1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por que Sauron não ficava invisível?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Jujuba!, 12 Mar 2006.

  1. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    Por que quando o Sauron usava o Um Anel ele não ficava invisível e o Bilbo e tyodos os outros usuários ficavam?
     
  2. ASTAROT

    ASTAROT Seguidora de Shiva

    Eu não lembro de nenhum outro personagem ter usado o Um anel além do Frodo, Sam, Bilbo e Golum. Mas se vc notar todos eles não tinham idéia do poder que aquele anel possuia e sempre o utilizavam para se esconder de algo. O Sauron por outro lado, sabia muito bem como usá-lo e tinha total conhecimento do poder do anel por dois motivos: 1°- Por o anel era uma extensão do seu próprio ser. 2°- Por que ele mesmo forjou o anel com palavras de poder.
     
  3. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    Isuldur usou - no livro fala que ele o utilizou para fugir à nado de uns orcs, mas o anel escorregou do dedo dele e aí ele ficou visível e foi alvejado e morto.

    Hmmm... ser invisível me pareceria uma ótima tática que Sauron poderia ter usado para acabar com muitos inimigos.
     
  4. ASTAROT

    ASTAROT Seguidora de Shiva

    Vero, eu tinha esquecido dele. ^_^'
    O Sauron não ia nunca querer lutar invisível como se estivesse se escondendo, ele queria que todos o vissem derrubando exércitos, que todos o temessem e o vissem como um ser poderosíssimo e indestrutível. Ficando invisível não teria o mesmo efeito sobre as pessoas.
     
  5. Bagrong

    Bagrong RaG

    Pelo que eu me lembro, Sauron não ficava invisível pois ele controlava O Anel. Ele o criou e tinha total controle sobre seus poderes. Creio que ele poderia ficar invisível se quisesse.
     
  6. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Uma resolução interessante é primeiro se perguntar o seguinte: Por que o Anel tornava o "usuário" invisível?

    Minha resposta é a seguinte: uma vez sem o uso do Anel, vc está alem da visão de Sauron, e da dos Cavaleiros Negros, como comprovado em Uma Faca no Escuro. No momento que vc usa-o porém, a sombra cobre o seu corpo da visão dos espíritos vivos, revelando-o apenas às trevas e àqueles que vivem sob ela. Dessa forma, é como se o anel transferisse-o (ou pelo menos o seu corpo) de uma forma de existência para outra.

    Dessa explicação surgem duas hipóteses: em uso do Anel, Sauron não ficaria além da visão de seres viventes pois é ele mesmo quem controla as sombras; ou, ainda, ele só seria visível em uso do Anel, pois dessa forma sua existência corporal estaria em vida, e não em trevas, como em sua natureza única desde a destruição de Númenor.

    Essa foi uma teoria que eu mesmo criei, portanto a resposta, se é que há, pode não estar aí. Se houver algo fatual que a contradiga, não poderei mais considerá-la. :)
     
    Última edição: 12 Mar 2006
  7. Sauron com o Um Anel não precisava ficar invisível... :issoaih:
     
  8. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Sem falar que ele, como maia, estava nas duas dimensões: na seen e na unseen, assim como Glorfindel e etc. Já os nazgûl, Frodo, etc. ficavam apenas na unseen.
     
  9. Proview

    Proview Go

    Eles ficavam no seen também Haran.
    Por isso eles podiam interagir no seen, mas com eles era de forma não natural, ao contrário dos maiar e alguns elfos (não sei se eram todos).
     
  10. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    Hmmm, interessante! :)

    Ser coberto pelas sombras e por isso ficar invisível. é realmente uma teoria interessante, Eriadorion!
     
  11. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Eles não eram cobertos pela sombra. O unseen não é um mundo dos espíritos malignos, pois os ainur são seres espirituais que não são visíveis se não estiverem com as vestes de Arda. Lembro-me de algum texto dizendo que Olórin (Gandalf) muitas vezes passeava sem um fána entre os elfos e inspirava pensamentos altruístas entre os elfos, que ele amava em Aman (ou então estou sob um efeito lisérgico de outros fóruns da Valinor que acabei de ler...).

    Sauron não ficava invisível porque ele já estava nos dois planos, o físico e o espiritual, ao mesmo tempo, por ser um ainu (maia). Os mortais são parte do mundo visível e, ao colocar o anel, passam a interagir no unseen de forma não natural, como Proview disse.
     
  12. Larissa

    Larissa Usuário

    Deixa eu entender então: Se Gandalf colocasse o Um Anel no dedo ele não ficaria invisível, certo? Mas sendo ele um Maia, como Sauron, ele teria capacidade para controlar o Um. Por que, então, ele se recusou a ficar com ele?
     
  13. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Concordo com a Larissa acho que mesmosendo uma maia Gandalf não resistiria ao poder do um anel. E acho que Sauron não ficava invísivel simplesmente por não precisar disso. Creio que para ele era muita mais interssante intimidar os inimigos por sua presença destruidora do que esconder-se nas sombras...
     
  14. Proview

    Proview Go

    Porque ele seria corrompido pelo poder do Um e se tornaria um tirano no mesmo estilo de Sauron.
    Além dele Galadriel nega o Um pelo mesmo motivo (mas dificilmente ela conseguiria controlar o Um totalmente, coisa que Gandalf talvez pudesse).
     
  15. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Dà uma lida na carta 246 de Tolkien, Larissa:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Eu acho muito bom quando a minha dúvida tem alguém tão competente para respondê-la, como Tolkien. :mrgreen:
     
  16. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Acho que Sauron era mais poderoso que gandalf, e passou muita parte desse poder para o anel, de modo que esse ficasse com poder superior ao de gandalf, ou seja, gandalf estaria sujeito ao anel. Além disso, é obivio que o poder de Sauron era maior que o do anel (alias, o poder do anel tinha origem no poder de Sauron). Por isso ele não fica invisível: esse "dom" tem origem nele mesmo
     
  17. Larissa

    Larissa Usuário


    Muitíssimo obrigada! :joinha:
    Não tinha pensado por este ponto de vista ainda: quem quer que fosse o Senhor do Anel seria um tirano, para o bem ou para o mal. Ninguém pode controlar ninguém, e impor o bem, como supostamente faria Gandalf, também seria detestável.

    *~*~*~*~*~*~*~*~*

    Acho que Sauron não ficava invisível porque não precisava... afinal, quem ficaria passeando por Mordor, visitando Barad-Dûr ou fazendo rapel em Ered Gorgoroth? Ele não saía à vista de todos e se porventura fazia isso, era pra botar medo mesmo.
     
  18. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    Legal os comentários! :D

    Bem, parece que a única conclusão é que, realmente. sauron simplesmente não queria ficar invisível. Hmmm... talvez dê paa comentar mais alguma coisa.
     
  19. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Jujuba!, leia o meu post (#11). Não é porque Sauron não queria ficar invisível, a invisiblidade era parte do poder necromante de Sauron e do Anel, pois colocava os seus usuários no unseen, um plano espiritual, de forma não natural. Sauron, por ser um Ainu, já está no plano espiritual e podia vestir um fána para interagir no plano físico.
     
  20. Nirvana

    Nirvana Usuário

    Se for ver bem... qual a "forma" de sauron...ele vive sob uma armadura..elmo e manto...ele já poderia estar invisível dentro das vestes...
     

Compartilhar