1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por que Sauron era chamado de "O Necromante"?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lindoriel, 4 Fev 2013.

1. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Estava lembrando que em "O Hobbit" Sauron é denominado como "O Necromante" e, embora nos livros não se fale tudo sobre ele (na verdade acho que bem pouco, uma vez que nem falas ele chega a ter rsrsrsrsrs), há alguma passagem em especial que justifique ele ser chamado assim?

E por que/como ele falava com os mortos?

Obrigada! :D

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Tar-Mairon

Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

.

Bom, primeiro é preciso saber o que Tolkien tinha em mente ao criar este personagem ao escrever "O Hobbit", o que eu desconheço. E já que ele acabou levando à criação de Sauron, é necessário ter em mente que o mau e velho Gorthaur (:grinlove:) tinha a capacidade de aprisionar almas, vide a fala do Rei-Bruxo a Éowyn: "... onde tua carne será devorada e tua alma murcha será desnudada diante do Olho Sem Pálpebra." (ou algo assim). Isto para não mencionar a hipótese de que o que os hobbits viram, nos Pântanos Mortos, eram realmente espíritos de humanos, elfos e chefes orcs ali aprisionados pelo Dark Lord.

.

Última edição: 4 Fev 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Mas né, se ele era "O Necromante", ele podia falar com os mortos de forma específica... xD Assim creio eu.

Às vezes fico pensando que, como Tolkien era católico e "se comunicar com os mortos" é considerado errado segundo essa doutrina, se ele não fez isso de propósito pra deixar o Sauron mais "dumal" e contra as regras. Rs.

4. Grimnir

Grimnir Usuário

como Tar-Mairon disse, não se sabe (pelo menos eu não sei) exatamente o que Tolkien tinha em mente quando criou o Necromante. ele já poderia ter um rascunho de Sauron em mente ou então o Necromante era só uma desculpa para manter Gandalf afastado do grupo principal, de modo a gerar maiores dificuldades na aventura.

de qualquer forma, no conjunto da obra me parece que o Sauron-Necromante ficou coerente. acho que o que ele fez com os Nazgûl é justamente um exemplo da prática de necromancia. as almas dos reis numenorianos foram aprisionadas e eles então tornaram-se escravos da vontade de Sauron. tanto é que eles só retornaram a ativa 1300 anos depois da derrota de Última Aliança entre Homens e Elfos, pois o próprio Sauron só voltou à Terra-Média entre 1000 e 1050 da Terceira Era. em resumo: Sauron se comunicou com os Nazgûl e voltou a controla-los.

• Gostei! Gostei! x 5
  5. Excluído049

Excluído049 Excluído a pedido

Sauron falava com os mortos, sim. Mas só é possivel se comunicar com Demônios ou almas realmente más, pois as boas estão com Deus. Chamai-lhe de necromante, macumbeiro ou espírita, são sinônimos. O que importa é que sua capacidade de se comunicar com almas más foi vital para que ele se tornasse o que se tornara.

Excluído049
    Esta mensagem de Excluído049 foi ocultada devido a numerosas avaliações negativas. (Mostrar mensagem)
    • Péssimo Péssimo x 8
    • Fail Fail x 4
    • LOL LOL x 1
  6. Grimnir

Grimnir Usuário

tenha um pouco mais de respeito com as demais religiões.

• Gostei! Gostei! x 6
    • Ótimo Ótimo x 5
  7. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Né por nada, mas misturar Tolkien (ficção) com religiões do mundo real não é muito legal, nem coerente...

• Gostei! Gostei! x 4
  8. Glonduil

Glonduil Quase uma forja de anão

Eu estava lendo LEIS E COSTUMES ENTRE OS ELDAR PERTINENTES AO CASAMENTO E A OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS A ISSO: JUNTO COM O ESTATUTO DE FINWË E MÍRIEL E O DEBATE DOS VALAR À SUA REALIZAÇÃO (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ) na parte que fala sobre o Renascimento e outros destinos daqueles que vão para Mandos. Neste texto diz isso, em relação daqueles que procuram se comunicar com o fëa de algum desencarnado:É, portanto, algo imprudente e arriscado, além de ser um ato errado proibido justamente pelos Governantes de Arda, os vivos tentarem se comunicar com os desencarnados, embora os desabrigados possam desejá-lo, especialmente os mais indignos entre eles. Pois os desencarnados, vagando pelo mundo, são aqueles que no mínimo recusaram a porta da vida e continuaram pesarosos e auto-piedosos. Alguns são preenchidos com rancor, desgosto e inveja. Alguns eram escravizados pelo Senhor do Escuro e ainda fazem o seu trabalho, apesar de ele ter partido. Eles não dirão verdades ou sabedoria. Apelar-lhes é uma tolice. Tentar dominá-los e fazê-los servos da própria vontade de alguém é perversidade. Tais práticas são as de Morgoth; e os necromantes são da hoste de Sauron, seu servo.
    Há também a passagem que diz: Ou o desabrigado pode implorar por abrigo e, se lhe for concedido, então ele procurará escravizar seu hospedeiro e usar tanto sua vontade como seu corpo para seus próprios propósitos. É dito que Sauron realizou tais atos, e ensinou seus seguidores com fazê-los

Concluo assim que necromantes eram aqueles que escravizavam o fëa de algum eldar, que por algum motivo estava cheio de rancor e que não havia retornado para Os Salões de Mandos.

Última edição: 5 Fev 2013
    • Gostei! Gostei! x 5
  9. Grimnir

Grimnir Usuário

Se formos levar o termo "necromancia" ao pé-da-letra, veremos que é a "adivinhação pela invocação dos espíritos". Só usando essa interpretação, é difícil dizer que Sauron praticava a necromancia. Se estendermos um pouco a noção de necromancia para envolver a conjuração e subjugação de espíritos além da perversão da vida, então definitivamente Sauron era um necromante.

10. Glonduil

Necro=elemento de formação de palavras que exprime a ideia de morte, cadáver. Mancia=processo de adivinhação, através de métodos que nem sempre são suscitados pela paranormalidade.
    Ao pé da letra, necromante é aquele que faz adivinhações baseado nos mortos. Adequando isso ao mundo de Tolkien, um necromante poderia ser aquele que escraviza o fëa de alguem

• Gostei! Gostei! x 1
  11. Tar-Mairon

Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

.

O mais interessante do texto é a afirmação de que havia espíritos de elfos a serviço de Sauron. Ao contrário do que muitos pensam, eles não eram tão bonzinhos assim.

.

12. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Elfos não eram não! :mrgreen:

Pega o Fëanor, o Eöl (que raptou a Aredhel numa "nice", vai saber até se não violentou! 8-O), até a Galadriel tinha seus "laivos" de maldade.

• Gostei! Gostei! x 1
    • Fail Fail x 1
  13. Glonduil

Eu considero Fëanor um cara que acabou ficando pirado por ter sido injustiçado. Eu não acho ele mau, apenas muito apegado as Silmarills (mais do que seria considerado saudável)

• Gostei! Gostei! x 1
  14. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Pelo episódio do Fratricídio e tal, eu o considero mau sim.

Levando em consideração que ninguém é 100% mau ou bom.

• Fail Fail x 1
  15. Glonduil

Para falar a verdade ele é um dos meus personagens favoritos. Acredito que ele foi o maior injustiçado de toda a historia de Arda.

• Gostei! Gostei! x 1
  16. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Eu acho o Fëanor impulsivo demais! Qualquer coisa ele ia lá e já explodia de raiva, etc... tá certo que o "fëa" dele devia queimar incessantemente (:lol:) e o levar a fazer esse tipo de coisa (e vê, o cara teve sete filhos! 8-O Haja fëa pra tanto filho!! :lol: Uma vez que, parece, os pais e mães dos Eldar transmitem uma parte de seus espíritos a eles na fecundação e gestação), mas mesmo assim, se ele parasse pra pensar de vez em quando, quem sabe as coisas não seriam diferentes.

Última edição: 5 Fev 2013
    • Fail Fail x 1
  17. Glonduil

Hum não seria Fëanor ? Pelo que eu li, os pai não transmitiam fëa. Entendi que ele vinha de Eru.

18. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Era o Fëanor, errei!! :lol:

Eu li em algum lugar que transmitiam "energia vital" ou algo assim, e por isso Miriel teria morrido no nascimento de Fëanor.

19. Glonduil

Eles transmitem a energia necessária, mas não o fëa.

20. Atyarwen

Atyarwen A Hobbit-size Elf Usuário Premium

E as almas das mundas modorras? O que eram mesmo?
    Sei q não tem nem o que comentar, mas no filme d PJ ele inventou aquilo do túmulo do rei bruxo pra justificar o Sauron ser chamado de Necromante, né?

Compartilhar