• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Sauron não ficava invisível?

Quando algum dos hobbits põe o anel, há invisibilidade, mas não com o mestre das trevas. Entretanto, Sauron é um "Maia" (espécie de ser divino, como um anjo), como Gandalf, seres que habitam ao mesmo tempo o mundo espiritual e material.

Na verdade, o anel simplesmente transporta os seres de um plano para o outro, mas como Sauron já existe nos dois, a invisibilidade não lhe é garantida - o que explica, também, porque Sauron não é consumido pelo poder negro do anel ao usá-lo.
** Posts duplicados combinados **
Quando algum dos hobbits põe o anel, há invisibilidade, mas não com o mestre das trevas. Entretanto, Sauron é um "Maia" (espécie de ser divino, como um anjo), como Gandalf, seres que habitam ao mesmo tempo o mundo espiritual e material.

Na verdade, o anel simplesmente transporta os seres de um plano para o outro, mas como Sauron já existe nos dois, a invisibilidade não lhe é garantida - o que explica, também, porque Sauron não é consumido pelo poder negro do anel ao usá-lo.
 
Uma resolução interessante é primeiro se perguntar o seguinte: Por que o Anel tornava o "usuário" invisível?

Minha resposta é a seguinte: uma vez sem o uso do Anel, vc está alem da visão de Sauron, e da dos Cavaleiros Negros, como comprovado em Uma Faca no Escuro. No momento que vc usa-o porém, a sombra cobre o seu corpo da visão dos espíritos vivos, revelando-o apenas às trevas e àqueles que vivem sob ela. Dessa forma, é como se o anel transferisse-o (ou pelo menos o seu corpo) de uma forma de existência para outra.

Dessa explicação surgem duas hipóteses: em uso do Anel, Sauron não ficaria além da visão de seres viventes pois é ele mesmo quem controla as sombras; ou, ainda, ele só seria visível em uso do Anel, pois dessa forma sua existência corporal estaria em vida, e não em trevas, como em sua natureza única desde a destruição de Númenor.

Essa foi uma teoria que eu mesmo criei, portanto a resposta, se é que há, pode não estar aí. Se houver algo fatual que a contradiga, não poderei mais considerá-la. :)

Eu gosto da resposta do Eriadan, mas acho que ficou faltando alguma coisa.

Alguns pontos aqui no tópico ficaram bem claros:

1) O Um Anel divide a presença dos mortais no plano físico e espiritual (num primeiro momento), como é dito por Gandalf em Muitos Encontros e no Silma:

You were in gravest peril while you wore the Ring, for then you were half in the wraith-world yourself, and they might have seized you. You could see them, and they could see you.’

Isildur himself escaped by means of the Ring, for when he wore it he was invisible to all eyes; but the Orcs hunted him by scent and slot, until he came to the River and plunged in

2) Esse efeito não é exclusivo do Um Anel, mas também dos Anéis Menores, embora só tenha se manifestado nos Homens, como é dito no Silma e nas Cartas:

Men proved easier to ensnare. Those who used the Nine Rings became mighty in their day, kings, sorcerers, and warriors of old. They obtained glory and great wealth, yet it turned to their undoing. They had, as it seemed, unending life, yet life became unendurable to them. They could walk, if they would, unseen by all eyes in this world beneath the sun, and they could see things in worlds invisible to mortal men; but too often they beheld only the phantoms and delusions of Sauron.

With the aid of Sauron's lore they made Rings of Power ('power' is an ominous and sinister word in all these tales, except as applied to the gods). The chief power (of all the rings alike) was the prevention or slowing of decay (i.e. 'change' viewed as a regrettable thing), the preservation of what is desired or loved, or its semblance – this is more or less an Elvish motive. But also they enhanced the natural powers of a possessor – thus approaching 'magic', a motive easily corruptible into evil, a lust for domination. And finally they had other powers, more directly derived from Sauron ('the Necromancer': so he is called as he casts a fleeting shadow and presage on the pages of The Hobbit): such as rendering invisible the material body, and making things of the invisible world visible.

3) Sauron e o Um Anel são uma coisa única. A conexão entre o mundo físico e espiritual é algo que derivou naturalmente da criação do artefato. Como já foi dito nesse tópico, Sauron existia em ambos os mundos ao mesmo tempo, então não faria sentido esse efeito colateral (manifestação no mundo espiritual) ocorrer nele.

Me parece que os trechos acima respondem aquela que é a principal pergunta, na minha opinião, que foi feita pelo Eriadan: Por que o Anel tornava o "usuário" invisível? Porque o Um Anel, sendo parte de Sauron, herdou seu poder de conectar os dois planos, transportando parcialmente para o mundo espiritual aqueles que existem apenas no mundo físico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo