• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que os mangas sao sempre mais complexos, mais serios e mais violentos que os equivalentes animes?

Geralmente os mangas tem mais episodios, sao mais longos com historias mais complexas e tambem costumam ser mais emotivos.

Por exemplo o anime Rosario Vampire e divertido e "fofo" mas o manga e bem mais serio, mais "adulto" e as emocoes dos personagens sao mais intensas. Por que?

O mesmo acontece com Gantz e Battle Angel Alita. O anime de Alita so tem 3 episodios mas o manga parece uma novela de tantos capitulos.
 
Quanto à extensão, pode ser uma questão financeira: produzir volumes de mangá é bem mais barato que produzir desenhos animados. E muitas vezes os mangás são prolongados pra tirar leite de pedra (fillers). Então é preciso também analisar se o seu enxugamento não é até mesmo algo benéfico. Depende do caso concreto.


Quanto à violência e maturidade, precisaria de mais exemplos pra dar algum palpite. Não tenho acompanhado o universo otaku há muitos anos. Poderia ser amenizada a violência para não tornar o desenho restrito demais (PG18+), coisa que os estúdios de filme em geral evitam.
 
Quanto à extensão, pode ser uma questão financeira: produzir volumes de mangá é bem mais barato que produzir desenhos animados. E muitas vezes os mangás são prolongados pra tirar leite de pedra (fillers). Então é preciso também analisar se o seu enxugamento não é até mesmo algo benéfico. Depende do caso concreto.


Quanto à violência e maturidade, precisaria de mais exemplos pra dar algum palpite. Não tenho acompanhado o universo otaku há muitos anos. Poderia ser amenizada a violência para não tornar o desenho restrito demais (PG18+), coisa que os estúdios de filme em geral evitam.

O que sao fillers? Ja vi essa palavra em.alguns artigos mas o que e isso?
 
Sim. A Globo faz isso com algumas novelas, por exemplo. Se por alguma razão a próxima novela atrasar, eles dão um jeito de espichar a atual, inventando subtramas que não agregam nada e não estavam previstas na concepção da obra. Animê faz isso um pouco mas acho que no mangá é mais frequente.
 
Ah entendi.

Alias acho que a Globo deveria dar uma variada e colocar uns animes ou seriados americanos/europeus com historias diferentes no lugar das novelas. Novela e tudo igual chega a ficar chato.
 
O custo de produção é sem dúvida algo que interfere bastante e diferencia mais um do outro.

Ah entendi.

Alias acho que a Globo deveria dar uma variada e colocar uns animes ou seriados americanos/europeus com historias diferentes no lugar das novelas. Novela e tudo igual chega a ficar chato.

Pra isso ela tem o Globoplay onde a pessoa pode ver a hora que quiser filmes e séries. O catálogo deles tá longe do ideal, mas já é um começo.
 
Vocês estão confundindo algumas coisas.

O mangá é mais completo porque é escrito e muitas vezes desenhado pelo próprio criador, que recebe o nome de mangaká. O anime muitas vezes é uma adaptação deste mangá, como são os filmes no cinema baseados em algum livro.

Fillers acontecem em animes, que são episódios criados pelos próprios criadores da adaptação quando a história do anime está se aproximando da história do mangá. Eles usam isto para deixar o mangá sempre a frente, já que eles adaptam a história do mangá em anime.
 
No caso da violência, dependendo do horário que passa o anime, existe o fator de censura também. Se o anime for ao ar meio que "cedo", cenas que contém sangue frequentemente tem o sangue removido e ferimentos graves as vezes são cobertos por uma sombra ou simplesmente não mostram o ferimento, só a reação.

Se o anime chega no Brasil vindo de outros países como EUA, muitas vezes fazem censuras ainda mais extremas (mudam cigarro pra pirulito, removem cenas inteiras e etc).
 
No caso da violência, dependendo do horário que passa o anime, existe o fator de censura também. Se o anime for ao ar meio que "cedo", cenas que contém sangue frequentemente tem o sangue removido e ferimentos graves as vezes são cobertos por uma sombra ou simplesmente não mostram o ferimento, só a reação.

Se o anime chega no Brasil vindo de outros países como EUA, muitas vezes fazem censuras ainda mais extremas (mudam cigarro pra pirulito, removem cenas inteiras e etc).
O manga nao tem isso nao e violento mesmo e se tem sangue e mutilacao mostra mesmo sem frescuras e sem hipocrisia. E manga e so abrir e ler em qualquer lugar em qualquer hora e nem precisa de tomada e nem bateria ao contrario do anime que precisa de uma tv, celular ou pc para assistir. O ponto fraco do manga e que e em preto e branco e poucas paginas sao coloridas.

Os mangas do Battle Angel Alita e Gantz chegam a ser nojentos de tanto sangue. Mas Gantz tem garotas com peitoes de fora kk😛
 
Sim, mas ser preto e branco, não ter animação ou som, diminui o impacto do ferimento, por isso não é tão censurado.
Sem contar que mangá "basta" ter o aviso de idade na série ou na revista em que é publicado, os animes que contém muita violência tem de passar num horário considerado "adequado" ou sofrer censura.

Eu particularmente gosto muito de ler mangá, mas em algumas séries eu sinto falta da animação e trilha sonora.
 
Sim, mas ser preto e branco, não ter animação ou som, diminui o impacto do ferimento, por isso não é tão censurado.
Sem contar que mangá "basta" ter o aviso de idade na série ou na revista em que é publicado, os animes que contém muita violência tem de passar num horário considerado "adequado" ou sofrer censura.

Eu particularmente gosto muito de ler mangá, mas em algumas séries eu sinto falta da animação e trilha sonora.

Tornar o manga preto e branco diminui o custo de produção dos mesmos visto que impressoras monocromaticas são muito mais baratas que impressão colorida e produzir os audiovisuais são mais caros que as impressões em papel e ainda tem o custo com a contratação de dubladores.

Por isso que sai mais em conta tornar o manga mais complexo por um custo menor.
 
Eu mesmo com mais de dez anos de otakuzice, nunca li mangá. :chibata: Prefiro esperar e ver o anime.... Livro tem muitos recursos que as adaptações audiovisuais não podem ter, mas mangá parecem apenas storyboards dos próprios animes.....
 
Acho que depende muuuito do mangá. :lol:

Se você pegar um troço mais sério como o "Gen Pés Descalços", ou o "Boa Noite Punpun", por exemplo, ou até quadrinhos do Osamu Tezuka ou os de terror do Junji Ito — a crítica não faz sentido. Se você estiver pensando mais nesses populares, "best-sellers", tipo Dragon Ball, Saint Seiya, Sailor Moon, etc. pode ser que sim. E ainda com ressalvas. Daí depende de quais mangás/animes você está falando. Sem falar que muitos dos mangás bons nem adaptados são. :dente:

E quando penso em ressalva estou imaginando algo como: filmes do MCU vs. quadrinhos clássicos roteirizados pelo Chris Claremont, por exemplo. Eu prefiro mil vezes ler os quadrinhos neste caso. Filmes do Batman vs. Dark Knight do Miller. Mesma coisa.
 
Ah sim... Ma a essência do que eu quis dizer é que a mídia em si é meio limitada. Pode ter mangás que são melhores do que os animes, mas é porque a adaptação foi infeliz, não teve orçamento ou um número suficiente de episódios, etc.. Mas uma adaptação ideal, com uma animação boa, trilha sonora, etc, tenderia a entregar uma experiência superior. Não tem muitas ferramentas artísticas nos mangás que são difíceis de passar para a mídia de animes, mangás são basicamente cenas estáticas e balões de fala, são quase storyboards prontos para serem filmados. Diferentemente da literatura, que a escrita pode, por exemplo, te colocar na cabeça do personagem, e criar fluxos de narrativa bem difíceis de serem adaptados.... Aposto que esses mangás que você mencionou aí dariam ótimos animes cuja experiência superaria a leitura do mangá, se fossem bem adaptados... E se você pegar seus animes favoritos, quaisquer que sejam eles, provavelmente são razoavelmente bem adaptados (do contrário não seriam favoritos) e portante oferecem uma experiência superior do que ler o mangá...
 
E como você lembrou/descobriu isso? :lol: Edit: ah, aparece ali embaixo, já tava achando que Melian era phD em Sabrino. :panela:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo