1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por que não existem orcs "do bem"?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por LordGriever, 18 Nov 2003.

1. LordGriever

LordGriever Usuário

não gostei mto no livro de TODOS os orcs serem vilões...de onde vem tando ódio e rancor? será q não é possível q UM orc sequer tenha vivido longe desse povo odioso e não tenha maldade no coração?

2. Tilion

Tilion Administrador

Não. Todos os orcs são "maus" em essência, pois são (sub)criações de Morgoth (e Sauron posteriormente).
    E tanto Morgoth como Sauron são seres corrompidos... e fizeram questão de passar essa corrupção às suas criaturas.

3. Pandatur

Pandatur Usuário

Os orcs são bons sim, isso depende do que você entende como bom e mau. É claro que para nós eles são malvados. tem um texto do Michael Martinez que fala sobre isso. Bem interessante. Chama-se "Cuidado com o padeiro na cozinha!"
    Tinha ele na Valinor, mas com as reformas ele deu uma sumida. Posso mandar por MP depois, porque iria ocupar muito espaço postá-lo aqui. Não vale a pena e nem sei se posso fazer isso.

4. Ka Bral o Negro

Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

É isso mesmo. Para os chamados "Povos Livres de Arda", os orcs eram criaturas distorcidas, repletas de ódio e violência, e atormentadas pelo desejo do mal imbuído pelo Poder Escuro que os deu origem. Porém, e no ponto de vista dessas infelizes criaturas? Será que alguém se importava com a dor que sentiam e o terrível peso da servidão maligna da qual estavam submetidas? Tudo depende de ponto de vista...

5. Riff

Riff Usuário

6. Deriel

Deriel Administrador

Orcs são absolutamente maus. Eles não podems er qualquer outra coisa. Estão além de qualquer capacidade de redenção. Aí que está a grande crueldade de Morgoth: corrompeu os Filho de Eru além de qualquer salvação em Arda.

O mal nesse caso é um Mal absoluto, não relativado, não relativável. Aquele com M maiúsculo, praticamente incompreensível.

• Ótimo Ótimo x 1
  7. Siëlenor

Siëlenor Usuário

Os Orcs chegam a matar um "companheiro", tendo dois reféns hobbits, porque estavam com fome e o chefe disse que queria eles INTEIROS, com as duas pernas. :o?: Elfos também podem ser maus, tipo aquele elfo negro ( que eu infelizmente esqueci o nome). Chegou a tentar matar seu FILHO!!!!!! :eek:

8. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Concordo em dizer que os orcs são totalmente maus porque são todo o odio e crueldade de Melkor (que nada tinha de bom). São frios, cruéis e capazes de matar companheiros por nada, mas também concordo que olhando com outros olhos são pobres criaturas que foram submetidos a tanta crueldade que perderam o senso e criaram um odio sem limites para com as outras raças.

9. Knight

Knight Rider On The Storm

Po, os orcs foram criados para serem maus, não tem como eles serem outra coisa....só se surgisse um orc mutante, hehe
    O nome dele era Eöl, e ele era considerado o elfo-escuro, não negro....só p/ esclarecer :mrgreen:

10. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Eöl não era necessariamente MAU. Se vc deixasse ele quieto lá ele não saia por aí matando e fazendo mal...

Ele era sim, extremamente ranzinza, rabungento e possessista... então qq coisa o irritava... qq coisa esquentava a cabeça dele... mas ele não pregava o mal nem o disseminava.

11. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

eh e ele amaldiçoou o maeglin antes de ser jogado das montanhas em gondolin, mas ele nao era mau, apenas por ter sido um elfo q nao viu a luz, era um elfo mais rude e quadradão, mas nao saia matando qualquer um por ai q nem os orcs.

12. Knight

Knight Rider On The Storm

Bom, eu num falei que ele era mau....e concordo com o q vcs dois aí em cima falaram, ele era realmente apenas meio ranzinza, meio fora dos padrões normais dos elfos....

13. LordGriever

LordGriever Usuário

po, mas não é questão de ponto de vista, é q todos eles tem a mesma opinião, e se eles tem reprodução sexuada como a nossa, então existem alguns q não tem essa "malvadeza" nos corações desde nascença ne...
    o q eu digo é q todos eles tem a mesma opinião, ao contrario da raça dos homens q alguns eram aliados a saruman, sauron e outros não.
    acho q deveriam existir orcs com uma opinião diferente da outra não acham?
    :grinlove:

14. Deriel

Deriel Administrador

Não. Não existe isso de "pontos de vista" no que se refere a Orcs. Eles foram criados para serem maus, através do sofrimento e do "poder morgothiano". São basicamente máquinas de matar, cruéis, com razoável grau de inteligência (o que os torna tão perigosos). Afinal, Círdn levou um couro dos Orcs umas duas vezes.

15. Menello

Menello Usuário

O que poderia existir, era um grupo de orcs vivendo meio que independente. Não servindo a ninguem. Mas isso não os torna bons. Pq para sobreviver, eles roubam e matam outros povos. Se não me engano é Shagrat que fala isso, que preferia viver livre, saqueando e fazendo coisas do tipo. Tem uma passagem do livro que fala bem nisso.

16. Andiara

Andiara Usuário

Também sempre me perguntei a mesma coisa, será que os orcs são maus por que são maus ou por que niguém nunca lhes ensinou oque era o bem?
    se uma criança humana ou mesmo élfica crescesse entre orcs( e Ñ fosse devorada antes) ñ se comportaria exatamente como um deles? e se um filhote de orc fosse craido por outra raça?
    É aí que entra a história de ponto de vista.
    Na minha opinião os orcs da TM eram todos maus, mas eram assim porque ñ tiveram a oportunidade de ser diferente :x

17. Deriel

Deriel Administrador

Não. Deixa eu tentar explicar de uma maneira mais detalhada.

Vemos pegar um Elfo crescenddo entre Orcs (a hipótese é absurda, mas serve pra exemplificar). Ele possivelmente seria mau e cruel, seguindo o modo de vida dos Orcs mas se fosse viver entre os seus, poderia mudar. Ele tinha escolha de comportamente. A origem dele permitia livre arbítrio total quanto suas ações. Por isso temos Elfos bons, maus, médios.

Agora um Orc, vivesse onde vivesse não tem essa opção. A crueldade é inerente a seu ser, à sua origem. É como se fosse um componente do que faz dele um Orc. Assim como a liberdade de escolha faz parte do que nos faz Humanos. Morgoth os "criou" assim. E é exatamente aí que mora a crueldade suprema dele: ele pegou criaturas de Iluvatar, cheias de potencial e escolhas e tirou coisas delas, deixando apenas maldade, malícia e crueldade... nada mais, além de qualquer redenção.

Sei que incomoda muita gente essa situação, mas temos que separar nossas crenças de vida pessoais do que os Orcs eram na obra. E na obra, não é questão de ponto de vista e sim questão de criação.
    Imagine o que um Elfo sentia à frente de um Orc, um ser que (não vou entrar nessas discussões aqui) em última análise era um mebro de sua própria raça e que estava além de qualquer possibilidade de redenção?

18. Tilion

Tilion Administrador

Não. :)

Texto completo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

19. karlusss

karlusss Usuário

Realmente concordo com Deriel nesse ponto, um Elfo teria possibilidade de escolho, de acordo com a sua criação, porém orcs vivam a onde vivam sempre terão a ecencia da maldade em seu coração... Seria a mesma coisa que encontrarmos um Anão que não seja baixinho e entroncado (ou seja uma exeção absoluta), isso porque morgoth gerou os orcs a partir de elfos, corrompendo-os e literalmente implantando a maldade em seu ser....

20. Andiara

Andiara Usuário

As escolhas de alguem dependem daquilo que essa pessoa conhece por certo e errado assim esse alfo provavelmente seria tão iremediávelmente perdido quanto qualquer orc mesmo que fosse "resgatado"depois de adulto isso ñ mudaria seus princípios

maldade ñ é algo que possa ser implantado simplismente por que ñ é; maldade é a falta da bondade ñ uma coisa em si mesma( opinião minha ñ sei oque o professor pensava sobre a relação bondade/maldade)

essa parte da alma dos orcs é novidade p/ mim mas Ñ essa a questão e sendo eles besta humanizadas comparáveis a cães ou cavalos fazia aquilo que tinham sido ensinados, mas se mudassem de dono... é essa parte que eu digo que orcs são todos maus sim, mas são assim por falta de oporunidade de ser diferente

Compartilhar