• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Sauron se enfraqueceu?

Loky

Usuário
É sabido que Sauron podia acessar a parcela de seu poder contida no Anel à distância. Então porque este se enfraqueceu tanto quanto Isildur arrancou o anel de sua mão, tanto que ele passou milênios se recuperando?
 
Na verdade ele não tinha acesso total aos poderes do anel quando este estava distante de si... Quando o anel foi arracado de seu dedo, como grande parte de seu poder estava no Um, a separação dele causou um choque tão grande que o poder de Sauron naquele momento se abalou vertiginosamente, tornando a ele incapaz de manter um corpo fisico e o controle dele sobre seu exercito foi perdido.
 
Mas eu não percebo uma coisa: com a perda do Anel, após a batalha da Última Aliança, Sauron perdeu grende parte dos seus poderes, mas não morreu. Quando o Anel foi destruído por Frodo (ainda que se intenção), Sauron também não deveria morrer, pois ainda possuia os poderes que não tinha depositado no seu Anel... e o Anel estar perdido ou ter desaparecido para sempre para ele era a mesma coisa, não era?? :o?:
 
*Lúthien_Tinúviel* disse:
Mas eu não percebo uma coisa: com a perda do Anel, após a batalha da Última Aliança, Sauron perdeu grende parte dos seus poderes, mas não morreu. Quando o Anel foi destruído por Frodo (ainda que se intenção), Sauron também não deveria morrer, pois ainda possuia os poderes que não tinha depositado no seu Anel... e o Anel estar perdido ou ter desaparecido para sempre para ele era a mesma coisa, não era?? :o?:

Mas os poderes que restavam que não foram depositados no anel eu acho que eram muito poucos, tanto é que para assumir a forma física(eu não tenho certeza se isso é verdade, tenho que reler algumas coisas) ele precisava do anel. Mas não sei exatamente o que aconteceu depois q o anel foi destruído, seu reino foi arrasado é verdade, mas dele eu não sei...ele morreu mesmo? um Maia(é assim quese escreve?) pode morrer?
 
*Lúthien_Tinúviel* disse:
Mas eu não percebo uma coisa: com a perda do Anel, após a batalha da Última Aliança, Sauron perdeu grende parte dos seus poderes, mas não morreu. Quando o Anel foi destruído por Frodo (ainda que se intenção), Sauron também não deveria morrer, pois ainda possuia os poderes que não tinha depositado no seu Anel... e o Anel estar perdido ou ter desaparecido para sempre para ele era a mesma coisa, não era?? :o?:

Mas ele não morreu. Só que agora seu espirito ficou reduzido a insignificancia. Ele continua vivo, perambulando pela TM, mas sem nenhuma capacidade de interagir com o mundo físico.
 
No caso a guerra da ultima aliança quando Isildur tirou o anel do dedo de Sauron, este já estava "morto". Ele tirara o anel de um Hroa sem Fëa, apenas um cadaver.

Não havia poder de Sauron no anel, mas sim uma parte de sua essencia. O anel era acima de tudo a garantia de Sauron na Terra Media. Ele poderia ser derrotado 1000 vezes que se o anel ainda existisse ele voltaria nas 1000. A unica forma de redusi-lo realmente ao "nada" era destruindo o anel.

Sauron perdera seu corpo 2 vezes, isso fez com que ficasse mais dificil dele construir um corpo novo para ele, por isso a demora. :wink:
 
Sauron enfraqueceu na Guerra da Ultima Aliança porque seu corpo (Hröa) foi "assassinado".
Sauron não enfraquecia sem o anel, mas (s/ o anel) não tinha o alcaçe de seus poderes ampliados.
 
Shantideva disse:
tanto é que para assumir a forma física(eu não tenho certeza se isso é verdade, tenho que reler algumas coisas) ele precisava do anel.
Na verdade, ele não precisava do Anel p/ assumir forma física. :)

Além da perda do Anel, o que abalou tanto o poder de Sauron foi a destruição de seu corpo físico. (e lembrando o que muitos já disseram, o Anel não aumentava o poder de Sauron, apenas o ampliava. ;))
 
Essa questão é um tanto lógica.

Sauron, quando forjou o Um Anel, colocou grande parte de sua 'essência' (poder) no Um, portanto na Guerra da Ultima Aliança quando foi cortado seu dedo por Isildur, foi como perder uma parte do corpo, portanto como ele dependia do Um o seu corpo fisico morreu e sua alma ficou em parte contida no anel, isso é, aquela essência que ele colocou. Depois para tornar forma fisica de novo era preciso muito tempo, e como sabe-se o Anel foi perdido (foi parar no rio Anduin).

Tempos depois quando o Anel voltou na jogada, perto da Guerra do Anel, ele já havia forma fisica devido ao tempo que passou, daí então já existiam os Nazgûl e toda aquela cambada de seres malignos. Para Sauron realmente dominar a TM era preciso reconquistar uma parte de seu corpo, por isso ele precisava do Anel.

Assim, como ele perdeu o Anel (quando foi destruido) era impossivel voltar a ser da grandeza que era. Morreu e ficou no vazio...
 
Gente, Sauron não depende do Anel; ele enfraqueceu porque seu corpo físico foi morto, ele não foi morto porque lhe foi retirado o Anel.

Sauron não precisava efetivamente estar com o Um Anel; sua essência, e portanto, a essência do Anel, coexistia e estava em concordância com ele; pela milhonésima vez, Sauron não ficava mais fraco sem o Anel. O que Sauron fez com o Um Anel foi, de certo modo, parecido com o Melkor fez com a própria matéria de Arda; ele nunca seria totalmente derrotado enquanto o Anel não fosse desfeito; já que o Anel continha parte da essência de Sauron; assim como Melkor não foi (e nem será) efetiva e totalmente derrotado enquanto a própria Arda não for desfeita.

No final da Segunda Era, Sauron habitava um corpo que foi assassinado; foi isso que o enfraqueceu naquele momento; o trauma de sofrer uma morte (uma segunda morte, na verdade; lembrem-se da Queda de Númenor), e não o fato de Isildur ter pego o Anel; nessa hora, Sauron, enfraquecido pela sua "morte" e traumatizado por isso, simplesmente deve ter "achado melhor" sair fora por um tempo; esperar, para um Maia, algumas centenas de anos, não era quase nada.
 
Fëaruin disse:
Sauron não precisava efetivamente estar com o Um Anel; sua essência, e portanto, a essência do Anel, coexistia e estava em concordância com ele; pela milhonésima vez, Sauron não ficava mais fraco sem o Anel. O que Sauron fez com o Um Anel foi, de certo modo, parecido com o Melkor fez com a própria matéria de Arda; ele nunca seria totalmente derrotado enquanto o Anel não fosse desfeito; já que o Anel continha parte da essência de Sauron; assim como Melkor não foi (e nem será) efetiva e totalmente derrotado enquanto a própria Arda não for desfeita.

então seria no caso ele (Sauron) ter criado um 'amigo' (Anel) para ter mais forças e ser mais fácil a dominação ? seria como um companheiro seu ? uma força a mais ?

:roll:
 
Um amplificador de poder, cujo primário objetivo era "auxiliar" no domínio de seus servos, etc e tal. O Anel não dava a Sauron nenhum poder que ele já não tivesse, e nem deixava esse poder mais poderoso; apenas o deixava mais amplificado. Uma espécie de canalizador, poder-se-ia dizer.

Pensando de modo mais quantitativo; liga um micro-system de 100 Watts num amplificador de 200Watts; o volume da música até fica mais forte, mais alto, mas o micro-system vai continuar tendo somente 100 Watts; e ainda, o amplificador não toca nada sem o micro-system. :wink:

Outro exemplo que eu tinha dado uma vez num outro tópico; pega um jogador de futebol e deixa ele jogar sem chuteira, depois deixa jogar com; a chuteira não vai fazer ele jogar melhor, só vai auxiliá-lo; por exemplo, ajudar a evitar que ele escorregue; mas nunca vai deixá-lo mais habilidoso do que ele já é.

Algo nesse sentido.

Thais Tûk disse:
Sauron PODE morrer?

Depende do conceito que você esteja tomando por "morrer"; Sauron não só pode morrer como morreu. A partir do momento que um Ainu, seja ele qualquer, assume uma forma física para interagir com a matéria de Arda, ele corre o risco de sofrer ferimentos; e portanto, de ser morto.

Deixar de existir, entretanto, não; Sauron pode, e foi, derrotado, mas não deixou de existir.
 
Mas Fëaruin, é dito no SdA que Isildur apenas cortou o dedo com o Anel, e não que ele atacou fisicamente o fána de Sauron. isso por si só bastaria para enfraquecê-lo?
 
Fëaruin disse:
Um amplificador de poder, cujo primário objetivo era "auxiliar" no domínio de seus servos, etc e tal. O Anel não dava a Sauron nenhum poder que ele já não tivesse, e nem deixava esse poder mais poderoso; apenas o deixava mais amplificado. Uma espécie de canalizador, poder-se-ia dizer.

Pensando de modo mais quantitativo; liga um micro-system de 100 Watts num amplificador de 200Watts; o volume da música até fica mais forte, mais alto, mas o micro-system mais continuar tendo somente 100 Watts.

Outro exemplo que eu tinha dado uma vez num outro tópico; pega um jogador de futebol e deixa ele jogar sem chuteira, depois deixa jogar com; a chuteira não vai fazer ele jogar melhor, só vai auxiliá-lo; por exemplo, ajudar a evitar que ele escorregue; mas nunca vai deixá-lo mais habilidoso do que ele já é.

Algo nesse sentido.

Entendo.

Sauron então tinha muito poder, porém não podia aumentar o poder, não poderia deixar mais forte, mas sim poderia deixar mais distribuido. É melhor ter poder 50 em vários lugares, do que poder 50 em um só lugar. (50 é só um exemplo de força :roll: )

Vamos ver então, seguindo esse exemplo, Sauron tendo seu poder mais espalhado seria mais fácil de conquistar os lugares, do que ter o seu poder concentrado num só lugar e ir conquistando aos poucos.

Thaís disse:
Sauron PODE morrer?
Fëaruin disse:
Deixar de existir, entretanto, não; Sauron pode, e foi, derrotado, mas não deixou de existir.

Certo, é como o fëa explicou, seu espirito NUNCA deixaria de existir, somente ficaria num canto 'jogado' para não interromper o livre arbitrio... :roll: e tal e como sabe-se um mais, ou outro espirito não deia de existir...............

:wink:
 
Loky disse:
Mas Fëaruin, é dito no SdA que Isildur apenas cortou o dedo com o Anel, e não que ele atacou fisicamente o fána de Sauron. isso por si só bastaria para enfraquecê-lo?

:nope:
Loky, Isildur cortou o dedo do corpo morto de Sauron, que morreu na batalha com Elendil e Gil-galad. :wink:

Ele queria o Anel como herança de seu reino e compensação pela morte de seu pai e seu irmão (Elendil e Anárion).

Sr. Cachopardo disse:
Sauron então tinha muito poder, porém não podia aumentar o poder, não poderia deixar mais forte, mas sim poderia deixar mais distribuido. É melhor ter poder 50 em vários lugares, do que poder 50 em um só lugar. (50 é só um exemplo de força :roll: )

Vamos ver então, seguindo esse exemplo, Sauron tendo seu poder mais espalhado seria mais fácil de conquistar os lugares, do que ter o seu poder concentrado num só lugar e ir conquistando aos poucos.

Mais ou menos isso; só não pense em poder espalhado, mas sim... humm... :think: ...melhor aproveitado; é, acho que essa é uma boa expressão. :wink:
 
Loky disse:
Mas Fëaruin, é dito no SdA que Isildur apenas cortou o dedo com o Anel, e não que ele atacou fisicamente o fána de Sauron. isso por si só bastaria para enfraquecê-lo?
É que quando o Isildur corta o dedo fora, Sauron já estava morto... Quem matou Sauron foram Elendil e Gil-galad, que por sua vez foram mortos por ele. E Isildur pega o Anel depois de tudo isso. Sacou? ;)
 
ah, entendo. eu não tinha atentado pra esse detalhe de que Elendil e Gil-Galad foram os responsáveis pela morte de Sauron.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Sr. Cachopardo disse:
Sauron então tinha muito poder, porém não podia aumentar o poder, não poderia deixar mais forte, mas sim poderia deixar mais distribuido. É melhor ter poder 50 em vários lugares, do que poder 50 em um só lugar. (50 é só um exemplo de força :roll: )

Vamos ver então, seguindo esse exemplo, Sauron tendo seu poder mais espalhado seria mais fácil de conquistar os lugares, do que ter o seu poder concentrado num só lugar e ir conquistando aos poucos.

Mais ou menos isso; só não pense em poder espalhado, mas sim... humm... :think: ...melhor aproveitado; é, acho que essa é uma boa expressão. :wink:


Hum... então vamos ver, "melhor aproveitado em maior espaço" ou ao contrário "melhor aproveitado em pequeno espaço"... como quantidade e qualidade... mas nesse caso é o 'em maior espaço' que é melhor para se usar. Não acham ? pois ter poder aproveitado em vários lugares pé melhor, pois tem mais chances de melhor 'resposta' do inimigo ...

:obiggraz:
 
Loky disse:
ah, entendo. eu não tinha atentado pra esse detalhe de que Elendil e Gil-Galad foram os responsáveis pela morte de Sauron.

Acho que esta escrito isso no Silmarillion não é mesmo?! Não lembro o capitulo, mas é algo sobre a forja dos Aneis...

Sauron perdeu muito poder quando lhe retiraram o Anel...Sauron jamais poderia morrer pq ele era um Maia de Aule...impossível ele morrer sendo da raça dos Ainu...ele poderia, como foi, ser reduzido a impotencia, e, com o Anel destruido, sem poder fazer mais nada.

Quando o Um foi retirado de seu dedo, ele ainda tinha esperanças...pq sabia que o Anel existia e ele podia recupera-lo...mas quando o mesmo foi destruido, Sauron foi destruido junto com ele...pois no UM estava grande parte de seu poder, malicia, etc. :)


ate mais...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo