1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Porque as Silmarils 'queimavam' a mão?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Alatar, 7 Out 2003.

  1. Alatar

    Alatar Sr. Sem Graça

    Bem isso...porque as silmarils, ao toque de alguém (menos Feanor acho), queimavam/machucavam?

    Era por causa da luz de Telperion e Laurelin?
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não estou com o Silmarillion aqui no momento, mas se não me engano era devido à benção de Varda. Varda abençoou as jóias de forma que nenhum mortal e/ou nenhum mal poderia tocá-las sem se queimar.
    Dê uma olhada melhor no Quenta e confira lá na parte em que fala da feitura das jóias. Tenho certeza que cita exatamente o motivo... mas eu acho que é por causa do que eu falei mesmo...
     
  3. Gildor

    Gildor Usuário

    Eu alteraria isso aí pra "nenhum mal" apenas. Beren suportou a Silmarill sem sentir dor alguma, enquanto Carcharot enlouqueceu de dor. :twisted:

    Em relação aos mortais, o que existe é que a luz das Silmarills tende a diminuir o tempo de vida, dependendo da intensidade do contato. :wink:
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Isso por ser a Luz das Árvores presa nas pedras, não exatamente por ser a Luz das Silmarilli. A Luz das Árvores era a mais pura possível em Arda e os mortais não eram capazes de, com seus hroa mortais e maculados, a suportarem plenamente... eram consumidos por ela.
     
  5. Alatar

    Alatar Sr. Sem Graça

    Nossa....altas pessoas no tópico :mrgreen:
    Altas pessoas respondem altas perguntas. (:puke:)
    Bom...obrigado...me esclareceram _muito_ :)
     
  6. Damasco o Gollum

    Damasco o Gollum Usuário

    Ue mas que eu me lembre num foi comentado nem que Beren, nem Earendil, nem os anoes que a engastaram a silmaril no colar (que eu num lembro o nome), envelhesera mais rapido, ou foram afetados negativamente enquanto estavam de posse da joia. :o?:
    O que eu entendi foi que a Luthien morreu mais rapido, pq era o ser vivente mais belo de uso das duas joias mais belas que existiam :roll:
     
  7. Skylink

    Skylink Squirrle!

    O que fez a Luthien e o Beren morrerem mais rápido, foi a luz da Silmaril...
     
  8. Riff

    Riff Usuário

    Assim como mortais não sobreviveriam em Aman eles não viveriam mto perto das silmarili pq elas tem a luz de Aman :)
     
  9. _Peregrin_Tuk_

    _Peregrin_Tuk_ Usuário

    eu achava que Luthien e Beren morreram mais rápido por causa da "máfia" (hehehe) que fizeram pra Beren reviver, e eles sabiam que viveriam pouco, porém juntos e talz... pra mim não tinha nada haver com as silmarils
     
  10. Gildor

    Gildor Usuário

    Os anões tiveram um contato curto com a jóia, não seria suficiente pra fazer nenhum estrago em sua longevidade. Nãoé falado explicitamente que Beren morreu mais rápido, mas como morreu junto com Luthien pode-se pressupor aí a influência da Silmarill.

    E Earendil... bem, é um caso à parte, e bem mais complicado. Não entendo qual é a desse sujeito, prefiro nem comentar nada. :mrgreen:
     
  11. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Ele havia sido abençoado pelos próprios valar. Ele do tipo certinho, sabe? Aquela coisa pura, "angelical". Era um predestinado, pelo que parece. Uma daquelas coisas que Ilúvatar deixou escrito e iria acontecer independente da vontade dos outros: iria nascer um filho de elfos e homens que seria a redenção de ambos os povos. Geralmente eu odeio personagens certinhos, mas desse eu gosto. Na verdade eu adoro o Eärendil.
     
  12. Gildor

    Gildor Usuário

    Isso ficou meio gay. :lol:

    Pensando bem, não tem nada estranho nele. É só um cara normal, como outro qualquer, que foi abençoado pelos Valar, usa uma jóia de luz fortíssima e ofuscante na testa, navegando por um barco que voa não se sabe bem por onde, vigiando as Portas da Noite (que ninguém me explica o que são). :obiggraz:
     
  13. Tilion

    Tilion Administrador

    Bom, eu falei algo sobre isso aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . (O post em questão é o meu primeiro dessa página.)

    Se alguém se interessar em ler e talvez fazer algum comentário, fique à vontade. :)
     
  14. Tilion

    Tilion Administrador

    Pessoal, vamos evitar os floods e procuremos ficar com o tema do tópico em si, ok? :wink:
     
  15. Fosco Cachopardo

    Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

    Earendil não envelheceu mais rápido pq ele, enquanto meio-elfo, escolheu ser da raça imortal, portanto a silmaril não tinha esse tipo de efeito sobre ele.
     
  16. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Eärendil era meio-elfo, não um edain. Ele poderia escolher a imortalidade da família da mãe ou a mortalidade da do pai, como puderam seus filhos Elros e Elrond.
     
  17. Riff

    Riff Usuário

    Como é q vamos saber se ele envelheceu rapido ou não, o tempo q ele ficou com a silmaril não foi o suficiente pra mata-lo e depois ele ficou imortal, não da pra saber se as silmarils o afetaram ou não
     
  18. Deriel

    Deriel Administrador

    Non sense. Sabemos que os Elfos não eram afetados pela Luz das Silmarilli (seu hroa a suportava) mas eram queimados em caso de serem mau intencionados.

    Como Earendil tornou-se um Elfo e não tinha más intenções (nem ações) logicamente a Luz da Silmaril não o afetava.
     
  19. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Eu diria que existem duas coisas agindo aí. Primeiro, o Silma diz que nenhuma carne/corpo mortal podia tocar uma Silmaril sem ser calcinada. E segundo, que a beleza de Lúthien usando a Silmaril era demais para terras mortais. Então, a segunda afirmação do Gildor é correta, mas a *primeira*, creio que não seja. Também se diz co Cinturão de Melian que ninguém podia passar por ele contra a vontade de Melian ou sem ter poder maior do que o dela, e Beren conseguiu passar por ali sem ter nenhuma dessasduas coisas. Beren era uma exceção em muitas coisas, por causa do destino dele (voltar dos mortos).

    (editado depois do quote do Gildor para colocar a correção marcada com asteriscos)
     
  20. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Sem querer fugir muito do tópico mas já fugindo: esse lance de "destino" como "Beren destinado a voltar dos mortos" e "Earendil destinado a realizar a rendeção de elfos e homens, recebendo o perdão dos Valar" foge um pouco do lance de livre-arbítrio? Eu sei que esse assunto é complicado, e por isso mesmo eu faço uma confusão sempre.... :o?: livre-arbítrio, destino... já vi posts em outros foruns e tal mas ainda confundo muita coisa... até onde temos um e até onde temos o outro?
     

Compartilhar