• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque Bilbo Bolseiro morre com 132 anos?

Os vanyar moravam dentro de Valinor, aos pés da Taniquetil, ou seja, podiam entrar sim.
 
Lothíriel. disse:
Andiara disse:
Legolas e Gimli foram juntos para Valinor! Apendices do RdR tem isso!
tem nos apêndices que eles foram p/ Valinor... Ñ tem nd que eles chegaram :mrgreen:
entende-se que eles chegaram, nao que teve um maremoto virou o barco e matou os dois :wink: :mrgreen:

Bem, pra se chegar em Valinor, eles teriam que achar uma rota específica que "levantasse" da Terra e ainda atravessar labirintos de ilhas e recifes, isso tudo com provisões limitadas... eles poderiam morrer no caminho sim... De um jeito ou de outro, chegando ou morrendo no caminho, naum se ouviria mais sobre eles na TM...
 
Na verdade n se podem dizer nem q eles partiram mesmo...
O livro diz que "dizem que Gimli...", disso cada um tira suas conclusões.
Eu particularmente acho q sim mas qm sabe..?
Nem Tolkien sabia pra dizer isso... :D
ele deixou como c fosse algo como "fofoca" que estivesse se espalhado pelos anos posteriores...
 
No final do SdA Frodo vê "praias brancas e atrás delas uma terra vasta e verde sob o sol que subia depressa".
Hmm, isso me lembro outra questão que não entendo..
Se Valinor fika a oeste e Frodo estava fazendo o percurso de leste para oeste, é impossível ele estar vendo tudo sob um sol que sobia depressa... o sol subindo deveria ficar atrás dele no caso..
só se isto for a prova de que este comentário está certo:
isto pode ser apenas Tolkien dando uma descrição de como um Hobbit poderia imaginar Valinor
Será que Tolkien pensou nisso mesmo ou eu to ficando doido?

Aff fiquei até tonto aheheu :D
 
Sabe que eu naum tinha reparado nisso?
Mas podem ser tantas coisas... Antes de mais nada, eh isso q tah escrito no livro mesmo? (eu to c/ preguiça de conferir :mrgreen: ) Se for, entaum, pode ser erro de tradução, ou Tolkien se enganou, ou é "uma descrição de como um hobbit poderia imaginar Valinor" ou ateh q o Sol anda ao contrário em Valinor. Naum, isso naum...
 
isso ae tava na minha cabeça desde q li.. num consegui imaginar a cena..
mas pensei assim, não precisa necessariamente o Frodo estar vendo o sol...
fica meio estranho mas ele pode estar percebendo o sol subir depressa lgo assim..

por favor opinem... hehe
 
Se Valinor fika a oeste e Frodo estava fazendo o percurso de leste para oeste, é impossível ele estar vendo tudo sob um sol que sobia depressa... o sol subindo deveria ficar atrás dele no caso..
:think: diz que o sol subia depressa, não que o sol subia depressa na mesma direção que ele via "praias brancas e atrás delas uma terra vasta e verde".. quem sabe "vendo tudo sob um sol que subia depressa" quer dizer simplesmente que ele enxergava tudo isso com a chegada da luz da manhã? eu posso estar de costas para o sol, enquanto ele nasce, ou em qualquer hora da manhã, e observar alguma coisa sob um sol que sobe depressa, se você interpretar dessa maneira. :)
 
o frodo num ia olhar para trás justo na hr q tava tendo essa visão hehehe..
mas acho q o mais certo eh o q a Arien disse..
mas q fika istranho fika...
 
Eu sempre acreditei que eles foram para Tol Eressëa.
Quanto ao lance da imortalidade, eu acredito no seguinte.
Em aman os mortais não morreriam mais rapido mas sim no tempo em que deveriam morrer. Sempre acreditei na teoria de que se um mortal fosse para aman ele não morreria por de forma alguma que não fosse uma morte natural.
Acredito que pelo fato do corpo manter-se sempre saudavel o espirito desencarnaria, pois entrariam em conflito.

Quanto a Sam... ELE NÃO FOI PRA VALINOR!!! Fica bem claro que o ultimo barco que zarpou foi o que saiu frodo e cia.
Isso de que Sam foi para as terras imortais é uma historia que os Hobbits da familha dos lindofilhos cujo a matriarca era Elanor, a bela, filha de Sam gostava de contar.
Sam antes de morrer deixou o livro vermelho para ela e dirigiu-se para o Oeste a partir do Marco Ocidental. Ele provavelmente foi até os portos e de lá ele não saiu.

Isso tudo esta bem contado nos apendices na parte da contagem dos anos após a guerra do anel.

Pra mim falar que Sam foi pras terras imortais é o mesmo que dizer que o velho tom é Eru e que porcos podem voar. :roll:
 
Quanto a Sam... ELE NÃO FOI PRA VALINOR!!! Fica bem claro que o ultimo barco que zarpou foi o que saiu frodo e cia.

Bersek, isso não é dito em nemhum lugar. Se fosse assim, Legolas e Gimli também não zarpariam. Sabemos que os três zarparam, só não sabemos se chegaram. Afirmar sim ou não é achismo. :wink:
 
Bem... me expressei mal... foi o ultimo barco a partir pelos Portos Cinzentos.
Legolas e Gimli, provavelmente partiram de outro lugar.

Fica explicito sim que Cirdan só partiria no ULTIMO navio. Portanto... se Sam foi para os portos é certo que de lá ele não zarpou.

E tbm é dito que essa historia de q Sam foi para o Oeste alem-mar é contada apenas pelos Lindofilhos que viviam no marco ocidental.
 
E tbm é dito que essa historia de q Sam foi para o Oeste alem-mar é contada apenas pelos Lindofilhos que viviam no marco ocidental.

sim eu sei, mas na minha opiniao da a entender que a afirmação é verdadeira sim, principalmente por ele ter sido um dos portadores.

na acho que tolkien escreveria isso pra ficar no achismo de que fosse só uma "lenda", enquanto faria sentido ele ir a tol eressea,
 
The Berserk disse:
Bem... me expressei mal... foi o ultimo barco a partir pelos Portos Cinzentos.
Legolas e Gimli, provavelmente partiram de outro lugar.

Fica explicito sim que Cirdan só partiria no ULTIMO navio. Portanto... se Sam foi para os portos é certo que de lá ele não zarpou.

E tbm é dito que essa historia de q Sam foi para o Oeste alem-mar é contada apenas pelos Lindofilhos que viviam no marco ocidental.

Só uma coisa, niguém sabe quando Círdan partiu. No tempo em que Legolas e Gimli partiram ainda havia elfos no Reino de Thranduil, e em Valfenda existiam alguns também, sob o senhorio dos filhos de Elrond.

E Sam pode muito bem ter chegado em Aman, afinal, ele foi um portador do Anel, e a concessão de ir para Aman foi dada aos portadores, mesmo os que portaram o Anel por pouco tempo (como Sam).
 
me desculpem se pareço rude...
Mas como ele foi ??? de jangada ???
E se foi, quem foi com ele ???
Acho muito improvavel que ele tenha ido sozinho.
 
Berserk, o navio dos portadores não foi o último a zarpar dos Portos Cinzentos. O último possivelmente foi o de Celeborn, e Círdan teria ido junto. Isso ocorreu após a partida de Sam.
 
Há vários pontos que estão sendo considerados de forma errada nessa discussão:
1- Bilbo não morreu com 132 anos. Ele ultrapassou o velho Took com 131 e partiu para Aman. Nessa hora o 'escriba' (Sam ou outro posterior) não teve mais contacto com ele e não pode dizer com que data ele (e também Frodo, Sam, Gimli) efetivamente morreu. Há um problemas com algumas datas no SdA (que é baseado na 2a edição) que entram em conflito com outras nos apêndices e mesmo com outros textos de Tolkien. Algumas (não sei se todas) foram corrigidas na terceira edição. Assim o 132 anos pode ser simplesmente por não ter sido atualizada alguma contagem numa mudança de data de nascimento ou mesmo na data de partida da TM.
2 - Bilbo, Frodo (& Sam ?) não foram para Aman como um prêmio, mas sim para terem a oportunidade de 'expurgarem o pecado' de desejar o Anel. Esse expurgo seria impossível na TM, vejam o exemplo de Gollum, que 60 anos depois de perder o Anel ainda o desejava de forma doentia. Para que pudessem 'esquecer' do Anel deveriam ir para uma terra mais abençoada (próxima a Valinor). 3 - É narrado nos apêndices que, dizem, Gimli foi com Legolas. Isso fica em dúvida no próprio local da citação, o narrador acha estranho um anão abandonar a TM. Porém, lembrem que nessa época Gimli já estava com mais de 260 anos, uma marca invejável mesmo para um anão da linha de Durin. Assim, pode ser que restassem poucos anos para ele e ele tivesse mesmo deixado a TM com o barco de Legolas.
4 - Não apenas os navios de Cirdan podiam chegar a Valinor. Todos os elfos tinham o direito de pegar a 'estrada reta' que para lá levava quando não mais tivessem apego à TM. Embora não dito explicitamente, isso aparentemente era válido mesmo para aqueles que nunca tinham estado em Valinor (os elfos do escuro).
5 - A data de partida de Cirdan não é mencionada em nenhum texto de Tolkien. Com certeza não foi no navio dos portadores do Anel. Em um texto é dito que Celeborn realmente ficou com os filhos de Elrond em Rivendell algum tempo, até resolver partir. Havia mais elfos em Lórien e em Mirkwook para ocupar anos e anos de viagens.
 
|Lord_Kael| disse:
Não seria um incoerencia Bilbo morrer se já que foi para as Terras-Imortais? :o?:

:nope:

Não, pois as Terras Imortais não tornam aqueles que nela pisam imortais. Têm esse nome pois todos que nela pisam já seriam imortais não importa onde morassem. Mas como não é permitida a vinda de mortais, à exceção dos portadores do Anel e Gimli, o nome se tornou conveniente.

Fala-se sobre isso no Silmarillion, na parte sobre o reino de Númenor. Diz que os homens numenorianos passaram a sentir raiva dos elfos pois acreditavam que eram as Terras a fonte de sua imortalidade e a queriam para si, não compreendendo que elas não possuem influência nenhuma com relação a isso.
 
Derfel disse:
Citação:

Eriol era humano(e do nosso tempo, Idade Media) e foi para as Terras Imortais, viveu la anos, estudou bastante e depois ainda voltou pra casa.




q história é essa de eriol??
Ælfwine da Bretanha
A questão sobre Ælfwine, o navegante que encontrou a Rota Direta e chegou a Tol Eressëa, é, definitivamente, o assunto mais intrincado e complicado entre todos os cronistas. Extraordinariamente, ele é também o único a pertencer à nossa história. Ælfwine era um anglo-saxão, que viveu ba Bretanha durante o século X. Seu nome, no inglês arcaico, significa "Amigo-dos-elfos", um nome não tão incomum naquele tempo. Ele era um descendente muito distante de Eärendil, e possuía, bem como todos os descendentes de Eärendil, o anseio pelo mar em seu sangue [1].

Eriol= Ælfwine
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo