Elrond Meio-Elfo
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Fëaruin Alcarintur ¥ disse:Deriel disse:[...]Ele nasceu por volta do ano 475 da Primeira Era e se casa já a 497 , com cerca de 24 ou 25 anos de idade, que é uma idade bastante adequada para o casamento de um Homem mas completamente imprópria para o casamento de um Elfo, que se casavam logo após os cinquenta anos (ver Leis e Costumes dos Eldar, HoME 10). Sim, é uma indicação pequena, mas aparentemente Dior era um Homem que aos 24 anos já atingira o máximo de seu vigor físico e se casou.
Antes de ontem mesmo eu dei uma relida no Leis e Costumes..... o problema é que a tradução dele na Valinor tá errada. A primeira linha do item "Do Casamento" diz que os elfos se casavam em sua maioria na juventude e logo após o décimo quinto ano. Então eu achei mais do que normal o Dior ter se casado no máximo aos 25. Entretanto eu fui dar uma conferida em outras fontes e vi que realmente o costume era cinquenta anos e não quinze.
Então Dior teve seu filho muito cedo para os costumes élficos, assim como Ëarendil que teve Elrond praticamente na mesma idade. Isso nos levaria a crer que realmente os meio-elfos nascem mortais. Entretanto isso implica em dizer que os meio-elfos deveriam envelhecer na mesma velocidade que os homens, deveriam ter a aparência de homens e deveriam ser, para todos os propósitos, homens.
Eu não acho isso certo. Ëarendil era filho de homem puro e elfa pura, por que ele deveria ter a aparência de um homem e não de um elfo? Por que ele deveria ser mortal e não imortal? Basicamente as mesma perguntas que Ulmo fez diante do Conselho. Filho de Tuor ou Filho de Idril? E quanto a Dior, Filho de Beren ou Filho de Luthien? Poderia um Homem ser tido como Príncipe de Doriath, Rei de elfos e Herdeiro das Silmarils? Os sindar aceitariam isso?
Eu admito que é muito mais fácil acreditar que os meio-elfos eram todos homens mortais e ponto, mas para mim isso não parece correto. Desvirtua totalmente a própria idéia da união entre as duas raças e fica parecendo uma conclusão puramente conformista.
Deriel disse:Eu nem sei se concordo muito com isso, a idéia da determinação pelo pai me parece meio estranha, mas há fundamentos bem fortes para essa conclusão do Deriel; devemos, então, levá-la muito em conta.
Bom, não são exatamente provas circunstanciais já que o caso de Mithrelas é nebuloso demais para ser levado em conta e o caso de Arwen ela simplesmente escolheu ser mortal antes de ter seu filho. Logo seu filho era humano como o filho de Elros o era. Entretanto Dior não escolheu nada e ainda acho que não faz sentido simplesmente acreditar que ele não tinha direito de escolher e que escolheram por ele. Não condiz com o livre-arbítrio de Iluvatar. Afinal não podemos negar que ele deveria ter o direito, igual ou até maior de fazer essa escolha do que Elrond, Elros, Arwen e seus irmãos.
Além disso, se formos considerar Dior como um ser humano, então seriam quatro uniões entre homens e elfos que existiram e não três como está escrito nos Apêndices do Senhor dos Anéis. Cinco, se o casamento entre Mithrellas e Imrazôr realmente tivesse ocorrido...
Mas acho que, da mesma forma que a presença da mortalidade (dos mortais propriamente ditos) influi na Terra-média (Terra Mortal, onde as coisas definham logo) funcionaria de forma semelhante o sangue mortal num organismo que tenha sangue élfico e formação também élficos, dando-o um destino mortal, dessa forma, humm... profanando o corpo (eu sei que essa palavra é meio forte, mas reflete a idéia).
Você está assumindo aqui que a alma humana prevalece sobre a alma élfica. O parentesco com a graça humana da mortalidade anula totalmente a graça élfica da imortalidade. Por que?? Não seria muito mais simples acreditar na possibilidade da escolha para todos aqueles que pertenciam aos dois mundos???
Da mesma forma que são os imortais em Valinor que fazem com que aquela terra seja imortal; os mortais na Terra-média que fazem com que a terra seja mortal.
Semelhantemente, o sangue mortal faria com o sangue-élfico, tornando o ser em questão, um mortal.
Não são as Terras que são Mortais ou Imortais, são as raças. A Terra não pode alterar a natureza do fëa como concebido por Iluvatar. Mesmo se os Valar permitissem que todos os humanos viessem morar em Valinor isso não mudaria o destino de suas almas.