De minha parte eu vejo que parâmetro de maturidade é bem complicado de se comparar apenas em uma única métrica dos dois grupos (entendendo que HQ seja ocidental na forma e conteúdo e mangá seja algo produzido por japonês, no Japão com meios e fins orientais).
Sobre HQs existem obras em HQ que dependem de uma formação cultural razoável e mínima do leitor para poder detectar as referências (ex: Sandman) e o aproveitamento só ocorrerá se o leitor possuir um "background" de instrução por trás pra significar e entender o que se está lendo. Além da instrução ele também precisa ler a obra munido de cultura e experiência (que é diferente de treinamento e instrução).
Mangás também usam desse recurso em certos títulos pois lá eles separam os públicos por faixa etária e os mais maduros podem ter esse tipo de conteúdo que poderá reconhecido as vezes apenas por quem mora nas regiões inspiradoras das histórias, etc...
Todavia é notável que as sociedades alvo são diferentes. Oriente é vista como a "terra da contemplação" e introspecção, o sistema lógico de pensamento também é diverso e vejo uma exploração intimista em um número muito maior de páginas das obras deles do que das ocidentais que focam reflexões focadas bastante na ação externa e prática. Os orientais experimentam muito com o interior das pessoas, brincam com intrigas e sentimentos dos personagens e eles fazem o possível para mostrar isso na forma visual e de arte dinâmica, por exemplo o Shinichi Sakamoto nesse vídeo fala que não gosta de representar sons com letras pois isso seria injusto com a mídia visual de mangá (ele representa sons visualmente e não com sons igual na turma da Mônica "Tum", "Pof", Crash) :
Por outro lado há uns aspectos underground (rasteiro e apodrecido) que são similares aos dois. Yandere Simulator seria um projeto para otakus de uma comunidade focada em coisas mais doentias (tipo o pessoal que curte Junji Ito ou Cinderalla) que é equivalente aos desenhistas que desenhavam coisas eróticas e sádicas para maiores de 18 na Europa:
Porque considerando outros elementos que embasam uma obra mais madura e complexa (Sexo é uma delas) no oriente eles misturam sexo e morte (por um conjunto de razões que não vou entrar aqui), mas que também aparecem em obras ocidentais como Constantine.
Então vemos que temas não infantis como violência sem limite, sexo livre e experimentalismos podem aparecer em ambas, mas de formas diferentes.
Obviamente não é defendido pelos feudal lords da cultura pop atual preservar hoje em dia obras focadas em maturidade. Hollywood mesmo tornou a arte de reconstrução de época em algo quase proibido para não tocar nas pautas sagradas dos SJWs. E tem saído recriações sem sabor e sem contexto nos filmes e séries, com distorção quase esquizofrênica. O efeito na audiência é o desinteresse e globalmente o desinteresse na própria indústria ocidental de quadrinhos.