes de muitos acontecimentos dos mais importantes para a estória de Arda. Sem mais.


Acredito que Tolkien não deu ênfasse ao elfo por já ter escrito demais sobre esse povo: numa façanha que ele queria dar créditos aos Hobbits, mais uma vez seria mostrada a beleza/inteligência/habilidades dos elfos?!
 
O que Gimli fez mais do que Legolas? Ou Pippin? Não vejo o quê, a ponto do elfo ser considerado o mais nútil.

Um detalhe sobre o tema do tópico é que não há nos anais do final do O Retorno do Rei a data de nascimento do Legolas. Havia até uma teoria que ele teria nascido na Primeira Era, por causa disso.
 
O que Gimli fez mais do que Legolas? Ou Pippin? Não vejo o quê, a ponto do elfo ser considerado o mais nútil.

Um detalhe sobre o tema do tópico é que não há nos anais do final do O Retorno do Rei a data de nascimento do Legolas. Havia até uma teoria que ele teria nascido na Primeira Era, por causa disso.
Creio que a inutilidade dele, citada por Tolkien, se refere mais ao passado que à sua atuação na comitiva.

O pai de Gimli foi um dos protagonistas de O Hobbit.
Jà Legolas, apesar de seu pai também aparecer em O Hobbit, é um personagem periférico. Além do mais, os elfos da Floresta das Trevas nunca tiveram muito destaque nos livros.

E Pippin? Pippin tem 1/3 de RdR totalmente dedicado a ele.
 
Meninos, atentem-se ao fato de ser "menos importante" não necessariamente condizer com ser "mais inútil".
 
Eu suponho que Legolas tenha sido incluído na Comitiva por Tolkien para estabelecer um "Link" entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Acompanhem meu raciocínio: Legolas era filho de Thranduil (o Rei Élfico da Floresta das Trevas) que aprisionou Thorin e seus companheiros (anões) e que estes foram salvos por Bilbo (hobbit).

Talvez, digo talvez, Thranduil, ao saber da reunião convocada por Elrond, tenha enviado seu filho ao Conselho como forma de fazer um "mea culpa" pelos erros cometidos no passado para com os Anões. Já que no fim, Legolas e Gimli tornaram-se bons amigos.
 
Eu suponho que Legolas tenha sido incluído na Comitiva por Tolkien para estabelecer um "Link" entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Acompanhem meu raciocínio: Legolas era filho de Thranduil (o Rei Élfico da Floresta das Trevas) que aprisionou Thorin e seus companheiros (anões) e que estes foram salvos por Bilbo (hobbit).

Talvez, digo talvez, Thranduil, ao saber da reunião convocada por Elrond, tenha enviado seu filho ao Conselho como forma de fazer um "mea culpa" pelos erros cometidos no passado para com os Anões. Já que no fim, Legolas e Gimli tornaram-se bons amigos.

A sua observação é interessante. Mas minha memória está falhando rsrsrs.

Qual foi o motivo que levou Legolas a ir para o Conselho de Elrond? Foi uma convocação de Elrond ou ele (Legolas) foi enviado para debater os problemas como a iminente guerra em Rhovanion bem como para obter conselhos? :think:

Realmente eu esqueci :think:
 
Elrond, aparentemente ele foi enviado por seu pai.

Elring, interessante a sua teoria. Mas eu acho que esse ra um fim mais secundário. Acredito que o fim principal de Tolkien tenha sido incluir um elfo na Comitiva. Afinal, nos primeiros rascunhos, não havia Legolas, e o elfo que acomanhava a Comitiva era, salvo engano, Glorfinel. Depois o Tolkien criou toda essa história do Legolas ser filho do Thranduil prara, aí sim na minha opinião, criar um vínculo maior com o Hobbit.
 
Por mais que quiséssemos saber mais sobre Legolas, não há como negar que ele é um personagem secundário. Eu também gostaria de saber mais sobre ele e acho estranho que Tolkien não tenha dedicado mais linhas a ele, já que sua posição na árvore genealógica dos elfos é bastante privilegada. Acho que um filho de rei deveria ter mais destaque (naturalmente, não da maneira ridícula que fizeram nos filmes).
 
Última edição:
Elrond, aparentemente ele foi enviado por seu pai.

Elring, interessante a sua teoria. Mas eu acho que esse ra um fim mais secundário. Acredito que o fim principal de Tolkien tenha sido incluir um elfo na Comitiva. Afinal, nos primeiros rascunhos, não havia Legolas, e o elfo que acomanhava a Comitiva era, salvo engano, Glorfinel. Depois o Tolkien criou toda essa história do Legolas ser filho do Thranduil prara, aí sim na minha opinião, criar um vínculo maior com o Hobbit.

Agora, existe um trecho no livro as Duas Torres onde Legolas afirma que nunca tinha vista tal.......coisa nos últimos 500 verões...xxxxxx

Sendo assim, dára para supor que Tolkien quis colocar uma idade para o elfo, para não deixá-lo totalmente com um buraco no passado.
Mas vale ressaltar que embora ele tivesse mais de 500 anos, a meu ver ele era o menos maduro da comitiva. Mas claro que não estou desconsiderando suas habilidades e virtudes, pois em alguns momentos a sua ajuda foi fundamental para a sociedade.
 
Eu suponho que Legolas tenha sido incluído na Comitiva por Tolkien para estabelecer um "Link" entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Acompanhem meu raciocínio: Legolas era filho de Thranduil (o Rei Élfico da Floresta das Trevas) que aprisionou Thorin e seus companheiros (anões) e que estes foram salvos por Bilbo (hobbit).

Talvez, digo talvez, Thranduil, ao saber da reunião convocada por Elrond, tenha enviado seu filho ao Conselho como forma de fazer um "mea culpa" pelos erros cometidos no passado para com os Anões. Já que no fim, Legolas e Gimli tornaram-se bons amigos.



Realmente, muito, muito interessante teu tópico. Nunca havia parado para pensar nesta lógica, mas agora posso adota-la.

Respondendo aos tópicos acima citados.
Não concordo que Legolas foi um inúlti, pois nenhum personagem da comitiva foi um inútil, Tolkien talves, como nosso amigo Elring citou, aproveitou o espaço para dar uma importância à mais para os hobbits, pois sabemos que os elfos de uma forma ou de outra sempre foi a raça mais adorada por Eru.
 
Não concordo que Legolas foi um inúlti, pois nenhum personagem da comitiva foi um inútil, Tolkien talves, como nosso amigo Elring citou, aproveitou o espaço para dar uma importância à mais para os hobbits, pois sabemos que os elfos de uma forma ou de outra sempre foi a raça mais adorada por Eru.

Legolas não foi um inútil ele é um representante de sua raça dentro de uma comitiva de nove formada para confrontar os Nove de Morgul. Mas, o papel dele é o menor da comitiva; no começo ele aparenta ser sábio, mas no decorrer da história ele se mostra muitas vezes tendo uma certa infantilidade. Gimli por outro lado começa a história com aquele ar carrancudo, mas no decorrer se mostra gentil, sábio e nobre. Outro ponto, os Elfos não são a raça mais adorada por Eru, eles são os Primogênitos, mas isso não quer dizer que Eru os ama mais do que os Edain ou mesmo os seus Filhos Adotivos.

Na época do Senhor dos Anéis é notório lembrar que os Elfos estavam cansados, e o tempo agia sobre eles mais do que em outras criaturas. Logo não faz sentido um poderoso senhor élfico fazer parte da comitiva, o que acho um dos motivos que levou Glorfindel, ou mesmo Galdor, não serem incluídos entre os Nove. Sem dúvida isso se traduz na imagem de Legolas, um elfo que, aparenta ser, como muitos de sua era, apenas um rumor do que os Eldar foram nos Dias Antigos.
 
Última edição:
Realmente, muito, muito interessante teu tópico. Nunca havia parado para pensar nesta lógica, mas agora posso adota-la.

Respondendo aos tópicos acima citados.
Não concordo que Legolas foi um inúlti, pois nenhum personagem da comitiva foi um inútil, Tolkien talves, como nosso amigo Elring citou, aproveitou o espaço para dar uma importância à mais para os hobbits, pois sabemos que os elfos de uma forma ou de outra sempre foi a raça mais adorada por Eru.

Esse negócio de dizer que Legolas foi inútil não é 100% verdade. Acho que as vezes as gelera (incluindo eu) acaba zuando, mas no fundo e lendo os livros nós percebemos que na prática Legolas foi tão útil quanto Aragorn ou Gimli. Tanto é verdade que se não fosse Legolas matando alguns dos wargs no caminho pra Mória a situação da comitiva seria complicada. Vale lembrar da sua utilidade contra os uruk hai e na recepção da comitiva em Lothlórien.
 
Lógico que o Legolas é muito útil. Ele mata o olifante do carinha lá. :obiggraz:



Agora sério, eu não acho ele muito mais útil que o Gimli não. :think: Mas o Pippin foi sim mais útil que ele, mesmo sem querer. Embora ele tenha feito uma tremenda c*gada no início do Retorno do Rei, isso acabou sendo útil. Gandalf fi obrigado a partir pra Minas Tirith mais cedo, o que acabou evitando muitas mortes e tragédias. E deu a ideia pro Aragorn usar o palantír pra atrair a atenção de Sauron pra si, deixando o caminho livre pra Frodo e Sam.

E o Pippin salvou o Faramir, né? Se não fosse por isso a Éowyn ia ficar solteirona e resmungona pro resto da vida.:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo