• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que não existem orcs "do bem"?

os orcs foram criados a partir de experiencias malignas onde morgoth conduzia elfos a torturas taum grandes q acabou corrompendo os elfos nesses seres malignos... sme esperança... fruto de sofrimento e dor....e com tanto ódio sendo capaz de levar todo sofrimento e dor q receberam aos otros povos.... por isso eles saum maus... é assim q eu encaro a questão....
 
Andiara disse:
As escolhas de alguem dependem daquilo que essa pessoa conhece por certo e errado assim esse alfo provavelmente seria tão iremediávelmente perdido quanto qualquer orc mesmo que fosse "resgatado"depois de adulto isso ñ mudaria seus princípios

maldade ñ é algo que possa ser implantado simplismente por que ñ é; maldade é a falta da bondade ñ uma coisa em si mesma( opinião minha ñ sei oque o professor pensava sobre a relação bondade/maldade)

essa parte da alma dos orcs é novidade p/ mim mas Ñ essa a questão e sendo eles besta humanizadas comparáveis a cães ou cavalos fazia aquilo que tinham sido ensinados, mas se mudassem de dono... é essa parte que eu digo que orcs são todos maus sim, mas são assim por falta de oporunidade de ser diferente

Andiara... a questão é q a maldade na obra de Tolkien é diferente da maldade na nossa sociedade... A maldade em Tolkien era criada e implantada nos seres por Morgoth... Era a existencia do elemento morgoth em cada ser q em parte ajudava a ele tomar "escolhas errada" e se desembestar pro lado do mal...

e falta de bondade é diferente de maldade... falta de bondade é não fazer o bem... maldade é fazer o mal... é diferente.
 
É exatamente ai que quero chegar... Com uma mudançã de oportunidade qualquer criatura na face da terra pode mudar para melhor, mas esse nào é o caso dos orcs, masmo que fossem muito amados, de afeiçoados, sempre existiria uma maldade pronta para explodir com uma fagulha.
 
Orcs são o corrompimento de outros seres... Não vejo como algo corrompido possa ser bom, pelo menos não por natureza.
 
Eu axo q a única maneira deles se tornarem bons seria se um outro Vala (tipo Manwe, q se aproximava de Melkor em poder) modificasse os orcs (como os elfos foram modificados no passado) p/ mudar sua essência ou algo do tipo... Eles por si só naum poderiam fugir da maldade q foi "posta apulso" em suas almas...
 
os orcs pareciam ter opinião e verem os humanos e elfos como inimigos q queriam MATAR os orcs e eles se mobilizavam e se defendiam...bom...é meio pointless conversar sobre isso..pq ai já entra filosofia e não cultura tolkiendi...
 
As "opiniões" dos orcs nada mais eram do que a opinião de Morgoth (e, posteriormente, de Sauron) refletida neles.

Leiam o texto escrito pelo próprio Tolkien.
 
bom, me corrigem se eu estiver errada, mas assim vendo como yin e yang, os orcs sao o mau e os elfos o bem. esta bem separado deste jeito na obra, para mim. Eles sao dois lados da mesma moeda.

sendo assim "o lado bom dos orcs" existe e sao os elfos
 
Não é bem assim, porque se os orcs não têm escolha nenhuma - são necessariamente maus -, os elfos têm. É o que, metaforicamente, se conhece por Chama Imperecível, que é o livre-arbítrio dado por e apenas por Eru Ilúvatar. Os elfos poderiam escolher entre a instrução dos valar, que era o Bem, ou qualquer outro caminho que quisessem.
 
Tolkien criou um universo e definiu as regras desse universo. No univeso dele os orcs não tem livre arbítrio, não tem redenção e naõ tem conserto, são maus, malvados, ruins para caramba, feios, fedidos, crueis, para sempre.
Questões de livre arbitrio, alma, redenção etc pertencem aos humanos e elfos.
Se definirmos maldade como ausencia de bondade, podemos entender então que Melkor retirou toda a bondade dos orcs e prencheu com seu odio, dai eles se ferraram até o fim de arda.
 
é, então isso ficou mal feito pra caramba...bem limitado, pq os seres pensantes instintivamente tem sua opinião e talz e é impossivel 100% de uma raça pensar de um mesmo modo...mas fazer oque
 
LordGriever disse:
é, então isso ficou mal feito pra caramba...bem limitado, pq os seres pensantes instintivamente tem sua opinião e talz e é impossivel 100% de uma raça pensar de um mesmo modo...mas fazer oque

Não se pode afirmar. Só conhecemos uma raça pensante (nós mesmos) e um exemplo não define regra. É lógico que se Tolkien disse que eles eram assim, bom, eles eram assim. As explicações são fartas e fortes. O que temos que fazer é entrar no mundo e na lógica de Tolkien, "descontaminando-nos" dos pensamentos do mundo "de verdade".
 
Deriel disse:
LordGriever disse:
é, então isso ficou mal feito pra caramba...bem limitado, pq os seres pensantes instintivamente tem sua opinião e talz e é impossivel 100% de uma raça pensar de um mesmo modo...mas fazer oque

Não se pode afirmar. Só conhecemos uma raça pensante (nós mesmos) e um exemplo não define regra. É lógico que se Tolkien disse que eles eram assim, bom, eles eram assim. As explicações são fartas e fortes. O que temos que fazer é entrar no mundo e na lógica de Tolkien, "descontaminando-nos" dos pensamentos do mundo "de verdade".

É isso aê! Esqueça do mundo e mergulhe nos livros!!!!!!! :mrgreen:
 
LordGriever disse:
é, então isso ficou mal feito pra caramba...bem limitado, pq os seres pensantes instintivamente tem sua opinião e talz e é impossivel 100% de uma raça pensar de um mesmo modo...mas fazer oque

Não, é perfeitamente coerente! Só têm opinião aqueles seres que receberam esse dom diretamente de Ilúvatar, e os orcs são corrupções de Melkor. Como já foi explicado, o ato de corromper Homens e Elfos foi a pior de todas as atitudes de Melkor, porque ele retirou o direito de escolha deles, arruinando o que eram e deveriam ser.
 
Esse fato de "bem e mal dependendo do ponto de vista" também vale para o Gollum. Ele e os orcs são apenas vitimas.
 
LordGriever disse:
não gostei mto no livro de TODOS os orcs serem vilões...de onde vem tando ódio e rancor? será q não é possível q UM orc sequer tenha vivido longe desse povo odioso e não tenha maldade no coração?
Talvez porque o autor quis que a história tivesse mais "conflitos".Imagine esta história sem nenhuma maldade... :evil:
 
Por favor, me corrijam se eu estiver errada:

Os Orcs são elfos que foram corrompidos por Morgoth e, posteriormente, Sauron. Assim, seria natural que eles fossem maus, por causa da maldade de quem os corrompeu.

Eu acho que é isso.
 
¤Arwen¤ disse:
Por favor, me corrijam se eu estiver errada:

Os Orcs são elfos que foram corrompidos por Morgoth e, posteriormente, Sauron. Assim, seria natural que eles fossem maus, por causa da maldade de quem os corrompeu.

Eu acho que é isso.

Conforme já disseram aqui...orcs não são apenas elfos corrompidos... são uma série de misturas com elfos, homens, bestas e até espiritos maiar menores...

dá aquela coisa toda lá
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo