1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Porque Celeborn ficou na Terra-Média?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Décimo, 9 Jun 2004.

  1. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Porque é que Celeborn ficou na Terra-Média e não foi com Galadriel? Tolkien alguma vez disse ( numa letter por exemplo ) porquê?
    Se não tiver dito, façamos suposições.
     
  2. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Não sei se isso está escrito em algum lugar, por isso vou divagar um pouco...

    Ele poderia ter ficado para ver o que se iria passar de seguida na Terra-Média, como é que os homens iriam tratar dela e talvez, se necessitassem de ajuda para enfrentar algum poder maligno, chamar os outros elfos e combaterem juntos, como na Última Aliança (ou como em Helm's Deep, no filme, claro).... Não sei se tem muita lógica, mas poderia ser isso... :roll:
     
  3. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Os Homens agora estavam por eles mesmos. Se houvesse um novo Mal, eles teriam de se desenrascar sozinhos. Nem elfos, nem Maiar e nem Valar os ajudariam. Até porque um novo Mal seria feito entre eles mesmos, visto não haver mais nada. Era problema deles agora.
     
  4. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Então não sei... talvez se tivesse apaixonado por alguma humana e não a quisesse abandonar... mas a Galadriel é que não iria gostar muito da ideia!! :lol:

    :doido:
     
  5. Radaga £

    Radaga £ Usuário

    Almarë, colegas.

    O que se sabe é que ele abandonou Laurelindonórean (Lórien) e foi para Imladris, após a partida de Galadriel. Por sinal, lá ainda habitavam Elladan e Elrohir, filhos de Elrond, e, assume-se, muitos do Belo Povo.

    espero ter esclarecido.

    Namarië
     
  6. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não. Eu perguntei PORQUE é que ele ficou lá. Porque não foi com a Galadriel.
    Vão-me dizer que não havia espaço no barco? 8-)
    Podia ir a nadar... :lol:
     
  7. Radaga £

    Radaga £ Usuário

    Ah, my bad.

    Bom, ele pode ter se cansado de ser dominado pela esposa, e resolveu tentar ser senhor de alguma coisa para variar. Ou quem sabe tivesse uma limitação de Q.I. para poder embarcar.

    Sério agora, Galadriel estava sobre interdição, por ter escolhido abandonar Valinor, na mesma época (MAS NÃO JUNTO!) com Feanor - que ela nao simpatizava, por sinal. Logo ela não foi tocada pela maldição de Mandos, apesar de ser uma Noldor, mas também, ao renegar o reino abençoado unicamente por desejar ter um reino para si própria, selou seu destino, e Celeborn também, por acompanha-la.

    Acontece que Galadriel recebeu o perdão dos Valar ao ajudar Frodo, e passar no teste, renunciando ao poder que ela sempre almejou, e não tomando posse do Anel 1. Desse modo, a interdição sobre ela foi levantada, e ela pode seguir.

    Celeborn, por sua vez, demonstrou que continuava preconceituoso com os anÕes, e nada sábio, apesar dos 10.000 anos na terra média. Possivelmente ele não tinha sido perdoado, ainda, e teve que passar mais um tempo na Terra Média, sem ser rei (foi para Imladris) para aprender um pouco mais.

    Espero que meu post tenha sido mais útil agora :)

    Namarië :)
     
  8. Proview

    Proview Go

    Eu acredito que Celeborn ainda não tinha se cansado da TM, e desejou ficar mais, pois sabia que poderia reencontrar Galadriel quando retornasse a Valinor.
    Vale lembrar que Celeborn nunca havia ido a Valinor, então ele devia amar muito a TM.
     
  9. Radaga £

    Radaga £ Usuário

    Erm, eles navegaram juntos de Aqualondë, o que faz de Celeborn um residente de Valinor no começo, sim - vide Contos Inacabados - A Historia de Galadriel e Celeborn - ele era Teleri

    Namarië
     
  10. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    Acho que não está relacionado ao fato de Celeborn odiar os anões ou não estar perdoado ainda, e sim à sua própria vontade. É dito que os elfos iam para Aman quando sentuam uma vontade que eclodia involuntariamente dentro de si; um sentimento espontâneo. Talvez isso não tivesse acontecido ainda com Celeborn.
     
  11. Proview

    Proview Go

    Essa é uma teoria... Assim como existe a teoria que Celeborn era um elfo de Lórien (silvestre).
    No Silmarillion diz que ele era um teleri parente de Thingol, um Sinda.
    Eu dou mais crédito a essa teoria (de que ele era um Sinda).
     
  12. Radaga £

    Radaga £ Usuário

    De fato, como somente consta no Contos Inacabados, são teorias, mas como a que citei é mais recente, e mais de acordo com o escopo do Silma, eu fico com ela. Fique à vontade e pick your choice ;)

    É sempre bom discutir (e mesmo discordar) com alguém com bases concretas. Achologia é que mata ;)

    Namarië
     
  13. Proview

    Proview Go

    Nisso eu concordo com vc :mrgreen:
     
  14. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Que eu saiba essa é mais uma das contradições encontradas na obra.
    Existem teorias tanto de que ele era um teleri de valinor como existem também teorias de que ele era da familia de Thingol e nunca havia visto as terras imortais.
     
  15. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Ele já tinha estado em Valinor. E além disso todos os elfos sentiam uma grande atração pelo mar, e vontade de partir. Acho que aquela hipótese da maldição feita pelo Radaga £ é a mais correta.

    Eu acredito que ele era um Teleri. Sei lá, gosto de acreditar.
     
  16. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    Se você acredita na teoria de que ele era um Sinda, daí realmente ele esteve em Valinor. É complicado discutir sobre isso sendo que há mais de uma versão da história.
     
  17. rafael (sauro)

    rafael (sauro) Usuário

    mas ele nao foi nao ? depois ....... :o?:
     
  18. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

  19. Lahwana Dourado

    Lahwana Dourado Usuário

    Não sei... Nada disso quase, mal li algo nos livros mas...
    - Atenção: isto é uma Achologia como falou o colega acima... :mrgreen: Então não dêem muitos créditos a minhas palavras pq eu nem gosto tanto da obra de Tolkien assim :| -
    Assim como O Celeborn o Thranduil e seu povo não foram de imediato para Aman, não é? (mas devem ter ido mais tarde) e os dois se encontraram no dia do ano novo dos elfos e além disso eu achei os dois parecidos em suas idéias... pra mim o motivo dos dois era o mesmo, como se para eles o futuro estivesse na Terra Média de alguma forma, não em Aman... mas com o tempo eles devem ter visto que não havia como levar a frente aquele sonho e se foram...

    Era só isso... por isso que sumi do fórum quase 6 meses, pq nunca falo nada prestável... foi só pra dizer que eu voltei... :disgusti:
     
  20. Eli Nerwen

    Eli Nerwen Usuário

    bam..ele fala q tem vontade de seguir com a Galadriel para Aman, entaum pode-se supor que ele naum poderia, e naum q ele naum queria. Lembro de ja ter lido alguma coisa a respeito dos motivos, e se naum me engano, eh pq ele naum conseguiu o perdão dos Valar, ele naum passou por nenhuma "prova de resistencia", como a Galadriel.
    Qnto aos lugares q ele viveu depois, eu sei q ele ficou vagando de reino em reino elfico, e q ele viveu um tempo com Thranduil...
    espero q naum tenha dito nenhuma besteira.... :)
     

Compartilhar