• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que metaleiros gostam de Tolkien?

Hank

Usuário
Algo vem me atormentando desde o segundo encontro no Rio, quando um camarada me perguntou (eu estava com uma camisa do Iron Maiden), qual seria o motivo de metaleiros gostarem de Tolkien. E é essa a pergunta, Por que metaleiros gostam de Tolkien? :D
 
Pela mesma razao de um pagodeiro, funkeiro, forrozeiro ou qualquer pessoa inteligente o suficiente para cultivar o hábito da leitura: O livro é fantástico.

Agora, a razao de vermos tantos "metaleiros" (nao gosto muito do termo) lendo Tolkien talvez se deva à temática dos livros q é muito proxima por exemplo dos temas abordados por algumas bandas do estilo. A inevitavel batalha entre bem e mal já foi abordada de várias maneiras por várias bandas...

É uma explicacao meio vaga...prefiro mesmo a primeira: O mérito é do livro. :D
 
:D Eu também não aprecio o termo "metaleiro". Mas eu sei que o livro é fantástico, eu só to falando que eu nunca vi um pagodeiro que gosta de tolkien. Muito menos um funkeiro...
Obs: Me desculpem os colegas pagodeiros e funkeiros :D
 
Tenho muitos amigos funkeiros e pagodeiros que são fãs de Tolkien.

Agora eu faço uma pergunta: Será que Tolkien seria um apreciador do Metal?

Eu sinceramente acho que não... Mesmo que o tema medieval, mitológico, etc esteja presente no metal, eu acho que Tolkien, por causa toda sua formação e consolidação conservadora, etc acharia o metal "subversivo"...

Espero que vcs que sabem que eu detesto metal não considerem isso uma provocação... Poderia ser o Rock, o funk ou po rap. Estou falando do metal pq é visível a massa metaleira fã de Tolkien...

E vcs? Tb acham que ele não gostaria do estilo?
 
Eu também acho que ele não gostaria...

imagina se ele ouvisse uma banda mais pesada tipo Sepultura, Dimmu Borgir ....

ele ia ficar muito doido... :twisted:
 
bom, eu comecei a gostar de metal por causa de Tolkien... adivinhem a banda e ganhem um pirulito.
 
...

funkeros..pagodeiros...e outros...são geralmente de uma classe economica e social baixa...assim não tem acesso a certas coisas(Tolkien no caso), metaleiros são de uma classe mais elevada...e tem mais instrução...é issu...mas tem excessões...tem funkeros e pagodeiros(pagodeiros que ouvem..) e q tem mais instrução e tem metaleiros f*didos de grana...,afinal CDs de Metal são caros!
tenhu certeza q é esse o motivo...
......
Metaleiros são muito mais conhecedores e sábios do q playboys e patys...
Afinal, nós não nos deixamos levar pela mídia(Globo) como os prêbói e as patys...
...fui claro?
entendeu?
 
Essa pergunta é meio inevitável de se fazer mesmo... Acho que o negócio vai mais além um pouco; a pergunta seria porque a ligação entre metal e Idade Média/História?
Já li uma opinião de alguém bem suspeito, e o mais legal é que ela bateu com a minha, de certa forma. Era uma entrevista do Eric Adams, vocalista do Manowar(pra quem não conhece, a banda mais "metalhead" que existe, levam muito a sério a história de "viver o metal a cada instante"). Ele disse que o Heavy Metal, diferente do que muitos dizem/pensam, é muito próximo da música clássica. Ele disse que gosta muito de ouvir Wagner, porque transmite a mesma sensação de "triunfo, glória e poder" que ele sente quando está no palco com a banda.E esse pensamento logo fazia ele remontar a cenas de batalha, guerras, lendas gregas, livros de fantasia...
Ouvir algumas bandas e não pensar em histórias e músicas da Idade Média é impossível, mesmo sem ler as letras ou que a banda use instrumental ou narrações bem sugestivas. A formação de guitarra/bateria/baixo já é suficiente pra associar algumas músicas com esse sentimento "glória, triunfo e poder" que eu disse.
Não sei se expliquei direito, essa é uma discussão interessante e complicada.
 
Knolex disse:
Eu sinceramente acho que não... Mesmo que o tema medieval, mitológico, etc esteja presente no metal, eu acho que Tolkien, por causa toda sua formação e consolidação conservadora, etc acharia o metal "subversivo"...
Tb acham que ele não gostaria do estilo?

Na verdade a maioria que gosta de Metal (melhor que metaleiro hehe), sabendo ou não gostam mais de Melodia do que Ritimo.
Qualquer música de Pagode ou Funk (que odeio) são basicamente batidas, ritimos , sem Melodias que mudam no decorrer da música.
Isto independe da classe social ou local de origem :-)

Isto ,é claro, está ligado a música classica (percebendo ou não), e caso Tolkien percebesse esta ligação com certeza iria ficar admirado com a evolução e complexidade da múscia :-), independente sendo conservador pois como escritor ele também foi "subversivo" e sofreu ataques de "conservadores".

Todo mundo que lê não gosta de histórias "retas" gosta de altos e baixos, da mesma forma quem escuta música (coisa esta que só a melodia pode dar). Não falo que só o Metal pode fazer isto, más é o ritmo mais explicito que tem isso.

Por esta variedade tambem percebemos o "sentimento" da música mesmo sem saber a letra, e temos uma gama infinita de temas e histórias que podemos usar :-)

Por isso Metal RLZ e FOREVER METAL
 
eu ainda acho que o rock feito nos final dos anos 60 e começo dos 70 era muito mais coisa de bardo que o metal.
era mais puro na minha opinião, sem tanta técnica qnt hj mas com uma criatividade sempre cada vez mais extrapolada e instigante.

rumo ao desconhecido para todo o sempre ! o experimentalismo !! tudo isso !
 
Eita, deixei muita coisa de fora do meu post mesmo.

Se Tolkien gostaria de metal? Olha, eu acredito que não seria um grande fã, mas com certeza entenderia o espírito e empolgação das pessoas, porque mesmo ele parecia eufórico quando escrevia ou falava das suas histórias, e é essa alegria que faz alguém ligar uma guitarra e gritar "Nightfall!" se referindo à Maldição dos Noldor. Justamente o mesmo sentimento; é ouvir e associar à história.

Concordo com o LordofFire quando disse que provavelmente Tolkien se admiraria com a evolução do rock e do metal, especificamente. Enquanto apreciador de música clássica, ele não deixaria de notar como algumas bandas conseguem usar de uma forma tão harmoniosa os arranjos rápidos a agressivos do metal com a leveza e subjetividade da música clássica. Isso sem dizer que algumas dessas bandas se inspiram nas suas próprias histórias inventadas, o que seria, no mínimo, motivo de orgulho.

O que muitos esquecem(inclusive o Nhotö, hehehe :wink: ), é que independente do gosto pessoal, o heavy-metal é um dos estilos mais variados e que mais experimenta em termos de sonoridade e timbres, além de usar muito bem instrumentos aparentemente incompatíveis. Muitos dos melhores instrumentistas, cantores e compositores do mundo são músicos de heavy-metal. Esse é um fato.
Tenho que respeitar as opiniões, mas algumas opiniões batem, de frente com o que eu penso. É só uma questão de visões diferentes, pontos de visto um pouco conflitantes. Nem por isso eles devem ser limitados...

Vida longa aos Bardos do Metal!
 
eu acho que a explicacao mais simples eh que por ser um livro de fantasia, e varias, pra nao falar todas as bandas de metal, principalmente o Power, usam em suas letras temas literarios, lendas e mitos do seu povo, por exemplo no viking metal. ou seja, falam de mais ou menos as mesmas coisas que tokien falou, dragoes, goblins, guerreiros....

e por isso quem escuta esse tipode musica eh alvo de grande influencia, e passa a gostar desses temas.


agora, pq os musicos de metal apreciam tanto a fantasia eu nao sei, mas eu agradeco muito a eles, por ser um tema mais "cult" e que te pode levar a algum lugar.
 
Eu não tenho nadinha contra metaleiro, oras. É até legal, me lembra infância.

O diferencial é exatamente a temática. É um livro de guerras, de lutas, de poder, seres malignos, Smeagols e de seres imortais, armas mágicas, inimigos invencíveis, sofrimento eterno, morte.

Vai dizer que não é praticamente uma música de Manowar ou do Rhapsody?

É a temática do livro, não tem nada a ver com o fato de metaleiros serem mais ou menos letrados que o pessoal dos outros estilos musicais.

(embora eu não duvide que um Pagodeiro resolva fazer alguma coisa sobre uma festa hobbit)
 
hehe como todo mundo aqui é ligado em letra......
Duvido que pelo meno metade dos que gostam de Metal entendem o que é falado em TODAs as musicas para falar que é por isso que gostas de SDA 8O . Só pra falar um banda conhecida Helloween, são raras as músicas termáticas, ou que tal Iron....... 8)

Quando falo de melodias, incluo por exemplo Beatles, acho que eles fizeram sucesso pelas melodias, não pelas letras (isso veio depois)

Agora Deriel falar que isso lembra infância,..... bem obrigado, queria me sentir "novo" denovo :D

Agora quanto a serem Bardo, que tal Flauta, ou Cravo, ou Violino..., meu o que isso tem a ver com Metal ? tudo, fica muito bom as bandas que inovam com isso (sem aquela de que "gosto só de som tosco"), querem mais bardo do que isso? :wink:
 
Eu não acho certo generalizar... Conheço algumas pessoas que gostam de Tolkien, mas não tem o metal como estilo musical preferido... Eu admito que foi por causa de uma certa banda :wink: que conheci Tolkien e isso só me fez gostar mais da obra dele, acho que as bandas de Metal reproduzem feitos heróicos na musica com a maior competência existente e somente a musica clássica pode superar o metal neste quesito... Não ficaria bem um Chico Buarque falando Tolkien por exemplo, nem mesmo um Blues, apesar de ser um ótimo estilo não combinaria... O metal é o ritmo que retrata a fantasia de modo mais competente e versátil hoje em dia.
 
Imaginem um pagodão falando sobre batalhas entre Orcs e homens.....
As melhores bandas que tratam do Tolkien ou assuntos referentes, tipo Rhapsody, tem uma levada medieval...e por isso, eu acho, que o Metal (metaleiro... 8O ) combina com o que o Tolkien quer passar...mas acho que a melhor atmosfera que casaria perfeitamente Livro e Som seria algo mais folk, talvez Skyclad.........mas sei lá...cada um tem a sua cabeça....
Pior do que isso é o cara não saber o que é Tolkien e ter um baita preconceito sobre Heavy Metal.......esse estaria perdendo duas coisas fantásticas!!!
Véio.....mas quando rola um The Curse Of Feanor, se vc não se transporta para dentro do livro.......vc está morto!!!!
E graças à Hansi e o Blind é que eu me interessei sobre o Tolkien.....
 
Eu acho meio ignorante as pessoas que generalizam
tudo o que vêem pela frente, mas....
Bom, eu acho que as pessoas
que ouvem metal tem um poco mais de "cultura" do que
as otras. Primeiro pq naum se ocntentam com
um putz-putz qualquer, ou alguma coisa que fique sempre
na mesma coisa ( como um pagodão).
vcs ja pararam pra pensar..:
Os pagodeiros que gostam de tolkien,
conheceram antes ou depois que o filme foi lançado?
Se foi depois que o filme se lançou,
eh porque essas pessoas ( como eu gosto de dizer )
são "escravos da moda" .
Tudo o que se lançam por aí
como os rits do momento
ou os filmes que saem,
eles já vaum em cima!
Eu sou uma que as vezes me prendo
à essa "modinha", mas depende muito tb.
quando eu gosto de uma coisa,
eh pra gostar pra sempre,
e naum me contentar no momento
e depois sair com "a última novidade" na cabeça.

Tudo isso, eh questão do gosto da pessoa.
Temos que levar em conta tb
que muitas pessoas conehceram o tolkien atraves do Blind Guradian.

obs: desculpem a minha ignorância... :roll:
 
Acho que tudo relacionado a fantasia e o medieval, tem tudo a ver com o metal e vice-versa. Uma pessoa fã dos livros de fantasia vai identificar o tema no som, já um fã de metal vai ver ali nos livros coisas que tem tudo a ver com o metal, mesmo que seja como muitas pessoas, que vieram a conhecer Tolkien pelo BG.
Eu acho que o metal tem essa ligação com o medieval por ser um som que tem força, akela sensação de simplicidade porém tem poder e brilho, assim como era na era medieval. Ou entaum akele som mais trabalhado e fantastico, fazendo vc viajar, te levando a lugares aonde vc nunca imaginou, como nos livros de fantasia.
Acho que quando vc escuta uma música como The Curse of Feanor por exemplo vc pode claramente ver a cena do livro, e depois se ler o livro denovo, vera como a música e o livro completam um ao outro de forma majestosa, esse entrosamento se deve a isso.

Porque todo metaleiro curte Tolkien? Acho que o mais correto seria afirmar que a maioria dos fãs de Tolkien curtem metal. :D

Agora, eu acho que Tolkien gostaria do Metal sim...dependendo do estilo, um Melodico com um som mais trabalhado talvez, ja que ele deveria apreciar muito a musica classica. (levando em consideração que o Power Metal eh a forma mais proxima da musica classica).

Eh isso...falei...:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo