• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque os Elfos deixam a terra-média no final da terceira era?

Re: Por que os elfos foram embora?

Simples: Cansaço!


A Terra-média era um mundo mortal, onde tudo (coisas e seres vivos) é fadado a se acabar um dia, corroído pelo tempo. Em contrapartida, os elfos eram imortais.

Agora pense ver tudo aquilo que você ama, tudo que você cultivou com amor durante toda a vida, se definhar e sumir. Esse é o castigo da vida longa e imortal e por isso a mortalidade humana é considerada uma dádiva dentro da Obra do Professor.

Foi por causa desse cansaço que os Três Anéis Élficos foram forjados. O poder dos Três Anéis era, essencialmente, manter as coisas como eram e evitar que o tempo passasse. Por isso em Valfenda e Lothlórien o tempo parecia não passar. Note como a Sociedade perdeu a noção de tempo enquanto estava descançando em Lórien (Frodo e Sam comentam sobre as fases da Lua, que passou sem eles perceberem). O motivo disso é que esses dois lugares estavam sob o domínio dos anéis que estavam com Galadriel e Elrond.

Com a destruição do Um Anel, o poder dos Três Anéis acabou. E sem os Três, Valfenda e Lórien acabariam por se definhar e acabar. E tudo o que os elfos amavam na Terra-média, definharia junto.

Por isso eles partiram para o Oeste, para Valinor, a terra dos Valar, um lugar onde as coisas não pereciam como aqui e onde, finalmente, eles poderiam descançar de suas vidas longas.

De uma maneira metafórica, essa é a morte dos elfos. Eu explico:
No nosso caso, quando nossos corpos se cansam do mundo, eles morrem. Tolkien precisava mostrar essa necessidade, mostrar que a morte é realmente uma dádiva, mostrar que nós não seríamos felizes sendo imortais. Então ele mostra os elfos, seres imortais, presos a este mundo e cansados daqui, partindo partindo para um lugar do qual não haverá volta, um lugar onde há apenas paz e descanso e onde as coisas nunca mudam. Bem-vindo ao paraíso! :mrgreen:
 
Última edição:
Re: Por que os elfos foram embora?

Foi por causa desse cansaço que os Três Anéis Élficos foram forjados. O poder dos Três Anéis era, essencialmente, manter as coisas como eram e evitar que o tempo passasse. Por isso em Valfenda e Lothlórien o tempo parecia não passar. Note como a Sociedade perdeu a noção de tempo enquanto estava descançando em Lórien. O motivo disso é que esses dois lugares estavam sob o domínio dos anéis que estavam com Galadriel e Elrond.

Com a destruição do Um Anel, o poder dos Três Anéis acabou. E sem os Três, Valfenda e Lórien acabariam por se definhar e acabar. E tudo o que os elfos amavam na Terra-média, definharia junto.

A principal função dos Três Anéis dos elfos eram de manter a beleza e o equilíbro em Valfenda e Lórien. E quando o Um Anel foi destruído, os poderes dos Três também se esvaeceu.

Logo, os elfos sabiam que tudo o que eles cultivavam com tanto respeito, iria logo se acabar também. Assim, para não terem mais esse sofrimento em suas vidas, partiram, deixando aquilo que um dia foi o lugar de muitas alegrias.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Amei o tópico, adoro os tópicos relacionados aos elfos. :joy:
O que o Snaga disse é exatamente o contexto que todos nós iríamos citar, foi pelo cansaço de ver tudo se acabando. Alías veio a Mudança do Mundo quando as terras Imortais de Valinor e Eldamar foram removidas dos Círculos do Mundo. As Terras Mortais ficaram mais próximas umas das outras e as Terras Imortais ficaram à parte, inalcançáveis, a não ser pelos navios Élficos. E lentamente os homens foram tomando posse da terra- média, este fato acabou resultando na ''fuga'' dos elfos para as terras imortais, onde lá eles teriam paz, tranquilidade e vida longa. :grinlove:
 
Re: Por que os elfos foram embora?

E lentamente os homens foram tomando posse da terra- média, este fato acabou resultando na ''fuga'' dos elfos para as terras imortais

Os elfos foram para Valinor por questão do cansaso mental causado pelas Terras Mortais e não por questão de espaço.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Os elfos foram para Valinor por questão do cansaso mental causado pelas Terras Mortais e não por questão de espaço.


Não por questão de espaço? pera aí, será que você soube entender o que eu quis dizer? ou simplesmente não leu?!!!!!
Exatamente isso, foi um dos fatores (Repare na FRASE, FOI UM DOS FATORES)
Imagine, a 4° era já estava sendo dominada pela raça humana, após o fim da guerra várias raças também partiram-se, para outros lugares. O que faria os elfos na terra média? por qual motivo eles ficariam por lá? tá certo o cansaço, a fadiga mental que a raça élfica estava enfrentando foi um dos principais fatores, porem essa falta de espaço que citei, tem muita lógica, se você raciocinar, e analisar todos os fatores que levaram os elfos à irem embora, você encontrará essa FALTA DE ESPAÇO. Entendido?!!!!!!!!!!! :blah:
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Não por questão de espaço? pera aí, será que você soube entender o que eu quis dizer? ou simplesmente não leu?!!!!!
Exatamente isso, foi um dos fatores (Repare na FRASE, FOI UM DOS FATORES)
Imagine, a 4° era já estava sendo dominada pela raça humana, após o fim da guerra várias raças também partiram-se, para outros lugares. O que faria os elfos na terra média? por qual motivo eles ficariam por lá? tá certo o cansaço, a fadiga mental que a raça élfica estava enfrentando foi um dos principais fatores, porem essa falta de espaço que citei, tem muita lógica, se você raciocinar, e analisar todos os fatores que levaram os elfos à irem embora, você encontrará essa FALTA DE ESPAÇO. Entendido?!!!!!!!!!!! :blah:

Sem querer ser chato, mas essa idéia de "falta de espaço" também não me convenceu.
Durante a Quarta Era havia muito espaço, seja para humanos, anões e para elfos. Ainda mais com a debandada dos servos de Sauron, que tornou os lugares mais seguros, e propícios a ocupações.
Outra prova disso é que Gimli trouxe anões do Norte e fundou um reino nas proximidade de Gondor e Rohan. Espaço era o que mais havia, ainda mais para os elfos, que ficavam em suas florestas, nos seus reinos reclusos.

Mas tudo isso que eu falei é com relação ao espaço geográfico. Se você diz "falta de espaço" como uma metáfora para a proporção dos Eldar no continente e também para o seus propósitos no mundo...aí eu concordo.

Além do cansaço, como todos citaram, outra coisa que influênciou muito a partida do elfos para Aman foi conhecimento sobre o próprio destino e afazeres em Arda.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Não por questão de espaço? pera aí, será que você soube entender o que eu quis dizer? ou simplesmente não leu?!!!!!
Exatamente isso, foi um dos fatores (Repare na FRASE, FOI UM DOS FATORES)
Imagine, a 4° era já estava sendo dominada pela raça humana, após o fim da guerra várias raças também partiram-se, para outros lugares. O que faria os elfos na terra média? por qual motivo eles ficariam por lá? tá certo o cansaço, a fadiga mental que a raça élfica estava enfrentando foi um dos principais fatores, porem essa falta de espaço que citei, tem muita lógica, se você raciocinar, e analisar todos os fatores que levaram os elfos à irem embora, você encontrará essa FALTA DE ESPAÇO. Entendido?!!!!!!!!!!! :blah:

Elessar, ao assumir o trono de Gondor reatou a linhagem dos Amigos dos Elfos e fez amizade duradouras com os anões; duvido que, por um longo tempo em que a Casa de Aragorn estivesse no poder, as raças deveriam se preocupar com espaço. Várias partes de Ithilien foram cedidas aos elfos do Norte que vieram com Legolas e partes de Gondor aos anões com Gimli, como já comentado pelo mestre Dorak.

Além do fato de que elfos, homens e anões viviam em espaços diferentes; elfos viviam em salões entre florestas, anões em salões sob montanhas e homens em cidades e pequenos feudos.
 
Última edição:
Re: Por que os elfos foram embora?

Não tem nada de espaço, gente. A Terra-média era gigante e espaço era o que não faltava.

O motivo foi mesmo o cansaço do mundo, assim como eu disse no primeiro post!
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Esse ''ESPAÇO'' citado, ninguém soube entender? Jesus é o fim do mundo, só pode!!! IRONIA :lol:
Este espaço que citei, se trata de - A terra média na 4 era, estava da mesma forma gigantesca, ernome sim!!!! Alias não houve nenhum furacão por lá :lol:
Esse espaço citado, retrata de uma terra, injusta (Sendo este cansaço dos elfos originou-se a partir das guerras, do confronto dos homens, e demais raça) os elfos, virão que a terra média não era mais como na 1 era, eles realmente buscavam algo que lhes trouxe-se paz, e descanço, na terra média não haveria este lugar especial para eles, alias era uma terra mortal. Nada mais justo que seres mortais terem um habitat próprio não? Agora dando outro exemplo para vocês entenderem, vejam como nosso mundo é enorme, porém existem tribos, civilizações, etc... que preferem ficar isolados, pelo mesmo motivo- eles correm da violência e da urbanização moderna. Isso é fato, este espaço citado é apenas como - ESTE VÁCUO ESPAÇO É ENORME, PORÉM NÃO ME SINTO BEM AQUI, IREI PROCURAR UMA NOVA DIMENSÃO. Coisa meio nerd, mas é isso que penso, é isso que sempre pensarei e morre deu-deu :lol:.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

E some-se ao cansaço do mundo que os elfos sentiam com a sensação de "inutilidade". Salvo alguns elfos que levavam a vida na flauta, boa parte dos quendi sempre viveu em constantes embates, seja contra Melkor, seja contra Sauron ou o Rei-Bruxo. Foram poucos períodos de trégua, de fato, na T-m.

Com a queda de Sauron, nada mais restava para os elfos, nem do mal que eles tanto combateram, nem do bem que eles construíram e criaram nestas terras. Sem objetivos, o que eles fariam?
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Valeu pela resposta, agora consigo entender, realmente eu também acharia a imortalidade muito chata e não suportaria viver para sempre vendo tudo o que eu amo perecer. Agora, o Frodo foi danadinho indo embora com os elfos, heim? Mas foi um erro, se Anel já tinha roubado lhe a paz era melhor morrer do que ficar vivendo para sempre com esse sofrimento.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Valeu pela resposta, agora consigo entender, realmente eu também acharia a imortalidade muito chata e não suportaria viver para sempre vendo tudo o que eu amo perecer. Agora, o Frodo foi danadinho indo embora com os elfos, heim? Mas foi um erro, se Anel já tinha roubado lhe a paz era melhor morrer do que ficar vivendo para sempre com esse sofrimento.
Quem disse que Frodo o Bilbo ganharam a imortalidade? Eles só foram viver os últimos dias de vida em Valinor. Não se tornaram imortais.

Você está cometendo o mesmo erro dos reis de Númenor ao pensar dessa forma. Os moradores de Valinor são imortais porque sua natureza os faz assim e não porque moram naquele continente.

Frodo e Bilbo (e possivelmente Sam) foram pra lá como um último presente antes de morrerem. Frodo deve ter vivido ainda uns 50 anos, mas Bilbo muito provavelmente morreu logo que chegou lá.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

EU não acho a imortalidade infeliz...

Eu realmente concordo com tudo que disseram aqui... Mais não posso deixar de ver os humanos como uma praga... O mundo, se fosse habitado somente por elfos, seria eterno (ou pelo menos não se auto-destruiria como na mão dos homens), pois os elfos viviam em harmonia com o mundo/natureza, podemos ver que a morada deles, em grande parte, eram as florestas, ou mesmo em outros casos, como valfenda, apesar de terem construções, eles respeitavam a natureza, e ao invés de apenas consumir, eles criam, purificam...

Os humanos não, eles apenas consomem... De fato, geram frutos e coisas 'puras' mais somente para proveito próprio, não respeitam a terra e a natureza, são criaturas gananciosas e ignorantes, logo eu os vejo como uma praga... Muitas pessoas dizem coisas do tipo: "A vida dos homens é imperfeita e incompleta... Ela é breve, por isso é tão bela e especial", eu até concordo com esse racicionio, mas não deixam de ser 'destrutivos'...

Como os elfos não podiam lutar contra a 'multiplicação' da raça dos homens, não podiam controlar essa praga, acabaram abandonando a terra média para não sofrerem, para não ver tudo que eles amavam tanto, ser destruido...

Salvo os anões, que eu os considero meio 'neutros'... Consomem muito da natureza, mais também produzem muito, se mantendo em um equilibrio em suas montanhas e minas...


Tenken :lily:
 
Última edição:
Re: Por que os elfos foram embora?

EU não acho a imortalidade infeliz...
O comportamento relacionado à natureza da raça não tem relação alguma com a felicidade ou infelicidade da imortalidade.

Até concordo em certas partes com o que você diz, mas a infelicidade e o cansaço demonstrado por Tolkien é algo particular e não social.

Independente das memórias que vão se esvaindo com o passar do tempo, viver, por si só, cansa!

E os elfos são tão belicosos e destrutivos quanto os humanos. Vide a quantidade de guerras que fizeram e inclusive entre eles próprios, como o Fratricídio ou as matanças realizadas entre os filhos de Feanor, destruindo reinos inteiros.


Como os elfos não podiam lutar contra a 'multiplicação' da raça dos homens, não podiam controlar essa praga, acabaram abandonando a terra média para não sofrerem, para não ver tudo que eles amavam tanto, ser destruido...
E lutar contra a destruição dos humanos não era o motivo de deixar a TM. Os humanos nada tinham com relação a partida dos elfos. Os reinos humanos ainda eram decadentes e os elfos ainda eram as grandes potências da TM na época em que começaram a partir para Valinor.

Puro cansaço trazido pela imortalidade.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

EU não acho a imortalidade infeliz...

Eu realmente concordo com tudo que disseram aqui... Mais não posso deixar de ver os humanos como uma praga... O mundo, se fosse habitado somente por elfos, seria eterno (ou pelo menos não se auto-destruiria como na mão dos homens), pois os elfos viviam em harmonia com o mundo/natureza, podemos ver que a morada deles, em grande parte, eram as florestas, ou mesmo em outros casos, como valfenda, apesar de terem construções, eles respeitavam a natureza, e ao invés de apenas consumir, eles criam, purificam...

Os humanos não, eles apenas consomem... De fato, geram frutos e coisas 'puras' mais somente para proveito próprio, não respeitam a terra e a natureza, são criaturas gananciosas e ignorantes, logo eu os vejo como uma praga... Muitas pessoas dizem coisas do tipo: "A vida dos homens é imperfeita e incompleta... Ela é breve, por isso é tão bela e especial", eu até concordo com esse racicionio, mas não deixam de ser 'destrutivos'...

Como os elfos não podiam lutar contra a 'multiplicação' da raça dos homens, não podiam controlar essa praga, acabaram abandonando a terra média para não sofrerem, para não ver tudo que eles amavam tanto, ser destruido...

Salvo os anões, que eu os considero meio 'neutros'... Consomem muito da natureza, mais também produzem muito, se mantendo em um equilibrio em suas montanhas e minas...


Tenken :lily:


Concordo contigo, meu amigo Caio e admirador da raça élfica como eu :D
Penso da mesma forma, quando digo ESPAÇO, e nesse sentido.
Realmente a raça humana é uma praga, eles simplesmente destruíam tudo, principalmente o habbit natural dos elfos, as florestas. As guerras que ambos traçavam entre sí, por dinheiro, terra e poder. Isso levou os elfos à partirem, por falta de espaço naquela terra, que um dia foi maravilhosa. Porém a luz dos velhos tempos se apagou na 4 era, fazendo assim uma terra média, uma terra mortal, onde as riquezas da natureza já não eram mais admiradas, onde o poder do amor e o frescor da paz em ventos fortes pela grande relva já não tinha mais valor, para aqueles HUMANOS, os elfos por cansaço disso e por essa falta de respeito dos humanos para com a terra e a natureza que é vista como sagrada para eles, simplesmente optaram por viverem em uma terra pura, sem maldade uma terra imortal, onde sempre a paz o amor e afeto iriam reinar. :grinlove:
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Chuck Norris mandou!!!!

Joke mode OFF

Como já disseram foi o cansaço, eu também ficaria puto se virasse imortal.Imortalidade é tanto uma maldição quanto uma dádiva.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Chuck Norris mandou!!!!

Joke mode OFF

Como já disseram foi o cansaço, eu também ficaria puto se virasse imortal.Imortalidade é tanto uma maldição quanto uma dádiva.

Imortalidade, é uma perdição?? desde de quando? sendo que Eru, presenteou os elfos com ela!!

Ser imortal é uma dádiva.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Imortalidade, é uma perdição?? desde de quando? sendo que Eru, presenteou os elfos com ela!!

Ser imortal é uma dádiva.
Muito pelo contrário.

Todo o ideal tolkieniano diz que a Mortalidade é uma dádiva cedida aos homens. E os elfos nos invejam por causa disso. E isso nem sequer é uma metáfora, pois é dito explicitamente tanto em SdA, quanto no Silma e em outros livros de Tolkien.

Veja que a sociedade humana que mais chegou perto da perfeição dentro da Obra de Tolkien foi a númenoreana e, no ápce de seu desenvolvimento cultural, eles se entregavam com prazer à morte, pois já estavam cansados de viver e aceitavam isso numa boa.

A imortalidade não é um castigo, mas toda a metáfora tolkieniana diz o contrário. E Eru naõ presenteou os elfos com a imortalidade, ele apenas deu condições diferentes de vida entre humanos e elfos.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Muito pelo contrário.

Todo o ideal tolkieniano diz que a Mortalidade é uma dádiva cedida aos homens. E os elfos nos invejam por causa disso. E isso nem sequer é uma metáfora, pois é dito explicitamente tanto em SdA, quanto no Silma e em outros livros de Tolkien.

Veja que a sociedade humana que mais chegou perto da perfeição dentro da Obra de Tolkien foi a númenoreana e, no ápce de seu desenvolvimento cultural, eles se entregavam com prazer à morte, pois já estavam cansados de viver e aceitavam isso numa boa.

A imortalidade não é um castigo, mas toda a metáfora tolkieniana diz o contrário. E Eru naõ presenteou os elfos com a imortalidade, ele apenas deu condições diferentes de vida entre humanos e elfos.


Não e não, sabemos que a terra média, foi praticamente dada aos mortais, pois os elfos deveriam viver enter os Valar, a propósito, a imortalidade dada aos elfos não foi uma dádiva??:think:
Então a irmortalidade dada aos Valar também não foi? Oras, meu bem, explique isso????
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo