• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque o futebol brasileiro tem tanta dificuldade em final de libertadores??

Wilzterman

Banned
Fiz esse tópico pra debatermos esse momento tão curioso e instigante do futebol brasileiro.
Ironicamente o Brasil é o pais com mais "finais caseiras" em torneios oficiais da Conmebol: 2 na Libertadores, 3 na Recopa, 3 na Mercosul e 1 na antiga Supercopa. Deveria ser motivo pra fazer o pais pentacampeão do mundo o mais vitorioso do continente.
mas justo na Libertadores que é a principal competição o aproveitamento deixa a muito desejar.. descontando as 2 finais caseiras de 2005 e 2006.. em 24 finais disputadas contra os nossos paises vizinhos foram 11 títulos e 13 vices (menos de 50% de aproveitamento) enquanto a Argentina tem 22 títulos e apenas 8 vices (mais de 73% de aproveitamento)

Segue abaixo um Raio-X do atual desempenho brasileiro onde em negrito aparece o campeão e em vermelho vitória brasileira

Finais BRASIL x ARGENTINA (Placar Brasil 3 x 9 Argentina)

1963 - Santos x Boca Jrs.
1968 - Estudiantes x Palmeiras
1974 - Independiente x S. Paulo
1976 - Cruzeiro x River Plate
1977 - Boca Jrs x Cruzeiro
1984 - Independiente x Grêmio
1992 - S. Paulo x Newells
1994 - Velez Sarsfield x S. Paulo
2000 - Boca Jrs x Palmeiras
2003 - Boca Jrs x Santos
2007 - Boca Jrs x Grêmio
2009 - Estudiantes x Cruzeiro

Entre BRASIL e URUGUAI existe um enorme equilibrio. Placar 2 x 2

1961 - Peñarol x Palmeiras
1962 - Santos x Peñarol
1980 - Nacional x Internacional
1983 - Grêmio x Peñarol

Equilíbrio também entre BRASIL e EQUADOR. Placar 1 x 1

1998 - Vasco x Barcelona
2008 - LDU x Fluminense

Só contra paises menos expressivos na Libertadores o Brasil leva vantagem

1981 - Flamengo x Cobreloa - CHI
1993 - S. Paulo x Universidad - CHI
1995 - Grêmio x Atlético Nacional - COL
1997 - Cruzeiro x Sporting Cristal - PER
1999 - Palmeiras x Deportivo Cali - COL
2002 - Olimpia - PAR x São Caetano
 
Mas 5 das 9 derrotas pros argentinos foi contra o Boca.
O problema é o Boca.

Pois é, cheguei a mesma conclusão.

Acho que o problema do Brasil é q ele joga um jogo bem diferente dos vizinhos. Um jogo mais leve e com uma arbitragem bem diferente tb. Em jogo de libertadores os brasileiros tentam driblar enquanto os demais fazem um jogo mais físico, que nunca é punido. Já cansei de ver brasileiro reclamando q a arbitragem deixou a pancadaria comer solto. O Fusa mesmo é um q tem birra com o árbitro q apitou Flamengo x Nacional no Maraca. E já diziam a mesma coisa do árbitro do 1o jogo desta final.

Existe outra questão também. O Brasil tem exportado demais. Hoje em dia os times brasileiros vivem de promessas e veteranos. São poucos (esse ano é excessão) aqueles jogadores de meia idade e qualidade jogando por aqui. Isso acontece na america do sul inteira mas por ter menos jogadores de alta qualidade eles exportam menos, e exportam muito localmente (jogador chileno na argentina, uruguaio no chile, etc). Por ultimo, tem o fato de que eles tem poucos times de qualidade e são sempre os mesmos times na Libertadores todos os anos. Com isso os jogadores destes outros países estão mais acostumados com a Libertadores. Vc acaba tendo mais jogadores prontos para encarar um jogo decisiso. Jogadores q não se intimidam.
 
Nós somos Tri campões da Libertdores, logo vencemos argentinos. Incluindo aí a surra que demos no River em 2005.

Portanto, dos brasileiros o São Paulo é quem menos sofre.
 
Mas, falando só de finais, são duas derrotas e uma vitória do SPFC contra os argentinos. A vitória em Rosario, nos pênaltis (ah, por que essa cidade me faz tão mal?). Ou seja, ainda mais derrotas que vitórias, e a mesma estatística do Cruzeiro.

Correção: o bem mais não fazia sentido, não sei porque eu coloquei, já que são duas derrotas e uma vitória.
 
Última edição:
Se o problema fosse só o Boca isso seria o de menos..
esse ano muita gente soltou rojão comemorando a eliminação precoce do time portenho, disparado o mais vitorioso dos ultimos tempos, mas em 50 anos de Libertadores ficou definitivamente provado que pode ser o time que for.. ele é argentino? Não se pode menosprezar ou subestimar.
Tentei elaborar uma lista do que mais dificulta.
1- A diferença de arbitragem e forma de jogar em relação aos demais paises. Brasileiro reclama demais.
2- O fato de termos vários times com condição de ser campeão brasileiro que faz com que vários deles não tenham um numero de participações na Libertadores tão grande e constante como é com o Boca e o River Plate.
3- Eu vejo nos jogadores argentinos uma identificação muito maior com a competição e quando chegam a final, chegam fortes pois podem estar perdendo, empatando ou ganhando que a torcida se comporta de maneira igual. Pode não ter muita influência, mas isso é muito positivo pros jogadores deles que sempre entram em campo bem focados no objetivo, mesmo saindo atrás no placar. Já se isso acontece no Brasil as torcidas esfriam.


Nós somos Tri campões da Libertdores, logo vencemos argentinos. Incluindo aí a surra que demos no River em 2005.

Portanto, dos brasileiros o São Paulo é quem menos sofre.

Rama a proposta dnesse tópico é analisar só finais.. mas já que tocou nesse assunto qual era o time que até 2005 em qualquer fase da Libertadores nunca havia sequer marcado um golzinho em solo argentino? Se em mais de 10 anos de participação em Libertadores isso não é dificuldade.. então eu não sei mais o que é.
E em meio século da Libertadores até agora só o Santos foi o unico a levantar uma taça em terras argentinas ganhando os dois jogos da final. Já vi que pelo jeito vai levar mais de 50 anos pra alguém chegar perto.
 
Acho que o problema do Brasil é q ele joga um jogo bem diferente dos vizinhos. Um jogo mais leve e com uma arbitragem bem diferente tb. Em jogo de libertadores os brasileiros tentam driblar enquanto os demais fazem um jogo mais físico, que nunca é punido. Já cansei de ver brasileiro reclamando q a arbitragem deixou a pancadaria comer solto. O Fusa mesmo é um q tem birra com o árbitro q apitou Flamengo x Nacional no Maraca. E já diziam a mesma coisa do árbitro do 1o jogo desta final.
Na verdade foi o do jogo Flamengo X Defensor.



Nós somos Tri campões da Libertdores, logo vencemos argentinos. Incluindo aí a surra que demos no River em 2005.

Portanto, dos brasileiros o São Paulo é quem menos sofre.
Que não é exclusividade nenhuma.
Cruzeiro já surrou River. Vasco já surrou o River. Palmeiras já surrou o River.
 
Até o Carlos Bianchi provar o contrário e nessa aposentou mais cedo o Telê.. deu até dó na época.
deixa eu ver:ganhamos duas seguidas e peemos uma final nos penaltis usando essa formula.

hummm.. Não.

Telê saiu pq já estava bem doente e ele saiu DEPOIS (bem depois) desse fato.
 
Não é por nada não.. mas a perda daquela final foi pro S. Paulo algo parecido que o Marcanazzo da Copa de 50 foi pra seleção brasileira.. aquele time depois da derrota entrou em numa ernorme depressão.. e o Telê que até então estava tão bem aos poucos perdeu a vitalidade que tinha pra comandar aquele time... talvez de todos foi o que mais sentiu aquela derrota porque perder pra um time com um grande elenco é uma coisa.. mas pra um que era bem inferior é foda.
 
E no que isso muda a fórmula: "Perca de puco fora, goleie dentro" que TODO time vencedor usa na Libertadores?
 
Isso só da certo quando se tem um time realmente bom.
Mas ainda assim prefiro ver meu time fazendo um bom primeiro jogo fora.. entrar em campo acreditando que pode ganhar.. e não com o pensamento de perder de pouco pra depois ficar na obrigação de ter que correr atrás de um resultado e cair na armadilha dos penaltis.
 
Ué e quem falou em "preferir" algo? Só falei que a fórmula supra citada FUNCIONA. É um fato.

Eu também prefiro que meu time marque um minímo de 4 gols e que não sofra nenhum todo jogo. Duh!
 
Ué e quem falou em "preferir" algo? Só falei que a fórmula supra citada FUNCIONA. É um fato.

Eu também prefiro que meu time marque um minímo de 4 gols e que não sofra nenhum todo jogo. Duh!
 
Cruzeiro já surrou River. Vasco já surrou o River. Palmeiras já surrou o River.

Conheço um time que precisa aprender a surrar o River. :roll:

Aliás, tentem não zoar (se possível), mas creio que concordarão comigo: não dá pra entender um time como o Corinthians não ter vencido a Libertadores.

A maioria das torcidas brasileiras acompanha o desempenho do time. A Fiel não, parece até que ela grita mais quando o time tá perdendo. Além disso, sempre foi um time que valorizou a garra, tão necessária no principal torneio sul-americano. Time também não faltou, os de 1999, 2000 e 2006 não me deixam mentir, eram verdadeiras seleções.

Aí vou concluir com o que faltou: equilíbrio emocional. Esses três times que citei, por exemplo, não souberam administrar as vantagens que possuíam, e se desesperaram nessa hora. Os dois primeiros ainda continuaram lutando até o fim e foram para os pênaltis, mas o terceiro foi uma vergonha, principalmente a apatia depois do gol contra (daí a revolta da torcida, que depois acabou aprendendo a se portar). Além disso, a mídia brasileira faz um verdadeiro desserviço para nossos times, ajudando a fomentar o sentimento de "já ganhou".

O Mano só não levou o Grêmio ao título em 2007 porque o Boca era realmente muito superior, mas ele é um cara que consegue manter seu grupo sempre focado no objetivo e não prestando atenção na imprensa. Ele é um dos principais motivos pelo qual acredito no fim do jejum ano que vem, mais do que qualquer uma das outras vezes (talvez mais até do que 2000).
 
Enquanto o Corinthians tiver a mentalidade de querer disputar a Libertadores só com um elenco galático não acredito que vá conquistar tão cedo. Só irá justamente quando não entrar como favorito com um base toda formada no clube com um ou dois jogadores mais experientes... mas sem estrelismo.. semelhante ao que aconteceu com o Cruzeiro em 97 que foi o elenco mais limitado e modesto do futebol brasileiro a conseguir ganha-la... mas com a ajuda dos veteranos Palhinha e Elivelton era um time humilde que jogava com muita raça e conseguiu superar todas as adversidades... coisa que faltou pro time que decidiu esse ano contra o Estudiantes.
O que percebo é que depois que o S. Paulo passou a ser o segundo clube paulista a conquistar a Libertadores.. quem mais se sentiu pressionado a conquista-la o mais rápido possivel foi o Palmeiras e aí depois que o time do pq antartica após já ter perdido antes outras 3 finais finalmente chegou a glória.. toda vez que o Corinhtians entra pra disputa-la o peso da pressão pela conquista aumentou em mais de 100 vezes e aí a cada eliminação a torcida de forma exagerada não perdoa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo