• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque o anel não tem efeito sobre Tom?

Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Obrigado à todos.

Acho que Tom foi propostial, não podendo ser considerado um desleixo de Tolkien ou simplesmente uma brecha, algo não proposital que acabou tornando-se de fato um.Na verdade, o que acho em Tom é que tudo é bem intrigante.

Vendo as hipóteses, nenhuma parece ser absolutamente certa, pois é isso que são hipóteses; mas elas refletem o mais próximo da realidade.Concordo com quase todas e, as coisas que não podem ser negadas:

Tom era do Mundo Antigo; com base na citação do Sauron.
Tom era apegado à natureza e sentia-se bem com ela, não tendo rancor ou ódio; ou algo que simlpesmente o incomodasse.
Tom sentia-se bem dentro dos seus limites de espaço.
Tom é misterioso em suas falas mas esclarecedor e amigável; desde sua aparição na floresta (onde encontra Frodo) até sua outra aparição estranha dentro dos túmulos, onde resgata Frodo.




Será que Tom presenciou a Telperion sendo criada?Se não me engano, ela é uma árvore, e nesta citação ele diz algo sobre elas.

Tom Bombadil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore

O primeiro broto de árvore foi a Telperion, não foi?
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Ele se lembra do primeiro broto de árvore a nascer na Terra-média. Dá a entender que Tom sempre esteve ali na Floresta Velha mesmo antes de ela ser uma floresta, mas não que ele esteve em algum outro lugar. E se ele esteve sempre ali e viu o primeiro broto nascer, a coisa fica assim: se ele viu o primeiro broto da Terra-média nascer e nunca saiu da Floresta Velha, logo o primeiro broto da Floresta Velha é o primeiro broto da Terra-média - o que acaba justificando de vez o nome da floresta.

Telperion nasceu em Valinor.
 
Última edição:
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Ele se lembra do primeiro broto de árvore a nascer na Terra-média. Dá a entender que Tom sempre esteve ali na Floresta Velha mesmo antes de ela ser uma floresta, mas não que ele esteve em algum outro lugar. E se ele esteve sempre ali e viu o primeiro broto nascer, a coisa fica assim: se ele viu o primeiro broto da Terra-média nascer e nunca saiu da Floresta Velha, logo o primeiro broto da Floresta Velha é o primeiro broto da Terra-média - o que acaba justificando de vez o nome da floresta.

Telperion nasceu em Valinor.

Por isso que o Bombadil é um sem noção, descer a T-m para olhar um broto nascer :lol: (se nadismo tivesse outro significado seria Tom Bombadil).

Como um objeto que desperta a cobiça e outros desejos nefastos, vai afetar alguém sem um pingo de ambição ou interesses? Nada material ou imaterial é capaz de retirar Tom de seu lugar... talvez só o sumiço de Arda.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Aiya!
Ótimo post Sauron e, a propósito, concordo com você.
O Tom foi criado para ser um enigma, para que os leitores(principalmente nós da Valinor :obiggraz:) tirassem suas próprias conclusões.
Estando sempre na Floresta Velha, o Bombadil se tornou desconhecido para todos(menos para Eru, claro), até mesmo para Sauron e o Um Anel.
Também concordo com a hipótese que Tom é um ainu.
Uma pergunta: Se alguém já leu ''As Aventuras de Tom Bombadil'', esse livro explica algo sobre esse misterioso ser?
Hantalë!
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Uma pergunta: Se alguém já leu ''As Aventuras de Tom Bombadil'', esse livro explica algo sobre esse misterioso ser?
Hantalë!

Explicar não explica, mas é um bom passeio pelo "reino" de Tom. Se quiser saber um pouco mais visite a seção da bibliografia de Tolkien e leia sobre As Aventuras de Tom Bombadil ou clique aqui e vá direto.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Primeiramente gostaria de recomendar a todos, que têm dúvidas sobre os anéis, que leiam o principal artigo da Valinor sobre eles: Os Anéis de Poder

Fatos:
1) Melkor foi o mais poderosos dos Valar, muito do seu poder ele depositou em Arda a fim de corrompê-la.

2) O maior feito de Sauron foi fazer do Um a chave para esse poder. Se o portador do Anel for suficientemente forte, então ele poderia alcançar a parte da essência de Melkor que está depositada no mundo, tornando-se assim ainda mais forte.

3) A tentação contra a qual lutaram Gandalf e Galadriel (entre outros) foi justamente essa. O Anel era uma oferta de poder enorme, um poder muito maior do que o de qualquer um deles, um poder maior do que o de Sauron, inclusive.

4) Tom Bombadil não foi sequer tentado pelo Anel.

Minha hipótese favorita (longe de ser a única):
Tom Bombadil era um ser completamente feliz. Ele não almejava nada além do que já tinha. Estava plenamente satisfeito com a vida que levava e não queria que nada nela mudasse. Sendo assim, não existe oferta de poder ou riqueza que possa tentá-lo. Uma vez imune à tentação do Anel, Tom torna-se imune ao Anel como um todo, incluindo outros efeitos como a invisibilidade.

Quanto maior a ambição da pessoa, mais forte é a tentação que o anel exerce. Basta lembrar dos casos de Boromir, Gandalf e Galadriel. Em contra partida, uma pessoa com poucas ambições sofre uma tentação bem menor. Vide Bilbo, Frodo e Sam. Assim, uma pessoa com zero ambição não sofreria tentação do anel.

Nossa cheguei a ficar emocionada com essa hipótese, sério mesmo. Nunca tinha parado para pensar sobre o personagem de Tom sob essa ótica, que, imaginemos, seja verdadeira, Tom nem precisaria ser muito poderoso ele apenas era feliz criando seu limo. Definitivamente essa passou a ser minha hipótese favorita sobre Tom também.

Daí, acompanhando esse raciocionio podemos tirar outra lição de Tolkien, nós não precisamos almejar grandes poderes, podemos ser felizes com pouco mas que é verdadeiro, afinal o poder engana, já aquilo o que amamos verdadeiramente e que nos ama não ira nos ludibriar. Por isso que Galadriel pode resistir, porque na verdade ela já tinha tudo aquilo o que queria, que era seu próprio reino, e depois de ter conseguido e percebido que não precisava de mais poder, ela decidiu diminuir e se apegar aquilo que era verdadeiramente importante, o amor. Putsss, Tolkien era um romantico...
 
Última edição:
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Gostei muito do post do Sauron! Mais uma possível explicação (e muito bem elaborada, por sinal) para o grande mistério acerca de Tom Bombadil!! Parabéns cara!

Agora, achei muito interessante o fato de Bombadil ser "um enigma proposital". Qual terá sido a verdadeira intensão de Tolkien ao criá-lo? Acho que a de que podemos ser felizes com o que somos e temos nas nossas vidas, sem necessidade de um poder maior!! (ainda mais se for gratuito e na forma de um anel XD)
 
Enfins até onde eu tenho lido, o Cantante, (e um tanto chato) Tom poderia ser Eru...uma forma de algum espirito da floresta ou outro emissario dos Valar...
Tudo que gira em torno do nosso velho e bom cantante de botas Bombadil é muito incerto.
:think:
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Tom nem precisaria ser muito poderoso ele apenas era feliz criando seu limo. Definitivamente essa passou a ser minha hipótese favorita sobre Tom também.
É exatamente esse o ponto que mais me agrada nessa teoria que eu trouxe. O que confere a imunidade não é o poder mas sim a simplicidade. É algo bem próximo da mensagem tolkiniana, baseado no simples e no puro.

Essa teoria também é muito legal porque não fica especulando sobre o que ou quem é Tom Bombadil, não importa se ele era Eru, Vala, Maia, Manifestação da Natureza, one of a kind, ou qualquer outra coisa: simplesmente assume que ele era contente e feliz.

Não creio que a análise pelo prisma do poder seja muito adequada. O Anel é uma chave para parte do poder de Melkor, em teoria, havia o suficiente para corromper o próprio Manwë, não que o poder oferecido fosse maior que o do Vala, de maneira nenhuma, mas era de magnitude suficiente para tentá-lo, mas ele era sábio e sabia que a fonte não era boa. Se ele se apresentasse em um fána na Terra-média o Anel o tentaria, mas tenho certeza que ele venceria a tentação, não pelo poder e sim pela sabedoria.

É por esse prisma do poder que se chega a seguinte idéia: Somente Eru era forte o suficiente para não ser tentado pelo poder do anel. Tom não foi tentado pelo anel. Logo Tom era Eru. (Essa é uma das teorias a respeito de Tom que mais me desagradam, que se baseia principalmente na falácia do argumento).

Nessa análise simplista as pessoas se esquecem que poderiam haver outros mecanismos que permitissem que alguém não sofresse tentação alguma do anel. Um deles é justamente o da simplicidade, da felicidade e do contentamento.
 
Última edição:
Enfim, independente de qualquer outra interpretação, uma coisa Tom Bombadil definitivamente não é: Eru. Tolkien deixa isso claro de vez na carta 181, de janeiro ou fevereiro de 1956:

Tolkien disse:
(...) Não há personificação do Único, de Deus, que de fato permanece afastado, fora do Mundo, e acessível diretamente apenas aos Valar ou Governantes.

E outra obervação de Tolkien, mais "interna", feita no Comentário sobre o Athrabeth Finrod ah Andreth:

(...) Portanto, uma vez que era inconcebível a idéia de que Eru abandonaria o mundo à dominação e triunfo absolutos de Melkor (que poderia significar sua ruína e redução ao caos), Eru deve, em determinado momento, vir a se opor a Melkor. Mas Eru não poderia entrar completamente no mundo e na sua história que, apesar de grande, é apenas um Drama finito. Como Autor, Ele deve permanecer sempre "fora" do Drama, mesmo que esse Drama dependa de Seu desígnio e de Sua vontade para seu início e continuação, em cada detalhe e momento. Finrod, por esse motivo, crê que Ele, quando vier, terá que ficar tanto "fora" como "dentro"; e assim ele vislumbra a possibilidade de complexidade ou de distinções na natureza de Eru que, apesar de tudo, O caracterizam como "O Um". (Nota do Autor 11)(...)

(...) Nota 11

Na verdade isto já havia sido vislumbrado no Ainulindalë, no qual é feita referência à "Chama Imperecível". Isto parece querer dizer a atividade Criativa de Eru (em certo sentido distinta Dele ou de dentro Dele), pela qual as coisas poderiam receber uma existência (embora derivativa e criada) "real" e independente. A Chama Imperecível é enviada a partir de Eru, para residir no coração do mundo e o mundo então É, no mesmo plano dos Ainur, e eles podem entrar nele. Mas isto, claro, não é o mesmo que a reentrada de Eru para derrotar Melkor. Isto refere-se ao mistério da "autoria", pela qual o autor, apesar de permanecer "fora" e independente de seu trabalho, também "reside" nele, em seu plano derivativo, abaixo daquele de seu próprio ser, como a fonte e garantia de seu ser.

Ou seja, é possível filosofar sobre qualquer outra possibilidade do que seja Tom, mas não esta.
 
Ainda bem, Tilion, porque esta teoria sempre me desagradou profundamente, ao ponto de me irritar. (Excelente texto, valeu a dica de mais uma preciosa tradução)
 
Última edição:
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Ele se lembra do primeiro broto de árvore a nascer na Terra-média. Dá a entender que Tom sempre esteve ali na Floresta Velha mesmo antes de ela ser uma floresta, mas não que ele esteve em algum outro lugar. E se ele esteve sempre ali e viu o primeiro broto nascer, a coisa fica assim: se ele viu o primeiro broto da Terra-média nascer e nunca saiu da Floresta Velha, logo o primeiro broto da Floresta Velha é o primeiro broto da Terra-média - o que acaba justificando de vez o nome da floresta.

Telperion nasceu em Valinor.

Valeu, meu caro.Pensei que fosse da Valinor, isto é, aqui neste fórum :obiggraz:.Mas é lá na Floresta Velha...
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Tom Bombadil é um mistério, e dos mais profundos, na história, não uma coisa chata que só veio a complicar.
Muitos acreditam que ele seja um Valar.. outros um Maiar... outros ousarão dizer que talvez ele seja o próprio Eru.
Mas serão só e somente suposições. Assim como Deus é para nós: ele está lá e deixa tudo ao redor mais bonito, mas ninguém sabe ao certo onde está, de onde veio, o que fez, o que fará.
Pra mim Tom é a antítese de Melkor, e aquilo que de fato equilibra a maldade de tudo na TM.
E por este motivo é imune ao Anel.
:joinha:
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Primeiramente gostaria de recomendar a todos, que têm dúvidas sobre os anéis, que leiam o principal artigo da Valinor sobre eles: Os Anéis de Poder

Fatos:
1) Melkor foi o mais poderosos dos Valar, muito do seu poder ele depositou em Arda a fim de corrompê-la.

2) O maior feito de Sauron foi fazer do Um a chave para esse poder. Se o portador do Anel for suficientemente forte, então ele poderia alcançar a parte da essência de Melkor que está depositada no mundo, tornando-se assim ainda mais forte.

3) A tentação contra a qual lutaram Gandalf e Galadriel (entre outros) foi justamente essa. O Anel era uma oferta de poder enorme, um poder muito maior do que o de qualquer um deles, um poder maior do que o de Sauron, inclusive.

4) Tom Bombadil não foi sequer tentado pelo Anel.

Minha hipótese favorita (longe de ser a única):
Tom Bombadil era um ser completamente feliz. Ele não almejava nada além do que já tinha. Estava plenamente satisfeito com a vida que levava e não queria que nada nela mudasse. Sendo assim, não existe oferta de poder ou riqueza que possa tentá-lo. Uma vez imune à tentação do Anel, Tom torna-se imune ao Anel como um todo, incluindo outros efeitos como a invisibilidade.

Quanto maior a ambição da pessoa, mais forte é a tentação que o anel exerce. Basta lembrar dos casos de Boromir, Gandalf e Galadriel. Em contra partida, uma pessoa com poucas ambições sofre uma tentação bem menor. Vide Bilbo, Frodo e Sam. Assim, uma pessoa com zero ambição não sofreria tentação do anel.

Ps: O chato não é um monte de tópicos a respeito de Tom, chato mesmo são os caras que entram no tópico só para reclamar e dizer que não aguentam mais (se não aguentassem, imagino que não se dariam nem ao trabalho de postar). Mas no fim estamos num fórum aberto, todas as opiniões são válidas, tanto a de vocês achando o tópico chato, quanto a minha achando chatices as reclamações de vocês.
Então ele QUERIA alguma coisa.. então existiria oferta sim, o poder de preservar, logicamente o anel poderia se apropriar dos sentimentos de paixão que Tom tem pela Terra-média, mas não conseguiu e é aí que reside o mistério pra mim.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Então ele QUERIA alguma coisa.. então existiria oferta sim, o poder de preservar, logicamente o anel poderia se apropriar dos sentimentos de paixão que Tom tem pela Terra-média, mas não conseguiu e é aí que reside o mistério pra mim.
O Um podia muitas coisas, mas preservar não era uma delas. O poder nele contido era irremediavelmente malígno. Concordo contigo que a teoria não é definitiva e que o mistério perdura.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

O Um podia muitas coisas, mas preservar não era uma delas. O poder nele contido era irremediavelmente malígno. Concordo contigo que a teoria não é definitiva e que o mistério perdura.

Com certeza ele não tinha o poder de preservar o problema que algumas mentes não conseguiam enxergar isso, veja Denethor e Boromir que achavam que o anel poderia preservar seu povo, digo então que se Tom gostava da sua vida e queria preservá-la a seu modo, o anel poderia corromper esse desejo se mostrando como salvador assim como se mostrou para Boromir e Denethor que enxergavam nele a última esperança.

Vejamos que irônico, Boromir e Denethor, homens de Gondor, descendentes do Ponente, viam na ruína de Ilsildur a salvação. Por isso disse que o anel poderia se mostrar como tendo o poder de preservar. Agora voltando a teoria sobre Bombadill, ofereço então meu modo de ver o personagem, o anel não o afeta porque ele não traduz esse desejo (ou amor ) pela Terra-média em nada material, veja bem, muito se fala sobre a nobreza dos elfos, ou honra dos anões e moral dos homens, mas todas essas raças quiseram pra si reinos e posses e aí residia a 'brecha' que o anel precisa.

Tom apesar de amar a Terra-Média e em particular a floresta, não quis pra si reino ou posse, então o anel teria seu desejo anulado. Gollum quis ser o mestre do precioso, o mesmo com Bilbo e Frodo, Isildur, Boromir, Galadriel e todos os tentados (os que caíram em tentação e os que não caíram) mas todos se esqueciam brevemente que o anel só tem um mestre e tenta voltar para ele sempre, criando artifícios baseados na malícia de Sauron, QUERER é o primeiro passo para CEDER quando o assunto é o Um anel.
 
Boromir e Denethor desejavam usar o Um como uma arma contra Sauron, não da maneira que os elfos, por exemplo, usaram os seus Três. Não creio que o preservar que você aplicou para aqueles dois seja o mesmo que você sugeriu para Tom.

A grande diferença entre Tom e todos os demais personagens é que ele não foi tentado pelo Um, não falamos de uma cena hipotética na qual ele se confrontaria com o Anel, o encontro dos dois aconteceu. Quando ele coloca-o no dedo e nada acontece, Tolkien nos diz: esse carinha aqui não sofre quaisquer efeitos do Um.
 
E nesse ponto é onde a teoria de que Tom era feliz faz sentido. Ele não desejava o Anel como todos os outros, por isso não foi tentado, porque tinha o que queria....
 
Eu entendi que Tom não deseja o anel, e tem total controle sobre si mesmo e muitas coisas que o cercam, por isso o anel não o afeta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo