1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Porque os Deuses não ajudaram ou se envolveram na Guerra do Anel

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Samuel Lima, 15 Mar 2008.

  1. Samuel Lima

    Samuel Lima Usuário

    Ando sempre me perguntando isso,porque os deuses não se envolveram na guerra do anel,porque eles não ajudaram???

    E aí pessoal,o que vocês dizem??
     
  2. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    A Terra-média, desde que Aman fora arrancada dos Círculos do Mundo, estava fora da jurisdição dos Valar. Mas nem por isso eles ficaram sem ajudar. Muito antes do início da Guerra do Anel, quando Sauron começava a recobrar suas forças, os Valar mandaram 5 maiar para a TM, que ficaram conhecidos como Istari (magos)!
    Saruman, Gandalf, Radagast, Alatar e Pallando eram a "ajuda" dos Valar na Guerra do Anel.
    Tanto que, mesmo quando Gandalf morre após lugar com o Balrog, os Valar o madam de volta para completar a tarefa de derrotar Sauron.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. TT1

    TT1 Dilbert

    Que deuses? :eek:
     
  4. moriel

    moriel Banned

    Os Valar, suponho.
     
  5. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    O Snaga foi muito preciso em sua explicação, Samuefran. Mas acho que posso adicionar um comentário ainda...

    Os "Valar", desde o princípio, resolveram não se envolver muito nos problemas da TM. Mas nem todos ficaram só observando. Ulmo foi um Vala que, mesmo vendo seus pares agirem pouco no que envolvia sobre o destino dos povos na TM, auxiliou-os em muitas ocasiões.

    Na Guerra dos Anéis, eles agem "quase" despercebidos, preste atenção em SdA Retorno, em alguns acontecimentos em Mordor, quando tudo parece perdido, a ajuda aparece quando menos se espera... Não aparece como exércitos ou coisas grandiosas do tipo, mas Frodo e Sam têm ajuda de um Vala por lá...

    8-OEssa muita gente vai discordar, mas essa foi a impressão que tive ao ler essa parte do livro. Talvez tenha sido só impressão. Vai saber?:think:
     
  6. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Digamos que os Valar não viriam para Terra Média ajudar o lado do "Bem" contra Sauron.
    Pois eles não faziam parte da Terra Média.
    Mais eles ajudaram e muito os habitantes da Terra Média.

    A não ser que Sauron tivesse reencontrado o Um e dominado toda a Terra Média, ai eu já não duvido mais nada dos Valar.

    Seria parecido com a Guerra da Ira.

    Mais o Snaga falou certo ai em cima!

    Esta pergunta é ruim de se responder, mais é fruto da imaginação de cada um saber disto.
    Seria similar com esta se eu ou outra pessoa perguntasse:

    "Porque Illúvatar não derrotou Melkor antes que este causasse tanta destruição na Terra Média?"

    Pois Illúvatar que o criou e é o senhor de tudo. Podendo decidir muitas coisas.
    Não que ele não podia contra Melkor, claro que podia mais ai a historia não teria nexo em si.

    E não seria sábio fazer isto, a história não seria como ela é.

    A mesma coisa que pegar o Um anel de Frodo sair voando para a Montanha da Perdição e arremessa-lo lá, seria ridículo a historia não acham?

    Bem, espero ter ajudado em algo.
     
  7. lukazjau

    lukazjau Usuário

    Os Valar não ajudaram os povos da TM a derrotar Sauron porque eles afirmavam que a TM deveria "se virar" sem a ajuda deles. Se não me engano Ilúvatar dsse para os Valar que eles não deveriam interferir no destino de Arda, somente se fosse extremamente necessário. Por isso eles fora habitar Aman, deixando a TM viver sem interferências!!
     
  8. Samuel Lima

    Samuel Lima Usuário

    Bem,e se Sauron conseguisse o Um,será que eles interfeririam???
     
  9. Breno C

    Breno C Quack

    O Snaga ta correto os Istari foram a "ajuda" se assim podemos classificar, afinal de contas doi se perderam e o Sarumam fez o que fez. Mas acho que a ajuda não foi só essa...Tipo: a força da fe do Frodo e continuar sua missão, ou Legolas e Gimli não se materem no meio do caminho, acho que isso já conta. É como a frase: "que Deus me de força para continuar em meu caminho"....
     
  10. Thui

    Thui Bezerrinhos do mundo, uni-vos!

    Depois de ter lido O Silmarillion, relí SdA e tive a mesma impressão.

    Isso sem contar a explicação do Snaga.

    O Valar, mesmo sem estarem 'presentes', sempre estavam 'de olho' ^^
    Não acho que eles fossem ignorar completamente o que se passava na TM.
    Os Istari foram decisivos na Guerra.
     
  11. Izze.

    Izze. What? o.O

    É, vê-se que não é preciso estar presente para dar uma mãozinha.
    E não haveria ajuda melhor do que mandar os Istari para a TM. Se bem que um nem precisaria ser enviado, atrapalhou mais do que ajudou. Não é, Saruman? =B
     
  12. Tapio

    Tapio Usuário

    Isso foi discutido em algum lugar por aqui, se me lembro bem no "E se...". Acho que a conclusão foi que não dá pra tirar conclusão alguma sobre isso.

    Mas a especulação mais aceita é de que a ajuda viria sim, embora não dê pra precisar como seria. Alguns estimam que seria outra Guerra da Ira, outros que Sauron simplesmente explodiria(já ouvi isso). Enfim, não dá pra saber.
     
  13. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    A ajuda viria... Mas "quando", é a questão! Talvez se Gandalf tivesse falhado em sua missão, sem a ajuda dos outros istarís, quando Sauro tivesse feito um grande estrago, talvez pudesse acontecer...

    Estive pensando uma coisa: Quando os elfos estavam em maior número na TM, os valar agiram pouco. Na Guerra dos Anéis, eles observaram! Com o domínio de Sauron, ele expulsando os elfos e escravizando os homens, os Valar agiriam da mesma forma que no passado??
     
  14. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Gente por que essa pergunta?, será que Gandalf voltar como Branco não seria uma ajuda?, para mim já é mais do que suficiente, além disso eles tiraram aos poucos o poder de Saruman por este os trair, Bem, Saruman sem poder e Gandalf com seu poder quase ao máximo...já foi mais do que suficiente para conseguir a vitória.
     
  15. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Acho que os Valar não tinham como rejeitar ou se libertar da jurisdição da Terra-Média, já que é dito por Ilúvatar que no momento em que eles descessem ao mundo eles estariam contidos nele e lá deveriam permanecer até que ele se completasse. Então, estando dentro ou fora dos círculos do mundo, a TM é problema dos Valar.

    Muito pelo contrário! Os Valar se evolveram e muito nos problemas da TM. Vide o caso do "convite" feito aos elfos para morarem em Valinor. Isso foi uma grande intromissão, já que a TM é que deveria ser o lar deles. Mas depois de muita confusão causada por problemas familiares, rebeliões e juramentos, eles ficaram "escaldados" e resolveram se distanciar e fazer com os homens aquilo que não fizeram com os elfos: deixar que eles resolvessem seus próprios problemas. E mais uma vez exageraram na dose, deixaram os homens tão "à vontade" que Melkor foi lá e colocou meia dúzia de idéias equivocadas na cabeça deles.

    Infelizmente faltou aos Valar o comedimento na hora de prender e soltar, ou se envolver e não se envolver. Eles trocaram os pés pelas mãos, ajudaram quando não deveriam e não ajudaram quando deveriam.
     
    Última edição: 17 Mar 2008
  16. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Ok, concordo.
    Vamos mudar o que eu disse então.
    A Terra-média era jurisdição dos Valar, mas, por decisão até deles próprios, os moradores dali não. Os Valar deveriam "vigia-los", mas não "guia-los".
     
  17. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Sim, concordo. Porém não foi assim desde o princípio. O caso dos elfos como eu citei é um exemplo. Na verdade a atitude deles em relação aos filhos deveria ter sido de apenas vigiar e não guiar. Mas isso não acontece. Eles pisam na bola com os elfos quando resolvem trazê-los para Valinor. Percebem o erro e tentam compensar com os homens. Mas aí o estrago já tava feito. A TM já estava entregue á Melkor, os homens os temiam ao invés de admirá-los, eles ficaram "emburrados" com os elfos por causa da rebelião, e fingem pra si mesmos que não há nada do outro lado do oceano. Tudo errado.
     
    Última edição: 17 Mar 2008
  18. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Creio que não haveria razão de os Valar se apresentarem para desafiar Sauron. Uma coisa é você impedir o mais poderoso dos Ainur de se tornar senhor dos Eruhíni, outra é bater em um maia.

    E os Valar há muito já sabiam que, com a chegada dos homens, o declínio dos eldar e o esquecimento de tudo que se passou nas Primeiras Eras seria inevitável; pois assim Eru determinou. Os homens viveriam segundo sua vontade, sem a presença de elfos ou auxiliares enviados pelos Ainur para socorrer ou ensinar algo aos atani. Pelo menos até a Dagor Dagorath.
     
  19. zannah

    zannah The Red

    Em poucas palavras, lhe dou uma razão para não ter acontecido interferência mais evidente de seres superiores: Livre arbítrio.
     
  20. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Não vejo/entendo dessa forma. Posso até estar errado... Mas penso de forma parecida com o Merannë "...A TM já estava entregue á Melkor, os homens os temiam ao invés de admirá-los, eles ficaram "emburrados" com os elfos por causa da rebelião..." No caso, os Valar ficaram com um pé, ou dois, atrás pelos Homens terem em parte adorado Morgoth.
    Há uma parte do texto que fala dessa reação dos Valar e elfos com relação aos Homens e das mentiras espalhadas por Melkor.
     

Compartilhar