• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que não ocorreu com Gollum o mesmo que ocorreu com Bilbo?

e com respeito a frodo ele tbem ficou um tempo com o um e no final ele estava 100% dominado pelo grande anel... bilbo ficou + tempo com ele e naum sofreu tanto...como prova ele deixou o um em sua casa no SDA sociedade... e frodo quase matou o GRANDE SAM perto da montanha...qual a opniao de vcs...
obrigado
 
Isso significa que Frodo tem um coraçãozinho mais conropível?Ou foi só uma jogada pra dar mais emoção á história?
 
aahahahhahah mto boa concordo Frodo deve ser mesmo.... ou o anel desejava + seu mestre e ele estava nos dominios de souron issu deve aumentar o poder e o desejo do um de voltar...sem comida de verdade quase sem aqua Frodo passou grandes lutas e quanto a Bilbo ele estava no seu lar e tudo tranquilo....
 
Última edição:
Nao faço ideia....vou chutar:

Sou a favor da teoria q fla da deformação...
digo, o Gollum já tava no fundo do poço com aparencia....pior q akilo nao da p ficar eu axo.
o Bilbo soh tava indo pelo mesmo caminho...parecia q ele tava envenlhecendo eo Gollum nao, mas a vdd eh o Gollum jah tava tão podre q nao podia ficar pior

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
 
Concordo! Podemos também dizer que Gollum era obcecado pelo Anel e Bilbo só demonstrou certa "obsessão" depois que o deixou. Como nas vezes que pediu para ver o Anel em Valfenda com Frodo, e no final, a caminho dos Portos Cinzentos. Mas muito menos que Gollum. Por quê? A questão deve estar no tempo em que ambos ficaram de posse do Anel.


Quando Bilbo deu o Anel para Frodo ( :sacou: ), os anos lhe cairam, mais rapidamente, pois ele não tinha ficado quanse 500 com o Um como Gollum
Faremos as contas:
Gollum viveu quase 500 anos com o Um;
Bilbo viveu 60 anos;

Assim fica mais fácil sacar a dependencia deles para com o Anel, era mais fácil Bilbo abandona-lo, (afinal ele ficou 60 aninhos só), do que Gollun, que ficou quase 500.
:think:
 
Última edição:
Re: Por que ñ ocorreu com Gollum o mesmo que ocorreu com Bilbo?

Concordo! Podemos também dizer que Gollum era obcecado pelo Anel e Bilbo só demonstrou certa "obsessão" depois que o deixou. Como nas vezes que pediu para ver o Anel em Valfenda com Frodo, e no final, a caminho dos Portos Cinzentos. Mas muito menos que Gollum. Por quê? A questão deve estar no tempo em que ambos ficaram de posse do Anel.

Era como se o anel tomasse conta do Gollun! E o Bilbo ele só queria ter o anel ser o dono! Deu pra entender?
 
Eu tambem como a maioria acredito que seje por causa do tempo, o tempo que o gollum ficou com o anel foi muito superior que o tempo que o bilbo ficou.
Mais tem tambem a pessoa em si, as caracteristicas mentais da pessoa.
Porque tipo para pa pensa na forma que cada um encontro o anel, o gollum ( smeagol ) roubou o anel matando o amigo para conseguilo, um ato de pura maldade.
Ja o bilbo apenas o encontrou e aproveitou dele para ganhos e usos em prol de si.
Acho que alem do tempo vai muito do como a pessoa era.
 
Ué, eu acho que são vários os fatores que influenciam p/ essa diferença, não?!

Primeiro pq o Bilbo e o Gollum são de raças diferentes, oq deve influenciar um pouco... É claro que tds as raças sucumbem ao poder do Um, mas cada uma a seu tempo e com suas características.

Além disso, tem a característica pessoal mesmo, os traços de caráter. Todos já sabem que o Gollum nunca foi um doce de criatura, então não me surpreende o resultado do tempo que passou na posse do Um (ou sob a posse do Um, no caso dele... :roll:) O Bilbo pelo menos tinha um caráter menos dúbio, tinha mais princípios e talz.

E por último o tempo, né?! O Gollum passou muito mais tempo em contato com o Um do que o Bilbo e isso com certeza é mto responsável pela diferença do estado dos dois. É como uma droga, imagino, qto mais tempo viciado, mais difícil abrir mão. O Gollum passou séculos com o Um, enquanto Bilbo passou décadas... :think:
 
As almas eram diferentes, um inexcrupuloso e decidido Gollum, contra um romântico e sonhador Bilbo. Bildo no meu ponto de vista conseguiu se desvencilhar do poder do Um Anel, mas Gollum ainda naquela angústia de se ter novamente o poder do anel em suas mãos continuou "novo", mas a sua decadência em outros sentidos foi muito pior do que envelhecer.
 
Se analisarmos bem, tanto Gollum quanto Bilbo envelheceram numa velocidade similar (só pegar a abertura de O Retorno do Rei, onde ele é bem novo).

Claro, Gollum acabou ficando bem deformado (com certeza uma forma "filosófica" de dizer que "o mal corrompe"), mas se analisarmos eu diria que ambos envelheceram numa velocidade similar.
 
Como já disseram, Gollum ficou durante muito tempo com a posse do Um Anel, cinco séculos*** e Bilbo somente seis décadas!

Portanto Gollum diferentemente de Bilbo não envelheceu, teve sua mente e sua aparência deformadas para sempre, não era mais um simples Hobbit, era uma criatura totalmente corrompida por um desejo maligno de possuir para sempre o "Precioso".
 
Não sei se a "forma" como foi encontrado influencia, mas, vejamos, Smeagol matou seu amigo e Bilbo
o ganhou justamente num jogo de charadas
, fora o tempo, e outro fator. Smeagol se isolou, mas Bilbo viveu na companhia de seus semelhantes, então ele não "se esqueceu de como ser um hobbit" oO
 
O Um Anel tem o mesmo poder de atração sobre todos, porém seu efeito pode variar de ser para ser.Ele pode trazer mais mal a um que a outro, e pode atrair mais um que outros, e pode ainda deixar inconsciente mais a um que a outros, como foi o caso de Gollum.Mas para responder sua pergunta temos que analisar como o Um chegou a cada um dos dois.

No caso de Sméagol (Gollum), ele matou seu amigo Déagol pelo Um, pois o queria e o tinha como um presente de aniversário merecido, ou seja, Gollum sempre admitiu que o Um Anel era dele propriamente, pois chegou a ele no seu aniversário e logo, deveria ser dele.A comunidade de hobbit que Sméagol vivia era de um tipo habituado à água, e que gostava de nadar e pescar, e era chefiada por sua avó, que era a matriarca da comunidade.Sméagol usou os poderes do Um para seus propósitos e durante certo tempo a morte de Déagol foi ocultada, mas depois de tomar conhecimento do acontecido, sua avó o amaldiçoou juntamente com outros membros da comunidade.Sméagol foi amaldiçoado a virar Gollum, o que aconteceu depois de sua transformação física foi por conta do Um Anel, mas sua transformação foi devido a maldição.

Bilbo, muito tempo depois, fez uma expedição com os Anões pelas montanhas Sombrias e encontrou Gollum, e eles fizeram um concurso de charadas.Bilbo havia pego o Um Anel e "venceu" o campeonato ficando com ele, e o usou para fugir dos orcs.Bilbo não matou ninguém para ficar com o Um, e não foi amaldiçoado.

O Um deu tanta longevidade a Biilbo quanto deu a Sméagol, mas ele ficou mais com Sméagol que com Bilbo, logo, Bilbo viveu muito menos.As marcas em Gollum não foram de envelhecimento mas de sofrimento e dor causados pelo Um, já Bilbo, sofreu envelhecimento lento enquanto tinha o Um, mas o Anel teve menos efeitos de lhe tirar o raciocínio e a consciência própria nele do que em Gollum.
 
Ao contrário de Smeagol, Bilbo não teve o seu coração corroído pela maldade do Um no primeiro momento que o viu.
Diferente de Smeagol, que matou Déagol pelo Um, Bilbo teve compaixão, pena, e não o matou.
Acredito que por isso que o Um não o envelheceu nem o corroeu da mesma forma.
 
Acredito que o poder do Um sobre Gollun e depois, em Bilbo, tenha relação com o tempo que os dois o possuíram.

Quanto a mudança na natureza do caráter dos mencionados, deve-se também (penso eu) à pré-disposição de cada um. Ora, sabemos que Gollun foi corrompido pelo poder do Um assim que o viu na mão de Déagol, e a partir daí, o poder do Anel mudou completamente seu caráter.



O 'X' dessa equação toda...presumo ser o tempo.
 
Última edição:
Acredito que o poder do Um sobre Gollun e depois, em Bilbo, tenha relação com o tempo que os dois o possuíram.

Quanto a mudança na natureza do caráter dos mencionados, deve-se também (penso eu) à pré-disposição de cada um. Ora, sabemos que Gollun foi corrompido pelo poder do Um assim que o viu na mão de Déagol, e a partir daí, o poder do Anel mudou completamente seu caráter.



O 'X' dessa equação toda...presumo ser o tempo.
È exatamente o que também penso; Veja a diferença nos caráter: Bilbo possuiu o un anel até descar-lo; Já Gollun morreu tentando possui-lo;
O efeito do un anel em gollun foi obsecá-lo e dominar sua vida aumentando sua anbiçao e dominio pelo mundo; Enquanto que Bilbo, Quase que não teve efeito,além de prolongar seus dias de vida;Já que o un enel tinha esse poder de prolongar seus desejos e suas vontades;
Para mim gollun sofreu por não saber controlar seus desejos e até por anbição tornou-se escravo de Frodo e Sam e bilbo nem sequer sabiamos onde se encontrava enquanto a batalha soava no objetivo de destruir o un anel.
 
Eu acho que a questão do tempo e do caráter são as que mais influenciam nessa questão. A do caráter pela forma como o Um chegou a cada um dos dois, e a do tempo não só pela questão de quanto cada um ficou com o anel, mas também de como esse tempo foi vivido. Gollum o conseguiu através de um assassinato, foi expulso do convívio de sua aldeia, passou a viver sozinho e sua única posse era o anel, e portanto toda a sua afeição ( e vida) era voltada ao Precioso. Já Bilbo possuía amigos, um belo lar, família, outras coisas com que se preocupar... e mesmo que lhe fosse doída a decisão de deixar o Um, Bilbo não 'dependia' dele pra viver.
E quanto ao envelhecimento... eu não consigo enxergar no Gollum, tamanha a sua deformação! Eu não consigo julgá-lo velho pela aparência (apesar de sabermos de sua idade bastante avançada) pois perdi o 'parâmetro' de comparação devido a tanto sofrimento!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo