• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque os Elfos deixam a terra-média no final da terceira era?

Com a destruição do Um Anel, o poder dos três anéis élficos (Narya, Nenya e Vylia) também terminaria e a Era dos Homens começaria. Os Elfos que permanecessem na terra Média seriam condenados à declinar lentamente.

Foi uma escolha, motivada também pelo fato de muitos dos “parentes” dos elfos da terra Média e também do povo Élfico mesmo ainda viver nas Terras Imortais. Foi como se os elfos estivessem voltando pra casa. Apesar de eles terem surgido na Terra Média, foi em Valinor que eles prosperaram.

E, com o fortalecimento dos homens e o enfraquecimento dos elfos, foi como uma passada de trono, uma mudança para evitar um possível conflito de vontades e poderes.

Outra coisa, com o passar das Eras, a mágica foi deixando a Terra Média e, mesmo com os Anéis, os grandes Elfos não conseguiam mais ter o poder que tinham antes. Então, para não assistir a tudo o que eles amavam perecer, eles seguiam para as Terras Imortais, onde as coisas que eles amavam iam permanecer vivas para sempre.
 
Última edição:
Ah, em relação ao que você falou sobre se submeter a Sauron, landmark, isso se aplicaria se as forças de Sauron ganhassem ou estivessem na iminência de ganhar. Talvez seja uma das motivações da saída dos elfos da Terra-média antes da Guerra do Anel, pois o futuro era muito instável. Após a queda de Sauron, eles saíram pelos motivos que a Maria Pretinha falou.
 
Isso tem a ver com o 'cansaço do mundo', que estava se tornando cada vez mais 'velho e cinzento', o que podemos conferir em 'Dos Aneis de Poder e da Terceira Era', no Silmarillion. Creio que com o passar das Eras a Sombra de Morgoth deformava a Terra cada vez mais e os elfos só podiam se sentir em casa, um lar inalterado e benfazejo, em Valinor mesmo, onde o Tempo fluía mas sem a interferência do Escuro.
 
Acho que no Ainunlindalë existe uma menção sobre o fim do tempo dos primogênitos em Arda! Vou verificar, acho que é uma menção sobre uma parte da canção!!!
 
Se eu não me engano, no livro d'O Silmarillion diz que desde o tempo em que os elfos vieram para a TM eles sempre eram atraídos para o Mar, pelo fato de Valinor estar além mar e essa ser a eterna moradia dos elfos junto com os Ainur. Talvez por isso tenham ido embora, o cansaço e as tristeza da TM só aumentaram nos corações dos elfos o desejo de partir e permanecer ao lado dos Ainur!

Me desculpem se errei algum nome, mas já faz muito tempo que não leio O Silmarillion!
 
A Terra-média tornou-se para os elfos insuportável. Tornou-se, é bom ressaltar. Os elfos, a priori, pertencem à Terra-média. Foram criados lá por Eru. E sim, creio que os elfos amavam muito a Terra-média.

Por que então sair dela?

Essa é uma pergunta que admite uma gama muito ampla de respostas: cansaço, desejo pelas coisas belas e duráveis de Valinor, "passar a vez" pros Homens, etc. Mas na raiz de todas essas respostas está uma pessoa: Melkor.

Morgoth continou causando danos à Terra-média mesmo muito tempo depois de ter sido derrotado. O problema não acabou quando ele foi derrotado pelos Valar. Nessa história não teve "e viveram felizes para sempre". E isso por causa do elemento-Morgoth.

Morgoth, ao criar as suas criaturas, depositava parte do seu poder nelas, como Sauron fez com o Anel. Depositava também o seu poder na terra. O único lugar que escapou incólume foi Valinor.E é esse poder dissipado nas coisas que é chamado de elemento-Morgoth. Assim como Sauron tinha o Um, toda a Terra-média era o Anel de Morgoth.

Isso, de certo modo, "levava" as coisas para Melkor, para o "lado sombrio da Força". E, fora do Reino Abençoado, tudo estava impregnado com elemento-Morgoth.

Daí dá pra ver porque era uma "tortura" para os elfos ficar na Terra-média. Ela estava impregnada com o poder de Melkor. É como se os elfos sentissem a catinga de Melkor pra todo lugar que eles fossem na Terra-média. Por isso eles ansiavam para zarpar para Valinor.
 
Obrigado pela resposta de todos, compreendi muito melhor a questão agora... essa é mais uma daqueles questões (ao meu ver) que tolkien deixa em "aberto" para que cada leitor tenha uma idéia própria sobre os motivos da partida dos elfos. Mas acredito que os principais motivos sejam esses citados pela Maria Pretinha e pelo Meneldur mesmo!
 
Eu tinha essa mesma dúvida do Landmark e agora, de certa forma, consigo entender melhor o que se passou. Mesmo que, como foi dito aqui, o professor não tenha deixado muito claro nas obras, essas hipóteses apresentadas são extremamente plausíveis e bem fundamentadas.

Obrigado pessoal.
 
Tolkien deixou claro sim, é tudo ipsis litteris do que Maria Pretinha falou, chegou a vez dos homens substituírem O Mal e eles mesmos destruírem a Terra-Média e com a destruição do Um Anel, os Três Anéis Élficos também perderam seus poderes, e como o destino dos elfos é o mesmo do da Terra-Média, então, só restava a opção de retornar "à suas casas", pois como disse Dorothy Gale: "não há lugar como nosso lar".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo