• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque a espada do Bilbo brilhava em azul quando orcs estavam por perto.

Ocorre que a espada (Sting em inglês) brilhava por ser um artefato forjado pelos elfos.

Vários objetos de poder foram criados pelos elfos com a meta de servirem para tarefas específicas de enorme exigência quando se comparados aos objetos simples forjados por humanos comuns. Isso porque os sentidos élficos (visão, audição, tato, gustação, olfato, ESPs/habilidade extrasensorial) eram de uma magnitude muito maior que os dons humanos e suas ferramentas e materiais refletiam isso penetrando o espaço e tempo com um poder muito maior e mais aguçado que a habilidade de um homem ou hobbit.

O que se sabe é que métodos de fabricação élficos podiam ser considerados como segredo de estado e apenas uns poucos podiam vir a conhece-los (principalmente quando falamos em armas e outros povos como os anões também não ensinavam suas artes). De sorte que objetos como Palantiri ou Silmarili pudessem ser entendidas como dotados de “magia pura” por parte dos humanos mas que na verdade eram apenas uma manifestação da habilidade élfica natural de perceber e manipular o ambiente e as histórias que ele contava de maneira muito precisa e sensível. A espada de Frodo era um exemplo dessa sensibilidade.

Ainda, é um exemplo da ira dos elfos contra os malignos orcs (inimigos antigos) por ser uma arma específica para esse tipo de combate.

http://tolkiengateway.net/wiki/Sting

PS: A luz é familiar a natureza dos elfos. Os próprios corpos dos elfos brilhavam à noite também como atesta algumas passagens deles caminhando pelas florestas. É um efeito parecido ao estado de graça de Moisés quando voltou para o meio do povo após conversar com Deus. Na bíblia ele precisava se cobrir para não chamar a a atenção.
 
Última edição:
Muito obrigado pela resposta você realmente tem razão em certos momentos os elfos realmente parecem criaturas quase divinas pelas suas construções e armas.
 
Muito obrigado pela resposta você realmente tem razão em certos momentos os elfos realmente parecem criaturas quase divinas pelas suas construções e armas.


Disponha e seja bem vindo!


O contexto das lâminas e sua interpretação são mesmo inseparáveis do poder dos elfos, especialmente dos Noldor que dentre os primogênitos (o povo mais habilidoso dentre as 3 raças dos filhos de Eru) forjaram lâminas cuja magia não se apagava com a passagem do tempo, oferecendo um vislumbre do que foi o ápice do conhecimento deles na pessoa de Fëanor que ultrapassava em habilidade todos os anões, elfos e humanos que vieram e que virão.


Penso que ponto de vista histórico a primeira Era, da qual parece ser o ponto de origem das armas encontradas nas cavernas dos Trolls, trouxe consigo conhecimentos que foram se deteriorando e se tornado cada vez mais raros nas eras seguintes. Os elfos da terceira Era eram só um pálido memorial da capacidade antiga deles.


Já pela ótica dos artistas, que vieram a representar a obra de Tolkien, por vezes a interpretação se distancia e produz confusão nos fãs. Por exemplo, no filme do Hobbit de 1977 a lâmina brilha na cor branca(?) ao invés de azul. Já nos filmes recentes de PJ (2000 para cá) há uma tendência de mostrarem apenas a espada de Frodo na cor azul, quando na verdade ela não estava sozinha:

http://musingsofatolkienist.blogspot.com.br/2015/06/why-dont-elven-swords-glow-blue-in.html
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo