• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que SporTV exibe jogos clássicos da seleção sem narração original

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Petit comemora com Zidane após marcar contra o Brasil na final da Copa do Mundo de 1998 - Matthew Ashton/Empics/Getty Images

Petit comemora com Zidane após marcar contra o Brasil na final da Copa do Mundo de 1998 Imagem: Matthew Ashton/Empics/Getty Images


Desde que foi forçado a mudar drasticamente sua programação por conta dos efeitos da pandemia da Covid-19, o SporTV tem como uma de suas apostas de audiência a exibição de jogos antigos da seleção brasileira em Copas do Mundo. Os repetecos dão sustância a sua nova atração na grade, a "Faixa Especial". Um ciclo que começou com o Mundial de 1998 e agora resgata partidas da impactante edição de 1982.

Mas uma pergunta ficou no ar: por que as partidas estão sem narração original? O SporTV tem feito as transmissões com sua equipe atual, escalando nomes como Gustavo Villani, PVC, Júlio Oliveira, Sérgio Arenillas e Everaldo Marques. Eles assumem o microfone, no lugar de Galvão Bueno ou até mesmo de Luciano do Valle, que era o titular da Globo para cobrir a seleção até o ano de 1982.

A escolha passa por alguns motivos. O fator ao vivo é um deles. Caso uma notícia urgente ocorra, o narrador escalado para fazer a reprise atualizará o noticiário durante a transmissão. Uma prova disso ocorreu nesta terça (7), quando, durante a exibição de Brasil x União Soviética, pela Copa de 1982, Júlio Oliveira falou sobre a ida de Ronaldinho Gaúcho para a prisão domiciliar no Paraguai.

Além disso, a série tem sido importante para manter um mínimo de produção na casa. Serve também para rodar seus narradores e comentaristas, que ficariam parados, assim como estão fora do ar as competições esportivas. Everaldo Marques, por exemplo, que é titular da NBA, estreou em uma partida de futebol no Grupo Globo durante as reprises da Copa de 1998.

A "Faixa Especial" tem sido tratada como um "produto premium" nesse período de pandemia. Ou seja, é um dos maiores atrativos do canal esportivo da Globo para manter uma boa audiência nos atuais tempos e tem funcionado no atual formato.
As reprises estão dando certo da atual forma. Dados apurados pela reportagem do UOL Esporte mostram que o SporTV tem conseguido ficar entre os dez canais pagos mais vistos da TV por assinatura durante a "Faixa Especial". Mesmo assim, nas redes sociais, existem muitas criticas em relação à falta da transmissão original.

Atualmente, o Esporte da Globo está funcionando com equipe reduzida. Desde o início da pandemia do coronavírus, mais de 80 profissionais entre repórteres, produtores e editores de texto foram transferidos do Esporte para o Jornalismo, para reforçar a cobertura. Lívia Laranjeira, André Gallindo e Ana Helena Goebel são alguns desses profissionais emprestados.

 
Até acho louvável da parte do SporTV querer movimentar seus novos contratados, mas entre eu querer rever um jogo com nova narração e um com o original, eu tendo a preferir o original, pois quem narra agora já sabe os principais lances e quando os gols vão sair, quebrando a emoção de que só quem fez ao vivo viveu, ainda mais em jogos de Copa do Mundo.
 
Eu não tenho interesse em assistir jogo repetido, simplesmente não consigo. Podem ser os melhores jogadores de antigamente em campo, mas só de ser repetido, eu passo longe.

O Everaldo Marques está se adaptando lá? Vai deixar saudades nas narrações da NFL na ESPN.
 
No próximo domingo, no horário tradicional do futebol, a Globo vai transmitir a final da Copa de 2002. Só não ficou claro nas chamadas se será com o áudio da transmissão original com o Galvão ou se haverá uma nova narração ao vivo. Espero que mantenham a narração original.

Acho que vou assistir.

O Everaldo Marques está se adaptando lá? Vai deixar saudades nas narrações da NFL na ESPN.

Essa transferência de emissora foi muito confusa... ele nunca deixou claro os motivos da saída da ESPN. Inclusive teve uma baita saia justa quando ele participou pela primeira vez do Bem, Amigos e o Galvão perguntou para ele se é ele quem chama o Lebron de Papai Lebrão!. Ele disse que o mundo o chama assim. Rômulo reclamou no twitter.

 
No próximo domingo, no horário tradicional do futebol, a Globo vai transmitir a final da Copa de 2002. Só não ficou claro nas chamadas se será com o áudio da transmissão original com o Galvão ou se haverá uma nova narração ao vivo. Espero que mantenham a narração original.

Em se tratando da narração do Galvão, acho que dificilmente mexerão.

A Band vai mostrar Palmeiras x Corinthians de 93, mas sem a narração original
Aliás, vai ser bizarro o Neto comentar justamente o jogo em que ele deu uma cusparada no árbitro, mas que ele depois admitiu que se arrependeu do lance.


O Everaldo Marques está se adaptando lá? Vai deixar saudades nas narrações da NFL na ESPN.

Eu ainda não vi nenhuma transmissão do Everaldo Marques lá. Começar narrando jogo de futebol repetido é um tanto estranho, mas torço que ele se firme lá porque é um bom narrador e que soube se destacar em modalidades diferentes. Espero vê-lo narrando nos jogos olímpicos também.
 
Essa transferência de emissora foi muito confusa... ele nunca deixou claro os motivos da saída da ESPN. Inclusive teve uma baita saia justa quando ele participou pela primeira vez do Bem, Amigos e o Galvão perguntou para ele se é ele quem chama o Lebron de Papai Lebrão!. Ele disse que o mundo o chama assim. Rômulo reclamou no twitter.
Eita que bola fora do Everaldo. Mas será que ele não ficou na duvida se poderia citar o nome do Rômulo na Globo? Começo deve ser complicado em uma nova emissora e já sendo entrevistado por um dos grandes ali.

O pior é o Galvão tentar puxar os bordões sem nem ao menos conhecer os que o Everaldo costuma fazer.

Eu vi em algum lugar que ele saiu muito pelo fato da ESPN ter dado mais jogos para o Rômulo do que para ele, deixando ele meio que em segundo plano. Mas pode ser fofoca.
 
Eu vi em algum lugar que ele saiu muito pelo fato da ESPN ter dado mais jogos para o Rômulo do que para ele, deixando ele meio que em segundo plano. Mas pode ser fofoca.

Também penso que pode ser fofoca. Até alguns anos atrás, ambos faziam meio que de forma igual NBA e NFL (com o Everaldo narrando os jogos principais nos dois campeonatos). De uns dois ou três anos para cá é que o Everaldo se tornou o principal narrador da NFL (com Rômulo fazendo jogos secundários); e o Rômulo se tornou o principal da NBA (com o Everaldo fazendo jogos secundários).

Deve acontecer muita coisa nos bastidores que nós não sabemos.
 
Zapeando rapidamente pelos canais vi não mais que alguns poucos minutos no SporTV do Cléber Machado narrando e Caio Ribeiro comentando a final da Copa de 70.

Eles não pesquisaram, não sabiam que os jogadores brasileiros escorregaram tanto no primeiro tempo porque choveu muito na cidade do México antes da partida, não viram que o jogador da Itália tinha sido substituído, que só foi mencionado 10 minutos depois e exageram nos elogios ao time e quase perderam lances capitais.

Horrível demais. Infelizmente as emissoras desperdiçam uma enorme oportunidade de homenagear os grandes narradores do passado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo