• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Saruman não teve a oportunidade de se redimir?

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal, tudo bom?
Se Melkor teve a oportunidade de se redimir diante aos Valar depois de uma sentença de algumas eras, assim como Sauron, que após a queda de Melkor poderia ir a Mahanaxar seguindo as orientações de Ëonwe, por que Saruman não teve essa oportunidade (ver trecho abaixo)?

Tolkien disse:
Para o assombro dos circunstantes, ao redor do corpo de Saruman formou-se uma névoa cinzenta que, subindo lentamente a uma grande altura qual a fumaça de uma fogueira, pairou sobre a Colina como um vulto pálido e amortalhado. Por um momento vacilou, olhando para o Oeste, mas do oeste veio um vento frio, e o vulto se curvou, e com um suspiro dissolveu-se em nada.
 
Se bem me lembro, Gandalf dá um último aviso à Saruman. Quando vai à Orthanc, agora dominada por Barbárvore e os ents, ele diz para Saruman descer e se redimir de seus crimes, lhe assegurando que ninguém o machucaria... talvez Saruman fosse orgulhoso demais para obedecer o novo mago branco.
 
E provavelmente os Valar fizeram isso porque eles não iriam comenter o mesmo erro duas vezes, já que a chence que eles deram ao Melkor quase acabou com tudo.
 
Gandalf deu a chance de Saruman se redimir, mas ele era orgulhoso d+ e considerava "fraco" fazer isso..... a morte foi o melhor caminho....
 
Eli Nerwen disse:
Gandalf deu a chance de Saruman se redimir, mas ele era orgulhoso d+ e considerava "fraco" fazer isso..... a morte foi o melhor caminho....

"morte" (entre aspas eu acho melhor).
 
Mithrandir o branco disse:
Eli Nerwen disse:
Gandalf deu a chance de Saruman se redimir, mas ele era orgulhoso d+ e considerava "fraco" fazer isso..... a morte foi o melhor caminho....

"morte" (entre aspas eu acho melhor).

Morte entre muitas aspas... :D

Saruman apenas perdeu sua forma fisica...mas sua "alma" não morreu...

Acredito que Saruman era muito orgulhoso para se redimir...e quando Gandalf se tornou O Branco foi demais pra ele..que preferiu, podemos dizer, a morte do que se curvar a Gandalf.

ate mais...
 
Como já disseram, a oportunidade de Saruman redimir seus crimes existiu no momento em que Gandalf vai até Orthanc e oferece isso a ele. Como Saruman já estava dominado por Sauron, somando isso com o orgulho que tinha de seu poder e sabedoria, ele acabou por desprezar as palavras de Gandalf, considerando ele como um inimigo e um mentiroso...

Quando foi assassinado por Grima, tentou obter perdão dos Valar, mas como sua escolha já havia sido feita, não foi perdoado.
 
Haran Alkarin disse:
Olá pessoal, tudo bom?
Se Melkor teve a oportunidade de se redimir diante aos Valar depois de uma sentença de algumas eras, assim como Sauron, que após a queda de Melkor poderia ir a Mahanaxar seguindo as orientações de Ëonwe, por que Saruman não teve essa oportunidade (ver trecho abaixo)?

Tolkien disse:
Para o assombro dos circunstantes, ao redor do corpo de Saruman formou-se uma névoa cinzenta que, subindo lentamente a uma grande altura qual a fumaça de uma fogueira, pairou sobre a Colina como um vulto pálido e amortalhado. Por um momento vacilou, olhando para o Oeste, mas do oeste veio um vento frio, e o vulto se curvou, e com um suspiro dissolveu-se em nada.

Ele teve a chance de se redimir, mas não aceitou essa opurtonidade. Foi Gandalf que lha deu quando estava a falar com ele em Orthanc, lembraste?
 
Havia me esquecido desse detalhe :disgusti: .
Mais eu hein, não foi muito sábio da parte de Saruman. Estava sem poderes, fora derrotado por ents :evil: ... Podia ter sido, digamos, "fingido", assim como Sauron foi com Numenor...
 
Haran Alkarin disse:
Havia me esquecido desse detalhe :disgusti: .
Mais eu hein, não foi muito sábio da parte de Saruman. Estava sem poderes, fora derrotado por ents :evil: ... Podia ter sido, digamos, "fingido", assim como Sauron foi com Numenor...

Não foi nada sábio...

Acredito que ele não quis fingir, quem sabe com medo que Gandalf "não engolisse" essa...sei lá...ou pelo orgulho dele mesmo!! 8-)

ate mais...
 
Kyo disse:
Quando foi assassinado por Grima, tentou obter perdão dos Valar, mas como sua escolha já havia sido feita, não foi perdoado.
Hm... Perdão... Mas eu não entendi o que quis dizer com isso... Saruman pediu perdão aos Valar? :o?:
 
Hum... muito interessante esse topic. Não lembrava dessa passagem do livro (aliás, não me lembro de muita coisa, por isso estou relendo hehehe). Fiquei pensando e no trecho diz que ele olhou para o Oeste por alguns momentos. Teria ele pedido perdão aos Valar nesse momento? E depois diz que soprou um vento do oeste que dissipou a fumaça. Seria os Valar dizendo que não aceitavam o perdão? E tipo, a fumaça se dissolveu em nada... fico pensando o que aconteceu com o espírito de Saruman, teria ele deixado de existir para sempre?
 
eu acho q é pq o saruman tinha uma alta capacidade de enganar as pessoas e temendo isso eles o ñ deixaram redimir
 
Vou dar a minha interpretação da passagem :wink:

Entendo ele se voltar para o Oeste como um olhar "será que me dão outra chance?", não um pedido de perdão.

O vento frio foi uma cortada legal . Saruman nem tentou pedir perdão então, se resignou às consequências de suas escolhas.

¥Felagund¥ disse:
eu acho q é pq o saruman tinha uma alta capacidade de enganar as pessoas e temendo isso eles o ñ deixaram redimir

Outra interpretação minha: pelo fato de Saruman conseguir enganar (convencer/retórica) muito bem, ele passa a acreditar que todo mundo pensa como ele. É como o mal de Melkor ou Sauron: por ser "do mal", eles não conseguem entender que uma pessoa possa rejeitar algo que eles desejam.

É como uma criança: elas não são capazes de entender muito além de si mesmas no começo.

Saruman com sua "falha" também pensa que Gandalf é do mesmo molde que ele. Se Saruman é impiedoso, então Gandalf também é, etc.. Ele esqueceu o principal ponto do livre arbítrio e sua visão "adoentada" não permite que ele entenda.

Dessa forma, os Valar perceberam (com a experiência que tiveram com Sauron e Morgoth) que não é simplesmente uma questão de perdoar. Assim como os elfos é necessário que mesmo os poderes do mundo tenham um tempo de reflexão para "se curar".

Esse tempo para "cair a ficha" depende muito de cada indivíduo real para entender porque está sendo "castigado". Pois na verdade o único castigo por escolher o mal, é porque o mal é limitante no universo de Tolkien. Além de consumir para caramba o indivíduo, ainda por cima o torna meio incapaz de compreender o próximo, ou de aprender algo de novo (bom?).

A cura/redenção vem pela consciência de que o Mal é equivalente a bater a cabeça na parede. Isso Eru não pode fazer. E capaz até de Eru ter deixado que Manwe e os outros Valar "perdoassem" Morgoth para entender melhor a forma de "curar "seus irmãos ainu que se perderam para o mal e os elfos, é eles mesmos se curarem. Não tem como ninguém a nao ser o próprio sujeito curar as cicatirzes de suas almas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo