• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que o Um Anel não afetou Tom Bombadil ?

AQUI um tópico que pode ajudar a esclarecer a questão. Não busque respostas definitivas, pois estas não existem. :)
 
Última edição:
Sem dizer que Tom Bombadil não teve um contato direto com o Um Anel, e acho que ele não queria ou não sabia da existencia do Um...
 
Statues Argonath disse:
Sem dizer que Tom Bombadil não teve um contato direto com o Um Anel, e acho que ele não queria ou não sabia da existencia do Um...
Claro que teve. Ele colocou o Anel no dedo. Logo, teve contato direto e sabia sim do que se tratava.
 
Pandatur disse:
Claro que teve. Ele colocou o Anel no dedo. Logo, teve contato direto e sabia sim do que se tratava.

Nossa! 8-O, eu nem lembrava disso :oops:! ok ok, tenho que ler novamente o senhor dos anéis... Malz ai....
 
Quanto ao fato do Anel não exercer poder sobre Bombadil, não há um "porquê" que explique totalmente isso, já que sequer sabe-se o que ou quem Bombadil realmente era. Só há suposições.
Mas é fato que o Anel não tem poder sobre Tom Bombadil. Contudo, como Gandalf mesmo diz durante o Conselho de Elrond, Tom não é capaz de destruir o Anel.
 
O grande mistério aí ainda é "O Que é Tom Bombadil". Dependendo da resposta, entenderíamos a influência de O Anel sobre ele. Eu arriscaria dizer que esse lance dele com O Anel foi colocado de propósito no livro para deixar o personagem ainda mais misterioso e para tornar ainda mais difícil ligá-lo com alguma raça em específico.
 
Eu também acho que foi por aí, para deixar o Tom ainda mais divertidamente sagaz.

Na verdade, eu também acho que, como o Um Anel agia de acordo com o nível de ambição (como forma de representar a corrupção moral) do indivíduo, e como o Tom parecia ser desprovido disso, o Um simplesmente não agia sobre ele. Mas é só achismo.
 
Também concordo com Maglor...
Pelo que parece Bombadil era um ser extraterreno(ou melhor: extraardeno), não no sentido de ET, mas no sentido de não pertencer ao mundo em questão...
Parece que ele era um figura panteista, ou seja, era um indivíduo mas ao mesmo tempo era parte da natureza. Não tinha as ambições que os seres viventes possuíam. Seu objetivo era apenas SER. Portanto naum tinha vontades que naum eram condizentes com sua natureza de apenas fazer parte da natureza que o cercava.,..
Abraços...Lipe.
 
Exacto...e sendo ele o Primeiro e o Sem Pai, talvez e bem provavelmente teria mais poder que Sauron. mas pronto, nao deixam de ser apenas suposiçoes, porque alias tudo o que se afirma sobre ele nao passa disso...meras suposiçoes.E tendo mais poder que o proprio Sauron o anel nao teria qualquer efeito nele...
Corrijam-me se estiver errado...


:D ate a proxima...:D
 
Ola esse e o meu primeiro post

Tom Bombadil era uma cratura nascida antes de todos(em arda) so nao se sabe como e possivel que ele e o primeiro de arda,visto que o primeiro a chegar foi melko,isso acho que quer dizer que ele foi creado em arda durante a musica dos ainur,por isso ele tambem era mais potente de Sauron.Alguns dizem que ele e o espirito da natureza ou algo parecido
 
Nossa...alguém além de mim usou o termo: O Primeiro e Sem-Pai. Uau. =]
Achava que isso era uma mania chata minha. Mas, vamos ao que interessa.
É indubtável o fato de que o Um Anel não tinha poderes sobre a vontade de Iarwain Ben-Adar, isso se vê no momento em que ele o coloca em seu dedo e nada ocorre. Como disse Maglor, pode isso vir a ser uma interpretação de como o desejo por poder, a ambição, se mostra em cada ser, e sendo Iarwain Ben-Adar um ser que nada deseja, o Anel não fez-lhe nada. Mas, não tão concreto, temos o momento em que Iarwain aparentemente pode ver Frodo usando o Um Anel, sendo que seu efeito imediato seria levar Frodo a um "mundo" que fica entre o Mundo Vivo e o Morto, uma espécie de vazio. Mas Iarwain consegue vê-lo ( ao menos essa pode ser uma das interpretações) e não demonstra perante o Um Anel grandes preocupações, ou sequer fita-o como um Obejto de Grande Poder, em momento algum, ele apenas o desdenha. Isso pode nos comprovar ao menos que ele não é afetado pelo Poder que viria a corromper mesmo Gandalf (como dito numa Carta de Tolkien, falando sobre o que seria da Terra-Média se Frodo não destruísse o Um Anel).
Mesmo sem poder nada de concreto concluir, creio que sejam esses fatos relevantes. Pelo que eu posso ver nesta situação, isso mostra que Iarwain teria um Poder ao menos considerável, levando em conta que até mesmo um Maia poderia ser seduzido pelo Um Anel.
Porém, podemos também supor que a essência de Iarwain (diferente dos demais Ainur) permita que Ele não seja afetado por um Objeto que tem como intuito a dominação, incitando desejos secretos dos corações. Talvez essa seja apenas uma característica de seu ser. São esses os dois caminhos que encontrei para tentar desenvolver essa questão, quem quiser me ajudar, sinta-se a vontade, e digam o que acham da questão.

Abraços.
 
mas ha uma coisa que nao me sai da cabeça. Apesar do anel nao ter afectado Iarwain (ou Tom, como quiserem chamar), porque Sauron, o verdadeiro "dono" do anel, nao se apercebeu de onde estava o anel, visto que sempre que alguem punha o anel os espectros e o proprio Sauron o localizavam?
Pode ser uma pergunta de resposta obvia e ate meio esquisita e tola mas de facto e´ um pormenor que me intriga...:think:
 
Fior, você não está confundindo com o filme? No filme é que tem essa aberração de Anel-GPS. Tanto que Bilbo e Frodo usaram o Anel por anos sem serem vistos. No filme fica tudo muito rápido, mas a festa de aniversário de Frodo e Bilbo ocorreu quando Frodo tinha 33 anos, os fatos da demanda ocorrem quando ele já tinha 50 anos.
 
Erulasto disse:
Fior, você não está confundindo com o filme? No filme é que tem essa aberração de Anel-GPS. Tanto que Bilbo e Frodo usaram o Anel por anos sem serem vistos. No filme fica tudo muito rápido, mas a festa de aniversário de Frodo e Bilbo ocorreu quando Frodo tinha 33 anos, os fatos da demanda ocorrem quando ele já tinha 50 anos.

Pior que e´ verdade...:mrgreen:
O filme ta muito bom mesmo, mas tem dessas coisas que fazem uma pessoa ficar confusa e completamente 8-O 8-O . Eu vi os filmes e to agora lendo os livros, por isso e´ que por vezes fico meio confuso com essas contradiçoes do filme para o livro:think: .

:D ate a proxima...:D
 
Numa conferencia com Joseph Pearce,(autor de "Tolkien: o Homem e o mito"), há já uns dois anos, na qual estive presente,foi falado de Tom Bombadil, e da sua relação com o anel.
Pearce sugeriu uma explicação que me pareceu bastante boa.

O anel representa principalmente o pecado, a tentação, e isso nota-se em todos os personagens do livro, EXCEPTO Bombadil. Porquê?

Bombadil já estava na Terra Média antes de os elfos, até mesmo antes dos Ents, e muito cedo também encontrou Goldberry, sua Mulher. Eles são como uma representação do homem antes do pecado original, antes de cairem na tentação, pois o próprio anel não tem poder sobre ele, o pecado não afecta quem não foi tentado. O seu poder resume-se á sua floresta, a unica parte que resta de uma grande floresta antiga, ou seja o Jardim do Paraiso, no qual o homem tinha poder sobre todas as plantas e animais. Se Tom Bombadil sair da sua floresta o seu poder ficaria muito diminuido, e já podia sucumbir ao poder do anel.
 
Carnildor disse:
Numa conferencia com Joseph Pearce,(autor de "Tolkien: o Homem e o mito"), há já uns dois anos, na qual estive presente,foi falado de Tom Bombadil, e da sua relação com o anel.
Pearce sugeriu uma explicação que me pareceu bastante boa.

O anel representa principalmente o pecado, a tentação, e isso nota-se em todos os personagens do livro, EXCEPTO Bombadil. Porquê?

Bombadil já estava na Terra Média antes de os elfos, até mesmo antes dos Ents, e muito cedo também encontrou Goldberry, sua Mulher. Eles são como uma representação do homem antes do pecado original, antes de cairem na tentação, pois o próprio anel não tem poder sobre ele, o pecado não afecta quem não foi tentado. O seu poder resume-se á sua floresta, a unica parte que resta de uma grande floresta antiga, ou seja o Jardim do Paraiso, no qual o homem tinha poder sobre todas as plantas e animais. Se Tom Bombadil sair da sua floresta o seu poder ficaria muito diminuido, e já podia sucumbir ao poder do anel.

Nossa, muito interessante essa idéia!!! Eu nunca iria pensar nisso!!!
 
Carnildor disse:
Numa conferencia com Joseph Pearce,(autor de "Tolkien: o Homem e o mito"), há já uns dois anos, na qual estive presente,foi falado de Tom Bombadil, e da sua relação com o anel.
Pearce sugeriu uma explicação que me pareceu bastante boa.

O anel representa principalmente o pecado, a tentação, e isso nota-se em todos os personagens do livro, EXCEPTO Bombadil. Porquê?

Bombadil já estava na Terra Média antes de os elfos, até mesmo antes dos Ents, e muito cedo também encontrou Goldberry, sua Mulher. Eles são como uma representação do homem antes do pecado original, antes de cairem na tentação, pois o próprio anel não tem poder sobre ele, o pecado não afecta quem não foi tentado. O seu poder resume-se á sua floresta, a unica parte que resta de uma grande floresta antiga, ou seja o Jardim do Paraiso, no qual o homem tinha poder sobre todas as plantas e animais. Se Tom Bombadil sair da sua floresta o seu poder ficaria muito diminuido, e já podia sucumbir ao poder do anel.

Mesmo vendo minha amiga *Ceinwyn* quotando este post, me senti na obrigação de dar crédito ao que você escreveu.

É incrível, caso seja isso mesmo (mesmo se não for também), como Tolkien magistralmente combinou nuances de obras daqui e dali, formando uma obra-prima. E tudo isso sem sequer que passe por nossa cabeça "Puxa, ele roubou a idéia do outro", pois tudo é feito muito sutilmente. Genial.
 
Carnildor disse:
Numa conferencia com Joseph Pearce,(autor de "Tolkien: o Homem e o mito"), há já uns dois anos, na qual estive presente,foi falado de Tom Bombadil, e da sua relação com o anel.
Pearce sugeriu uma explicação que me pareceu bastante boa.

O anel representa principalmente o pecado, a tentação, e isso nota-se em todos os personagens do livro, EXCEPTO Bombadil. Porquê?

Bombadil já estava na Terra Média antes de os elfos, até mesmo antes dos Ents, e muito cedo também encontrou Goldberry, sua Mulher. Eles são como uma representação do homem antes do pecado original, antes de cairem na tentação, pois o próprio anel não tem poder sobre ele, o pecado não afecta quem não foi tentado. O seu poder resume-se á sua floresta, a unica parte que resta de uma grande floresta antiga, ou seja o Jardim do Paraiso, no qual o homem tinha poder sobre todas as plantas e animais. Se Tom Bombadil sair da sua floresta o seu poder ficaria muito diminuido, e já podia sucumbir ao poder do anel.

É uma explicação bem interessante sim, sobre a relação de Bombadil com o Anel. Mas mesmo assim, ainda continua não explicando o que ele era...
 
Shantideva disse:
É uma explicação bem interessante sim, sobre a relação de Bombadil com o Anel. Mas mesmo assim, ainda continua não explicando o que ele era...

Pois...isso e´ verdade...:think:
Mas nao posso resistir em te elogiar, Carnildor (em fim encontro alguem da minha patria:cerva: )...Alem de bastante convincente mostra como Tolkien combinou Contos tradicionais com a Biblia e as ideias cristas, pagas e tudo mais...

O que e´, o que e´...:mrgreen:

Nao e pagao,
Tao pouco cristao,
Nao sao contos de fadas,
Nem contos populares nao...

Tudo misturado,
Da uma obra magistral,
Juntando todas as raças alguma vez criadas,
Criando uma obra fenomenal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo